domingo, 31 de janeiro de 2016

04 fev Responsabilidade Social

Responsabilidade Social em micro e pequenas empresas

http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204

23 comentários:

  1. O artigo fala a respeito de micro e pequenas empesas na cidade de Paranaíba-MS sobre responsabilidade social, que é um compromisso da organização com a sociedade.
    As empresas procura a melhor forma de demostrar isso,como projetos sociais , para ser bem vista e ser diferenciada em vantagens competitivas.
    O Instituto Ethos e SEBRAE que a responsabilidade social são sete diretrizes sendo a primeira é ser transparente e obter os valores da empresa a "ética da empresa ", em segundo valorizar os funcionários, não só seguindo as leis, mais indo além disso;em terceiro se preocupar com o meio ambiente,quarto os parceiros e fornecedores tem que está envolvido em todo empreendimento da empresa, em quinto fornecer segurança para clientes e fornecedores, perincipalmente no termo de qualidade , sexto mostrar preocupação coma comunidade se possível resolver problemas, e por último segui as obrigações, também por políticas, alinhando os interesses da empresa com a sociedade.
    Essa pesquisa obteve resultados como a maioria das empresas se encontra em microempresas tendo até cinco funcionários apenas, pode se observar também que a maioria dos gestores não possui conhecimento de responsabilidade social , mas um pouco a mais da metade declara ser ético com seu colaboradores e com seus clientes, mantendo informados usando publicidade legal.
    Pode se concluir então de maneira resumida que falta conhecimento , pois é preciso todo aquele preparo teórico, e muitas dessa empresas entra em falência sendo que a responsabilidade social poderia ser alternativa estratégia a elas obtendo lucro, só que tem uma grande dificuldade sobre esse assunto, deixando as portas abertas para novas pesquisas e atualização.

    Elizandra Borges da Silva

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  2. A responsabilidade social surge de um compromisso da organização com a sociedade,em que sua participação vai mais além do que gerar empregos, impostos e lucros. A responsabilidade não é uma restrição à maximização dos lucros, mas uma variável de valor estratégico empresarial.
    Porém dentro dessas novas concepções, podemos citar a idéia de que a atuação das empresas orientadas para a responsabilidade social não implica que a gestão empresarial abandone os seus objetivos econômicos e deixe de atender aos interesses de seus proprietários e acionistas.
    A gestão das organizações torna-se responsável pelos efeitos de suas operações e atividades na sociedade. A responsabilidade social, então abandona o debate ideológico, tornando-se uma questão de sobrevivência da empresa.
    As micros e pequenas empresas desempenham um papel de importância no crescimento e maturação de uma economia saudável. Portanto, é imprescindível a utilização de ações de responsabilidade social por parte dessas empresas, que ainda é pouco explorada; torna-se um diferencial competitivo, para garantir a sustentabilidade num contexto globalizado.
    Portanto, algumas empresas buscam identificar a melhor maneira de praticar sua responsabilidade, desenvolvendo ou participando de projetos sociais, afim de que esse envolvimento tenha uma identificação com a sociedade e seu público interno e externo, conseguindo um diferencial para seus produtos e uma boa imagem institucional.
    Diante disto,pelo retorno obtido em termos de imagem e melhores condições de competir no mercado,o movimento da responsabilidade social empresarial vem crescendo muito no Brasil. Ao atuar de maneira socialmente responsável as empresas contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade, evitando problemas futuros causados,por exemplo, por agressões ao ambiente.
    Portanto, a responsabilidade social empresarial diz respeito à como as empresas realizam seus negócios.

