quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aula 5

12/nov


Leitura antes da aula, fichamento no blog (endereço abaixo) do texto 2: 

Análise do Processo de Implantação das Normas de Sustentabilidade 


(acesse o texto no link: http://www.scielo.br/pdf/ram/v10n2/03.pdf)

29 comentários:

  1. Leticia vieira Amorim segundo ano de adm
    ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE BOVINOS.
    Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontoschave: o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes e futuras. Ou seja, se, por um lado, os mais pobres são prioridade, por outro, há limites ao que diz respeito ao meio ambiente, o que faz que as necessidades não sejam supridas. Segundo Rattner (1999), esse processo expõe o caráter frágil desse conceito de desenvolvimento sustentável, no qual parecem caber diversos significados, pois é tratado como sinônimo de sociedade racional, de indústrias limpas, de crescimento econômico, de utopias românticas; tudo nele parece pertencer.
    O objetivo de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, gerar lucro e remunerar seus acionistas. Para tanto, utiliza-se de ferramentas disponíveis para estar à frente dos concorrentes, obtendo maiores margens e fatias de mercado. Layrargues (1998, p. 60) afirma que “[...] as empresas que procuraram se alinhar [à sustentabilidade], ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de produtividade e competitividade”. Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis.
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003).
    A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresas. Nesse enredo, emerge o conceito de sustentabilidade empresarial, composta de ações que procuram visar à redução de impactos ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente viável no mercado.
    O Brasil, atualmente, possui o maior rebanho comercial do mundo e assumiu a liderança mundial na quantidade exportada. A pecuária de corte é uma das explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAÚJO, 2006).
    Há destaque para a agroindústria, neste caso específico, o frigorífico de abate e processamento de bovinos, pois este é considerado o agente coordenador que, apesar da pouca estruturação, tem a finalidade de aprimorar a gestão na cadeia e garantir a qualidade do produto por meio do processo de transação de informações, o que contribui para a satisfação dos clientes e para a redução dos custos e das perdas em todas as etapas da cadeia. O frigorífico em estudo é um complexo alimentício estruturado para produção de carne bovina e seus derivados, desde o abate de animais até a comercialização de carnes resfriadas e congeladas e seus subprodutos. A empresa comercializa seus produtos principalmente para o mercado externo. A organização deixa claro, às partes interessadas, que se preocupa com o meio ambiente, responsabilidade social e com os colaboradores para a sustentação do seu crescimento e sobrevivência no mercado.

    ResponderExcluir
  2. continuação letícia vieira amorim
    O frigorífico relaciona diretamente a norma ISO 14001 à dimensão da sustentabilidade ambiental. A ISO 14001, segundo o frigorífico, foca a gestão ambiental sob as seguintes categorias: prevenção e controle da poluição, racionalidade dos recursos naturais, atendimento aos requisitos legislativos ambientais, promoção da sustentabilidade (comprometimento), gerenciamento ambiental e melhoria contínua.
    Controle das emissões de gases: as caldeiras (do frigorífico e do curtume) têm as suas emissões monitoradas anualmente por empresa especializada externa (parâmetro número 8 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)). Há um controle das fumaças emitidas pelos veículos a diesel, não ocorre queima de resíduos a céu aberto, e controla-se o risco de vazamentos tóxicos de refrigeração (amônia).
    Controle/tratamento de efluentes líquidos: monitoramento nas estações de tratamento (Conama no 357/05), a fim de evitar a contaminação do solo com ácido sulfúrico e do lençol freático. Os produtos químicos são armazenados de forma adequada, há aterro sanitário, e controla-se o risco de poluição.
    Controle/reciclagem dos resíduos sólidos: mensalmente o responsável pelo pátio contabiliza o volume e o peso dos resíduos coletados por meio da coleta seletiva. A venda desse material é realizada para empresa especializada e são mantidos registros do total de resíduos encaminhados; os principais resíduos sólidos são plástico, papelão e papel.
    Adoção de tecnologias limpas: há tratamento dos efluentes, programa de florestamento e, em especial, o desenvolvimento de adubo de resíduos sólidos industriais. O Programa de Adubos Orgânicos foi realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse programa foi registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
    Uso sustentável dos recursos não renováveis: monitoramento diário pelos técnicos da manutenção do consumo de energia elétrica e monitoramento mensal do consumo de água pelos técnicos da manutenção. A água é utilizada nos processos da empresa e considerada o principal recurso natural de consumo, pelas quantidades necessárias aos processos de produção, higienização e limpeza; para tanto, não existem metas.
    Atendimento à legislação ambiental: a organização segue alguns parâmetros do Conama e possui todas as licenças ambientais e de funcionamento atualizadas.
    Conservação/preservação da biodiversidade ambiental: florestamento para o consumo sustentável de lenha para as caldeiras. Florestamento é uma ação para a autossuficiência na demanda de lenha, com o propósito de preservar a vegetação natural e minimizar os impactos. Exigências de conformidades ambientais para os fornecedores: avaliação e seleção de fornecedores segundo impactos no SIG Exige-se da maioria dos fornecedores licença ambiental ou licença municipal de funcionamento.
    Promoção da responsabilidade social: a empresa demonstra estar comprometida com o exercício da responsabilidade social e com o respeito ao ser humano. Assim, ela procura manter relações sólidas de parceria e confiança com seus colaboradores, clientes e fornecedores na prática da justiça social.
    Desenvolvimento dos recursos humanos: a capacitação dos funcionários é promovida toda vez que uma necessidade é identificada ou quando há aquisição de novos equipamentos; introdução ou incorporação de novas tecnologias ou processos de trabalho; aperfeiçoamento das relações de trabalho; e necessidade de perenizar os conceitos relativos ao SIG.
    Saúde ocupacional e segurança no trabalho: a empresa mantém um programa de qualidade de vida que oferece assistência gratuita médico-hospitalar, odontológica, fisioterápica e ergonômica. Além disso, tem firmado parcerias que proporcionam descontos em procedimentos que também podem ser estendidos aos familiares.

