sexta-feira, 8 de abril de 2011

07.

8 comentários:

  1. ISADORA DE SOUZA LOPES

    Citações Diretas:

    “Os novos conhecimentos e as inovações em tecnologia, gestão e políticas públicas representam um desafio às organizações, fazendo com que estas alterem o impacto que as suas operações, produtos, serviços e actividades têm no planeta, nas pessoas e nas economias” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 03).

    “[...] o envolvimento sistemático das partes interessadas aumenta a receptividade das mesmas e a utilidade do relatório. Quando executado adequadamente, o relatório resulta na aprendizagem contínua, dentro e fora da organização, o que fortalece a confiança entre esta e as partes interessadas” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 13).

    “A dimensão social da sustentabilidade refere-se aos impactes da organização nos sistemas sociais em que opera” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 33).

    “Os relatórios de sustentabilidade são, na prática, a medição, divulgação e responsabilização pelo desempenho organizacional, tendo como objectivo o desenvolvimento sustentável” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 44).

    “Identifique o mais elevado cargo com responsabilidade operacional pelos aspectos ambientais ou explique de que modo se divide a responsabilidade operacional, na gestão de topo, relativamente a estes aspectos” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 31).

    Citações Indiretas:

    Organizar relatórios de sustentabilidade consiste em medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas (stakeholders), sobre o papel das organizações, tendendo atingir o objetivo do desenvolvimento sustentável. Um relatório de sustentabilidade deve apresentar uma declaração equilibrada e presumível do desempenho de sustentabilidade da organização representada nele, contendo tanto as reforços favoráveis, como não favoráveis.

    A dimensão ambiental da sustentabilidade refere-se aos impasses da organização nos sistemas naturais, abrangendo ecossistemas, solos, ar e água. Os indicadores ambientais incluem o desempenho ligado aos consumos (por ex., matérias-primas, energia, água) e com a produção (por ex., emissões, efluentes, resíduos). Estes indicadores juntam ainda a performance relacionada com a biodiversidade, com a consenso ambiental e com outras informações relevantes, tais como custos com o meio ambiente e os impates de produtos e serviços.

    Os indicadores de desempenho relacionada à sociedade centraliza-se nos impates que as organizações têm nas comunidades em que trabalham e na divulgação da forma como os riscos, resultantes de suas influências mútuas com outras instituições sociais, são administrados e intercedidos. Busca-se, dados sobre as precipitações associadas à corrupção, à influência inconveniente na elaboração de políticas públicas e nas práticas de monopólio.

    ResponderExcluir
  2. Elaborar relatórios de sustentabilidade consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas, sobre o desempenho das organizações, visando atingir o objetivo do desenvolvimento sustentável.(pág 04)
    Os relatórios de sustentabilidade baseados na estrutura definida pela GRI divulgam resultados e também consequências, que ocorreram durante o período relatado, no contexto dos compromissos, da estratégia e da abordagem de gestão adoptados pela organização.(pág 04)
    A estrutura da GRI descreve os conteúdos gerais e específicos por sector, aceites globalmente pelas várias partes interessadas, como sendo aplicáveis na elaboração de um relatório relativo ao desempenho da sustentabilidade de uma organização(pág 05)
    A orientação para as diretrizes da GRI consistem em princípios, orientação e informações padrão que vão estar incluídos os indicadores de desempenho. -Na primeira parte devem ser descritos os três elementos fundamentais do processo de elaboração, esta seção engloba os princípios de relevância, de inclusão das partes interessadas.
    Na parte dois deve apresentar as informações padrão que devem ser incluídas em relatórios de sustentabilidade, pois as diretrizes identificam as informações relevantes e indispensáveis para maioria das organizações e deve conter três tipos de informações
    -perfil
    -abordagem de gestão
    -indicadores de desempenho
    Para definir o conteúdo do relatório deve determinar-se o conteúdo do relatório, de modo a assegurar uma apresentação equilibrada e razoável do desempenho da organização. Essa decisão deve ser tomada tendo em consideração, tanto os objetivos e experiência da organização como as expectativas e interesses de todas as partes interessadas. Ambos são importantes pontos de referência no processo de definição do conteúdo do relatório( pág 8)
    Os Indicadores de Desempenho Social refere-se aos impactes da organização nos sistemas sociais em que opera.Os indicadores de desempenho social da GRI identificam aspectos de desempenho fundamentais no que se refere a práticas laborais, a direitos humanos, à sociedade e à responsabilidade.
    Os Indicadores de Desempenho Social Direitos Humanos São relativos aos direitos humanos requerem que as organizações incluam nos seus relatórios a importância dada aos impactos dos Direitos Humanos, através dos investimentos e das práticas de selecção de fornecedores/empresas contratadas
    Os Indicadores de Desempenho Social: Sociedade são relativos à sociedade centram-se nos impactos que as organizações têm nas comunidades em que operam e na divulgação da forma como os riscos, resultantes de suas interacções com outras instituições sociais, são geridos e mediados.
    Os relatórios de desempenho econômico, ambiental e social podem coincidir ou estar integrados noutros relatórios da organização, tais como os relatórios financeiros anuais. Esta sincronia permitirá reforçar as interligações entre o desempenho financeiro e o desempenho econômico, ambiental e social.

