quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cadeia de Suprimentos Verde

06/set (10)

Texto 5 - Cadeia de Suprimentos Verde
acesse pelo link: http://www.mackenzie.com.br/dhtm/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/1203/664

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Identificar fatores relevantes, à medida que a competição se torna cada vez mais crescentes surge novos problemas e desafios para o gerenciamento das empresas. Isto tem provocado alterações nas regulamentações governamentais das empresas.
    Os sistemas administrativos das empresas são modelados em torno de medidas ou indicadores de natureza financeira. A influência é forte em relação aos fornecedores uma vez que é responsabilidade das indústrias químicas garantirem que seus fornecedores prestem serviços com segurança e qualidade.
    O perfil reativo ainda é presente no segmento que as empresas estão inseridas. Quando as empresas químicas adotam práticas ambientais apenas para o cumprimento de legislação e pressões governamentais e sociais.

    Gabriela Maciel

    ResponderExcluir
  3. Com o consumismo cada vez mais em alta forçando as empresas se adequarem ás novas tendências do mercado. Para se manter e atender as exigências dos consumidores as organizações consomem cada vez mais recursos naturais, o que por sua vez acaba causando desastres ambientais, sejam aqueles direto ou indiretamente ocasionado pelo homem.

    ResponderExcluir
  4. Alessandra F. Araújo6 de setembro de 2014 às 00:01

    A competição se torna cada vez mais crescentes surge novos problemas e desafios para o gerenciamento das empresas. Assim vem provocando alterações nas regulamentações governamentais das empresas.
    Muitas empresas vem mudando seu comportamento para se adquarem as normas necessarias do mercado.

    ResponderExcluir
  5. Nos dias atuais notamos que as preocupações ambientais são mas fortes principalmente no ponto em que se tratam de organizações do setor privado que precisam alem de buscar melhorias a quada dia se preocuparem em fazer algo a mais para a sociedade em geral.
    Seja em questões ambientais ou sociais, mas não apenas pra cumprirem suas obrigações impostas por lei.
    Com isso gerando para própria organização vantagens competitivas buscando novos mercados e formas de produzirem com eficiência diminuindo o desperdício em seu processo produtivo.

    José marcos da silva filho

    ResponderExcluir
  6. O presente texto procura abordar a questão das ações inadequadas que se faz contra o ambiente, citando como exemplo algumas catástrofes ocorridas como influencia dos danos provocados ao meio ambiente. Mostra também que as empresas bucam o aprimoramento de seus produtos de acordo com as demandas de mercado, na legalidade pensando deste modo no ambiente.
    Neste sentido a gestão de cadeias de suprimentos verde vem despertando interesse nas empresas, no entanto ainda não se tem uma definição específica. Ea é uma cadeia de suprimento ecológica, que visa garantir uma redução dos custos à empresa e também garante uma vantagem competitiva de mercado, aumentando deste modo sua rentabilidade.
    Ainda, segundo aborda o texto, os autores Zhu e Sarkis, classificam as empresas em dois tipos sendo: Reativas as que apenas garantem o cumprimento da legislação devido pressão de governo e pró ativas as que antecipam-se dos concorrentes em relação às questões ambientais. Os autores ainda classificam como práticas verde ações como: desenvolvimento de produto junto com clientes, cooperação entre fornecedore e clientes, venda de excesso de estoque entre outras ações.
    O setor químico também abordado vem apostando na implementação da certificação de sistemas de gestão ambiental (SGA) com o intuito de se melhorar o desempenho, neste sentido também busca uma adoção de sistemas internacionais como ISSO 14001 e nacionais como Atuação responsável da ABIQUIM.
    ADRIELE SENA SANTANA

    ResponderExcluir
  7. No artigo nota-se que a gestão da cadeia de suprimentos verde ainda está em início no Brasil, mas promete a longos passos engrenar, devido o menor impacto causado ao meio ambiente, tendo maior sustentabilidade ambiental na nossa cadeia de suprimentos, e nota-se ainda que ela tem se tornado uma importante ferramenta de ajuda para as empresas químicas preservarem o meio ambiente se mantendo economicamente sustentáveis, e com boa imagem, garantindo alguma vantagem competitiva. As medidas de desenvolver os produtos junto com clientes, cooperação para com fornecedores e clientes com intuito de reduzir o uso de embalagens, redução de matéria prima, reuso, reciclagem e embalagens reutilizáveis são investimentos verdes que dão ótimas medidas para a sustentação da idéia e da logística reversa. O artigo deixa claro que hoje as empresas químicas tem como foco atividades internas e externas que contribuam para o desenvolvimento ambiental e sustentável.