    ResponderExcluir
  3. geisler de oliveira ribeiro segundo ano de adm
    ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE BOVINOS.
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003).Atendimento à legislação ambiental: a organização segue alguns parâmetros do Conama e possui todas as licenças ambientais e de funcionamento atualizadas.
    Conservação/preservação da biodiversidade ambiental: florestamento para o consumo sustentável de lenha para as caldeiras. Florestamento é uma ação para a autossuficiência na demanda de lenha, com o propósito de preservar a vegetação natural e minimizar os impactos. Exigências de conformidades ambientais para os fornecedores: avaliação e seleção de fornecedores segundo impactos no SIG Exige-se da maioria dos fornecedores licença ambiental ou licença municipal de funcionamento.
    A empresa comercializa seus produtos principalmente para o mercado externo. A organização deixa claro, às partes interessadas, que se preocupa com o meio ambiente, responsabilidade social e com os colaboradores para a sustentação do seu crescimento e sobrevivência no mercado.
    Ou seja, se, por um lado, os mais pobres são prioridade, por outro, há limites ao que diz respeito ao meio ambiente, o que faz que as necessidades não sejam supridas. Segundo Rattner (1999), esse processo expõe o caráter frágil desse conceito de desenvolvimento sustentável, no qual parecem caber diversos significados, pois é tratado como sinônimo de sociedade racional, de indústrias limpas, de crescimento econômico, de utopias românticas; tudo nele parece pertencer.Desenvolvimento dos recursos humanos: a capacitação dos funcionários é promovida toda vez que uma necessidade é identificada ou quando há aquisição de novos equipamentos; introdução ou incorporação de novas tecnologias ou processos de trabalho; aperfeiçoamento das relações de trabalho; e necessidade de perenizar os conceitos relativos ao SIG. Controle/reciclagem dos resíduos sólidos: mensalmente o responsável pelo pátio contabiliza o volume e o peso dos resíduos coletados por meio da coleta seletiva. A venda desse material é realizada para empresa especializada e são mantidos registros do total de resíduos encaminhados; os principais resíduos sólidos são plástico, papelão e papel.

    ResponderExcluir
  4. ANALISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDUSTRIA FRIGORIFICA DE BONINOS
    Verifica se inicialmente que a implantação da sustentabilidade no frigorifico foi realizado para atender as normas que são exigidas antes de certificações como isso 9000, ISO 4001 entre outras. Algumas empresas geram um ciclo vicioso a extração do meio ambiente, e logo em seguida a poluição com o retorno de resíduos, parecem não pensar que os recursos naturais são finitos, ou seja, se não cuidarmos uma hora eles irão chegar ao fim. Outro fator importante que influencia na implantação do desenvolvimento sustentável é a pressão social, a empresa sustentável melhora sua imagem. O ramo apresentado é da carne bovina , no caso frigorifico , a exportação é cada vez maior , e uma das exigências do mercado exterior certificações como ISO , que tem como papel certificar de que a empresa funciona de forma correta tanto internamente , quanto em relação ao meio ambiente.
    Evoluir, Expandir é fundamental faz parte do processo , a questão é como esse processo ocorre , é preciso consciência ter estrutura, saber reciclar, saber usar o que a natureza nos oferece. Em outra ponta depara se com a desigualdade social que afeta toda uma população.
    Embora haja constante crescimento econômico o desenvolvimento sustentável caminha de forma lenta, precisa se entender que desenvolvimento sustentável é primeiramente atender as suas necessidades sem prejudicar gerações futuras.Deixemos claro que desenvolvimento sustentável é quando eu atendo as minhas necessidades sem afetar o futuro , e sustentabilidade é quando se pode usar um recurso sem ele nunca se esgotar .Um grande agente que promove a sustentabilidade são as empresas , pois as mesmas implantam mudanças de atitudes e valores morais , Alguns autores concluem que se ganha mais aderindo a sustentabilidade do que indo contra , Para que haja essa contribuição da parte da empresa é necessário que tenha ações que não causem danos e que contribua para recuperar o que já se perdeu , Para que haja sustentabilidade em uma empresa ela tem que desenvolver ações econômicas sociais e ambientais. A agroindústria é um segmento forte e amplo no Brasil.
    A ISSO 9001, a ISO 4001 , OHSAS i8001i e a S A 8000 , apresentam as normas que a empresa deve ter para ser considera sustentável , não é um processo tão fácil assim , mais ajuda as empresas continuarem desempenhando suas funções de forma sustentável , porem traz melhorias para empresa como redução da burocracia sistêmica , redução de custos , eficiência e eficácia , entre outras. A implementação das normas resulta em atividades como controle das emissões de gases , controle de efluentes líquidos , controle de resíduos sólidos tecnologias limpas , uso sustentável de recursos não renováveis ,na parte social são realizada atividades como segurança do trabalho , ações de saúde , concluímos então que implantação de SGI é uma estratégia que custa , mais ao mesmo tempo funciona e ajuda no desenvolvimento da empresa , é um processo longo mais que cabe a empresa estar disposta a implantar o sistema . que o fato das normas serem adaptáveis a qualquer ambiente conta no processo .
    Ser sustentável não é fácil , porem é muito mais difícil recuperar o que se perde por falta de cuidado.

    ResponderExcluir
  5. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS
    NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:
    UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA
    FRIGORÍFICA DE BOVINOS.

    O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, o processo produtivo retorna resíduos e emite poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição e esgotamento dos recursos naturais. Outra preocupação que surge é que há uma volumosa camada da população mundial que sofre com pobreza, fome e exclusão social. O desenvolvimento sustentável parece ser uma obrigação do governo, no entanto os recursos destinados a tal promoção são limitados. Segundo Safatle (2006a), o setor privado assume um papel relevante nesse âmbito, as empresas passam a se reestruturar para adequar-se a essa percepção, ainda mais no que tange às relações com o comércio exterior.
    A exportação de carne bovina para o mercado externo é crescente, e a concorrência entre os frigoríficos brasileiros acirrada, emerge o
    problema de adequação às normas de sustentabilidade no contexto de um frigorífico de abate e processamento de bovinos. O crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos, os recursos naturais são limitados, a população deve se preocupar mais em relação ao meio ambiente.
    Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontoschave: o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes e futuras.
    É preciso expor que há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, apresentam-se a seguir as duas visões. A primeira refere-se ao fato de que o desenvolvimento sustentável é comumente associado à expectativa de um país que entra numa fase de crescimento que se mantém ao longo do tempo; A segunda trata a sustentabilidade como a capacidade de se auto- sustentar e de se- auto manter.
    O conceito do tripé da sustentabilidade tornou-se amplamente
    conhecido entre as empresas, o que faz dele uma ferramenta conceitual. As organizações, para serem consideradas sustentáveis, precisam ter ações e programas que permeiem as três dimensões São as organizações privadas as grandes operadoras desse modelo econômico. Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de fazer negócios que promove inclusão social, reduz e/ou otimiza o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa.
    O Brasil, atualmente, possui o maior rebanho comercial do mundo e assumiu a liderança mundial na quantidade exportada. A pecuária de corte é uma das explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAÚJO, 2006), possuindo cerca de 204,7 milhões de cabeças de gado comercial, sendo assim a segunda maior produção mundial de carne.
    O frigorífico em estudo é um complexo alimentício estruturado para produção de carne bovina e seus derivados, desde o abate de animais até a comercialização de carnes resfriadas e congeladas e seus subprodutos, Além das unidades dedicadas ao foco principal do negócio, possui unidades fabris, curtume e fábrica de adubos, que complementam a utilização da matéria-prima, aproveitando ao máximo todos os seus produtos e subprodutos.
    O caso da febre aftosa no Estado de Mato Grosso do Sul, em 2005/2006, é considerado um limitador da pesquisa, uma vez que impossibilitou uma melhor análise das categorias da dimensão econômica. O presente trabalho oferece uma ampla variedade de temas a serem aprofundados por meio de variáveis para a definição de indicadores de sustentabilidade empresarial.