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  3. leticia vieira amorim
    responsabilidade social em micro e pequena empresas
    a responsabilidade social surge de um compromisso da organização com a sociedade , em que sua participação vai mais além do que apenas gerar empregos, impostos e lucro. em um contexto mundial cada vez mais globalizado e competitivo, a empresa, hoje deve senti-se socialmente responsável por uma questão de sobrevivência, de mercado , de marketing(MARINS,2008).
    A RESPONSABILIDADE SOCIAL,então , abandona o debate ideológico tornando -se um questão de sobreviver da empresa. a critica a este modelo concentra-se no fato de que eles procuram responder ao meio ambiente em mudança para sobreviver e não para melhorar o mundo.
    com base no instituto Ethos e SEBRAE (2003),setes diretrizes norteiam a responsabilidade social empresarial, se trata de uma serie de acoes concretas que podem contribuir para melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa nas áreas de valores e transparência, publico interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade. as micro empresas desempenham um papel de importância no crescimento e maturação de uma economia saudável. no processo de desenvolvimento é expensão a combinação que elas prestam ao gerarem oportunidades para o aproveitamento de uma grande parcela da força de trabalho e ao estimularem o desenvolvimento empresarial.
    o equilíbrio da empresa dentro do ecossistema social depende de com o responsável e ética em todas as frases , em harmonia com o equilíbrio ecológico, sustentabilidade da sociedade e dos negócios.
    segundo o Instituto Ethos e SEBRAE(2003). responsabilidade social empresarial pode seguir sete diretrizes, que se trata de uma serie de acoes concretas que contribuem para melhoria de qualidade na empresa . são elas, passos a passo:
    primeira: adotar valores e trabalhe com transparência, o posso inicial para se tornar um empresa socialmente responsável é avaliar seus valores éticos e transmitir isso ao publico com o qual se relaciona através de um documento formal.
    segundo:valorizar empregadores e colaboradores, que é prioritário que a empresa cumpra leis trabalhista, mas fique claro que essa obrigações não vai resultar em um diferencial para o empregado.
    terceiro: fazer sempre mais pelo maio ambiente , a empresa produtora deve se informar e cumprir toda a legislação ambiental, com destaque na questão do uso da água, na proteção de matas ciliares e na reserva legal.
    quarta: envolver parceiros e fornecedores em todo empreendimento é importante incentivar os seus parceiros e fornecedores a se tronarem empresas socialmente responsável.
    quinta:proteger clientes e consumidores é importante desenvolver produtos e serviços confiáveis em ternos de qualidade e segurança.
    sexta: promover a comunidade faz- se também importante parar a empresa identificar os problemas da comunidade e tentar soluciona-los em conjuntos.
    sétimo: comprometer-se com bem comum nesse caso, ser ético significa cumprir as obrigações, alinhar os interesses da empresa com a sociedade.

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  4. As micro e pequenas empresas do Brasil têm se destacado nas iniciativas sociais e ambientais que realmente geram impacto na localidade onde estão inseridas. Essa é uma tendência do universo corporativo: a prática economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta, como conceitua o Instituto Ethos sobre a sustentabilidade.O que se acreditava ser uma “obrigação” apenas dos grandes passou a ser entendido como boa oportunidade de alavancar os negócios também para os pequenos. Mas para isso é preciso entender o que se propõe uma empresa socialmente responsável, já que esse conceito não apenas indica ações da “porta para fora”, mas a empresa precisa cuidar de pontos primordiais tornando-se assim referência para os seus públicos de influência.O Sebrae realizou recentemente uma grande pesquisa, com cerca de 4 mil empresários, e obteve resultados reveladores, no que concerne ao diferencial que a ação de RSE gera ao negócio. Mas essa não é uma ação que se concretiza do dia para a noite, é preciso avaliar o seu negócio e compreender de que forma pode-se gerar impacto positivo com a sua prática sustentável. Para tanto foram estabelecidas sete diretrizes para a responsabilidade socioambiental que pudesse atender e gerar diferencial para a prática das micro e pequenas empresas.A temática do meio ambiente tem ganhado espaço no mundo corporativo, hoje a premissa adotada é que somos todos responsáveis pelos resíduos que produzimos, pelo consumo consciente dos recursos naturais e ainda pela preservação do meio ambiente. A sua empresa pode gerir os resíduos que gera, separando os recicláveis e dando a destinação correta para eles, essa ação é simples e contribui para a mudança de postura dos envolvidos. Atitudes como essa ultrapassam as barreiras do empreendimento, contribuindo para a fomentação da cultura ambiental positiva.Por fim a dica para uma postura socialmente responsável é a manter-se sob uma conduta ética. Se posicione e esteja atento à legislação para que o seu negócio esteja sempre relacionado a uma imagem positiva quando o assunto é a ética, a responsabilidade social e o comprometimento ambiental.

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  5. O material demonstra as ações de sustentabilidade e responsabilidade social aplicada pelas micro e pequenas empresas de Paranaíba, onde são evidenciados os benefícios que essas ações podem retornar as pequenas empresas, ainda no artigo é evidenciado as parcerias do SEBRAE com relação ao desenvolvimento sustentável das empresas procurando da melhor forma adaptar tais medidas a fim de beneficiar o pequeno empreendedor com valores éticos ambientais e sociais conseguindo com essas ações conseqüentemente maior competitividade no mercado atual a qual exige transparência, ética e responsabilidade quanto ao ambiente a que está inserido.
    A pesquisa realizada mostrou que a maioria das pequenas empresas tem noção dos impactos de suas ações ambientais e inclusive adotam algumas medidas de beneficio social e ambiental, porém é evidente que tais medidas não são feitas da maneira correta com transparência e planejamento, portanto é possível chegar a conclusão que apesar das ações serem cometidas, elas não passam da esfera teórica para a prática com tanta eficiência.



    Luiz Cesar Campos Domingues

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  6. O seguinte artigo trata a responsabilidade social em micro e pequenas empresas na cidade de Paranaíba M.S o compromisso das organizações sociais e a sua participação, com isto aumento os numero de empregos na cidade e com isto aumentando suas vantagens competitivas. São citados nos textos sete diretrizes que são de interesse da empresa com a sociedade. Para si tornar responsável por seus efeitos operacionais pela sociedade a organização torna-se a gestão responsável. As micros e pequenas empresas tem um papel fundamental no crescimento e manutenção de uma saudável economia que é pouco explorada em um contexto global. Algumas empresas tentam identificar algumas maneiras de praticar a responsabilidade, junto com o seu desenvolvimento com programas sociais com a finalidade de ajudar a sociedade e assim o meio ambiente. Podemos identificar atualmente como as empresas tem uma grande falta de conhecimento e uma grande dificuldade sobre a responsabilidade social.
    ASS: VICTOR HUGO NEPOMUCENO SILVA .

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  7. O seguinte artigo trata a responsabilidade social em micro e pequenas empresas na cidade de Paranaíba M.S o compromisso das organizações sociais e a sua participação, com isto aumento os numero de empregos na cidade e com isto aumentando suas vantagens competitivas. São citados nos textos sete diretrizes que são de interesse da empresa com a sociedade. Para si tornar responsável por seus efeitos operacionais pela sociedade a organização torna-se a gestão responsável. As micros e pequenas empresas tem um papel fundamental no crescimento e manutenção de uma saudável economia que é pouco explorada em um contexto global. Algumas empresas tentam identificar algumas maneiras de praticar a responsabilidade, junto com o seu desenvolvimento com programas sociais com a finalidade de ajudar a sociedade e assim o meio ambiente. Podemos identificar atualmente como as empresas tem uma grande falta de conhecimento e uma grande dificuldade sobre a responsabilidade social.
    ASS: VICTOR HUGO NEPOMUCENO SILVA .

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  8. Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

    As áreas que recebem essas ações vão desde o meio ambiente – onde empresas reflorestam árvores no lugar das que foram derrubadas, por exemplo - passando por áreas de saúde, projetos culturais, conservação do patrimônio público, proteção aos animais e filantropia.

    O auxílio pode chegar por meio de programas de recuperação da área de onde está instalada a empresa, programas sociais de desenvolvimento sustentável, projetos educacionais da preservação da natureza, trabalhos voluntários por parte dos funcionários, criação de emprego e renda na comunidade, obras que beneficiam a área que está presente a empresa, ceder espaço para atividades, doações em dinheiro, roupas ou alimentos, e patrocínios de projetos culturais.

    Uma empresa que trabalha o conceito de que o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto apresentar ao mercado produtos de qualidade, faz seu produto se tornar altamente valorizado perante uma grande parcela dos consumidores. Aumenta a satisfação dos clientes e até torna-os mais fiel a marca, ganhando vantagens competitivas perante seus concorrentes. A sociedade costuma valorizar empresas que praticam a filantropia ou que protege o meio ambiente, tanto que muitas pessoas pagariam mais por produtos que são politicamente corretos.

