sexta-feira, 1 de abril de 2011

05.

13 comentários:

  1. GILMARCOS JACQUES DE LIMA
    Administração – UFMS
    6º semestre

    SOBRE O ESTUDO:
    No Texto, INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, pode-se observar que entre as pág 42 a 45 trata-se de questionários desenvolvido pela Ethos, com objetivos de analisar e diagnosticar a empresa pesquisada, permitindo ainda que a empresa compare sua Gestão de SRE de um ano pro outro, esses dados são totalmente mantido em segredo só sendo liberado mediante autorização do responsável da empresa em questão, questionário este girando em torno da responsabilidade com as gerações futuras, o compromisso da empresa e a educação e conscientização nela implantada sobre meio ambiente, ainda questiona sobre o gerenciamento dos impactos gerado pelo ciclo de vida de produtos ou serviços gerado, e no minimizar entrada e saídas, ou seja, questiona se a empresa tem procurado reduzir o consumo de água/luz/produtos tóxicos e matérias primas. O texto descreve que deve-se periodicamente ter campanhas internar no que tange a educação com base nos 3 Rs, e a Agenda 21 complementa que os 3 Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem) com objetivo de minimizar o volume do lixo e a exploração de recursos naturais.

    CITAÇÃO DIRETA
    “Trata a questão ambiental como tema transversal em sua estrutura organizacional e a incluir no planejamento estratégico.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.41).

    “Desenvolver sistematicamente atividades de educação ambiental focadas no público interno, disponibilizando informações e promovendo discussões.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.42).

    “Produz estudos de impacto ambiental segundo exigências de legislação e foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial à saúde e risco à segurança de seus empregados.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.43).

    “Discute com empregados, consumidores e cliente, fornecedores e a comunidade os impactos ambientais causados por seus produtos ou serviços.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.43).

    “Sobre o consumo consciente, qualquer organização pode ajudar a construir uma sociedade mais sustentável e justa nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas fornecedoras da quais vai comprar, em função de sua responsabilidade social.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.46).

    ResponderExcluir
  2. Para tratar com a devida relevância e responsabilidade os impactos de suas atividades, a empresa deve cumprir rigorosamente os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação nacional, além disso deve priorizar as políticas preventivas e possuir área ou comitê responsável pelo meio ambiente, pois a questão ambiental inclui um planejamento estratégico. Ao desenvolver novos negócios a organização leva em conta, desde a concepção os princípios da sustentabilidade ambiental e as oportunidades a ela relacionadas. (indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.42).

    Considerando os impactos ambientais as organizações devem produzir estudos que foca a sua ação em medidas preventivas nos processos que oferecem dano potencial á saúde e risco á segurança de seus empregados, os impactos ambientais causados por seus processos e produtos devem cumprir a obrigação legal das ações preventivas. (indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.43).

    A conscientização ambiental é de grande importância deve ser dirigidos a famílias de empregados, fornecedores, consumidores e clientes. Além de uma organização desenvolver campanhas é bom também a empresa apoiar e participar de projetos educacionais.

    Com o objetivo de contribuir com a conservação das florestas e combater sua exploração e predatória, bem como proteger a biodiversidade, a empresa deve Reconhecer a importância de verificar a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestais, tendo em vista a política ou programa especifico para verificar a origem e a cadeia, pois os insumos madeireiros e florestas são utilizados na operação diária do processo produtivo.(indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.44).

    Com o objetivo de prevenir e reduzir danos ambientais e otimizar processos, as organizações devem ter investir na atualização do seu padrão tecnológico, visando a redução e substituição de recursos de entradas e a reutilização de resíduos.as empresas devem atingir o nível de sustentabilidade por meio de estratégias de reutilização e compensação ambiental que abranjam todo o sistema produtivo.

    ResponderExcluir
  3. Jerusa J. Bezerra dos Santos
    Citação Direta
    Para tratar com a devida relevância e responsabilidade os impactos ambientais resultantes de suas atividades, a empresa deve cumprir rigorosamente os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação nacional, desenvolve programas internos de melhoramento ambiental. Além disso, prioriza políticas preventivas e possui áreas ou comitê responsável pelo meio ambiente. (Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial, 2007; pag. 42).

    Considerando os impactos ambientais causados por seus processos e produtos ou serviços, a empresa produz estudos de impacto ambiental segundo exigência da legislação e foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial à saúde e risco a segurança de seus empregados. Além dê cumprir a obrigação legal, conhece e desenvolve ações para prevenir os principais impactos ambientais causados por seus processos e produtos ou serviços e realiza regularmente atividade de controle e monitoramento. (Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial, 2007; pag. 43).

    Com o objetivo de prevenir e reduzir danos ambientais e otimizar processos, a empresa sem alterar seu padrão tecnológico atual, tem procurado reduzir o consumo de energia, de água, dê produtos tóxicos e de matérias-primas e implantar processos para a destinação adequada de resíduos. Tem investido na atualização do seu padrão tecnológico, visando a redução e/ou a substituição de recursos de entrada e a reutilização de resíduos (pela própria empresa ou por terceiros). (Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial, 2007; pag. 44).

    Com o objetivo de contribuir com a conservação das florestas e combater sua exploração ilegal e predatória, bem como proteger a biodiversidade, a empresa reconhece a importância de verificar a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestas utilizados em sua operação diária e/ou processo produtivo mas não tem política interna ou programa específico.Tem política ou programa específico para verificar a origem ou cadeia dê produção dos insumos madeireiros e florestais utilizados em sua operação diária e/ou processo produtivo. (Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial, 2007; pag. 44).

    Para reduzir os impactos ambientais e prevenir é importante manter os programas e as políticas preventivas, otimizar processos, reduzir o consumo de água, energia, produtos tóxicos e matérias-primas. Investir em tecnologia e reutilização de resíduos, contribuir e preservar as florestas e a biodiversidade através de estratégias que contribua no processo produtivo da empresa. I

    ResponderExcluir
  4. Leandro Canton da Silva

    Para solucionar os impactos ambientais provocados por suas atividades, uma empresa deve obedecer com rigor os parâmetros e requisitos impostos pela legislação nacional, desenvolver programas internos de melhoria ambiental, estabelecer uma politica preventiva com a criação de um departamento que fique responsável pelo meio ambiente, tratar a questão ambiental de forma transversal em sua estrutura organizacional a incluindo no planejamento estratégico.
    No ambiento da educação e conscientização ambiental é necessário desenvolver ações de educação ambiental e treinamento de empregados sobre essa temática, desenvolver sistematicamente atividades de educação ambiental focadas no publico interno, além de campanhas internas, apoiar ou participar de projetos educacionais em parcerias com organizações não governamentais e ambientalistas.
    Quando visar o gerenciamento dos impactos sobre o meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços é preciso realizar estudos de impacto ambiental focado na ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial à saúde e risco a segurança de seus empregados, possuir sistemas de gestão ambientais padronizados e formalizados como plano de ação, alocação de recursos, treinamento de empregados e auditoria.
    Com o objetivo de contribuir com a conservação das florestas, deve se reconhecer a importância de verificar a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestais, possuir programa especifico para tal verificação, tanto nos insumos utilizados nas instalações como nos produtos fabricados pela empresa.
    Para prevenir e reduzir danos ambientais, é necessário a redução do consumo de energia, água, produtos tóxicos, matérias-primas e adequar a destinação final dos resíduos, criando processos para medir, monitorar e auditar periodicamente os aspectos ambientais significativos relacionados ao consumo de recursos naturais e a produção de resíduos e dejetos. Assim, a empresa ficará muito próximo de alcançar alto nível de sustentabilidade ambiental, por meio de estratégias de reutilização e compensação ambiental que englobam todo o sistema produtivo.

    ResponderExcluir
  5. Lucas Henrique Correia



    “Produz estudos de impacto ambiental segundo exigências de legislação e foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial à saúde e risco à segurança de seus empregados.” (Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.43).

    Considerando os impactos ambientais as organizações devem produzir estudos que foca a sua ação em medidas preventivas nos processos que oferecem dano potencial á saúde e risco á segurança de seus empregados, os impactos ambientais causados por seus processos e produtos devem cumprir a obrigação legal das ações preventivas. (indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.43).

    Com o objetivo de prevenir e reduzir danos ambientais e otimizar processos, a empresa sem alterar seu padrão tecnológico atual, tem procurado reduzir o consumo de energia, de água, dê produtos tóxicos e de matérias-primas e implantar processos para a destinação adequada de resíduos. Tem investido na atualização do seu padrão tecnológico, visando a redução e/ou a substituição de recursos de entrada e a reutilização de resíduos (pela própria empresa ou por terceiros). (Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial, 2007; pag. 44).

