quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Educação Ambiental e Educação para Sustentabilidade

13/set (12)

Texto 6 (Educação Ambiental e Educação para Sustentabilidade)

Acesse pelo link: acesse pelo link: http://tede.mackenzie.com.br/tde_arquivos/1/TDE-2012-01-17T115648Z-1350/Publico/Sandra%20Lays%20Gathas%20Carvalho.pdf

4 comentários:

  1. Sintia Caroline de Souza Dutra12 de setembro de 2014 às 17:35

    O artigo traz um estudo qualitativo feito em 17 instituição de ensino superior no Brasil, entre elas universidades publicas e privadas.
    O artigo aborda o tema educação para sustentabilidade, refere-se a inclusão de programas sustentáveis dentro das universidade e principalmente dentro dos cursos de administração, pois a cada dia que se passa o mercado de trabalho torna-se mais rigorosos em suas escolhas, então acredita-se que um administrador com um embase maior em programas de sustentabilidade terá mais facilidades para entrar no mercado de trabalho. Apesar de muitas instituições de ensino superior terem algumas dificuldades com esse projetos, como orçamentos pequenos e limitados, é cada vez mais crescente a quantidade de universidades que buscam sustentabilidade em seus currículos escolares. Há também algumas razões para que as instituições se tornem sustentáveis, como exemplo: obrigação social, atrair mais estudantes para seus cursos, redução de custos e despesas dentro do campus entre outras.
    Bom o que sabe-se é que quanto maior for o investimento nas instituições, principalmente de administração, para se obter ensinos, projetos,trabalhos de sustentabilidade, maior será as chances de termos um futuro mais sustentável, pois as universidades além servirem como modelo para a sociedade, serão delas que sairão os futuros administradores sustentáveis do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Ferreira Araújo13 de setembro de 2014 às 08:28

    O texto trata da inclusão de programas sustentáveis dentro das universidade e dentro dos cursos de administração, porque com o passar do tempo o mercado de trabalho torna-se mais rigoroso com escolhas e atitudes a serem tomadas, então um administrador com um conhecimento maior em programas de sustentabilidade terá mais facilidades para entrar no mercado de trabalho pois muitas empresas acabam se tornando sustentáveis apenas por obrigação social.
    Como o tema do texto aborda educação para sustentabilidade, sabemos que quanto mais empresas forem sustentáveis teremos um desenvolvimento melhor na educação e podemos mudar a cultura do cidadão.

    ResponderExcluir
  3. A tese apresenta um problema de pesquisa no qual analisa a importância relevada a sustentabilidade para os cursos superiores de administração no Brasil, onde foi feito todo uma pesquisa quantitativa nessas instituições, e como demonstra todo o texto é extremamente importante que a educação ambiental seja tratada com prioridade no ambiente de ensino superior, pois partindo do ponto que a maioria dos acadêmicos brasileiros hoje cursam administração, teremos grande melhora no pensamento das futuras organizações em questão ao meio ambiente. Concluindo a pesquisa mostrou que a inserção da sustentabilidade no currículo das escolas de administração brasileiras vem tendo grandes avanços nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  4. O texto apresenta a dificuldade de inserir a sustentabilidade no ensino superior e formar administradores preocupados com a pratica dela. O artigo apresenta a dificuldade de mudanças nas organizações, assim uma nova disciplina na grade curricular é desafiador tanto pra a instituição e docentes. O texto trás conceitos de sustentabilidade para que possa ser visto sua importância.
    ANDERSON OLIVEIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir