quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sustentabilidade

18/set (13)


Texto 7 - Sustentabilidade na cadeia produtiva da carne bovina

Fazer o download do texto no final da página do site, o arquivo se chama: "Artigo no prelo - sustentabilidade carne bovina".


25 comentários:

  1. O texto fala sobre a sustentabilidade da bovinicultura no Brasil, com destaque na região amazônica. Apesar do Brasil, ser um dos maiores exportadores de carne, temos alguns problemas sociais e ambientais. Tem também o frigorifico, que mesmo tendo baixa condição de estrutura tende a melhorar a gestão e garantir uma boa qualidade a carne. Nos países mais desenvolvidos vem aumentando a consciência sustentável através das compras verdes adotados pelas empresas lideres. E por meio do programa conexão sustentável, faz com que os agentes da cadeia verde, se dediquem e deem uma atenção especial para esse lado, assim solucionando problemas ambientais e sociais.

    ResponderExcluir
  2. O artigo "Sustentabilidade na produção, industrialização e comercialização de carne bovina: cadeia de suprimentos verde e as ações do programa “conexões sustentáveis” São Paulo - Amazônia" define cadeia de suprimentos verde que no caso está relacionada com a bovinocultura da Amazônia, sendo a bovinocultura a responsável pelo grande desmatamento atual da mata, onde traz sérios danos ao meio ambiente, e também descreve e explica as ações do programa "Conexões Sustentáveis" que tem por objetivo apoiar as ações que envolvem os proprietários nos quais tem certificação e são regulares quanto ao órgão competente de preservação, que é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O autor do texto chegou a algumas conclusões sendo que a principal delas mostrou que a comercialização de gado de corte entre os pecuaristas da região Amazônia apresenta problemas ambientais, entre outros. E notou que existe: desmatamento ilegal por parte dos proprietários, trabalho escravo e a bovinocultura de corte é localizada em áreas irregulares.

    ResponderExcluir
  3. Quando falamos sobre bovino cultura notamos que existem certos problemas que estão relacionados a este assunto como, desmatamento ilegal,trabalho escravo, e também problemas sociais.
    O "programa conexões sustentáveis"vem sendo uma das medidas adotadas para diminuírem os impactos que produtores ,agroindústrias ,e consumidores causam por tomarem atitudes incorretas .
    O programa colabora de modo em que as empresas que o adotam sigam normas ambientais não comprem de pecuaristas que utilizam mão de obra escrava, desmate ou também ocupem áreas ilegais .
    Podemos notar que cada vês mas as organizações, se adequam a normas ambientais pelo fato de que as pessoas estão se preocupando com as questões socioambientais, estão atentas a qualidade dos produtos que iram consumir assim também contribuindo para sustentabilidade.

    José marcos da silva filho

    ResponderExcluir
  4. O artigo trata os problemas enfrentados com o crescimento da produção de bovinos no país. Atualmente o Brasil é um dos principais abastecedores de carne bovina no mundo, na qual abastece cerca de 130 países, e com esse crescimento vem problemas gerados pelo desmatamento para maiores pastagens, apropriamento de áreas verdes nas quais são desmatadas ilegalmente, e muitos destes usando trabalhadores em condições de trabalho escravo.
    O "programa conexões sustentáveis" vem sendo uma ferramenta para amenizar os danos causados por estes produtores que se apropriam destas áreas verdes.
    E se todos pecuaristas e frigoríficos adaptarem medidas de comprarem estes animais apenas de produtores legalizados, já teria uma grande mudança neste cenário, e um novo caminho para uma produção de carne sustentável e melhorias em questões socioeconômicas.

    ResponderExcluir
  5. A preservação do meio ambiente vem sendo ultimamente tema de Artigos Científicos e ações de toda a sociedade e Ongs e na região da amazônia não seria diferente, o artigo "Sustentabilidade na cadeia produtiva da carne bovina" retrata o desmatamento e o avanço da pecuária nessa região que é um dos maiores ecossistemas do mundo e é nesse contexto que a pecuária é a grande vilã pois é responsavel por 80% do desmatamento na região. Porem entidades tais como Grenpeace , Governo e sociedade se mobilizam no que diz respeito a sustentabilidade, onde cobram do governo ações mais efetivas no que diz respeito ao cumprimento das normas estabelecidas em convenções e acordos firmados entre governo e industrias. Hoje notamos que o consumidor esta mais exigindo mais da industria o cumprimento de normas ambientais e de preservação .