    ResponderExcluir
  6. JEAN MARCOS CUSTÓDIO FIRME
    PARTE I
    “Empresa alude a varias pessoas que perseguem um mesmo objetivo, trabalhando. Essa perseguição do fim com empenho e esforço é um traço distintivo da atividade empresarial; não é uma frouxa, relaxada ou dispersiva, mas exigente e concentrada na obtenção do objetivo”. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Para o retorno da conduta ética existem duas razões: Razões de fundo e de conveniência.
    “As razões de fundo são, sem dúvida, as principais: a ênfase da ética na empresa funciona como o elixir que tudo melhora. Aprimora as pessoas, ajuda a que cada um galgue os degraus do seu auto-aperfeiçoamento, melhore o próprio trabalho, desenvolva suas qualidades pessoais, o relacionamento no trabalho com os seus companheiros. Não existe comportamento ético sem qualidade no trabalho. A ética se torna o ser humano íntegro, coerente e feliz” (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Já as razões de conveniência para ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI (2008), com ênfase na empresa são cada vez mais evidentes. A empresa ética, que atua pelos princípios éticos sociais (respeito á dignidade pessoal, direito de propriedade, primazia do trabalho, solidariedade, principio da subsidiariedade e supremacia do bem comum), recebe o reconhecimento não só de quantos nela trabalham, mas principalmente do clientes ou consumidores. Recentemente, tem sido comprovado que ela obtém valorização adicional devido a esse ativo intangível (goodwill), a uma certa tendência ao sucesso e a geral diminuição de riscos.
    A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer pó si mesma: a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para a frente. Forma-se assim um círculo virtuoso e enriquecedor. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Na constituição da empresa, interferem seus sócios fundadores, as concepções ou projetos dos empreendedores, as tradições culturais e as leis, que são portanto agentes bastante independentes dos operadores da empresa.
    A pergunta chave para desvendar o bem comum é a seguinte: eu aceitaria que outras empresas fizessem com a minha o que estamos fazendo com elas? Aceitaria que fizessem com meus familiares o que fazemos com clientes? Aceitaria que fizessem com o meio ambiente o mesmo que fazemos com ele? (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)

    ResponderExcluir
  7. jean marcos custódio firme
    parte II
    A ética e de extrema relevância na empresa, posto que esta consiste num complexo novelo de atos humanos. A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração. Que só existe reclusa na interioridade de pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial. Formalmente, podemos definir a ética empresarial como “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem e do mal”. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    O bem comum da empresa, de igual maneira, está conectado especialmente com a dignidade, não apenas dos que trabalham na empresa, mas também dos que nela não trabalham. Em conseqüência deste fato, o bem comum da empresa é indissociável do bem comum dos clientes, dos stackeholders, da sociedade em geral. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Os seis princípios éticos sociais têm precedência absoluta sobre os chamados valores e padrões comportamentais da empresa. Mas estes, quando bem apanhados, são de grande eficácia para estabelecer presença da ética na tomada diuturna de decisões. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Valores éticos como já sabemos, só podem ser atribuídos a pessoas. Pois elas são únicos seres que reagem com conhecimento de certo e errado, de bem e mal, e com liberdade para agir. Valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)
    Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir. Através deles, a empresa visa alcançar determinados objetivos, que entende serem convenientes. Os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa. Na empresa a padrões distintos para cada departamento. Entrar na sala da contabilidade estará proibido retirar documentos. Na produção, serão anotados os tempos empregados nas tarefas. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008)

    ResponderExcluir
  8. Beatriz da Silva Porto


    O texto lido traz indicadores que o instituto Ethos criou para que uma pessoa a fim de analisar se uma organização é responsável socialmente ou não, tenha meios confiáveis de alcançar os resultados desejados.
    Na cartilha o instituto organizou vários temas para serem analisados, mas como o foco do presente fichamento é o meio ambiente, será demonstrado aqui apenas esse indicador.
    O questionário demonstra a profundidade que a empresa lida com a problemática, o estágio em que se encontra a mesma, os métodos binários (sim/não) em questões estruturadas e analise quantitativas de alguns questionamentos.
    O tópico do meio ambiente foi dividido em responsabilidade com gerações futuras e gerenciamento do impacto ambiental. Sendo que, na primeira divisão o foco da análise é com o compromisso que a organização possui com a melhoria da qualidade ambiental e com a educação e conscientização ambiental. Já a segunda subdivisão visa diagnosticar o gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços, sustentabilidade da economia florestal e minimização de entradas e saídas de materiais.
    No indicador enumerado como 20, denominado por compromisso com a melhoria da qualidade ambiental o intuito é de tratar com a devida relevância e responsabilidade os impactos ambientais das atividades da empresa estudada.
    No indicador 21 – educação e conscientização ambiental – o mesmo analisa a contribuição que a empresa possui para a conscientização da população quanto aos desafios ambientais decorrentes da atividade humana e se cultiva valores de responsabilidade ambiental.
    No indicador 22 - gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços - como a empresa considera os impactos ambientais causados por seus processos e produtos ou serviços.
    No indicador 23 - sustentabilidade da economia florestal – como a empresa lida com a conservação das florestas e combate sua exploração ilegal e predatória, protegendo a biodiversidade.
    No indicador 24 - minimização de entradas e saídas de materiais – como a empresa a fim de prevenir e reduzir danos ambientais pensando na otimização dos processos lida com as entradas e saídas de materiais.
    Sendo esses os temas abordados em cada indicador.

