terça-feira, 3 de novembro de 2015

Aula 4


05/nov

Leitura antes da aula, fichamento no blog (endereço abaixo) do texto 1: Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade (ler somente o capítulo 2 - arquivo no site https://sites.google.com/site/geraldinoaraujo/2015-2-gads).

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Texto 1
    Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade

    O comportamento do homem sobra a natureza resultou na modificação do meio ambiente em escala global, resultando em poluição e desperdícios. A expansão industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologia nocivas á natureza e ao uso de recursos naturais.
    RODRIGUES ( 1989: 70-75 ) subdividiu o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente em quatro fases. O início foi na descoberta do fogo, aumentado a biomassa retirada do meio ambiente, a lenha utilizada as fogueiras. A segunda, com o início da agricultura de subsistência e o pastoreio ( criação de animais ), assim o meio ambiente se torna fornecedor, a biomassa dos rebanhos, das colheitas e dos combustíveis para os fornos das olarias. Na terceira fase, inicia-se a urbanização e o crescimento se juntam com o impacto dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidro e outras oficinas, com a extração de recursos não renováveis das minas e jazidas ( depósitos naturas de minérios ). E na quarta e última fase , começa na Revolução Industrial, as forjas ( local industrial onde se transforma o ferro em aço ) e fundições passam a produzir o ferro e o aço. A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não renováveis, com o carvão mineral e o petróleo. Nesta quarta fase, o impacto ambiental e imenso comparado ao da primeira fase.
    Segundo LIMA ( 1984: 44-45 ), o aumento da ocupação do espaço pela agricultura, que até então seria somente produzir alimentos, agregou a produção de matéria-prima para as indústrias. E a urbanização ocasionou um aumento da demanda dos recursos aturais, chegando a ser escasso e comprometido a continuidade de industrialização de alguns países e regiões. Para manter a continuidade da acumulação de riquezas, os países industrializados foram buscar procurar espaço e a matéria-prima necessária nas nações subdesenvolvidas, explorando seus recursos naturais para aumentar sua divisas e se desenvolver. Iniciando a degradação do meio ambiente em escala global.

    BARBIERI ( 1997: 16-17 ) diz que os países periféricos ( de fraca economia e baixo poderio militar), eram imunes ao desenvolvimento acelerado. Foram incluídos no processo de crescimento como novos mercados e como fornecedores de insumos. Além disso, os sistemas econômicos desses países sofreram transformações em sua base produtiva, passando a redirecionar a atividade de agricultura para a indústria. O brasil como exemplo, a partir da década de 30 a industrialização alavancou se, nos anos 50, o início da indústria automotiva, altera sensivelmente a estrutura econômica.
    Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico, resultou na contaminação ambiental mundialmente. O crescimento econômico superou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, piorando os problemas ambientais.
    No fim da década de sessenta, grupos de cientistas se uniram para criticar a ação da sociedade industrial. Apontando os efeitos prejudiciais do resultado das atividades econômicas sobre o meio ambiente, decorrente da atividade industrial e do crescimento econômico.
    Os governos descobriram que os gases emitidos na atmosfera, gera chuva ácida em outros países, e que o efeito estufa e a camada de ozônio poderia prejudicar a todos. Concluíram que se uma região ou um país vizinho lançassem poluentes no rio a população da região ou pais era contaminada. Se tornou necessário intervenção internacional.
    A consciência se iniciou na criação do programa O Homem e a Biosfera, onde propunha a conciliação do desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Em 1970 em reunião as autoridades foram alertadas sobre o impacto do desenvolvimento sobre o meio ambiente. Foi publicado em 1971 um informe Limites do Crescimento ( MEADOWS, 1973 ) constando as taxas de crescimentos mundiais em crescimento atingiriam o limite da sustentação do planeta, resultando na contaminação da atmosfera e das águas, a escassez de alimentos, influenciados pelo fim dos recursos naturais não-renováveis.

    ResponderExcluir
  3. Texto 1. As Dimensões da Sustentabilidade

    A crescente atuação do homem sobre a natureza teve como conseqüência a modificação do meio ambiente em escala global, apresentando problemas de poluição e de desperdício. O início do impacto da ação do homem sobre o meio ambiente foi subdividido por RODRIGUES (1989:70-75) em quatro fases. A primeira inicia-se no momento da conquista do fogo, aumentando a biomassa retirada do ambiente, como a lenha utilizada nas fogueiras. A segunda fase ocorre com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio, quando o meio ambiente passa a fornecer, também, a biomassa dos rebanhos. Na terceira fase, caracterizada pelo crescimento da urbanização, aliam-se os impactos dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidro e outras oficinas. Na quarta fase, a partir da Revolução Industrial, as forjas e fundições passam a produzir o ferro e o aço.
    Outro marco importante na conscientização mundial dos problemas
    ambientais foi a reunião do Clube de Roma, em 1970, que alertou as autoridades para o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente. A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente foi realizada em Estocolmo, em junho de 1972, e colocou a questão ambiental nas agendas oficiais e das organizações internacionais.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de conservação mundial, para a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    BARONI (1992) fez uma revisão crítica do termo desenvolvimento
    sustentável, apontando as contradições e inconsistências das definições adotadas por alguns autores e algumas organizações mundiais.
    De acordo com TIETENBERG (1994:93-108), os indicadores econômicos baseados em preços de mercado, como a renda nacional e as análises de custo-benefício, não fornecem informações fidedignas, pois o mercado não capta todos os fatores que causam, ou não, o bem-estar humano.
    BARBIERI (1997) defende a eficácia dos instrumentos reguladores. Para ele, as políticas governamentais devem usar todos os instrumentos possíveis para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis: A curto prazo, é necessário impedir a degradação ambiental emergente através de instrumentos de comando e controle e dos mecanismos administrativos e judiciais. A longo prazo, provavelmente é a educação ambiental que deverá dar os melhores frutos, na medida em que amplia o nível de conscientização da sociedade.
    GUIMARÃES (1994:6-13) afirma que só é possível atender a todas as dimensões da sustentabilidade por meio de regimes democráticos e do aperfeiçoamento de suas instituições, que garantam a ampliação dos espaços da cidadania. Assim, os princípios e as estratégias que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável, sugeridos pela Comissão (CMMAD,1988:52-70) devem estar baseados na qualidade social. O Modelo que está sendo proposto nesta tese leva em conta a necessidade de dar informação ao público e de orientar as empresas para práticas sustentáveis.