    Uma ação social pode e vai além do altruísmo. Por trás de uma ideia generosa, pode estar incentivos oferecidos pelo governo, como diminuição dos encargos fiscais, imunidades ou isenções tributárias, como abatimento no imposto de renda. E mais, uma empresa que pratica um programa social de sustentabilidade não só garante a não escassez de seus próprios recursos, como também evita prováveis processos ambientais. A iniciativa privada tem um papel no desenvolvimento da sociedade onde se estabelece. Ambas necessitam uma da outra.

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  9. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas

    A Responsabilidade Social trata-se de um compromisso da organização com a sociedade, tal compromisso vai além de gerar empregos, impostos e lucro. O equilíbrio da empresa em meio a sociedade depende de uma atuação responsável e ética em todas as suas atividades, atuando em harmonia com o meio ambiente, com o crescimento econômico e a sociedade. Portanto, algumas empresas buscam desenvolver projetos sociais, afim de que esse envolvimento tenha uma identificação com a sociedade e seu público, conseguindo um diferencial para seus produtos e uma boa imagem institucional.
    Atualmente, a Responsabilidade Social se tornou uma variável de fator estratégico para a maioria das organizações, as empresas procuram realizar atividades orientas para a Responsabilidade Social por uma questão de sobrevivência e de marketing e não com a intenção de melhorar o mundo. Ao que se refere as micro e pequenas empresas, torna-se de grande importância analisa-las no contexto da Responsabilidade Social, pois como representantes da maioria dos empreendimentos do país, podem além gerar emprego e renda, também aumentar a qualidade de vida da sociedade e manterem-se desta forma sobreviventes no atual mercado global.
    Neste contexto, à responsabilidade social das micro e pequenas empresas é de grande importância pois tais empreendimentos por sua origem e natureza, estão diretamente ligadas à região onde se situam e, assim os problemas da comunidade também afetam e influenciam estas unidades comerciais.

    Andréia Ferreira

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  10. geisler de oliveira ribeiro
    a responsabilidade social é um diferencial competitivo para as micro e pequenas empresas pois garante a sustentabilidade num contexto mundial de globalização.
    as micro e pequenas empresas desempenham um papel muito importante pois eles contribui para a geração de aproveitamento da força de trabalho e estimulam o desenvolvimento empresarial com a pratica de responsabilidade social os micro e pequenas empresas acabam por conquistar mais cliente e o respeitos da sociedade.
    as empresas que adotam essa prática possui uma gestão mais consciente e maior clareza quanto á sua missão, com isso tem- se um melhor ambiente de trabalho maior comprometimento dos funcionários, relações mais conscientes com os fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade.
    responsabilidade social diz respeito á como as empresas realizam seus negócios.
    porem nas micro e pequenas empresas do artigo esse conceito não é muito utilizado. a maioria das empreendedores tem a vontade e capacidade empreendedora, porem ficam meio estático, sujeito a disciplina do mercado, não conhecem sobre a ciência da responsabilidade social, as empresas quase não reduzam ações integrados , e as que reduzam não são de objetivos que possuem resultados, sociais, e demonstram pouca preocupação com o meio ambiente.
    a maioria dos empresários não sabem o que é nem qual a importância da responsabilidade social [, a falta de preparo e esclarecimento é muito grande.