    Belizar Maia

    ResponderExcluir
  6. AANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS
    NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:
    UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA
    FRIGORÍFICA DE BOVINOS
    O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto o processo produtivo retorna resíduos e emite poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição e esgotamento dos recursos naturais. Diante da afirmativa que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos. A população deve agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Assim, alguns fatores devem ser mais disseminados e realizados, como produzir degradando menos de forma mais limpa e reduzindo o consumo.
    A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresas. É importante ressaltar que, para ser considerada a sustentabilidade empresarial, é necessário que haja ações voltadas para as três dimensões: Dimensão ambiental, Econômica e Social.
    O Brasil, atualmente, possui o maior rebanho comercial do mundo e assumiu a liderança mundial na quantidade exportada. O rebanho comercial brasileiro possui cerca de 204,7 milhões de cabeças. O país tem a segunda maior produção mundial com aproximadamente 8,9 milhões de toneladas em equivalente carcaça.
    A coleta de dados foi realizada por meio de observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com agentes previamente contatados (a coordenadora do SIG, o responsável pela qualidade, o responsável pela produção e a responsável pelos recursos humanos). Para a escolha do caso estudado, selecionaram-se inicialmente os dez principais frigoríficos exportadores de carne bovina no Brasil, com base na sua participação nas exportações (LATTA, 2005), dentre estes aqueles que possuem as certificações em relação às normas internacionalmente reconhecidas apresentadas por Araújo, Morais e Mendonça (2006) e Martinhão Filho e Souza (2006). Neste caso, destacou-se um frigorífico de Mato Grosso do Sul.
    No contexto do frigorífico em relação à ISO 9001, a gestão da qualidade apresenta as seguintes categorias de análise: garantia da qualidade, ferramentas da qualidade, atendimento das exigências dos clientes, atendimento dos requisitos regulamentares, gerenciamento de processos e melhoria contínua. No Quadro 8, expõem-se os códigos teóricos, as categorias e as subcategorias que compõem a dimensão econômica. No atual mercado, novos conceitos e atitudes são incrementados às ações e políticas adotadas pelas empresas. Conceitos como responsabilidade social, reciclagem, redução do consumo de recursos e emissões de efluentes, reaproveitamento, reutilização etc. contribuem para uma nova postura da empresa perante a sociedade. Assim, a questão da avaliação ambiental, da qualidade, da responsabilidade social e da saúde e segurança, na busca por uma melhoria contínua, passa a ser um assunto de interesse atual.
    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada no frigorífico concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais.

    ResponderExcluir
  7. A pesquisa foi feita em um frigorífico para expor como é feita a certificação do mesmo dentro nas normas da ISO e como é a sua cultura sustentável. Fala da extração dos bens necessários do meio ambiente e do grande aumento da poluição e esgotamento dos recursos do meio ambiente, e do crescimento da poluição que as indústrias estão causando sem nenhuma preocupação com a natureza e seus recursos que está acabando, fala se muito que a responsabilidade é do governo mais todos sabem que é limitado em si tratando da complexibilidade do processo, por isso as empresas estão tendo que se reestruturar se quiseram vender, e ate mesmo para melhorar sua imagem frente à sociedade.
    No Brasil o principal produto que envolve essa questão é a carne bovina, por isso houve a criação das normas como o ISO para contribuir para a sustentabilidade, e através desta certificação é que o frigorífico consegue negociações com os clientes externos, isso é uma exigência deles para poder comprar, ver se a empresa é sustentável. A que ter o pensamento por parte da sociedade, pois a população esta crescendo cada dia mais desenfreada, e por sua vez destruindo e agredindo o meio ambiente causando assim uma escassez de recursos naturais que esta afetando o mundo todo, um crescimento que vem com a desigualdade e a pobreza lado a lado, com isso o tema sustentabilidade vem para aquilibrar isso tudo, ou seja, o pobre seria prioridade, mais por outro lado ha limites quando se fala em meio ambiente o que acaba por não suprir as necessidades. Ha uma grande discussão entre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, que as empresas não podem substituir a ação do setor publico, mas ela também tende pensar em mudar seus processos sempre que necessário pensando na recuperação das áreas degradadas com produtos que ajudam na preservação do meio ambiente.
    A empresa hoje em dia para ser bem vista tem que ter programas e ações voltadas para o meio ambiente, a questão sustentabilidade trás um diferencial para o mercado priorizando a preservação do meio ambiente, na década de 80 o assunto passou a ser uma questão de sobrevivência, o que faz com que o cliente espere uma posição mais responsável das empresas. O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, e esta em segundo lugar no ranking em produção, a cadeia produtiva de carne bovina e uma das mais complexas com um papel fundamental no desenvolvimento do pais. As empresas que tem mais de uma certificação conseguem um desempenho maior na questão sustentabilidade.
    A empresa em questão trabalha com abate e processamento de carne bovina tendo suas unidades certificadas e implantação do SIG, essas normas tratam das ações da empresa como: Controle de emissões de gases, controle de tratamento liquido, reciclagem de resíduos sólidos, tecnologias limpas, uso de recursos não renováveis, atendimento a legislação ambiental, preservação e a conformidades ambientais. O frigorífico em questão possui ações sociais internas e externas são elas: promoção da responsabilidade social, desenvolvimento dos recursos humanos, saúde ocupacional e segurança no trabalho, atendimento dos direitos humanos e trabalhistas, ações para o desenvolvimento da comunidade com: (Aux. educação, analfabetismo, educação pré escolar e praticam físicas e artísticas). Analisando ainda mais a empresa podemos ver que no ponto vista econômica sustentável ela esta se desenvolvendo com: aumento das exportações, crescimento econômico e financeiro, com os pagamentos de salário justo, esta criando estratégias, ofertando produtos a baixo custo, e pagamentos de impostos e tributos ao governo.
    As empresas atualmente vem com esse novo conceito de desenvolvimento sustentável como uma ferramenta de diferenciação das demais empresas, com políticas esperadas pela comunidade, com implantação de novas formas de gerir a organização, mais uma certificação não significa que a empresa é totalmente sustentável, ainda tem alguns fatores que são relevantes como abrangência e seguimento da organização que esta em foco.

    Fagner Silva 3º Semestre.