    ResponderExcluir
  9. Maria Aparecida Andrade Cruz

    Texto: 05 - Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial


    Ao desenvolver novos negócios (ou novos modelos para a negócios já existentes), leva em conta, desde a concepção da sustentabilidade e as oportunidades a ela relacionadas. (indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.42).
    Os insumos madereiros e florestais utilizados na operação diária e/ou processo produtivo possuem de origem e da cadeia de custódio. (indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, 2007; pag.45).
    Para tratar com a devida relevância e responsabilidade os impactos de suas atividades, a empresa deve cumprir rigorosamente os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação nacional, além disso deve priorizar as políticas preventivas e possuir área ou comitê responsável pelo meio ambiente, pois a questão ambiental inclui um planejamento estratégico. Ao desenvolver novos negócios a organização leva em conta, desde a concepção os princípios da sustentabilidade ambiental e as oportunidades a ela relacionadas.
    Considerando os impactos ambientais causados pelos processos e produtos ou serviços as organizações devem produzir estudos que foca a sua ação em medidas preventivas nos processos que oferecem dano potencial á saúde e risco á segurança de seus empregados, e desenvolver parcerias visando melhorias em seus processos de gestão ambiental.
    As empresas busca amenizar os impactos ambientais, priorizando os resultados de suas atividades, por meio de cumprir os parâmetros e requisitos exigidos pala legislação nacional, políticas preventivas, planejamento estratégico e desenvolver novos modelos de negócios.

    ResponderExcluir
  10. Viviane de Almeida

    Tema 05 - Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e Empresaria

    O texto trata, basicamente, de questionários para se medir a responsabilidade com as gerações futuras (compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, educação e conscientização ambiental) e o gerenciamento do impacto ambiental (gerenciamento dos impactos sobre o meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços, sustentabilidade da economia florestal, minimização de entradas e saídas de materiais).
    Cada tema é dividido em estágios que as empresas devem cumprir para se atender as necessidades de se reduzir os impactos ambientais visando a qualidade do meio ambiente para as gerações futuras.
    Em seus indicadores procura retratar se há efetivo cumprimento da legislação pertinente ao meio ambiente, se há um comitê específico para esse tema, se leva em conta o meio ambiente no seu planejamento estratégico, se a empresa produz estudos para avaliar os impactos de suas atividades e poder preveni-los, se há uma preocupação com a saúde de seus empregados, verifica a procedência de seus insumos florestais e madeireiros, sem alterar seu padrão tecnológico a empresa procura reduzir, substituir ou reutilizar a energia, água, produtos tóxicos, matéria-prima, se dá um destino correto a seus produtos descartáveis e se com tudo isso a empresa está próxima de atingir um alto nível de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  11. No Tema 5, INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, trata-se de questionários desenvolvido pela Ethos, com objetivos de analisar e diagnosticar a empresa pesquisada, permitindo ainda que a empresa compare sua Gestão de SRE de um ano pro outro, esses dados são totalmente mantido em segredo só sendo liberado mediante autorização do responsável da empresa em questão, questionário este girando em torno da responsabilidade com as gerações futuras, o compromisso da empresa e a educação e conscientização nela implantada sobre meio ambiente, ainda questiona sobre o gerenciamento dos impactos gerado pelo ciclo de vida de produtos ou serviços gerado, e no minimizar entrada e saídas, ou seja, questiona se a empresa tem procurado reduzir o consumo de água/luz/produtos tóxicos e matérias primas. O texto descreve que deve-se periodicamente ter campanhas internar no que tange a educação com base nos 3 Rs, e a Agenda 21 complementa que os 3 Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem) com objetivo de minimizar o volume do lixo e a exploração de recursos naturais.