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  11. Responsabilidade Social em Micro e Pequenas Empresas
    A responsabilidade social surge de um compromisso da organização com a sociedade, e segundo o Instituto Ethos e Sebrae (2003) esse compromisso se baseia em uma serie de ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa, seja na área de valores (éticos), com publico interno (funcionários), com o meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade. E as micro e pequenas empresas desempenham um importante papel no crescimento de uma economia saudável, pois é expressiva a contribuição que elas prestam ao gerarem oportunidade de aproveitamento da força de trabalho e estimularem o desenvolvimento empresarial. Nesse sentido, representam uma grande parcela das empresas geradoras de emprego e renda no país e atuam no desenvolvimento de ações de responsabilidade social que trazem benefícios como: a melhoria no ambiente de trabalho, proximidade com os empregados, preocupação com a comunidade, com a qualidade de seus produtos e serviços, contribuição com o social, esporte, cultura e até mesmo ações de proteção ambiental. E como os consumidores estão cada vez mais exigentes, quem aposta em ações de responsabilidade social, acaba conquistando mais clientes e o respeito da sociedade. A sustentabilidade, a longo prazo, depende da integração entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais da sociedade, mantendo sempre um equilíbrio entre eles. E para tornar-se uma empresa socialmente responsável deve assumir postura ética e ter atitudes que reservem insumos básicos para a produção: o homem e o meio ambiente. Adotando estas práticas terá uma gestão mais consciente e clara de sua missão, alem de melhorar todos os processos e as relações, vai contribuir para a sua imagem, permanência e seu crescimento no mercado. Para a sustentação dos negócios lucrativos a empresa precisa estar inserida em um círculo que envolva a ética e a responsabilidade social. Desta maneira, a sociedade consumidora passa a reconhecer o papel que a empresa desenvolve, valorizando as ações que são adotadas e consequentemente o consumo o consumo aumenta, gerando também um aumento da receita e dos lucros da empresa. Através da pesquisa, fica evidente que ainda hoje, uma grande maioria de micro e pequenas empresas não têm conhecimento e importância da pratica de responsabilidade social para a condução de seus negócios, e suas ações são, na maioria das vezes, uma prática individual, feita aleatoriamente, não caracterizando as ações como de responsabilidade social e sim filantropia.
    Elaine Dias Barbosa – 3º Sem. Administração

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  12. Responsabilidade Social em micro em pequenas empresas

    Murilo S. Corrêa – 3° Semestre ADM

    A responsabilidade social é um compromisso da empresa para com a sociedade, não apenas a fim de retribuir para o meio em que a empresa está inserida, mas para também usada para maximização de lucros, de forma que as organizações que praticam a responsabilidade social tem uma vantagem sobre as outras. Ela pode ser dividida em sete diretrizes, que contribuem para melhoria de qualidade na empresa:

    Primeira: ser transparente e adotar valores; Segunda: valorizar seus funcionários; Terceira: fazer mais do que suas obrigações quando se trata do meio ambiente; Quarta: incentivar seus fornecedores e parceiros a praticarem a responsabilidade social também; Quinta: produzir e prestar serviços que garantam a segurança do cliente; Sexta: se preocupar com a comunidade em que se está inserida; e Sétima: sempre levar em conta os interesses da empresa e da sociedade.

    De acordo com a pesquisa feita nas micro e pequenas empresas de Paranaíba-MS, as empresas compreendem o conceito de responsabilidade social, porém, não praticam a mesma e nem tem consciência dos benefícios que ela pode trazer para a empresa. As poucas práticas realizadas pelos empresários ocorrem de forma aleatória e esporádica, e muitas vezes os empresários não as identificam como responsabilidade social. Nota-se também, a falta de preocupação com o meio ambiente.

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  13. O artigo diz a respeito de micro e pequenas empesas na cidade de Paranaíba-MS. A responsabilidade social surge através de um compromisso da organização com a sociedade , em que sua participação vai mais além do que apenas gerar empregos, impostos e lucro. A responsabilidade não é uma restrição à maximização dos lucros, mas uma variável de valor estratégico empresarial. Contudo dentro dessas novas concepções, podemos citar a ideia de que a atuação das empresas orientadas para a responsabilidade social não implica que a gestão empresarial abandone os seus objetivos econômicos e deixe de atender aos interesses de seus proprietários e acionistas.
    Com base no instituto Ethos e SEBRAE (2003),setes diretrizes norteiam a responsabilidade social empresarial, se trata de uma serie de ações concretas que podem contribuir para melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa nas áreas de valores e transparência, publico interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade. As micro empresas desempenha um papel de importância no crescimento e maturação de uma economia saudável.
    Portanto o retorno obtido em termos de imagem e melhores condições de competir no mercado, o movimento da responsabilidade social empresarial vem crescendo no Brasil. Ao atuar de maneira socialmente responsável as empresas contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade, e a não degradação do meio ambiente.