    ResponderExcluir
  8. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE BOVINOS.
    Com o grande desenvolvimento do agronegócio brasileiro em exportações pela a agroindústria frigorifica pelo mundo, os países importadores começaram a pedir a certificações das normas de sustentabilidade com objetivo de ter mais qualidade, procedência, respeito com o meio ambiente, respeito com a sociedade. Ter um produto que atenda a qualidade comprovada ao consumidor. O artigo demonstra implementação na agroindústria frigorifica de abate de bovinos em Mato Grosso do Sul das normas de sustentabilidade com três dimensões básicas que o tripé da sustentabilidade: ambiental; econômica; social. São os alicerces para o sistema integrado da gestão (SIG) para aplicação dessas normas certificadas sustentáveis são elas: ISO 14001 (Gestão do Meio Ambiente); ISO 9001 (Gestão Qualidade); OHSAS 18001(Saúde e Segurança Ocupacional); AS 8000 (Responsabilidade Social) estes certificados não rápidos para aderir, também não baratos para implantar na organização. Essa tendência cada vez fica forte no mercado de exportações e no mercado nacional com os consumidores consciente de olho no produto de qualidade e outro olho que a empresa faz para melhor o meio ambiente.
    Fábio Henrique 3º Sem. ADM CPAR UFMS.

    ResponderExcluir
  9. Análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial
    A preocupação com a sustentabilidade vem crescendo a cada dia, pois o processo produtivo também cresce, quanto maior a produção, consumo, maior é a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. As exigências para com as empresas vem aumentando, pois, é necessário que as empresas reduzam seus impactos ambientais e melhora sua imagem ante sua responsabilidade social. Um dos fluxos que tem destaque no Brasil é o da carne bovina, por causa da sua capacidade produtiva. As exportações dos frigoríficos brasileiros para clientes externos teve um grande avanço. Os países que demandam carnes bovinas brasileiras exigem produtos padronizados, seguros e de qualidade, assim o frigorifico ao atender tais exigências promove a sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável é associado à expectativa de um pais que entra numa fase de crescimento que se mantém ao longo do tempo; A sustentabilidade é a capacidade de automanter-se. Segundo Layrargues, afirma que as empresas que procurarem alinhar com à sustentabilidade ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de produtividade e competitividade. É necessário que as organizações modifiquem seus processos produtivos, quando estiver prejudicando, assim contribuir para a sustentabilidade. Nas organizações brasileiras na década de 80, a preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, a partir de então surgiram também ações ligadas ao desenvolvimento social, interno e externo. Para ser considerada a sustentabilidade empresarial, é necessário que haja ações voltadas para três dimensões básicas que são: Dimensão ambiental; proteção e preservação do ambiente, cuidados com os recursos renováveis, gestão de resíduos e gestão dos riscos e impactos. Dimensão econômica; resultados econômicos, direitos dos acionistas, competitividade e relação entre clientes e fornecedores. Dimensão social; direitos humanos trabalhadores, envolvimento com a comunidade, transparência e postura ética. O brasil possui a segunda maior produção mundial e o maior rebanho comercial do mundo e assumiu a liderança mundial na quantidade exportada. Muitas empresas estão se adequando as normas voluntarias internacionais de sistema de gestão, como meio de administrar suas atividades em relação a essas demandas. As normas sevem de base para as organizações atingirem desempenhos mais sustentáveis, que são: Gestão do meio ambiente, gestão da qualidade, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social. As normas são aplicáveis a todos os tipos de organização , faz que surjam ações únicas que procuram melhor gerir os aspectos da qualidade, meio ambiente, saúde, e segurança ocupacional, assim o frigorifico apresenta alguns programas que são consideráveis sustentáveis pois envolvem essas normas.

    ResponderExcluir
  10. Em processo de como fazer as empresas interagir e relacionar com o desenvolvimento sustentável é algo em que muitas empresas tem dificuldade em utilizar isso na própria empresa mais pelo motivo de não ter informação de quais as vantagens de ter normas de sustentabilidade pois bem, como objetivo de qualquer empresa o objetivo é o lucro portanto. Layrargues (1998, p. 60) afirma que “[...] as empresas que procuraram se alinhar [à sustentabilidade], ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de
    produtividade e competitividade” .E tendo essa participação com o meio-ambiente se traz novas discussões sobre o assunto e promove maior probabilidade de negócio com a sociedade.
    O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, no processo incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAUJO, 2006), pois bem com essa comercialização com certeza tem alto índice de produções em que possam prejudicar em parte o ambiente, o que se deve se adequar com o SIG e as normas ambientais, para que tenha melhoria em eficiência redução de custos e ajudando a si mesmos com a responsabilidade social.
    O frigorifico se tem muitas partes na abate e no processo de tratamento em que se existem poluentes com a implantação do SIG se a uma melhora muito melhor em todas as partes pois bem com exemplo na caldeira se emitem gases poluentes entre outros aspectos, em Matogrosso do sul com uma pesquisa é um forte frigorifico mundial de exportação, pois bem com implantando conscientização com certeza ira ter bons resultados.
    Na legislação social em que o frigorifico se relaciona colocando a responsabilidade social tem categorias e que essas elava a melhoria contínua que seria numa teoria de Dimensão social.
    são três categorias – responsabilidade social, funcionários e ação social, dentre elas a primeira é assumir responsabilidade social(CORAL, 2002), por segundo, Compromisso com o desenvolvimento dos recursos humanos (CORAL, 2002) e Segurança e saúde, direitos humanos, diversidade, praticas trabalhistas e treinamento (CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO...,2004) e por terceiro, Promoção e participação em projetos de cunho social e suporte no crescimento da comunidade(CORAL,2002), sociedade (CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO...,2004).
    O mercado atual em que vê uma empresa com conceitos de responsabilidade social, reaproveitamento, reutilização entre outros, ele é muito bem mais visto assim melhorando em boa parte de negócios.