    ResponderExcluir
  3. Lucas Henrique Correia



    “Elaborar relatórios de sustentabilidade consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas, sobre o desempenho das organizações, visando atingir o objetivo do desenvolvimento sustentável. A expressão “elaboração de relatórios de sustentabilidade” é abrangente, e considerada sinônima de outros termos e expressões
    utilizados para descrever a comunicação dos impactes econômicos, ambientais e sociais, i.e., triple bottom line, relatórios de responsabilidade corporativa, etc.)”. (GRI), 2007; pág. 4).

    “Na parte 1 são descritos três elementos fundamentais do processo de elaboração de relatórios. Esta secção engloba os Princípios de relevância, de inclusão das partes interessadas, do contexto de sustentabilidade e integridade, assim como um breve conjunto de testes para cada princípio. A aplicação destes princípios, em conjunto com as informações-padrão, determina as questões e os indicadores a ser relatados. Seguem-
    se os princípios de equilíbrio, comparação, precisão, periodicidade, fidedignidade e clareza, acompanhados por testes que podem ser utilizados para atingir a qualidade apropriada da informação relatada.” (GRI), 2007; pág. 6).


    “A secção relativa aos indicadores de desempenho de sustentabilidade é constituída por três categorias – econômica, ambiental e social. Os indicadores de sustentabilidade social subdividem-se nas seguintes categorias: práticas laborais, direitos humanos, sociedade e responsabilidade pelo produto. Cada categoria inclui uma Divulgação da Abordagem de Gestão (“Abordagem de Gestão”) e o respectivo conjunto de indicadores de desempenho essenciais e complementares.” (GRI), 2007; pág. 28).


    “Os indicadores de práticas laborais baseiam-se nos dois instrumentos ligados diretamente às responsabilidades sociais das empresas: a Declaração Tripartida da OIT sobre as Empresas Multinacionais e a Política Social, e as Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).” (GRI), 2007; pág. 33).

    ResponderExcluir
  4. O objectivo do desenvolvimento sustentável é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. 1 As várias organizações existentes – forças impulsionadoras da sociedade – têm um importante papel a desempenhar para se atingir este objectivo. (P. 03)

    Elaborar relatórios de sustentabilidade consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas, sobre o desempenho das organizações, visando atingir o objectivo do desenvolvimento sustentável. A expressão “elaboração de relatórios de sustentabilidade” é abrangente, e considerada sinónima de outros termos e expressões utilizados para descrever a comunicação dos impactes económicos, ambientais e sociais, i.e., triple bottom line, relatórios de responsabilidade corporativa, etc.). (P. 04)

    Estrutura de Relatórios da GRI visa servir como estrutura globalmente aceite para a elaboração de relatórios sobre o desempenho económico, ambiental e social de uma organização. Foi concebida para ser utilizada por organizações de qualquer dimensão, sector ou localização e tem em consideração os aspectos práticos com que se deparam inúmeras organizações, desde pequenas empresas até multinacionais com operações variadas e geograficamente dispersas. (P. 04)

    As Directrizes consistem em princípios que definem o conteúdo do relatório e que asseguram a qualidade da informação relatada. Inclui ainda, um conjuunto de informações-padrão, compostas por indicadores de desempenho e outros tópicos a divulgar, bem como, orientação em questões técnicas e específicas relativamente à elaboração dos relatórios. (P. 05)

    Os Protocolos de Indicadores existentes para cada um dos indicadores de desempenho contidos nas Directrizes fornecem definições, orientação para compilações e outras informações para auxiliar os responsáveis pela elaboração dos relatórios e para assegurar a coerência na interpretação dos indicadores de desempenho. Os utilizadores das Directrizes devem também recorrer aos protocolos técnicos. (P. 05)