    Belizar Maia

    ResponderExcluir
  4. Vemos aqui que a sustentabilidade vem sendo discutida a tempos na historia da humanidade e seu uso data desde o tempo das cavernas quando assim se iniciaram as primeiras degradações do meio ambiente com o uso da lenha como combustível para o fogo, logo em seguida vemos a exploração dos recursos não renováveis como os minérios, algo que explodiu em uso extremo já na revolução industrial, em meados do século XX. Isso nos mostra que quanto mais o tempo passa e nossa tecnologia avança, assim também mais severamente nossos recursos naturais são mais explorados e usados no dia a dia, causando assim uma degradação extrema no meio ambiente o tornando insustentável.
    Somente ao sofrer as consequências de anos de exploração descontrolada com a emissão de gases e a degradação extrema da camada de ozônio e da poluição dos rios, foi aí que os governantes mundiais resolveram por fim tomar uma atitude em relação sobre o que fazer para essa extensa destruição ecológica. A partir da década de 70 passaram a ter e tomar consciência dos danos anteriormente causados e assim se reuniram no Clube de Roma, para medir as consequências e colocarem em ação planos de contenção de crescimento, para assim poder “dar um tempo” para os recursos não renováveis serem utilizados mais moderadamente e sua exploração ser diminuída, para assim, as futuras gerações não sofrerem com o uso descontrolado dos recursos.

    ResponderExcluir
  5. A relação do homem com a sustentabilidade, que se vem desde a época antes da revolução industrial, homem nesse tempo se tinha mais agrado com a natureza e o meio ambiente pelo motivo de não ter tanto desenvolvimento tecnológico entretanto, depois da revolução industrial, deixou de lado mais a madeira e a fogueira em troca de ferro e aço, se teve uma troca entre materiais renováveis começa a ser substituída por materiais não-renováveis em que isso acarretou um impacto contra o meio-ambiente de milhares de vezes mais.
    Com o desenvolvimento da revolução industrial, cientistas com conhecimento e estudo do governo começaram a perceber que estava ficando fora de controle a degradação do ecossistema, chuva ácida por causa dos gases da atmosfera, problema com a camada de ozônio e o efeito estufa, com tantas consequências nações se agruparam para que possa discutir e tratar da causa.
    O governo procura uma melhoria para controlar nosso ambiente que está ficando fora de controle, empregando conceito sustentável em que possamos seguir para ajudar a proteger nosso planeta em que está se acabando aos poucos com causas que nos mesmos fazemos para consumo e economia e revolução.
    Com tal assunto sempre com diversas parcerias e negociação, eventos, reuniões colocaram a discussão sobre a valorização do meio-ambiente para influenciar a resolução da degradação, influenciando o assunto e o discurso do objetivo a fins de melhoria, para a etnia futura.

    ResponderExcluir
  6. A crescente atuação do homem sobre a natureza teve como conseqüência a modificação do meio ambiente em escala global, apresentando problemas de poluição e de desperdício. O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas à natureza e ao uso intensivo de recursos naturais.
    A urbanização provocou um aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões.
    O rápido desenvolvimento industrial, após a Segunda Guerra Mundial, aliado ao grande desenvolvimento científico e tecnológico, trouxe como conseqüência a contaminação ambiental dentro de um cenário global. O crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais. Alguns fatores contribuíram com a deterioração ambiental, entre eles, destaca-se: o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.
    A Comissão Brundtland, tinha como objetivo propor estratégias ambientais de longo prazo para obter um desenvolvimento sustentável, a partir do ano 2000. A Comissão ressaltou, também, a necessidade de encontrar novos padrões de consumo sustentáveis para esta e para as gerações futuras.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável. Os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    A Comissão definiu o conceito de desenvolvimento sustentável com o seguinte enunciado: "é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades."
    A Comissão Brundtland afirma que para haver a sustentabilidade ambiental é preciso não pôr em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos. Ainda para a Comissão, os padrões de consumo de muitas nações desenvolvidas e das camadas mais favorecidas dos países em desenvolvimento constituem um dos fatores responsáveis pelo impacto global no meio ambiente. Esses altos padrões de consumo insustentável estão levando ao comprometimento de muitos recursos naturais.
    Além disso, a pobreza reduz a possibilidade dos indivíduos usarem os recursos naturais de modo sustentável, levando-os a provocar maior pressão sobre o meio ambiente. As nações devem buscar substituir o processo de desenvolvimento convencional pelo desenvolvimento sustentável, é preciso que as nações avaliem seu modelo de desenvolvimento e o impacto que suas políticas estão exercendo sobre o meio ambiente e o desenvolvimento de outros países.
    SACHS conclui que o crescimento tem externalizado seus custos sociais e ambientais e ampliado a desigualdade entre os países e entre classes sociais de um mesmo país. Para ele, os problemas da pobreza e do meio ambiente podem ser resolvidos, no entanto, os obstáculos são de ordem social e política.
    De acordo com SACHS, o objetivo é construir uma sociedade em que haja maior igualdade na distribuição da renda, para diminuir a distância entre os padrões de vida de abastados e pobres, dentro de um padrão sustentável de consumo.