    Tilexine Lóris Olivera Valverde Sousa

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  14. Neste artigo é discutido o conceito e as práticas de responsabilidade social no contexto das micro e pequenas empresas, a responsabilidade social ocorre de um compromisso das empresas para com a sociedade. São apresentados as sete diretrizes da responsabilidade social, que se trata de uma série de ações de contribuem para melhoria de qualidade da empresa que são: adotar valores e trabalho com transparência; valorizar empregados e colaboradores; fazer sempre mais pelo meio ambiente; envolver parceiros a se tornarem empresas socialmente responsáveis; desenvolver produtos e serviços confiáveis em termo de qualidade e segurança com isso proteger clientes e consumidores; identificar os problemas da comunidade e assim tentar solucionar em conjunto; contribuir para projetos e ações governamentais para aperfeiçoamento de políticas públicas. Foi destacado a importância da pratica da responsabilidade social pois ela transforma uma organização, tornando a mais competitiva, transparente, dinâmica, humana e ética.

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  15. O artigo fala a respeito de micro e pequenas empresas na cidade de Paranaíba-MS sobre responsabilidade social, onde são evidenciados os benefícios que essas ações podem retornar as pequenas empresas. Com base no Instituto Ethos e SEBRAE, responsabilidade social empresarial pode seguir sete diretrizes: a primeira é ser transparente e obter os valores da empresa; a segunda valorizar os funcionários, não só seguindo as leis, mais indo além disso; a terceira se preocupar com o meio ambiente, a quarta os parceiros e fornecedores tem que estar envolvidos em todo empreendimento da empresa; a quinta fornecer segurança para clientes e fornecedores, principalmente no termo de qualidade; ,a sexta mostrar preocupação coma comunidade se possível resolver problemas; e por último seguir as obrigações também políticas, alinhando os interesses da empresa com a sociedade.

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  16. No artigo é destacado a importância da responsabilidade social dentro das empresas não só pequenas, mas sim todas em um âmbito geral, essa importância da responsabilidade social destacada aqui se preza primeiramente para uma espécie de bom convívio da empresa para coma a sociedade, de certa forma podemos dizer que funciona assim, mas não somente desse jeito. A responsabilidade social abrange várias formas para contribuir com a sociedade e com o meio ambiente das empresas da qual a acatam, fazendo isso temos uma forma de melhor imagem pública dessa organização e também a forma da qual ela é vista pela população como um todo. É apontado como um todo as sete diretrizes da responsabilidade social, que destacam as formas e aplicabilidades deste termo em si, se encaixam aqui em tudo como funciona a responsabilidade social e como ela trabalha não só no social, mas como também na parte ambiental, ambas funcionam de forma mutua mixando ambas as áreas e tirando o melhor de cada um destes aspectos.

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  17. O Presente artigo trata-se das responsabilidades sociais nas micro e pequenas empresas no município de Paranaíba-MS e não tendo visão e preocupação somente em lucros, mas se preocupa em sentir responsável na sobrevivência no dia a dia diante do mercado com constantes transformações.
    A Empresa torna-se competitiva e mantém sólida o mercado seguindo esses passos de responsabilidade social , responsabilidade social essa que se preocupa na qualidade de se relacionarem todos os setores como; meio ambiente, fornecedores, consumidores e entre outros.
    Algumas empresas tentam identificar algumas maneiras de praticar a responsabilidade, junto com o seu desenvolvimento com programas sociais com a finalidade de ajudar a sociedade e assim o meio ambiente. Podemos identificar atualmente como as empresas tem uma grande falta de conhecimento e uma grande dificuldade sobre a responsabilidade social.