    ResponderExcluir
  11. marciel filho segundo ano de adm
    Análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial
    Controle das emissões de gases: as caldeiras (do frigorífico e do curtume) têm as suas emissões monitoradas anualmente por empresa especializada externa (parâmetro número 8 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)). Há um controle das fumaças emitidas pelos veículos a diesel, não ocorre queima de resíduos a céu aberto, e controla-se o risco de vazamentos tóxicos de refrigeração (amônia). Controle/tratamento de efluentes líquidos: monitoramento nas estações de tratamento (Conama no 357/05), a fim de evitar a contaminação do solo com ácido sulfúrico e do lençol freático. Os produtos químicos são armazenados de forma adequada, há aterro sanitário, e controla-se o risco de poluição.
    Controle/reciclagem dos resíduos sólidos: mensalmente o responsável pelo pátio contabiliza o volume e o peso dos resíduos coletados por meio da coleta seletiva. A venda desse material é realizada para empresa especializada e são mantidos registros do total de resíduos encaminhados; os principais resíduos sólidos são plástico, papelão e papel.
    Adoção de tecnologias limpas: há tratamento dos efluentes, programa de florestamento e, em especial, o desenvolvimento de adubo de resíduos sólidos industriais. O Programa de Adubos Orgânicos foi realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse programa foi registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
    Uso sustentável dos recursos não renováveis: monitoramento diário pelos técnicos da manutenção do consumo de energia elétrica e monitoramento mensal do consumo de água pelos técnicos da manutenção. A água é utilizada nos processos da empresa e considerada o principal recurso natural de consumo, pelas quantidades necessárias aos processos de produção, higienização e limpeza; para tanto, não existem metas.
    Atendimento à legislação ambiental: a organização segue alguns parâmetros do Conama e possui todas as licenças ambientais e de funcionamento atualizadas.
    Conservação/preservação da biodiversidade ambiental: florestamento para o consumo sustentável de lenha para as caldeiras. Florestamento é uma ação para a autossuficiência na demanda de lenha, com o propósito de preservar a vegetação natural e minimizar os impactos. Exigências de conformidades ambientais para os fornecedores: avaliação e seleção de fornecedores segundo impactos no SIG Exige-se da maioria dos fornecedores licença ambiental ou licença municipal de funcionamento.
    Promoção da responsabilidade social: a empresa demonstra estar comprometida com o exercício da responsabilidade social e com o respeito ao ser humano. Assim, ela procura manter relações sólidas de parceria e confiança com seus colaboradores, clientes e fornecedores na prática da justiça social.
    Desenvolvimento dos recursos humanos: a capacitação dos funcionários é promovida toda vez que uma necessidade é identificada ou quando há aquisição de novos equipamentos; introdução ou incorporação de novas tecnologias ou processos de trabalho; aperfeiçoamento das relações de trabalho; e necessidade de perenizar os conceitos relativos ao SIG.
    Saúde ocupacional e segurança no trabalho: a empresa mantém um programa de qualidade de vida que oferece assistência gratuita médico-hospitalar, odontológica, fisioterápica e ergonômica. Além disso, tem firmado parcerias que proporcionam descontos em procedimentos que também podem ser estendidos aos familiares.

    ResponderExcluir
  12. ARAÚJO, Geraldino Carneiro de.; Mendonça, Paulo Sergio Miranda. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE BOVINOS. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 10, p. 31-56, 2009.
    Com base no artigo supracitado, pode se observar:
    Apesar de o desenvolvimento sustentável aparentar ser uma obrigação do governo, o mesmo não destina recursos suficientes para este fim, passando essa responsabilidade quase integralmente ao setor privado. Este por sua vez, tem se reestruturado, buscando se adequar a essa realidade e consequentemente melhorar sua imagem diante da sociedade.
    No que diz respeito às relações com o comércio exterior, estes critérios devem ser mais observados, já que as restrições impostas às exportações são ainda mais criteriosas. No Brasil, um dos fluxos produtivos com grande potencial de exportação é de carne bovina, para tal, as empresas frigoríficas buscam se adequar as normas internacionais reconhecidas de sustentabilidade (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000).
    O processo de implementação dessas normas pode significar a modificação nos processos produtivos e na estrutura da empresa, adotar um sistema de produção que não cause danos ao meio ambiente pode gerar custos e atrasos na produção. Mas algumas empresas como o frigorífico, objeto de estudo do artigo citado estão dispostas a pagar esse preço, visando à certificação e consequentemente a ampliação de seus negócios.

    Andréia Ferreira

    ResponderExcluir
  13. (Elaine Dias Barbosa)
    ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
    O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto o processo produtivo retorna resíduos e emite poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição e esgotamento dos recursos naturais. Junto a isso, o país cresce sem controle, a população aumenta e consequentemente se avolumam os problemas sociais, políticos, econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. Diante disso, o desenvolvimento sustentável se estabelece como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida, apoiado na integração de questões sociais, ambientais e econômicas, constituindo o tripé da Sustentabilidade. O setor empresarial, então, assume um papel fundamental na promoção de mudanças, e para serem consideradas sustentáveis, precisam ter ações e programas que permeiem essas três dimensões, ou seja, promover a inclusão social, reduzir e/ou otimizar o uso dos recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, e valorizar a rentabilidade econômico-financeira da empresa. A empresa-alvo da pesquisa é um Frigorífico, voltado para a produção de carne bovina e seus derivados. Esta, preocupada com o meio ambiente, a responsabilidade social e com os colaboradores para a sustentação do seu crescimento e sobrevivência no mercado, optou por implantar um Sistema Integrado de Gestão (SIG), abrangendo certificações como: ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade), a ISO 14001 (sistema de gestão do meio ambiente), a OHSAS 18001 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional) e a SA 8000 (sistema de gestão de responsabilidade social). Em relação à ISO 14001, o frigorífico busca focar a gestão ambiental sob as seguintes categorias: prevenção e controle da poluição, racionalidade dos recursos naturais, atendimento aos requisitos legislativos ambientais, promoção da sustentabilidade (comprometimento), gerenciamento ambiental e melhoria contínua. Através de algumas ações da empresa: controle das emissões de gases, controle/tratamento de efluentes líquidos, controle/reciclagem dos resíduos sólidos, adoção de tecnologias limpas, uso sustentável dos recursos não renováveis, atendimento à legislação ambiental, conservação/preservação da biodiversidade ambiental, e exigências de conformidades ambientais para os fornecedores. Em relação a dimensão social, o Frigorífico se adéqua as normas OHSAS 18001 e a SA 8000. A OHSAS 18001 é um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, ligada às seguintes categorias: controle de acidentes de trabalho, ambiente de trabalho, ações de saúde ocupacional, ações de segurança no trabalho e melhoria contínua.

    Continua....

    ResponderExcluir
  14. Enquanto a SA 8000, voltada para a responsabilidade social, está ligada às seguintes categorias: comprometimento com o desenvolvimento, comunicação às partes interessadas, atendimento à legislação trabalhista e melhoria contínua. E dispõe algumas ações: promoção da responsabilidade social, desenvolvimento dos recursos humanos, saúde ocupacional e segurança no trabalho, atendimento dos direitos humanos e das práticas trabalhistas, e ações sociais para o desenvolvimento da comunidade. Em referencia á dimensão econômica, a empresa mantém o foco na gestão da qualidade, através da certificação ISSO 9001, apresentando as seguintes categorias: garantia da qualidade, ferramentas da qualidade, atendimento das exigências dos clientes, atendimento dos requisitos regulamentares, gerenciamento de processos e melhoria contínua, a fim de buscar o aumento das exportações, o crescimento dos resultados econômicos financeiros, o pagamento de salários justos, estratégias organizacionais para o mercado, ofertar produtos de qualidade a baixo custo e efetuar o pagamento de tributos e impostos ao governo. Diante do observado, mais do que buscar a certificação em normas de qualidade, que proporcionam uma oportunidade de melhoria de desempenho do produto/serviço para melhor atender os clientes, as organizações estão ampliando tal abordagem e buscando também oportunidades de melhorias nos aspectos ambientais e sociais, para o atendimento de exigências da sociedade. Ou seja, o processo de adequação às normas (implantação do SIG) promove a sustentabilidade empresarial, porem, as empresas devem possui outras ações de melhorias contínuas e investir em programas que vão além dos requisitos normativos, proporcionando assim a sustentabilidade. (Elaine Dias Barbosa)