    ResponderExcluir
  7. As Dimensões da Sustentabilidade
    Murilo S. Corrêa

    Segundo RODRIGUES (1989:70-75) o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente pode ser divido em quatro fases: a primeira com a conquista do fogo, que fez o homem utilizar da madeira das árvores para fazer fogueiras; a segunda aconteceu com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio; a terceira ocorreu com o crescimento da urbanização, que consequentemente levou a um aumento de indústrias e a extração de recursos não renováveis; e a quarta ocorreu após a revolução industrial, levando o homem a utilizar recursos não renováveis como o carvão mineral e o petróleo.
    Após a Segunda Guerra Mundial o desenvolvimento industrial trouxe grandes prejuízos para o meio ambiente, na década de sessenta cientistas começaram a criticar as práticas indústrias que causavam grande degradação do meio ambiente, somente nesse período o governo pode ver os impactos que o desenvolvimento econômico estava trazendo para o meio ambiente. Graças a essa intervenção dos cientistas, em 1972 aconteceu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, a partir dessa conferência os países começaram a adotar um comportamento mais sustentável.
    Em 1987 surgiu a Comissão Brundtland, que tinha por objetivo obter desenvolvimento sustentável através de estratégias ambientais de longo prazo. Os principais problemas apontados nesse relatório foram: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico. Em 1992 houve no Rio de Janeiro a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que trouxe a Agenda 21, relatório que defendia que a responsabilidade é de cada governo de preparar estratégias e mudanças na legislação, com base nas áreas-programas, apontando mudanças necessárias para uma parceria global e visando o desenvolvimento sustentável. A Comissão Brundtland e a Agenda 21 reconhecem outras dimensões da sustentabilidade além das dimensões ambientais, econômicas e sociais.
    A dimensão ambiental da sustentabilidade: visa que não se deve por em risco a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos, que são elementos que sustentam a integridade do ecossistema, defendendo que os recursos naturais devem ser utilizados de forma responsável, para que não se esgotem com o tempo. Também propõe a reciclagem e a reutilização para a redução de desperdício e de resíduos descartados.
    A dimensão econômica da sustentabilidade: o principal ponto da dimensão econômica da sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável que exige mudanças no desenvolvimento econômico dos países, a fim de torná-los consumidores menos intensivos de matérias-primas e energia.
    A dimensão social da sustentabilidade: o desenvolvimento sustentável exige que as sociedades atendam às necessidades essenciais de todos, e também das gerações futuras, sendo assim diminuindo a desigualdade social dentro de um padrão sustentável de consumo. Sendo necessárias reformas políticas para reduzir níveis de consumo dos países desenvolvidos e atingir os níveis mínimos de consumo dos países em desenvolvimento.
    Outras dimensões da sustentabilidade: existem também as dimensões culturais, espaciais e políticas, levando em consideração a pluralidade dos problemas, cada país possui sua cultura, sua política e sua distribuição territorial, logo não existem soluções gerais e homogêneas para as questões ambientais.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Leticia Vieira Amorim segundo ano de administração
    AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
    A crescente atuação do homem sobre a natureza teve como consequência a modificação do meio ambiente em escala global, apresentando problemas de poluição e de desperdício. O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas à natureza e ao uso intensivo de recursos naturais.
    A primeira inicia-se no momento da conquista do fogo, aumentando a biomassa retirada do ambiente, como a lenha utilizada nas fogueiras. A segunda fase ocorre com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio, quando o meio ambiente passa a fornecer, também, a biomassa dos rebanhos, das colheitas e dos combustíveis para os fornos das olarias. Na terceira fase, caracterizada pelo crescimento da urbanização, aliam-se os impactos dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidro e outras oficinas, com a extração de recursos não renováveis das minas e jazidas. Por fim, na quarta fase, a partir da Revolução Industrial, as forjas e fundições passam a produzir o ferro e o aço. A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não renováveis, como o carvão mineral e o petróleo. Além disso, a urbanização provocou um aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões. Para assegurar a continuidade da acumulação de riqueza, os países industrializados foram buscar o espaço e a matéria-prima de que necessitavam nas nações subdesenvolvidas, as quais viam a exploração de seus recursos naturais como alternativa de aumentar suas divisas e alcançar o desenvolvimento.
    Os principais problemas abordados nesse relatório foram, entre outros: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico. Embora os temas discutidos pela Comissão abordassem primordialmente as questões ambientais, o relatório levantou questões relativas à desigualdade social e aos padrões de produção e consumo nos processos de desenvolvimento. A Comissão ressaltou, também, a necessidade de encontrar novos padrões de consumo sustentáveis para esta e para as gerações futuras.
    A Comissão Brundtland (CMMAD,1998:47-48) afirma que para haver a sustentabilidade ambiental é preciso não pôr em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos. É, também, necessário garantir a todos o acesso aos recursos ameaçados de extinção e encontrar novas tecnologias para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, antes que se esgotem os limites dos recursos naturais.
    Os instrumentos de comando e de controle objetivam limitar as ações do agente poluidor, mediante o estabelecimento de normas e padrões aceitáveis de poluição e a fiscalização de desempenho. Por meio desses instrumentos, não são autorizados a produção, o comércio e o uso de certos produtos ou matérias-primas, como, por exemplo, o CFC. Além disso, esses instrumentos estabelecem o modo de funcionamento de equipamentos para diminuir a emissão de poluentes.
    As necessidades básicas de grande número de pessoas - alimentos, roupas, habitação, emprego - não estão sendo atendidas, principalmente nos países em desenvolvimento. Por isso, o desenvolvimento sustentável exige que as sociedades atendam às necessidades essenciais de todos, tanto aumentando o potencial de produção, quanto assegurando a todas as pessoas as mesmas oportunidades de realizar suas aspirações de uma melhor qualidade de vida.
    SACHS (1993:27) afirma que para haver sustentabilidade cultural, o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser traduzido em uma diversidade de soluções particulares, que respeitem as especificidades de cada contexto ambiental, cultural e local.

    ResponderExcluir
  10. Geisler de oliveira ribeiro
    a sustentabilidade possui três principais dimensões:dimensão ambiental, dimensão social e dimensão econômica.
    o conceito básico de desenvolvimento sustentável é um maio que mantem os processos e sistemas da vida humana, atendendo as necessidades presentes próprias, preservando a diversidade genética e assegurando a utilização sustentável das especeis e ecossistemas.
    dimensão ambiental: nada mais é do que fazer algo sem prejudicar os elementos naturais. os recursos devem ser utilizados dentro dos limites de regeneração e de crescimento natural.
    dimensão econômica: processo de desenvolvimento que busca alcançar o crescimento econômico do pais. os instrumentos econômico tenta interferir nas ações da empresa, de modo que proporcionem custos ou benefícios adicionais para as organizações, eles são aplicadas através da cobranças de taxas.
    dimensão social: nação de igualdade social entre diferentes gerações, é preciso que haja uma ideia global das necessidades humanas, agregando variáveis não econômicas, como saúde e educação. o desenvolvimento econômico e social devem caminhar juntos.