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  18. O texto fala de uma pesquisa de campo sobre responsabilidade social feita na cidade de Paranaíba-MS, com os micro e pequenos empreendedores, pois essas micro e pequenas empresas não são responsáveis só apenas por gerar empregos mais a de ter também a preocupação com a parte social, isso não fara com que a empresa tire o seu foco de lucratividade, mais ha uma preocupação maior que a social, é a de sobreviver no mercado, mas essas empresas acabam agindo diferente sem saber do grande papel no mercado quando falamos do social.
    As empresas olham e planejam qual a melhor forma de ser inserida nesse contexto social, ela tenta ver como, e de quais formas ela pode estar ajudando a sociedade, para que com isso consiga atingir seu publico e mostrar seus produtos, conseguindo uma vantagem competitiva, não esquecendo que responsabilidade social é diferente de filantropia onde só se preocupa com o ambiente externo, e como muitos empresarios fazem achando que está realizando uma ação social. É importante também firmar parcerias que trabalhem dessa forma com responsabilidade social como, por exemplo, fornecedores, pois seus clientes ligados a esse assunto só consumirão de empresas que seguem esse tipo de prática.
    Mais foi constatado que os empreendedores situados em Paranaíba pouco sabem sobre responsabilidade social, dificultando assim que eles posam vir a fazer algo a mais pela comunidade onde estão situados, apesar de mostrarem certa preocupação com seus funcionários, só que mais pelo lado do trabalhador e não pelo lado pessoal, como o seu bem-estar e saúde.
    Percebeu-se que quando se refere em responsabilidade social os empreendedores não focam ou nem fazem nada sobre essa questão, o que acaba influenciando também é o pouco investimento em tecnologias para seu desenvolvimento no mercado.
    Percebemos que na prática há uma distância da teoria quando falamos de responsabilidade social, falta muitas vezes um certo preparo da parte dos empreendedores que não investem em treinamentos para um melhor desenvolvimento, com isso falta um pouco de visão por parte deles quanto a questão social, pois com a prática da responsabilidade social teriam mais clientes, produtos diferenciados, novas perspectivas para o futuro e poderiam assim garantir a sua competitividade no mercado.


    Fagner Silva 3° Semestre de Administração.

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  19. JOÃO GUILHERME GOMES

    O artigo observou que a responsabilidade social nas MPEs não se tornou parte da cultura organizacional nem de conhecimento dos empresarios. Ha grande forca de vontade da parte dos empreendedores, mas poucas acoes de sustentação com o meio ambiental e social. talvez pelo pequeno ciclo de vida das MPEs, ou pela falta de incentivo . falta parcerias com fornecedores , consumidores, colaboradores para desenvolver acoes concretas que mantenham padrões éticos que contribuam pro desenvolvimento da sociedade.

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  20. A responsabilidade social surge de um compromisso da organização com a sociedade, e segundo o Instituto Ethos e Sebrae (2003) esse compromisso se baseia em uma série de ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa, seja na área de valores (éticos), com público interno (funcionários), com o meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade
    Nesse sentido, representam uma grande parcela das empresas geradoras de emprego e renda no país e atuam no desenvolvimento de ações de responsabilidade social que trazem benefícios.
    As empresas desempenham um papel de importância no crescimento e maturação de uma economia saudável.
    Diante disto, pelo retorno obtido em termos de imagem e melhores condições de competir no mercado, o movimento da responsabilidade social empresarial vem crescendo muito no Brasil.
    Ao atuar de maneira socialmente responsável as empresas contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade, evitando problemas futuros causados, por exemplo, por agressões ao ambiente.
    Podemos concluir que o termo responsabilidade social está sendo cada vez mais importante para as empresas, sem conta com os benefícios que traz para a sociedade, como criação de novos empregos pra pessoas que trabalha nessas áreas, tendo participação fundamental na preservação do meio ambiente com seus projetos sustentáveis.