    ResponderExcluir
  15. Murilo S. Corrêa - 3° Semestre - GADS

    Análise do Processo de Implantação das Normas de Sustentabilidade Empresarial: Um Estudo de Caso em uma Agroindústria Frigorífica de Bovinos

    O estudo foi realizado em um frigorífico responsável pelo abate e comercialização de carne bovina, inicialmente a organização deixou clara a sua preocupação com o meio ambiente. Em 2003 a organização se adequou a todas as normas da ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000, foram necessárias algumas mudanças para que houvesse a adequação, levando 14 meses para que todas as normas fossem colocadas em prática.
    Na dimensão ambiental, o principal foco do frigorífico foi a ISO 14001, visando à sustentabilidade ambiental tomando atitudes como: O controle das emissões de gases; O controle/tratamento de efluentes líquidos; O controle/reciclagem dos resíduos sólidos; A adoção de tecnologias limpas; O uso sustentável dos recursos não renováveis; O atendimento à legislação ambiental; A conservação/preservação da biodiversidade ambiental; Além de exigências de conformidades ambientais para os fornecedores.
    Na dimensão social, o foco foi às normas da OHSAS 18001 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional) e SA 8000 (de responsabilidade social). Visando: A promoção da responsabilidade social; O desenvolvimento dos recursos humanos; A saúde ocupacional e segurança; O atendimento dos direitos humanos e das práticas trabalhistas; E as ações sociais para o desenvolvimento da comunidade.
    Na dimensão econômica, o frigorífico se relaciona diretamente com a ISO 9001 tendo como principais pontos: Aumento das exportações; Crescimento dos resultados econômicos financeiros (receita, lucro, faturamento, investimentos etc.); Pagamento de salários justos; Estratégias organizacionais para o mercado; Oferta de produtos de qualidade a baixo custo (eficiência produtiva); Pagamento de tributos e impostos ao governo.
    Concluiu-se que, nesse processe que durou 14 meses, o frigorífico conseguiu implementar todas as normas, sem que ocorressem muitas mudanças estruturais, administrativas e produtivas, com essa atitude pode-se de dizer que a organização oferece produtos de qualidade, se preocupa com o meio ambiente, a saúde e a segurança de seus colaboradores (que contribuíram muito para que todas as mudanças ocorressem) e ainda é socialmente responsável.

    ResponderExcluir
  16. Em âmbito geral vemos o crescente aumento da produção estadual de carne bovina, dentro desse contexto também vemos o crescimento do nosso estado como principal exportador de tal produto e assim, o aumento da degradação ambiental influenciada por esse setor. O desenvolvimento sustentável nesse setor se apega no quesito que assim como aumentou a produção nos últimos anos, também se aumentou os ganhos da população em geral e consequentemente a fartura de tais classes, e ao lado desta prosperidade há também maior pobreza e degradação ambiental devido a consequente maior escala de produção para conseguir abastecer esses mercados cada vez mais crescentes. Para governos, sempre se há uma prioridade em se preocupar com a população mais pobre, mas também não se pode esquecer do meio ambiente e sua degradação nesse sentido. Infelizmente como vemos destacado no texto não é assim que acontece, acabamos por priorizar a situação das pessoas e esquecemos que sem o devido cuidado e planejamentos de sustentabilidade, tem coisas que serão irreparáveis sem os devidos cuidados.
    As empresas do ramo frigorifico tem cada vez mais destaque no mercado nacional sendo o Brasil um dos, se não o principal exportador de carne bovina mundial, tudo isso se deve as novas tecnologias investidas dentro dos frigoríficos dos quais planejam seu processo de trabalho e o fragmentam para assim diminuir suas perdas para que assim hajam de maneira sustentável sempre priorizando esse lado. A empresa para se adequar as normas ambientais estabelecidas, aderem a ISSO 14001 da qual se comprometem em controlar as emissões de gases, racionar os recursos naturais para assim ter uma sustentabilidade maior, vemos cada vez mais os esforços das empresas para se adequarem a todas as normas, para assim cumprirem a lei , mas também preservar os recursos naturais e evitar ainda mais a degradação ambiental que o campo dos frigoríficos prejudicam.

    Ronan Garcia

    ResponderExcluir
  17. Durante muito tempo a produção industrial foi desenfreada e irresponsável, durante os anos com aumento da população e conseqüentemente com a utilização dos recursos naturais houve certa preocupação com o que poderia acontecer no futuro, às organizações e principalmente as indústrias foram responsabilizadas pelo avanço na degradação do meio ambiente. Após a conscientização populacional e maior preocupação normas foram criadas com objetivo de produzir sem prejudicar e cada vez mais conscientizar para que consumíssemos menos reaproveitássemos a indústria da carne, o frigorífico exemplo do estudo de caso recebeu exigências para operar e vender, todas as indústrias passaram a ter normas, seguida as normas recebe certificado para produzir, existem vários como de qualidade (ISO 9001), responsabilidade social (AS 8000) e meio ambiente (ISSO 14001). Apesar das normas parecerem regras a ser seguida, a sustentabilidade garante as indústrias nome no mercado e a oportunidade de vender para o mundo inteiro além de ser economicamente viável por proporcionar o reaproveitamento de qualquer tipo de matéria prima.

    ResponderExcluir
  18. Análise do Processo de Implantação das Normas de Sustentabilidade
    O artigo que tinha como objetivo analisar como é o processo de adequação da agroindústria às normas internacionalmente reconhecidas de sustentabilidade (ISO9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000), utilizou um frigorífico de carne bovina do Estado de Mato Grosso do Sul como meio de estudo.
    O artigo começa comentando que é necessário para que o crescimento seja inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos, e que a população deve agir mais consciente quando o assunto for o meio ambiente.
    É necessário expor que há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, apresentam-se em duas visões." A primeira refere-se ao fato de que o desenvolvimento sustentável é comumente associado à expectativa de um país que entra numa fase de crescimento que se mantém ao longo do tempo (FERREIRA, 1998; 1999; RATTNER, 1999; ALTENFELDER,2004). A segunda trata a sustentabilidade como a capacidade de autossustentarse, de automanter-se".
    No Brasil a sustentabilidade passa a ser realidade na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo.O Brasil, atualmente, possui o maior rebanho comercial do mundo e assumiu a liderança mundial na quantidade exportada.
    O frigorífico em estudo é um complexo alimentício estruturado para produção de carne bovina e seus derivados, desde o abate de animais até a comercialização de carnes resfriadas e congeladas e seus subprodutos.
    "Na dimensão social, para o frigorífico, há o relacionamento com o processo de adequação das normas OHSAS 18001 e a SA 8000. A OHSAS 18001, sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, está ligada às seguintes categorias: controle de acidentes de trabalho, ambiente de trabalho, ações de saúde ocupacional, ações de segurança no trabalho e melhoria contínua."
    As empresas para se adequar as normas ambientais aderem-se a ISSO 14001 a qual se comprometem em controlar as emissões de gases, racionar os recursos naturais para assim ter uma sustentabilidade maior, e uma menor destruição do meio ambiente.