    ResponderExcluir
  6. A questão que o artigo destaca é de que a cadeia de suprimentos da bovinocultura vem sendo apontada como um dos principais fatores responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. Os produtores rurais para aumentarem a sua produção, acabam sendo incentivados pelas industrias e cada vez mais, vem desmatado grande parte da floresta.
    Com a implementação da gestão da cadeia de suprimentos verde, é possível reduzir impactos voltados para o meio ambiente. Deve-se estar relacionado nesse processo desde o fornecedor até o cliente.
    Na região da Amazônia, em pesquisa a pecuária é responsável por 80% do seu desmatamento e em 2008 foi informado que a Amazônia contribuía para o aumento das exportações abastecendo os mercados das regiões Sul e Sudeste.
    O crescimento da pecuária na região amazônica foi devido ao baixo custo de terra, expansão da produção de grãos, geração de tecnologias e manejo que permitem grandes atividades pecuárias
    Devido a sua grande importância no Brasil, a Amazônia deve ser protegida, nesse caso pode-se concluir que o programa “Conexões Sustentáveis” determinam que o financiamento, a distribuição e a comercialização de produtos com certificação devem ser provenientes de fornecedores que não façam parte da Lista Suja do Trabalho Escravo ou de áreas embargadas pelo IBAMA.

    Maiza da Silva Souza

    ResponderExcluir
  7. Alessandra Ferreira Araújo18 de setembro de 2014 às 10:43

    O texto em questão fala da cadeia de suprimentos verdes que está relacionada com a bovinocultura da Amazônia, sendo a mesma responsável pelo grande desmatamento atual da mata, onde traz sérios danos ao meio ambiente. O Brasil é um dos principais abastecedores de carne bovina no mundo, no qual abastece cerca de 130 países, e com esse crescimento tem gerado problemas com desmatamento para maiores pastagens, apropriamento de áreas verdes nas quais são desmatadas ilegalmente, e muitas das vezes usando trabalhadores em condições de trabalho escravo.
    O "programa conexões sustentáveis" vem sendo uma das medidas adotadas para diminuírem os impactos que produtores, agroindústrias, e consumidores causam por tomarem atitudes incorretas. O programa “Conexões Sustentáveis” determinam que o financiamento, a distribuição e a comercialização de produtos com certificação devem ser provenientes de fornecedores que não façam parte da Lista Suja do Trabalho Escravo ou de áreas embargadas pelo IBAMA. Assim fazendo que o consumidor fique mais exigente em relação do produto final ao qual vai receber, pois assim estará adquirindo um produto qualificado.

    ResponderExcluir
  8. O texto esta relatando a problemática do desmatamento na amazonia devido a criação de gado para corte. Atividade essa que vem crescendo dia pos dia em todo território brasileiro, mas, com atenção a esse estado, devido ao baixo valor das terras da região. Assim proprietários Adquirem maior quantidade de terra podendo criar gado para comercializar. Logo, aumenta o desmatamento para a pratica dessa atividade.
    Se apropriam de areas verdes e a mao de obra é escrava.
    O programa "conecções sustentáveis" visa amenizar os danos causado por produtores que ocupam areas verdes. Cada vez mais as organizações se comprometem com atividades sustentáveis, não só as organizações como também os consumidores, por isso os frigoríficos devem se atentar a isso, comprarem apenas gado de fornecedores que estão agindo de acordo com os padrões de qualidade, assim melhora a imagem da organização diante o mercado e dificulta a atividade ilegal desses produtores. Sem contar que estarão ajudando na preservação do meio ambiente e das areas verdes.