    Diego Machado de Freitas

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  21. A responsabilidade social em micro e pequenas empresas cria um compromisso da empresa com a sociedade, em que sua participação vai mais além do que gerar empregos, impostos e lucros. A empresa cria uma postura socialmente responsável, promovem uma grande mudança cultural, ajuda melhorar a construção da sociedade mais justa e solidária, com crescimento das oportunidades para os pequenos empresários no mercado competitivo com as grandes organizações, as micro e pequenas empresas tentam a demonstrar diferenciais para ter maior compromisso com a sociedade. Adotam os seguintes princípios. 1º: Adotar valores e trabalhe com transparência, o posso inicial para se tornar uma empresa socialmente responsável é avaliar seus valores éticos e transmitir isso ao público com o qual se relaciona através de um documento formal. 2º: Valorizar empregadores e colaboradores, que é prioritário que a empresa cumpra leis trabalhista, mas fique claro que nas obrigações não vai resultar em um diferencial para o empregado. 3º: Fazer sempre mais pelo maio ambiente , a empresa produtora deve se informar e cumprir toda a legislação ambiental, com destaque na questão do uso da água, na proteção de matas ciliares e na reserva legal. 4º: Envolver parceiros e fornecedores em todo empreendimento é importante incentivar os seus parceiros e fornecedores a se tronarem empresas socialmente responsável. 5º: Proteger clientes e consumidores é importante desenvolver produtos e serviços confiáveis em ternos de qualidade e segurança. 6º: Promover a comunidade faz- se também importante parar a empresa identificar os problemas da comunidade e tentar soluciona-los em conjuntos. 7º: comprometer-se com bem comum nesse caso, ser ético significa cumprir as obrigações, alinhar os interesses da empresa com a sociedade. Muitos dos empreendedores ficam na dúvida que seguintes ações devem tomar para ter uma maior responsabilidade com a comunidade local aonde está localizado o seu empreendimento.
    Fábio Henrique 3º semestre Adm

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  22. Luana Domingues
    Responsabilidade Social
    O artigo traz a tona tais assuntos que se encaixam nas normas Iso 14001e 8000. Revela que as empresas de fato pouco se preocupam com responsabilidades sociais, sendo que, quer mais um maior prestígio de imagem, pois quando se adentra a questões como meio ambiente é notável que programas socioambientais nunca foram questionados a serem praticados algum dia, coleta de lixo pra reciclagem é outro ponto que pouquíssimos se interessam. Atividades como recrutamento de candidatos idosos, deficientes entre outros, são descartados, pois numa visão geral não são considerados contribuintes de lucros, o que faz uma empresa mais uma vez não se encaixar corretamente nos parâmetros de Responsabilidade Social.
    Esse tema é importante à medida que a empresa vai adquirindo sua própria formação de como entrar no mundo dos negócios e ter vida a longo prazo e não fechando as portas depois de cinco anos como apresentado nos dados do artigo. Um dos motivos é abranger desde a preocupação com funcionários internos e políticas de inclusão para estarem mais inseridos nas atividades de um modo geral, com fornecedores, se estão atendendo a requisitos de normas do meio ambiente, marketing e aceitação de forma ética de produtos entre fornecedores e vendedores, preocupação com clientes em fornecer produtos de boa qualidade e na comunidade em relação ao combate a fome e programas de desenvolvimento à comunidades carentes.
    Estar praticando mais atividades de responsabilidade social não é obrigação, pois o nascimento de uma empresa acontece desde um capital investido e se estabelece com continuidade do capital, porém, o consumo quem estabelece é o meio o qual essa empresa está inserida por isso precisa de retorno tanto internamente quanto externo.

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  23. Responsabilidade Social

    Atualmente o tema responsabilidade social vem ganhando destaque entre as pessoas, empresas e principalmente na mídia. Ser socialmente responsável para a dona de casa é uma questão de preocupação para com as pessoal e com o meio ambiente, agora para o empresario ser socialmente responsável significa vantagem competitiva, é um marketing para a obtenção de lucros.
    Responsabilidade Social deve ser visto empresas e pela sociedade um fator determinante para uma qualidade de vida melhor e duradoura, pois todos saem ganhando, as pessoas e o meio ambiente.
    Baseado no artigo em questão, a pesquisa feita entre os micros empresários de Paranaíba, demonstrou a falta de conhecimento e enjangamento dos empresários perante o tema Responsabilidade Social. A maioria deles não desenvolvem no seu dia a dia nenhuma atividade voltada para o bem está da sociedade. A preocupação da maioria é com a obtenção de lucro.
    Nós que temos conhecimento sobre o tema, mesmo que seja pouco, devemos começar a disseminar a Responsabilidade Social em casa, no trabalho, entre os amigos, e onde mas seja possível.

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