    ResponderExcluir
  11. TEXTO 1 - Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
    No ultimo século o planeta vem sofrendo cada vez mais com as ações inconsequentes da população, segundo RODRIGUES ( 1989:70-75) esses impactos foram divididos em quatro fases diferentes a primeira com a conquista do fogo , a segunda com o surgimentos da agricultura a terceira com o crescimento da urbanização e por fim a quarta que aconteceu após a revolução industrial. Deu se inicio a degradação do meio ambiente , onde nenhum país ficou imune , inclusive países menos desenvolvidos como áfrica e asia , As primeiras consequências notadas foram as chuvas acidas , o efeito estuda e a destruição da camda de ozônio, uma vez que o problema cresceu a visibilidade também cresceu começando assim a surgir conferencia e reuniões uma vez visto que os governos não conseguiriam suprir essa necessidade, segundo SACHS ( 1993 ) após tantas conferencias e reuniões houve um crescimento da conscientização dos cidadãos e a discussão foi sendo cada vez mais ampliada.
    Em 1980 após tanto se falar sobre os inúmeros problemas causados ao ambiente surge então o termo desenvolvimento sustentável que falamos com tanta frequência nos dias de hoje, para se alcançar o desenvolvimento sustentável é preciso que a economia , a preservação do meio ambiente e a conscientização caminhem juntos.
    Para que haja sustentabilidade é fundamental que tenha consumo consciente dentro do que o ambiente consiga se regenerar , caminhando ao lado da sustentabilidade encontra se a economia sustentável , como o imposto sobre a poluição que esta sendo muito usado nos países desenvolvidos.
    A sustentabilidade social , abrange a saúde e educação , outros modelos de sustentabilidade é a cultural , espacial e politica , segundo GUIMARÃES ( 1994:6-13) afirma- se que só é possível atender todas as dimensões da sustentabilidade por meio de regimes democráticos e do aperfeiçoamento de suas instituições que garantam a ampliação dos espaços da cidadania .


    Bruna Santos

    ResponderExcluir
  12. Marciel Filho
    as dimensões da sustentabilidade
    o termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1980 no documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável. o termo desenvolvimento sustentável possui dois conceitos de necessidade básicos dos pobres de todo mundo; atendidos como prioridade máxima, e o conceito de limitação dos recursos naturais, o que pode impedir as gerações presentes e futuras de atenderem as suas necessidades. esses conceitos se relaciona como desenvolvimento econômico que tenta atender as necessidades humanas.
    dimensão ambiental a sustentabilidade ambiental existe quando o processo não põe em risco os elemento naturais como quantidade do ar dos solos das águas e dos seres vivos.
    dimensão econômica: para ser sustentável é preciso os países se orientem de estratégias direcionadas para as atividades econômicas consumindo a minimo de matéria prima e energia buscando uma igualdade de renda, fazendo com que todos se beneficiem do crescimento econômico.
    dimensão social: nação de igualdade social entre diferentes gerações, é preciso que haja uma ideia global das necessidades humanas, agregando variáveis não econômicas, como saúde e educação. o desenvolvimento econômico e social devem caminhar juntos.

    ResponderExcluir
  13. Sabe-se que o homem foi o principal causador dos problemas ambientais, esses problemas deram inicio quando o homem começou a usufruir da natureza tirando seus benefícios sem se importar com o impacto que estava causando.
    Devido à evolução tecnológica industrial esses problemas tornaram-se ainda maiores, onde a demanda por matéria-prima ganhava uma proporção maior, logo a agricultura que era apenas para subsistência passou a atender essa demanda. Vendo os problemas ambientais a ONU em 1972 convocou uma conferência para conscientização sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, realizada em Estocolmo, a partir dessa conferência os países começaram a adotar um comportamento mais sustentável.
    A Comissão Brundtland surgiu em 1987, essa comissão tinha como objetivo propor estratégias ambientais de longo prazo para obter um desenvolvimento sustentável. Os principais problemas apontados nesse relatório foram: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico.
    Em 1992 houve no Rio de Janeiro a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que trouxe a Agenda 21, relatório que defendia que a responsabilidade é de cada governo de preparar estratégias e mudanças na legislação, com base nas áreas-programas, apontando mudanças necessárias para uma parceria global e visando o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  14. Dieici ferreira da Silva
    AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
    A natureza vem sofrendo vários impactos com a ação do homem sobre o meio ambiente, assim é apresentado vários problemas de poluição e de desperdício. Para Rodrigues os impactos foram divididos em quatro fases: 1°, A conquista do fogo, com isso aumentando a biomassa retirada do ambiente. 2°, ocorre com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio. 3°, caracterizada pelo crescimento da urbanização. 4°, A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não renováveis, como o carvão mineral e o petróleo. A urbanização provocou um aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões. Os outros países periféricos não ficaram imunes ao surto de desenvolvimento acelerado. Foram inseridos no processo de crescimento como novos mercados e como fornecedores de insumos. No Brasil nos anos 50, com o crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais. Os governos notaram que se uma região ou um país lançava poluente tóxico no rio a população da região ou do país vizinho era contaminada. Em Paris, em 1968, marcou o despertar de uma consciência ecológica internacional, mesmo sendo uma reunião de especialistas e cientistas. O estudo mostra que, se persistissem as taxas mundiais de crescimento demográfico e econômico, os limites de sustentação do planeta seriam atingidos em meados do próximo século, tendo, como consequências, a contaminação da atmosfera e das águas, a escassez de alimentos, bem como o colapso da produção agrícola e industrial, decorrentes do esgotamento dos recursos naturais não-renováveis. O documento final da Conferência, Declaração sobre Meio Ambiente Humano, resultou numa declaração contendo 23 princípios, entre os quais algumas teses desenvolvidas pelos países periféricos. Esses princípios fazem parte da constituição das Nações Unidas, conjuntamente com a Declaração dos Direitos do Homem. Criaram ministérios ou organismos encarregados do meio ambiente para atuar nas questões relativas à degradação da natureza. Muitos empresários começaram a implementar a gestão ambiental em suas organizações. Essa comissão foi nomeada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para elaborar um relatório sobre os problemas ambientais. Esse relatório, publicado em 1987, apontou os problemas ambientais globais e o desequilíbrio entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Alertou, também, as autoridades governamentais para adotarem medidas, no sentido de coibir e controlar os efeitos da contaminação ambiental, com o intuito de alcançarem o desenvolvimento sustentável. A Comissão Brundtland (CMMAD, 1988:xi), tinha como objetivo propor estratégias ambientais de longo prazo para obter um desenvolvimento sustentável, a partir do ano 2000. Dentre as ações a serem empreendidas destacam-se as seguintes: cooperação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento para a consecução de objetivos comuns, que considerem as inter-relações de pessoas, de recursos, de meio ambiente e de desenvolvimento; criação de mecanismos para que a comunidade internacional possa tratar as preocupações de caráter ambiental; definição de noções comuns relativas às questões ambientais de longo prazo e as atividades necessárias para gerenciar os problemas da proteção e da melhoria do meio ambiente. Os principais problemas abordados nesse relatório foram, entre outros: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico. Embora os temas discutidos pela Comissão abordassem primordialmente as questões ambientais, o relatório levantou questões relativas à desigualdade social e aos padrões de produção e consumo nos processos de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  15. Texto 1 - Cap. 2 “AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE”