    Lázaro Júnior

    ResponderExcluir
  8. Sintia Caroline de Souza Dutra6 de setembro de 2014 às 10:12

    O artigo nos apresenta a gestão da cadeia de suprimentos verde nas empresas da industria química brasileiras. As industrias químicas ao decorrer dos anos e com a ajuda da globalização teve um crescente aumento em todo o mundo, e são elas umas da maiores causadoras de acidentes ambientais.
    Hoje a gestão de suprimentos verdes são adotados por algumas empresas para que se possa ter uma imagem positiva com os seus fornecedores e consumidores que estão cada vez mais exigentes, ou seja, algumas empresas adotam esse sistema para que possam obter vantagens competitivas como um modelo de negócios.
    O texto traz quatro praticas para esta gestão: GSCM Interna, GSCM Externa, Recuperação do Investimentos e Eco Design. Cabe a essas praticas o controle de indicadores ambientais . cooperação, fiscalização, custos de treinamento, compra de produtos que não agridam ao meio ambiente entre outras. São através destas praticas obter uma contribuição para o desempenho do meio ambiente, sabemos que o caminho a percorrer ainda é longo, pois as empresas químicas ainda adotam essas praticas apenas para estarem dentro da legislação e por terem cobranças por parte do governo e da sociedade. Mas já temos um começo, pequeno mas um "começo".

    ResponderExcluir
  9. Com o passar dos anos, é visto que as empresas procuram se adequar as normas ambientais, como a ISO 14001. Isso acontece pelo fato de que a empresa que possui esse requisito vem se destacando no mercado. Com o uso da internet e outros meios de informação, os consumidores passaram a se conscientizar e se tornarem mais atentos às questões ambientais, dando preferencia para empresas e organizações que já aderiram a essas normas. Com isso, para as empresas, a preocupação ambiental acabou se tornando uma estratégia competitiva, preservando o meio ambiente e se mantendo economicamente sustentável.

    Robert Alves Dias

    ResponderExcluir
  10. As indústrias químicas trabalham com materiais muito pesados para a atmosfera terrestre, elas agora tem como nunca uma preocupação ambiental primária em suas adequações, as que tem essa preocupação, se adequam as normas e implantam políticas ecológicas dentro da organização, tem resultados positivos, diferencial competitivo e preferência por quem dela utiliza seus produtos e/ou serviços ... Notamos também que uma das principais causas dessas preocupações primárias com a questão ambiental é a competição acirrada que existe atualmente no mundo globalizado, e não diferente a gestão de suprimentos verde surgiu como um modelo para as organizações adotarem rapidamente e atingirem seus objetivos tranquilamente e tendo um diferencial competitivo privilegiado.

    ResponderExcluir
  11. Todos sabemos que as empresas necessitam adotar novas práticas de gestão para sobreviver no atual cenário mundial, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos, porém a indústria química deve preocupar-se ainda mais com novos modelos de gestão, pois conforme o artigo mostra, esse setor tem sua imagem relacionada com práticas negativas em relação ao meio ambiente. Grandes empresas desse segmento, se mostram pró-ativas, pois se antecipam aos concorrentes e buscam adotar medidas sustentáveis para seus processos internos, como também para escolher seus fornecedores. O que pra mim parece claro, é que essa pró-atividade, referem-se as empresas que enxergam vantagem competitiva através de cuidados com o meio ambiente, e não apenas uma preocupação direta com o meio ambiente.

    André Luiz

    ResponderExcluir