    Tilexine Lóris 3° Semestre

    ResponderExcluir
  19. A pesquisa tem como objetivo analisar como é o processo de adequação da agroindústria à sustentabilidade (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000). Hoje em dia é necessário que as organizações modifiquem seus processos produtivos, quando estiver prejudicando, para contribuir com a sustentabilidade. Para ser considerada a sustentabilidade empresarial, é necessário que haja ações voltadas para três dimensões básicas que são: dimensão ambiental, dimensão econômica e Dimensão social. O frigorífico conseguiu programar todas as normas para assim ter uma sustentabilidade maior, a cada dia vemos que algumas empresas se empenham para se adequarem a todas as normas, e também preservar os recursos naturais e evitar ainda mais a degradação ambiental.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Francieli Macedo Faquineti
    O ARTIGO ABORDA A DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DE SUSTENTABILIDADE ONDE O PRIMEIRO É AQUELE QUE ATENDE AS NECESSIDADES PRESENTES SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS GERAÇÕES;E SUSTENTABILIDADE TEM HAVER COM A CAPACIDADE DE AUTOSSUSTENTAR-SE, E DE AUTOMANTER-SE,É COMUM ASSOCIAR DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A POLITICAS PUBLICAS E SUSTENTABILIDADE ÁS DEMAIS AÇÕES PROMOVIDAS PELO SETOR PRIVADO.UMA EMPRESA PARA QUE SEJA SUSTENTÁVEL,É NECESSÁRIO QUE AS AÇÕES ESTEJA VOLTADAS PARA AS TRÊS DIMENSÕES CONHECIDA COMO TRIPÉ QUE SÃO ELAS : AMBIENTAL,ECONOMICA E SOCIAL.
    ESTE ARTIGO FEZ UM ESTUDO DE CASO NA AGROINDÚSTRIA FRIGORIFICA PESQUISOU-SE SOBRE AS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE COMO : A ISSO 9001(GESTÃO DE QUALIDADE),ISSO 14001(GESTÃO AMBIENTAL),OHDAS 18001(GESTÃO SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL E A SA 8000(GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL),ESSAS NORMAS SERVEM DE BASE PARA QUE A ORGANIZAÇÃO ATINGE OS DESEMPENHOS MAIS SUSTENTÁVEIS.
    A EMPRESA QUE FOI ESTUDADA POSSUI CERTIFICADO DE TODOS ESSES SIG(SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO),EM 2003 CONQUISTOU A ISSO 9001 E COM 14 MESES CONQUISTOU TODOS OS OUTROS SIG,ATUANDO ASSIM COMO UMA EMPRESA LITERALMENTE SUSTENTÁVEL.

    ResponderExcluir
  22. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE BOVINOS. O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, no processo incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAUJO, 2006), pois bem com essa comercialização com certeza tem alto índice de produções em que possam prejudicar em parte o ambiente, o que se deve se adequar com o SIG e as normas ambientais, para que tenha melhoria em eficiência redução de custos e ajudando a si mesmos com a responsabilidade social. O processo de implementação dessas normas pode significar a modificação nos processos produtivos e na estrutura da empresa, adotar um sistema de produção que não cause danos ao meio ambiente pode gerar custos e atrasos na produção. Mas algumas empresas como o frigorífico, objeto de estudo do artigo citado estão dispostas a pagar esse preço, visando à certificação e consequentemente a ampliação de seus negócios.
    O setor empresarial, então, assume um papel fundamental na promoção de mudanças, e para serem consideradas sustentáveis, precisam ter ações e programas que permeiem essas três dimensões, ou seja, promover a inclusão social, reduzir e/ou otimizar o uso dos recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, e valorizar a rentabilidade econômico-financeira da empresa. A empresa-alvo da pesquisa é um Frigorífico, voltado para a produção de carne bovina e seus derivados. Esta, preocupada com o meio ambiente, a responsabilidade social e com os colaboradores para a sustentação do seu crescimento e sobrevivência no mercado, optou por implantar um Sistema Integrado de Gestão (SIG), abrangendo certificações como: ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade), a ISO 14001 (sistema de gestão do meio ambiente), a OHSAS 18001 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional) e a SA 8000 (sistema de gestão de responsabilidade social). a dimensão econômica, o frigorífico se relaciona diretamente com a ISO 9001 tendo como principais pontos: Aumento das exportações; Crescimento dos resultados econômicos financeiros (receita, lucro, faturamento, investimentos etc.); Pagamento de salários justos; Estratégias organizacionais para o mercado; Oferta de produtos de qualidade a baixo custo (eficiência produtiva); Pagamento de tributos e impostos ao governo.
    Concluiu-se que, nesse processe que durou 14 meses, o frigorífico conseguiu implementar todas as normas, sem que ocorressem muitas mudanças estruturais, administrativas e produtivas, com essa atitude pode-se de dizer que a organização oferece produtos de qualidade, se preocupa com o meio ambiente, a saúde e a segurança de seus colaboradores (que contribuíram muito para que todas as mudanças ocorressem) e ainda é socialmente responsável. As normas são aplicáveis a todos os tipos de organização , faz que surjam ações únicas que procuram melhor gerir os aspectos da qualidade, meio ambiente, saúde, e segurança ocupacional, assim o frigorifico apresenta alguns programas que são consideráveis sustentáveis pois envolvem essas normas.

    ResponderExcluir
  23. O artigo intitulado - A análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial: um estudo de caso em uma agroindústria frigorífica de bovinos - tem como objetivo apresentar, analisar e discutir o processo de adequação da indústria frigorífica às normas de sustentabilidade por meio das dimensões ambiental, social e econômica; dessa forma, consideram-se a implantação e a manutenção das normas e de suas consequências sustentáveis. Para alcançar o objetivo proposto o artigo apresenta brevemente algumas considerações de desenvolvimento sustentável.
    A discussão desse conceito se torna relevante, uma vez que a produção e o desenvolvimento na sociedade capitalista é necessário, porém isso acarreta uma série de problemas ao meio ambiente. Segundo texto, apresentado esse crescimento é inevitável. É preciso se adequar, organizar e construir uma estrutura capaz de suportá-lo, garantindo a produção amenizando os danos causados ao meio ambiente.
    O texto discute vários conceitos apresentados por teóricos sobre sustentabilidade. Com isso, observa-se que o referido conceito é complexo e estudado com diferentes pontos de vista. Esse conceito embora seja de responsabilidade do estado passou a contar com a colaboração empresas privadas para que de fato seja praticado no dia a dia das empresas e da sociedade de modo geral. Assim, surge o conceito de sustentabilidade empresarial. Conforme o texto, a sustentabilidade empresarial é composta de ações que procuram visar à redução de impactos ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente viável no mercado.
    Para discutir sustentabilidade empresarial, o artigo analisado expõe o modo como a indústria frigorífica, especificamente, dez frigoríficos exportadores de carne bovina de Mato Grosso do Sul estão trabalhando com essa questão. Na realização dessa pesquisa, foi realizado a aplicação questionários semiestruturados, observação, entrevistas com agentes responsáveis pela qualidade e pela produção do produto. Utilizou-se nessa pesquisa uma abordagem qualitativa com o processo de estudo de caso.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. ANALISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA FRIGORIFICA DE BOVINOS