    Vanessa Vicente Santana

    ResponderExcluir
  9. O texto esta relatando a problemática do desmatamento na amazonia devido a criação de gado para corte. Atividade essa que vem crescendo dia pos dia em todo território brasileiro, mas, com atenção a esse estado, devido ao baixo valor das terras da região. Assim proprietários Adquirem maior quantidade de terra podendo criar gado para comercializar. Logo, aumenta o desmatamento para a pratica dessa atividade.
    Se apropriam de areas verdes e a mao de obra é escrava.
    O programa "conecções sustentáveis" visa amenizar os danos causado por produtores que ocupam areas verdes. Cada vez mais as organizações se comprometem com atividades sustentáveis, não só as organizações como também os consumidores, por isso os frigoríficos devem se atentar a isso, comprarem apenas gado de fornecedores que estão agindo de acordo com os padrões de qualidade, assim melhora a imagem da organização diante o mercado e dificulta a atividade ilegal desses produtores. Sem contar que estarão ajudando na preservação do meio ambiente e das areas verdes.

    Vanessa Vicente Santana

    ResponderExcluir
  10. O artigo retrata o fator de cadeia de suprimentos verdes os danos que a bovinocultura vem causando na região amazônica com o grande crescimento de produção de carne atende-se a necessidade de expandir os campos de criação de bovinos onde acabam afetando a Amazônia com desmatamentos para campos de criação.
    A um programa chamado " Canecções Sustentáveis onde que eles tentam diminuir os danos causados pelos desmatamentos e outros para que a bovinocultura seja realizada, e também alerta as pessoas com muito se acontece a falta de informação alertando a população sobre o controle e distribuição de qualidade e garantia de uma produto com certificados de garantia de um produto bom e seguro para seu comsumo.
    Felipe Amaral

    ResponderExcluir
  11. Com o crescimento excessivo da bovinocultura a Amazônia está sofrendo constantes mudanças pelo desmatamento, atraindo fazendeiros pela baixa de preço das terras, e algumas criações clandestinas, onde não pagam pega terra, e usufruem o mesmo modo que os outros criadores de gado regulares.
    Atualmente a pecuária é responsável por 80% do desmatamento da Amazônia, transformando sua terra em pasto para criação de gado. Ambientalistas avisam que o Estado está muito distante do que está ocorrendo na maior riqueza ambiental do mundo, onde liberam criações para os frigoríficos, e eles desmatam sem ter nenhuma consciência ambiental.
    Assim para a melhoria e diminuição do desmatamento, a Greenpeace aconselha as empresas de bovinocultura parar de negociar com fazendas, ou empresas que estão ligadas com o desmatamento, incluir critérios ambientais para minimizar os efeitos que já foram causados pelos tais usos inapropriados, e criar um fundo para proteger as florestas tropicais.
    Apesar de ter produtores legais da pecuária na Amazônia, que influenciam no positivismo da economia, e seguem as normas ambientes, também existem produtores que causam desmatamento, trabalho escravos e problemas latifundiários, causando danos da natureza, e prejudicando o crescimento regular da pecuária na Amazônia.

    Hugo Bernardes

    ResponderExcluir
  12. O artigo traz a questão do desmatamento da Amazônia para a criação de gado de corte. Isso acontece pelo baixo valor das terras dessa região e a ocupação irregular.
    Apesar desses problemas, não se vê fim da produção de bovinos, visto que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais e maior exportador de carne vermelha.
    A partir disso, o programa “Conexões Sustentáveis” determina que os produtores se organizem em prol de uma ação socioambiental, fazendo com que os frigoríficos parem de negociar com fazendas ou produtores envolvidos com o desmatamento. Isso exige que os frigoríficos selecionem seus fornecedores, forçando-os a adequação as normas para que esses produtores continuem a vender e atuar no mercado. Visto que nos dias de hoje, o consumidor se interessa na procedência do produto, dando preferencia a fornecedores que se adequam a essas normas.

    Robert Alves Dias

    ResponderExcluir
  13. O artigo refere-se a bovinocultura brasileira, uma das áreas mais exploradas do país e uma das que mais vem crescendo nos últimos anos. Por apresentar grande crescimento, a bovinocultura traz vários prejuízos ambientais nas áreas em que há incidência desse tipo de criação, além de ser uma das maiores causadoras de desmatamento da região amazônica por necessitar de grande área para pastagens dos animais. Contudo, há medidas que vem sendo tomadas na tentativa de diminuição desse quadro, como o programa de conexões sustentáveis, onde parceiros dos programas de politicas verdes recebem "apoio", fazem um "acordo" para poderem diminuir incidências de empresas que constam no MTE que fizeram trabalho escravo, ou que não são legalizadas, que desmatam fora das normas e assim por diante.