    Os Suplementos Sectoriais complementam as Directrizes com interpretações e orientações sobre como as aplicar no contexto de um determinado sector e incluem indicadores de desempenho específicos desse mesmo sector. Os suplementos aplicáveis devem ser utilizados em conjunto com as Directrizes e não como substitutos destas últimas. (P. 05)

    Os Protocolos Técnicos são desenvolvidos para proporcionar orientação em questões ligadas à elaboração de relatórios, tais como, a definição do limite do relatório. São concebidos para serem utilizados em conjunto com as Directrizes e os Suplementos Sectoriais e abrangem questões com as quais se confrontam a maioria das organizações aquando do processo de elaboração do relatório. (P. 05)

    A elaboração de relatórios de sustentabilidade é um processo vivo e uma ferramenta, e não começa ou termina numa publicação impressa ou online. (P. 07)

    "Os indicadores de práticas laborais baseiam-se nos dois instrumentos ligados diretamente às responsabilidades sociais das empresas: a Declaração Tripartida da OIT sobre as Empresas Multinacionais e a Política Social, e as Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)." (P. 33)
    Os indicadores de desempenho relativos aos direitos humanos requerem que as organizações incluam nos seus relatórios a importância dada aos impactes dos Direitos Humanos, através dos investimentos e das práticas de selecção de fornecedores/empresas contratadas. (P. 36)

    ResponderExcluir
  5. Jerusa J. Bezerra dos Santos

    A transparência em relação à sustentabilidade das actividades das organizações é do interesse das várias partes interessadas, incluindo as empresas, os sindicatos, as organizações não-governamentais, os investidores, os contabilistas, entre outros. ( Global Reporting Iniative (GRI), 2007; pág.03).

    As informações sobre o desempenho deverão ser contextualizadas. A pergunta subjacente aos relatórios de sustentabilidade é saber de que modo uma organização contribui, ou pensa contribuir no futuro, para a melhoria ou para a deterioração das condições económicas, ambientais e sociais, a nível local, regional ou global. ( Global Reporting Iniative (GRI), 2007; pág.13).

    Os indicadores de desempenho social da GRI identificam aspectos de desempenho fundamentais no que se refere a práticas laborais, a direitos humanos, à sociedade e à responsabilidade. ( Global Reporting Iniative (GRI), 2007; pág.33).

    Os relatórios de sustentabilidade são, na prática, a medição, divulgação e responsabilização pelo desempenho organizacional, tendo como objectivo o desenvolvimento sustentável. ( Global Reporting Iniative (GRI), 2007; pág.44).

    A transparência da sustentabilidade nas organizações é dê interesse das empresas e outros; o relatório dê desempenho contribui para melhoria no futuro, em condições econômica, ambiental e social tem como o objetivo a sustentabilidade. Os indicadores de desempenho estão direcionados a sociedade e sua responsabilidade relaciona às políticas públicas.

    ResponderExcluir
  6. Marcos Vinicius P. Mundim
    Relatórios de sustentabilidade (GRI);


    O objectivo do desenvolvimento sustentável é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. (GRI, 20007 ; pág.3)
    “A dimensão social da sustentabilidade refere-se aos impactes da organização nos sistemas sociais em que opera” (Global Reporting Initiative (GRI), 2007; pág. 33).

    Os relatórios de sustentabilidade baseados na estrutura definida pela GRI divulgam resultados e também consequências, que ocorreram durante o período relatado, no contexto dos compromissos, da estratégia e da abordagem de gestão adoptados pela organização. Os relatórios podem ser utilizados para outros objectivos, além dos seguintes: (GRI, 2007 pag.04)

    Benchmarking e avaliação do desempenho de sustentabilidade relativamente a leis, normas, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias; (GRI, 2007 pag.04)
    Demonstração da forma como a organização influencia e é influenciada por expectativas de desenvolvimento sustentável;
    • Comparação do desempenho no âmbito de uma organização e entre diferentes organizações, ao longo do tempo

    Os indicadores de desempenho social da GRI identificam aspectos de desempenho fundamentais no que se refere a práticas laborais, a direitos humanos, à sociedade e à responsabilidade (pag 33)
    Inicialmente se propõe a apresentação de informações sobre a entidade, que evidenciem a sua estratégia de gestão. Após entende- se que devam ser divulgadas informações específicas sobre os indicadores de sustentabilidade, divididos em três categorias conforme proposto pelas diretrizes da GRI