    Andréia Ferreira

    O impacto causado pelo homem sobre o meio ambiente tem crescido potencialmente com o passar dos anos, historicamente esses efeitos nocivos podem ser observados desde a conquista do fogo até os dias atuais.
    A agricultura e posteriormente o desenvolvimento de uma sociedade industrial, potencializaram esses efeitos, propiciando o surgimento de tecnologias nocivas ao meio ambiente e a exploração desenfreada dos recursos naturais.
    Tais efeitos foram tomando dimensões globais, o início da escassez de matéria-prima nos países industrializados fez com que tais nações passaram a buscar recursos em países subdesenvolvidos, fazendo com que os feitos nocivos desta prática atingissem toda a humanidade.
    A globalização da poluição se tornou então um assunto a ser discutido, mas somente 1960 foi despertada uma consciência ecologia internacional através da “Conferência sobre a Biosfera”, que propunha o desenvolvimento preservando o meio ambiente. A partir daí surgiram novos marcos na conscientização ambiental e em 1980 o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi instituído, abordando fatores não só ecológicos, mas também econômicos e sociais.

    ResponderExcluir
  16. A expansão industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologia nocivas à natureza e ao uso de recursos naturais. Com o comportamento do homem na natureza resultou-se na modificação do meio ambiente na escala global, isso em todo o mundo. Resultando em poluição e desperdícios. O governo procura um melhoria para controlar nosso meio ambiente, e com o desenvolvimento da evolução industrial, cientistas com conhecimentos e estudo do governo começaram a perceber que estava ficando fora de controle a degradação do ecossistema, chuva ácida por causa dos gases da atmosfera, problema com a camada de ozônio e o efeito estufa, entre outros.
    A pobreza reduz a possibilidade dos indivíduos usarem os recursos naturais de modo sustentável, levando a provocar a maior pressão sobre o meio ambiente. SACHS conclui que o crescimento tem internalizado seus custos sociais e ambientais, e ampliando a desigualdade entre os países e entre classes sociais de um mesmo país. Para ele os problemas da pobreza podem ser resolvidos, no entanto os obstáculos são de ordem social e política. E afirma que para haver sustentabilidade cultural, o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser traduzido em uma diversidade de soluções particulares, que respeitam as especificidades de cada contexto ambiental, cultural e local.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de Conservação Mundial, para a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial eram; manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética, e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.

    Lívia Fernanda Santana

    ResponderExcluir
  17. Diego Machado
    O crescimento industrial, com seu crescimento causou danos ao meio ambiente, com o desenvolvimento de tecnologias nocivas.
    Rodrigues, divide o impacto do homem sobre o meio ambiente em quatro fases, primeira acontece com a descoberta do fogo, a segunda ocorre o surgimento da agricultura de subsistência, terceira exalta o crescimento da urbanização onde ocorre a extração de recursos não renováveis das minas e jazidas, a quarta e ultima acontece a revolução industrial, onde começa a produção de ferro e aço, onde recursos renováveis começam a ser substituídos por não renováveis como o carvão mineral e o petróleo, o impacto ambiental da quarta fase e mil vezes maior que o da primeira.
    Lima, diz que o aumento da urbanização provocou um aumento na demanda de recursos naturais, levando alguns lugares e regiões a um estado de escassez, os países desenvolvidos foram buscar matéria prima nos subdesenvolvidos onde os quais pensavam em alcançar o desenvolvimento, onde começa a degradação do meio ambiente em escala global.
    Barbieri, os países periféricos também acompanharam o surto de desenvolvimento acelerado, após a segunda guerra mundial o desenvolvimento industrial devido ao desenvolvimento cientifico e tecnológico trouxe grande impacto ambiental em todo o globo, o crescimento econômico globalizou a poluição, assim gerando graves problemas ambientais.
    O estudo mostra que, se persistissem as taxas mundiais de crescimento demográfico e econômico, os limites de sustentação do planeta seriam atingidos em meados do próximo século, tendo, como consequências, a contaminação da atmosfera e das águas, a escassez de alimentos, bem como o colapso da produção agrícola e industrial, decorrentes do esgotamento dos recursos naturais não-renováveis.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A DIMENSÃO DA SUSTENTABILIDADE
    O TEXTO CITA QUE AS EMPRESAS HOJE SE PREOCUPAM MAIS COM O MEIO AMBIENTE, PORQUE NO PASSADO NÃO HAVIA ESSA PREOCUPAÇÃO E SE HOUVESSE MUDANÇA PODERIA CAUSAR ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS. COM ISSO VEIO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
    SURGIU DIVERSA CONFERENCIA QUE TRATAVAM DESSE ASSUNTO, ESSAS CONFERENCIAS DISCUTIAM UM MEIO DE REDUZIR A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE. A PARTIR DESSAS CONFERENCIAS OS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS PASSARAM A ELABORAR LEGISLAÇÕES ESPECIFICAS E REGULAMENTOS PARA CUIDAR DESSE ASSUNTO.
    SEGUNDO A “COMISSÃO BRUNDLAND, AFIRMA QUE PARA HAVER A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E PRECISO NÃO POR EM RISCO OS ELEMENTOS NATURAIS QUE SUSTENTAM A INTEGRIDADE GLOBAL DO ECOSSISTEMA”, “... TAMBÉM AFIRMA QUE QUANDO UM SISTEMA APROXIMA SE DE LIMITES ECOLÓGICOS, AS DESIGUALDADES ACENTUAM-SE PORQUE AS NAÇÕES MAIS RICAS E AS CLASSES PRIVILEGIADAS POSICIONAM-SE COM VANTAGENS PARA LIDAR COM OS EFEITOS DAS ADVERSIDADES AMBIENTAIS, DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO E TECNOLÓGICO...”.
    A CONTABILIDADE ECOLÓGICA TEM COMO GRANDE OBJETIVO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS DAS CONTAS NACIONAIS EM RELAÇÃO AO PRODUTO INTERNO BRUTO.
    Aluna :Tilexine