    Hillen Preti

    ResponderExcluir
  14. De acordo com o artigo, temos a percepção de que a pecuária é responsável por cerca de 80% do desmatamento da na região amazônica. As ONGs ambientalistas disseram que as florestas estão sendo convertidas em pastos.
    Com relatos do GREENPEACE, a pecuária é responsável por 14% do desmatamento anual global. Tal setor teve um aumento na região amazônica decorrente ao baixo custo da terra, expansão da produção de grãos ou cana-de-açúcar, que empurraram a pecuária para a fronteira. As empresas dizem se preocupar com relação às questões ambientais, porém sabemos que isso ao modo de pensar de cada organização não passa de uma obrigação. O programa Conexões Sustentáveis visa à preservação da floresta alertando as empresas a comunidade local e o governo sobre suas responsabilidades. Os documentos deste programa determinam para os signatários que o financiamento, a distribuição e a comercialização de produtos com certificação, devem ser provenientes de fornecedores que não façam parte da lista suja de trabalho escravo ou de áreas embargadas pelo IBAMA.

    ResponderExcluir
  15. O texto citado no artigo fala sobre a bovinicultura , uma das aréas mais conhecidas e também mais visualizadas do nosso país. Conforme citado no artigo a pecuaria é responsavel por aproximadamente 80 % do desmatamento na região da amazonia.
    Com essa crescente , os fazendeiros tem cada vez aumentado mais na região , trazendo assim consequências não tão favoraveis, como trabalho escravo , desmatamento , entre outros.
    O GREENPEACE , tem relatado aos negociantes de carne bovina não negociar com fazendeiros , para não afetar mais a região amazonia. O programa conexões sustentaveis tem como visão á cuidar da região amazonia em relação a bovinicultura , trazendo assim avisos ao governo e as pessoas que moram na região .

    ICARO R. RIBEIRO DA SILVA

    ResponderExcluir
  16. O artigo analisa o impacto e os benefícios de um programa criado em 2009, denominado “Conexões Sustentáveis” São Paulo-Amazônia sobre a cadeia produtiva da bovinocultura do gado de corte no Brasil. Analisa também o nível de sustentabilidade atingida nessa cadeia, e também na produção ao longo de uma cadeia de suprimentos verde. Esse programa consiste em diminuir os impactos causados na Amazônia pela cadeia produtiva da criação e manejo de gado de corte, que vem sendo um dos principais responsáveis pelos danos causados à Amazônia, devido a uma expansão rápida e desorganizada, motivada por uma grande lucratividade, causada pelo baixo preço da terra na região e a facilidade na ocupação irregular de áreas, desmatamento ilegal, trabalho escravo, etc . É visto que hoje as práticas sustentáveis em uma cadeia de suprimentos são muito notáveis, então uma cadeia produtiva para se encaixar em uma cadeia de suprimentos verde deve adotar uma organização sustentável, com medidas intraorganizacionais e interorganizacionais voltadas para aspectos que reduzem impactos ambientais, desde fornecedores, passando por governo e indo até o consumidor do produto final. Uma cadeia produtiva verde e sustentável é um denominador comum, dependente de muitos fatores, por isso minha opinião é de que ainda há muito a ser feito para que haja melhoras que causem relevância no nosso cenário ambiental.

    Lázaro Júnior

    ResponderExcluir
  17. Sintia Caroline de Souza Dutra18 de setembro de 2014 às 16:19

    O artigo trata de um grande problema que a região da amazônia vem enfrentando, que é o desmatamento. A região da Amazônia é umas das maiores regiões pecuarista, o setor da pecuária nesse região é muito forte decorrente de alguns fatores como, baixo custo de terra, expansão na produção de grãos e etc. A pecuária na Amazônia é responsável por 14% do desmatamento global anual, um indicie alto para apenas um estado de um país.
    Sendo assim o artigo sugere alguns planos e programas para prevenir estes desmatamentos. O programa Conexões Sustentáveis é um exemplo, ele alerta as empresas sobre suas responsabilidades, principalmente na hora da compra de bovinos, determinam a compra de bovinos de empresas ou pecuarista que estejam dentro das normas ambientais, alerta não apenas as empresas como o governo também , e destacam medidas a serem tomadas pelo governo como interromper autorizações para novos desmatamentos, cortar financiamentos para empresas envolvidas com o desmatamento e etc.
    O texto ainda traz a implantação da cadeia de suprimentos verdes, que visa reduzir ou eliminar impactos ambientais decorrentes de atividades produtivas nos processos de compra, produção, distribuição....
    Tendo com um dos aspectos fundamentais a melhoria do desempenho econômico e ambiental.