    Citações indiretas
    Conforme estabelecido pela GRI , os indicadores econômicos da sustentabilidade se referem aos impactos da organização sobre as condições econômicas de seus stakeholders e sobre os sistemas econômicos em nível local, nacional e global. Os indicadores ambientais se referem aos impactos da organização sobre sistemas naturais vivos e não vivos, incluindo ecossistemas, terra, ar e água, abrangendo principalmente o desempenho relacionado a insumos (como material, energia, água) e à produção (emissões, efluentes, resíduos). Os indicadores de desempenho social da GRI identificam aspectos de desempenho fundamentais referentes a práticas trabalhistas, direitos humanos, sociedade e responsabilidade pelo produto.

    ResponderExcluir
  7. Diretrizes para a Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade
    Elaborar relatórios de sustentabilidade consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas, sobre o desempenho das organizações, visando atingir o objetivo do desenvolvimento sustentável.
    A Estrutura de Relatórios da GRI visa servir como estrutura globalmente aceite para a elaboração de relatórios sobre o desempenho econômico, ambiental e social de uma organização.
    Esta secção engloba os Princípios de relevância, de inclusão das partes interessadas, do contexto de sustentabilidade e integridade, assim como um breve conjunto de testes para cada princípio. A aplicação destes princípios, em conjunto com as informações-padrão, determina as questões e os indicadores a ser relatados. Seguem-se os princípios de equilíbrio, comparação, precisão, periodicidade, fidedignidade e clareza, acompanhados por testes que podem ser utilizados para atingir a qualidade apropriada da informação relatada.
    Todas as organizações (privadas, públicas ou não lucrativas) são encorajadas a efetuar os seus relatórios de acordo com as Diretrizes, independentemente da menor ou maior experiência, da dimensão, do sector ou da localização.
    Esta secção contém princípios que orientam as opções de modo a assegurar a qualidade das informações relatadas, incluindo a apresentação adequada das mesmas. As decisões relativas aos processos de preparação da informação num relatório deverão ser coerentes com estes princípios.
    Ao mesmo tempo que define o conteúdo de um relatório, uma organização deve também determinar que entidades (por ex., subsidiárias e joint ventures) e respectivos desempenhos estarão representados no relatório.

    ResponderExcluir
  8. Nivaldo de Souza Chaves Jr – 6° Semestre
    GADS – Indicadores GRI

    CITAÇÕES DIRETAS

    “O objectivo do desenvolvimento sustentável é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades (pg. 3)”.

    “A transparência em relação à sustentabilidade das atividades das organizações é do interesse das várias partes interessadas, incluindo as empresas, os sindicatos, as organizações não-governamentais, os investidores, os contabilistas, entre outros. Em consequência, a GRI contou com a colaboração de uma vasta rede de especialistas pertencentes a todos estes grupos, através de pareceres que visaram o consenso (pg. 3).”

    “Elaborar relatórios de sustentabilidade consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas, às várias partes interessadas, sobre o desempenho das organizações, visando atingir o objectivo do desenvolvimento sustentável (pg. 4).”

    “A Estrutura de Relatórios da GRI visa servir como estrutura globalmente aceite para a elaboração de relatórios sobre o desempenho económico, ambiental e social de uma organização (pg. 4).”

    “A dimensão social da sustentabilidade refere-se aos impactes da organização nos sistemas sociais em que opera (pg. 33).”

    “Os relatórios de sustentabilidade são, na prática, a medição, divulgação e responsabilização pelo desempenho organizacional, tendo como objectivo o desenvolvimento sustentável (pg.44).”

    “A missão da Global Reporting Initiative (GRI) é fazer com que todas as organizações encarem os relatórios de sustentabilidade como uma prática idêntica à elaboração de relatórios financeiros. A GRI recorre, para isso, ao desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo das Directrizes para a Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, cujo processo de desenvolvimento implica uma abordagem global e que reúna o consenso de todas as partes interessadas. (pg. 44).”

    CITAÇÕES INDIRETAS

    A área ambiental da sustentabilidade implica aos impasses das empresas nos sistemas naturais, englobando ecossistemas, solos, água e ar. Os indicadores ambientais incluem o desempenho ligado as matérias-prima. Estes indicadores relacionam-se com a biodiversidade.

    ResponderExcluir