    ResponderExcluir
  12. Lívia Fernanda Torres dos Santos
    6º semestre
    CITAÇÕES DIRETAS
    Em relação ao compromisso com a melhoria da qualidade ambiental a empresa desenvolve programas internos de melhoramento ambiental; prioriza políticas preventivas; e possui área e comitê responsável pelo meio ambiente; inclui a questão ambiental no seu planejamento estratégico; ao desenvolver novos negócios leva em conta os princípios da sustentabilidade ambiental e as oportunidades a ela relacionadas (ETHOS, p.42).
    Educação e conscientização ambiental: desenvolve ações de educação ambiental e treinamento de empregados; desenvolve atividades de educação ambiental focadas no público interno; desenvolvem campanhas de conscientização e educação ambiental dirigida a familiares dos funcionários; participa de projetos educacionais em parceria com organizações não-governamentais e ambientalistas (ETHOS, p.42).
    Gerenciamento dos impactos sobre o meio ambiente e do ciclo de vida dos produtos e serviços: realiza estudos de impacto ambiental, juntamente com ação preventiva nos processos; desenvolve ações para prevenir os principais impactos ambientais causados por seus processos e produtos; possui sistema de gestão ambiental padronizados e formalizados; produz estudos de impactos em toda a cadeia produtiva em parceria com fornecedores (ETHOS, p.43).
    Sustentabilidade da Economia Florestal: reconhece a importância de verificar a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestais; possui programa específico para verificar a origem e a cadeia de produção de insumos madeireiros; os insumos madeireiros possuem certificação de origem e da cadeia de custódia (ETHOS, p.44).
    Minimização de entradas e saídas de materiais: a empresa tem procurado reduzir o consumo de energia, de água, de produtos tóxicos e de matérias-primas; tem investido na atualização de seu padrão tecnológico; investir na redução e reutilização de recursos; está próxima de atingir o alto nível de sustentabilidade ambiental (ETHOS, p.44).

    CITAÇÕES INDIRETAS
    A empresa possui um grande compromisso em relação a melhoria da qualidade ambiental, percebe-se através do desenvolvimento de programas para o melhoramento ambiental; segue as políticas preventivas; possui um setor responsável pela parte ambiental. A questão ambiental está sempre incluída nos seus planos estratégicos.
    Para a conscientização e educação ambiental, a empresa realiza ações para fazer o treinamento constante de seus funcionários, fornecedores e clientes; isso através de campanhas direcionadas aos familiares de seus funcionários.
    A empresa possui um controle sobre o gerenciamento dos impactos sobre o meio ambiente, através de estudos sobre impacto ambiental; há uma preocupação com a prevenção dos impactos ambientais causados por seus processos e produtos.
    Há uma preocupação sobre a sustentabilidade da economia florestal, ela verifica a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestais, e todos os insumos madeireiros precisam ter a certificação de origem a da cadeia de custódia.
    Em relação a entradas e saídas de materiais, a empresa procura reduzir todos os seus consumos, em relação a energia, a água; produtos tóxicos e principalmente matéria-prima; com um grande investimento no padrão tecnológico utilizado; procura também a reduzir e a reutilizar seus recursos; com isso está bem próxima de atingir o nível mais alto de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  13. Andreia Aparecida da Silva Dias

    Nos últimos anos a degradação ambiental vem ganhando maior visibilidade,
    fazendo com que as empresas que utilizam recursos naturais e que diminuem a poluição e a devastação do meio ambiente.Para que tomassem atitudes quanto à preservação e recuperação ambiental.O agravamento das condições ambientais provocou ao
    mesmo tempo o aumento da consciência dos cidadãos sobre a importância do meio ambiente natural. Além disso, as empresas são responsáveis indiretas pelo crescimento do interesse pelo meio ambiente, devido ao fato de serem as causadoras dos principais impactos ambientais que despertaram a conscientização da sociedade quanto a esses problemas.Os impactos causados pelas empresas ao meio ambiente refletem no seu mercado de atuação e na imagem da organização perante a opinião pública. Diante disso, as companhias passaram a incorporar a questão ambiental nos seus relatórios, adotar sistemas de gestão ambiental e investir em procedimentos que reduzam os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente.
    Este estudo aborda o tema da evidenciação de custos e investimentos ambientais nos relatórios das empresas do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

    ResponderExcluir