    ResponderExcluir
  20. Raiane Souza Candido

    Este texto fala sobre os indicadores de degradação ambiental, que por sua vez apontam para situações alarmantes. O avanço na tecnologia foi tanto que a demanda foi maior do que se podia ser para suprir toda a necessidade. O que fez com que o impacto a natureza fosse maior. Nos dias de hoje, o assunto: sustentabilidade, vem ganhando destaque dentro das organizações. Algumas empresas até adotam medidas de melhorias e proteção ambiental. Falando sobre o Desenvolvimento Sustentável que por sua vez, propõe a atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. A razão principal de tais empresas para esta proteção foi o passivo decorrente dos acidentes ambientais.
    A criação de um Modelo de Organização Sustentável era pra servir como exemplo a ser seguido, pois como as pessoas iriam saber que desde a matéria prima até o descarte do produto, todas as etapas estão compatíveis com o meio ambiente. Outro fator para a criação desse modelo foi a notificação de empresas com setores considerados poluentes. O Modelo de Organização Sustentável proposto procura resolver como todas as dimensões da sustentabilidade podem ser incorporadas pelas organizações. Para testar o Modelo proposto, realizou-se uma pesquisa em 32 lojas de fast-food, em 1999. Os resultados permitiram estabelecer o grau de sustentabilidade organizacional nesse setor. e possibilitar o tratamento da problemática dos resíduos sólidos. No segundo capítulo apresentou-se a evolução histórica dos problemas ambientais provocados pelo homem, e em seguida, a construção de conceitos para discutir a dimensão da sustentabilidade e seus indicadores. Criaram-se mais outros 4 capítulos para a resolução dessa problemática.
    Sobre as dimensões da sustentabilidade foram falados sobre: alguns elementos históricos da mudanças no paradigma de desenvolvimento e a construção do conceito de desenvolvimento sustentável. Que se subdivide em: a dimensão ambiental da sustentabilidade; a dimensão econômica da sustentabilidade; a dimensão social da sustentabilidade; e outras dimensões da sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  21. A expansão industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologia nocivas à natureza e ao uso de recursos naturais. Com o comportamento do homem na natureza resultou-se na modificação do meio ambiente na escala global, isso em todo o mundo. Resultando em poluição e desperdícios. O governo procura um melhoria para controlar nosso meio ambiente, e com o desenvolvimento da evolução industrial, cientistas com conhecimentos e estudo do governo começaram a perceber que estava ficando fora de controle a degradação do ecossistema, chuva ácida por causa dos gases da atmosfera, problema com a camada de ozônio e o efeito estufa, entre outros.
    A pobreza reduz a possibilidade dos indivíduos usarem os recursos naturais de modo sustentável, levando a provocar a maior pressão sobre o meio ambiente. SACHS conclui que o crescimento tem internalizado seus custos sociais e ambientais, e ampliando a desigualdade entre os países e entre classes sociais de um mesmo país. Para ele os problemas da pobreza podem ser resolvidos, no entanto os obstáculos são de ordem social e política. E afirma que para haver sustentabilidade cultural, o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser traduzido em uma diversidade de soluções particulares, que respeitam as especificidades de cada contexto ambiental, cultural e local.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de Conservação Mundial, para a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial eram; manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética, e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas. Acadêmico: Vinicius Garcia

    ResponderExcluir
  22. Luana Da Silva Domingues
    Capítulo 2
    O homem, todavia, sempre causou impactos sobre a natureza, isso abrange várias fases, desde as primeiras atitudes primárias do homem com a descoberta do fogo até mesmo a revolução industrial e posteriormente tais transformações do carvão e extração de petróleo agredindo significativamente a natureza.
    De início explorava-se os recursos naturais existentes nos países desenvolvidos, mas o crescente desenvolvimento populacional nessas regiões juntamente com a ganância da posse do capital foi se regredindo seus recursos que antes era abundante. Como medida, foram atrás de explorar novas terras e na grande intenção de explorar novos recursos naturais exclusivamente para o cultivo de mais riqueza.
    Após 1960 o embalo crescente da industrialização e logo, a globalização, o meio ambiente teve impactos de vários ângulos, determinados países soltam ainda hoje quantidades terríveis de gases na atmosfera provenientes de países altamente industrializados com mídia apelativa para o consumo. Regiões próximas ou distantes recebem os impactos de líderes produtores que propiciam a poluição para seus consumidores.
    Ainda distante, em 1970, no Clube de Roma, já discutiam os transtornos que irão ocorrer pelo crescimento ultra acelerado da economia indicando previsões para o século seguinte de perdas de alimentos, falta de água/contaminada, enchentes, entre outras ocorrências.
    Na primeira reunião da ONU abordou-se um lema indiscutível, uma vez que, as mesmas empresas que contratam mão de obra para o desenvolvimento tecnológico de suas máquinas liberando certos gases, são as mesmas incapazes de desenvolver tais tecnologias para a redução de poluentes na atmosfera.
    O termo Desenvolvimento Sustentável surgiu em 1980 no documento: Estratégia de conservação mundial, conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável, publicado por União Internacional para a conservação da Natureza (UICN).
    Para UICN, os princípios são: manter os principais processos ecológicos, e os sistemas naturais à vida humana, preservar a diversidade genética, e assegurar a diversidade sustentável das espécies e dos ecossistemas.

    ResponderExcluir
  23. Francieli Macedo Faquineti

    As Dimensões da sustentabilidade

    O autor explica que com o decorrer do tempo o homem teve que se preocupar mais e mais com meio ambiente,pois começaram a surgir o desperdício,a poluição, o efeito estufa.
    Com o desenvolvimento industrial os problemas ambientais foram se agravando,até chegar um ponto em que alguns cientistas se reuniram para criticar as industrias,os países perceberam que eles precisavam se unir para cuidar do meio ambiente ,pois se um apenas cuidasse não adiantaria porque a poluição é global e todos são afetados.
    Mas para esses países se conscientizarem foram feitas algumas reuniões e conferências, que alertaram as autoridades sobre os problemas.Esses assuntos começaram a percorrer o mundo inteiro pois as conferências foram feitas em vários países.
    A partir daí quase todas as nações industrializadas criaram leis e projetos para aderir o desenvolvimento sustentável; a maioria dos autores citados por BARONI afirmam que desenvolvimento sustentável significa buscar o fim da pobreza,reduzir a plouição ambiental e o desperdicio de recursos.
    E para finalizar segundo Gro Harlem Brundtland,o meio ambiente não está separado dos problemas da humanidade,por isso nas conferências foram envolvidos os problemas da humanidade em si.