    Análise do Processo de Implantação das Normas de Sustentabilidade
    O artigo que tinha como objetivo analisar como é o processo de adequação da agroindústria às normas internacionalmente reconhecidas de sustentabilidade (ISO9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000), utilizou um frigorífico de carne bovina do Estado de Mato Grosso do Sul como meio de estudo.
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003).As empresas do ramo frigorifico tem cada vez mais destaque no mercado nacional sendo o Brasil um dos, se não o principal exportador de carne bovina mundial, tudo isso se deve as novas tecnologias investidas dentro dos frigoríficos dos quais planejam seu processo de trabalho e o fragmentam para assim diminuir suas perdas para que assim hajam de maneira sustentável sempre priorizando esse lado.
    Concluiu-se que, nesse processe que durou 14 meses, o frigorífico conseguiu implementar todas as normas, sem que ocorressem muitas mudanças estruturais, administrativas e produtivas, com essa atitude pode-se de dizer que a organização oferece produtos de qualidade, se preocupa com o meio ambiente, a saúde e a segurança de seus colaboradores (que contribuíram muito para que todas as mudanças ocorressem) e ainda é socialmente responsável.
    Apesar das normas parecerem regras a ser seguida, a sustentabilidade garante as indústrias nome no mercado e a oportunidade de vender para o mundo inteiro além de ser economicamente viável por proporcionar o reaproveitamento de qualquer tipo de matéria prima.

    ResponderExcluir
  26. JULIANE FERREIRA DE ASSIS
    3° SEMESTRE

    ANALISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
    Um estudo de caso em uma agroindústria frigorifica de bovinos

    Sabemos que no mundo globalizado em que vivemos, extraímos do meio ambiente as coisas boas e necessárias para nossa produção, e devolvemos coisas ruins, que está acarretando o esgotamento dos recursos naturais. E cabe ao setor publico, privado e as pessoas a manutenção de um desenvolvimento sustentável.
    Para uma empresa se manter neste mercado exigente e competitivo, precisa se adequar a algumas normas. Coral (2002, pg. 129), apresenta um modelo de sustentabilidade a ser aplicado pelas empresas: Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidades Econômica e Sustentabilidade Social. Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de fazer negócios que promove inclusão social, reduz ou otimiza o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, e tem uma rentabilidade econômica da empresa.
    O caso apresentado no trabalho da Agroindústria Frigorifica, tem como agentes econômicos do fluxo produtivo: produção de insumos, produtores de bovinos, abatedouros/frigoríficos (agroindústria) e rede de distribuição. O frigorifico em estudo produz carne bovina e seus derivados, desde o abate de animais até a comercialização das carnes resfriadas e congeladas e seus subprodutos; comercializando seus produtos principalmente no mercado externo. A empresa possui uma unidade certificada com a Iso 9001, Iso 14001, OHSAS 18001 e a SA 8000. A implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), se deu em julho de 2003, depois que o frigorifico contratou uma empresa de consultoria para o processo de adequação as normas internacionalmente conhecidas. Para obter a certificação foi preciso estabelecer procedimentos para identificar os impactos. Existia uma serie de necessidades que justificaram o fato de os processos serem adequados, excluídos, criados ou melhorados. O SIG é uma estrutura disponível para implementar ações voltadas a gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança, saúde e responsabilidade social, que incluem procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários. Estas Normas servem de apoio para as organizações atingirem desempenhos mais sustentáveis de seus negócios, que de certa forma abrangem as dimensões econômicas, ambientais e sociais do tripé da sustentabilidade empresarial (JAPPUR 2004, p.73).
    No frigorifico o processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. A relevância de um SIG é destacado pela necessidade de responder as atuais exigências da globalização e da crescente conscientização pro produtos e processos que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida, respeito aos direitos humanos e critérios ambientais direcionados a sustentabilidade. È preciso observa que a certificação de sistema de gestão não significa que a organização seja sustentável, pois depende do nível e da abrangência dos indicadores produzidos (JAPPUR 2004).

    ResponderExcluir
  27. O artigo relata sobre uma pesquisa que foi feita no frigorífico exportador de carne bovina no Estado de Mato Grosso do Sul. Uma empresa que é certificada com as principais normas internacionalmente reconhecidas, para verificar o processo de adequação de tais normas na promoção da sustentabilidade empresarial.
    Ele fez novas normas sem mudar sua estrutura, se desenvolveu o SIG e apresenta produtos com qualidade , preocupando com o meio ambiente , saúde e segurança com seus colaboradores sendo responsável em suas normas.
    Ela apresenta alguns programas que são considerados sustentáveis como dimensões ambiental, econômica e social.
    O presente trabalho tem algumas limitações, por exemplo da febre aftosa no Estado de Mato Grosso do Sul, em 2005/2006, é um limitador da pesquisa, que impossibilitou uma melhor análise das categorias da dimensão econômica que foi aumento das exportações e resultados econômico financeiros. Oferece também uma ampla variedade de temas a serem aprofundados, que sugere-se a realização de estudos de casos em que se apliquem as categorias de análise deste estudo qualitativo em estudos quantitativos, por meio de variáveis para a definição de indicadores de sustentabilidade empresarial.
    A SA 8000 dispõe algumas ações como promoção da responsabilidade social, desenvolvimento dos recursos humanos, saúde ocupacional e segurança no trabalho, atendimento dos direitos humanos e das práticas trabalhistas, e ações sociais para o desenvolvimento da comunidade.
    Elizandra Borges

    ResponderExcluir
  28. Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontos chaves: o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes e futuras.
    Torna-se comum relacionar desenvolvimento sustentável a políticas públicas e sustentabilidade às demais ações promovidas pelo setor privado. No
    entanto, Young e Steffen (2006) salientam que a maior participação das organizações na sustentabilidade não pode substituir a ação pública e que as medidas voluntárias tornam-se mais comuns no setor privado.
    Segundo Griffith (2000), um SIG é a estrutura organizacional, recursos e procedimentos utilizados para planejar, monitorar e controlar projetos nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e também responsabilidade social, uma vez que existe similaridade entre os elementos de gestão associados. Muitas empresas estão se adequando às normas voluntárias internacionais de sistemas de gestão, como meio de administrar
    suas atividades em relação a essas demandas. Essas normas servem de base para as organizações atingirem desempenhos mais sustentáveis.
    Segundo Martinhão Filho e Souza (2006) e Davenport (1998), os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo.

    ResponderExcluir