    ResponderExcluir
  18. Analisar a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimentos da bovinocultura de corte considerando as ações do pacto da pecuária. . Teoricamente foram tratados os temas cadeia de suprimentos da bovinocultura de corte e cadeia de suprimentos verde. O pacto da pecuária do programa “Conexões Sustentáveis” integra todos os agentes, ao longo de toda cadeia de suprimentos.
    Este artigo se propôs analisar a contribuição do pacto da pecuária do programa chamado “Conexões Sustentáveis” São Paulo – Amazônia para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos verde da bovinocultura de corte. A cadeia de suprimentos verde é um termo amplo que abarca ações intra e interorganizacionais em termos socioambientais, em que todos os agentes econômicos são tidos como corresponsáveis por um bom desempenho social e ambiental.

    Gabriela Maciel

    ResponderExcluir
  19. Este artigo trata de um grande problema que e o grande crescimento da produção de gado para corte e o grande desmatamento na Amazônia para criar novas áreas de pastos. E com esse grande desmatamento para a criação de áreas para pasto causa um grande impacto ambiental o setor pecuário na Amazônia e responsável por 14% do desmatamento global anual.O Brasil e um dos maiores produtores e distribuidores de carne vermelha do mundo fazendo negócios com 130 nações aproximadamente. A atividade pecuária teve um crescimento maior na região da Amazônia causada pelo custo baixo das terras.A implementação da gestão da cadeia de suprimentos verde reduz impactos ambientais gerados a atividades produtivas no processos de compra,produção,distribuição,prestação de serviços e também no processo de logística reversa e na gestão de resíduos.e um dos fundamentos da cadeia de suprimentos verde e melhorar o desempenho econômico e ambiental ao longo do relacionamento cliente e fornecedor.

    ResponderExcluir
  20. O texto fala sobre a sustentabilidade na produção de carne bovina.A bovinicultura vem cada vez mais adquirindo espaço no mercado, e com isso esta gerando a maior parte do desmatamento da Amazônia ,onde trás danos a natureza.Para criadores de gado de corte a Amazônia é um lucro a mais, o preço das terras são bem menores,e que ainda ocupam de forma irregular.
    Através do programa de Conexões Sustentáveis tentam amenizar, pedindo que os produtores façam uma parceria e se organizem de tal forma que ninguém saia perdendo, podendo diminuir impactos e danos causados.
    Lorena Silva

    ResponderExcluir
  21. O artigo mostra que a criação de gado de corte no país está relacionada a diversos problemas, sociais e ambientais, principalmente na região amazônica. Apontada no texto, a cadeia de suprimentos, se realizada de forma correta resulta em inúmeros benefícios, porém se houver falhas, os resultados são desastrosos. As ações do programa ''conexões sustentáveis'' vem tentado nortear, e garantir que a produção e comercialização de carne bovina, seja feita seguindo padrões de preservação ambiental, responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento da comunidade local. É possível observar que muitos requisitos do programa ''conexões sustentáveis'' são ignorados, como mostra a figura 3, onde um ciclo de erros acontece desde o pecuarista, passando pelo frigorifico, até chegar no atacado/varejo. Por fim o artigo traz os problemas que foram identificados com a pesquisa, como desmatamento ilegal, trabalho escravo, e localização errada das propriedades produtoras de gado.
    Todos sabemos que a amazônia com sua matas é considerada os ''pulmões'' do mundo, e com o desmatamento desenfreado, todos seremos prejudicados.