    ResponderExcluir
  24. A empresa é o elemento mais dinamizador e com maior poder de transformação de nossas civilizações, porque dela depende a subsistência da maior parte do povo, a principal responsável pelo uso-sustentavel dos recursos naturais.
    O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologia nocivas à natureza e ao uso intensivo de recursos naturais. A urbanização provocou um aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões, os sistemas econômicos dos países periféricos sofreram transformações em sua base produtiva, passando a redirecionar suas atividades de agricultura para a indústria, o Brasil é um bom exemplo dessa transformação com a aceleração nos anos 50 com a chegada da indústria automotiva, a estrutura econômica do país altera-se sensivelmente.
    O rápido desenvolvimento industrial, após Segunda Guerra Mundial, aliado ao grande desenvolvimento científico e tecnológico, trouxe como consequência a contaminação ambiental dentro de um cenário global, ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição. Os governos perceberam que alguns países, ao emitirem gases na atmosfera, provocam chuva ácida em outros países, também que o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio poderia atingir a todos. Dessa forma, tornou -se necessário buscar instrumentos internacionais de intervenção.
    O estudou mostrou que se persistirem as taxas mundiais de crescimento demográfico e econômico os limites de sustentação do planeta seriam atingidos em meados do próximo século tendo como consequência a contaminação da atmosfera e das águas. Popularizou-se a frase ''A pobreza é a maior da poluição'', os países do hemisfério sul afirmam que a solução da poluição não era impedir o desenvolvimento e sim orientá-lo para a preservação do meio ambiente e dos recursos não-renovaveis.
    A partir da conferência quase todas as nações industrializadas promulgaram legislações e regulamentos ambientais, as Organizações não-Governamentais – ONGs surgiram em todos o mundo, empresarios começaram a implementar a gestão ambiental em suas organizações. Durante as décadas de setenta e oitenta houve pouco progresso no sentido de resolver os danos para o meio
    Ambientes decorrentes do crescimento econômico, o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.
    Os principais problemas abordados, desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética e destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico, ressaltou, também, a necessidade de encontrar novos padrões de consumo sustentáveis para esta e para as gerações futuras. Para o êxito da implementação desse documento, ficou acordado que seria de responsabilidade de cada governo preparar estratégias e mudanças na legislação, com base nas áreas programas, O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais
    Necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas. O termo desenvolvimento sustentável contém dois conceitos-chave: o conceito de necessidades básicas dos pobres de todo o mundo, que devem ser atendidas como prioridade máxima, e o conceito de limitação dos recursos naturais, que pode impedir às gerações presentes e futuras de atenderem às suas necessidades, tem como principal objetivo atender às necessidades humanas. O excesso de consumo insustentável fica evidenciado pela utilização dos recursos naturais, quando comparados aos níveis de consumo per capita mundial, a agenda 21 propõe que Governos ajam em conjunto com o setor privado e a sociedade para reduzirem a geração de resíduos e de produtos descartados, por meio da reciclagem, nos processos industriais e no consumo de produtos. Fagner Silva

    ResponderExcluir
  25. As Dimensões da Sustentabilidade

    Há uma linha comum em todas as publicações sobre desenvolvimento sustentável no que diz respeito ao alcance de um desenvolvimento econômico duradouro sem exaurir os recursos naturais, bem como sobre as estratégias para preservar nosso habitat sadio para os descendentes humanos.

    Diante dos pressupostos do Desenvolvimento Sustentável, é preciso analisar as oportunidades que surgem para escolher o melhor caminho a ser percorrido, já que vivenciamos um rápido esgotamento dos recursos, aliado a uma maior urbanização/industrialização e um crescimento explosivo da população.

    Segundo Sachs (1993), para melhor entender a sustentabilidade em sua plenitude, é preciso olhar para o processo de desenvolvimento a partir de dimensões variadas, que analisaremos a seguir:

    Sustentabilidade social: a maior preocupação é com o bem-estar humano, ao promover a cidadania e a melhora na qualidade de vida. É imperativo que não nos omitamos das questões sociais e busquemos um ideal que seria a emergência de um novo paradigma cultural que descarte o pensamento consumista.
    Sustentabilidade econômica: em termos empresariais, se enaltece a Responsabilidade Social Corporativa, onde, segundo critérios econômicos, sobressai-se a necessidade de geração de emprego e renda. Auxiliando este processo, pode-se citar, segundo critérios macroeconômicos, o planejamento governamental, com vistas a diminuir os custos sociais e ambientais por meio de alocação e fluxos de recursos de maneira mais eficaz.
    Sustentabilidade ecológica: seria impossível pensar a sustentabilidade sem mencionar que necessitamos alcançar o correto denominador comum entre o desenvolvimento e a preservação da natureza. Para tanto, se faz necessário buscar constantemente tecnologias limpas que propiciem, desta forma, uma gestão ambiental de modo a manter a deterioração em um nível mínimo.

    Sustentabilidade cultural: não há que se falar também em Desenvolvimento Sustentável se não mantivermos a identidade cultural dos povos. É neste ponto que é possível preservar as raízes culturais dos seres humanos, propiciando e sendo um catalisador para as outras dimensões.

    Portanto, falar de Desenvolvimento Sustentável é lidar com uma interdisciplinaridade enorme, o que, muitas vezes, pode tornar o caminho mais difícil devido a dificuldade de se traçar um objetivo comum em face de tantas mentes pensantes nas mais diversas áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. Durante a evolução do homem a natureza se tornou matéria prima fundamental para seu desenvolvimento, os recursos naturais cada vez mais foram sendo usados com intuito de alavancar, durante a revolução Industrial os problemas começaram a aparecer, o uso desenfreado dos recursos passou a ser tema de discussões relacionadas ao meio ambiente, conferencias e reuniões entre países desenvolvidos resultaram em vários princípios ambientais e até sociais, ONGs surgiram em meio aos temas pertinentes. Normas e regulamentos ambientais foram implantados a favor da conscientização do uso desses recursos que cada vez mais passam a ser escasso com o aumento dos grandes centros urbanos e da população. Em meio as reuniões realizadas em prol do meio ambiente foram abordados vários outros temas como a importância social junto ao meio ambiente e assim determinada que ambas caminham juntos em prol da natureza e a sociedade.