    André Luiz

    ResponderExcluir
  22. Esse artigo mostra que o Brasil é um grande produtor e exportador de carne bovina, e isso
    acarretou numa expansão desorganizada a qual trouxe grande prejuízo para o meio ambiente, ou seja, desmatamento a Amazônia e transformando-a em pastagens para o gado. Diante do exposto surge a necessidade de se criar, um programa que seja capaz de reverter esta situação, a cadeia de suprimentos verde cujo objetivo é eliminar impactos ambientais decorrentes de atividades produtivas nos processos de compra, produção, distribuição e prestação de serviços e também no processo de logística reversa e na gestão de resíduos, melhorar o desempenho econômico e ambiental simultaneamente ao longo dos relacionamentos cliente-fornecedor. A gestão da cadeia de suprimento verde envolve a seleção de fornecedores com base em seu desempenho ambiental, assim clientes fazem negócios apenas com aqueles que atendem as normas ambientais.
    As compras verdes incluem desde a cooperação entre as organizações para minimização de impactos ambientais até as questões logísticas para o retorno dos produtos no seu final de vida útil.
    Cabe ao governo brasileiro impedir novos desmatamentos, não financiar empresas envolvidas com o desmatamento, criar políticas públicas para acabar com o desmatamento na Amazônia, estabelecer um sistema de rastreabilidade de toda a cadeia produtiva da pecuária, incluindo critérios ambientais. Quanto aos países desenvolvidos compete apoiarem a criação de um mecanismo de proteção às florestas.

    ResponderExcluir
  23. O Brasil ainda é conhecido por ser um dos maiores exportadores de carne bovina, assim nos deparamos com a realidade que a Amazônia vem sendo desmatada para aumento da pastagem, devido ao baixo custo, aumento na produção de lavouras e cana, muitos ainda não se deram conta de que a Amazônia é a maior geradora de recursos como matéria-prima, energia e outros. A “conexões sustentáveis” é um programa organizado para alertar o principais agentes da cadeia, onde eles determinam o acompanhamento do produto, desde a matéria-prima obedecendo o programa. Agora cabe a eles decidirem o que vale mais.

    Luna Hiromi Kawakita

    ResponderExcluir
  24. O presente texto busca abordar a questão da sustetabilidade na produção ao longo da cadeia de suprimentos de bovinos evidenciando os impactos ambientais que a pecuaria vem causando ao meio ambiente. Sendo um dos pontos mais importantes o destaque do nível de produção mundial de carne vermelha que o brasil possui no mercado o que de certo modo influenci no aumento do desmatamnento. Deste modo a pesquisa aborda o tema da cadeia de suprimentos que visa maximizar os esforços, diminuir desperdicios e aumentar eficiencia buscando uma redução dos impactos ambientais gerados pela atividade. A amazonia como umm dos maiores ecossistemas do mundo possui destaque pois o baixo custo de terra da regiao gera um aumento da pecuaria aumentando significativamente o nivel de desmatamento daquela região.
    ADRIELE SENA

    ResponderExcluir
  25. A expansão industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologia nocivas à natureza e ao uso de recursos naturais. Com o comportamento do homem na natureza resultou-se na modificação do meio ambiente na escala global, isso em todo o mundo. Resultando em poluição e desperdícios. O governo procura um melhoria para controlar nosso meio ambiente, e com o desenvolvimento da evolução industrial, cientistas com conhecimentos e estudo do governo começaram a perceber que estava ficando fora de controle a degradação do ecossistema, chuva ácida por causa dos gases da atmosfera, problema com a camada de ozônio e o efeito estufa, entre outros.
    A pobreza reduz a possibilidade dos indivíduos usarem os recursos naturais de modo sustentável, levando a provocar a maior pressão sobre o meio ambiente. SACHS conclui que o crescimento tem internalizado seus custos sociais e ambientais, e ampliando a desigualdade entre os países e entre classes sociais de um mesmo país. Para ele os problemas da pobreza podem ser resolvidos, no entanto os obstáculos são de ordem social e política. E afirma que para haver sustentabilidade cultural, o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser traduzido em uma diversidade de soluções particulares, que respeitam as especificidades de cada contexto ambiental, cultural e local.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de Conservação Mundial, para a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial eram; manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética, e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas. Acadêmico:Vinicius Garcia

    ResponderExcluir