    ResponderExcluir
  27. As Dimensões da sustentabilidade
    O texto fala sobre a natureza devido a crescente atuação do homem que teve como conseqüência a modificação do meio ambiente em escala global, apresentando problemas de poluição e de desperdício. O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas natureza e ao uso intensivo de recursos naturais. Depois teve ideia de dois autores chamados Lima e BARBIERI.
    Com tudo isso teve alguns problemas que foram desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética,
    destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico. Embora os temas discutidos pela Comissão abordassem primordialmente as questões ambientais, o relatório levantou questões relativas à desigualdade social e aos padrões de produção e consumo nos processos de desenvolvimento. A Comissão ressaltou, também, a
    necessidade de encontrar novos padrões de consumo sustentáveis para esta e para as gerações futuras.
    Os princípios e as estratégias que derivam do conceito de
    desenvolvimento sustentável, sugeridos pela Comissão devem estar baseados na eqüidade social, com níveis populacionais e padrões de
    consumo sustentáveis; na mudança de qualidade do crescimento; na conservação e no fortalecimento da base dos recursos; nas tecnologias limpas e na administração dos riscos; na reformulação das relações econômicas, que buscam a cooperação internacional; na integração do meio ambiente e da economia nos processos
    decisórios; e na distribuição territorial equilibrada. Para tanto, deve-se buscar novas formas de associação entre a sociedade civil, as empresas e as autoridades públicas.O Modelo que está sendo proposto nesta tese leva em conta a necessidade de dar informação ao público e de orientar as empresas para práticas sustentáveis.
    Gro Harlem Brundtland diz que o meio ambiente não está separado dos problemas da humanidade,por isso nas conferências foram envolvidos os problemas da humanidade em si mesma.

    ResponderExcluir
  28. As dimensões de sustentabilidade.
    Com o crescimento industrial desorganizado não sustentado, os pesquisares ambientais reúnem em conferencias começou a fazer críticas contra as industrias seus modelos de produção sem controle ambiental. Os cientistas com ajuda ONU fazer um conferencia mundial em Estocolmo (1972) para alertar os governantes sobre o mau uso dos recursos na produção das industrias, para os países criar legislações e regulamentos ambientais para o uso corretos dos recursos nas industrias tendo, sustentabilidade tem base três dimensões: ambiental, social, econômico.
    Para industrias ter o melhor uso da mataria prima renovável e não renovavel durante o processo industrial, com menos percas no processo, maior eficiência na fabricação dos produtos, para diminuir os poluentes no processo de fabricação dos produtos. As conferencias abriu os olhos da população contra produção desorganizado sem sustentabilidade das fabricas, para elas seguir as legislações e os regulamentos das nações. Tem objetivo de reduzir, reutilizar, reciclar na produção.
    Fabio Henrique. 3ºSem. ADM CPAR UFMS

    ResponderExcluir
  29. As dimensões da sustentabilidade.
    O Desenvolvimento Sustentável surgiu nas últimas décadas do século XX, para traduzir várias ideias e preocupações devido à gravidade dos problemas que causam riscos às condições de vida no planeta. Uma das primeiras organizações a apontar os riscos do crescimento econômico contínuo foi o Clube de Roma em 1972. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a Conferência de Estocolmo, que abordou problemas ambientais decorrentes da poluição atmosférica, crescimento populacional e crescimento versus desenvolvimento. Em 1974, surge a proposta do ecodesenvolvimento, formulada por intelectuais como Sachs, Leff e Strong, que incorpora, além das questões econômicas e sociais; as questões culturais, políticas e ambientais, à noção de desenvolvimento (LEFF, 2005). Todavia, o termo 'sustentável' aparece pela primeira vez no informe das Nações Unidas: Nosso Futuro Comum (Comissão Mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento, 1991), conhecido como informe Brundtland em 1987. No entanto, a falta de precisão no conceito de sustentabilidade traz consigo deficiências nas referencias teóricas, e estas, por sua vez, poderiam contribuir para diversos campos de conhecimentos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais (RATTNER, 1999). O conceito de sustentabilidade vai muito além de explicar a realidade, pois exige aplicações práticas. Esta discussão teórica apenas revela uma luta disfarçada pelo poder entre os atores sociais. Para aprofundar-se no conceito é necessário ter uma visão mais ampla, analisando o passado, o presente e o futuro.
    Denise. 3º sem. ADM CPAR UFMS

    ResponderExcluir
  30. As dimensões da sustentabilidade

    Os elementos históricos textuais que causaram modificações ao meio ambiente escala global devido ao crescimento global foram, conquista do fogo; surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreiro; caracterizou-se pelo crescimento da urbanização aliados a outras consequências; que foi a partir da revolução industrial e como fator principal a lenha como recurso renovável substituindo recursos não renováveis.
    De acordo com lima (1984: 45), a agricultura que tinha como finalidade de produzir alimentos, migrou para produção de matéria prima para as indústrias e com a urbanização causou uma grande demanda no aumento dos recursos naturais. E para manter o grande crescimento as industrias foram buscar matéria primas em outras nações, saltando das divisas para se desenvolver. Causando o início da degradação do meio ambiente em grande escala.
    Barbieri (1977: 16; 17), Ressaltou que os países de menores não seriam afetados pelos desenvolvimentos acelerado dos processos industriais e memo assim foram citados no processo de mercado, e com esses fatores o sistema de economia também foram modificados de acordo com suas bases de produções. Exemplificando o Brasil que a partir da década de 30 se industrializou-se. E após a segunda guerra com o crescimento da indústria também surgiu a contaminação ambiental nacionalmente.
    Após a década de 60, surgiram grupos de cientistas que criticaram a sociedade industrial, críticas sobre os efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Assim surgiu a conferência da BIOSFERA, Conferêcia esta que marcou o despertar da consciência ecológica, esta lançou o programa “Homem e a Biosfera”, esse programa lança um novo conceito, que propunha conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente. Outro marco importante aconteceu em Roma, com o tema “Limites do Crescimento”, informando a respeito das taxa mundiais do crescimento demográfico econômicos, programas influenciaram a convocarem um conferência mundial sobre os problemas ambientais. Logo após esses programas, surgiram também na década de 80 novos programas de conceitos sustentáveis para abordarem fatores que possam reduzir a degradação ao meio ambiente.

    ResponderExcluir