“O principal objetivo da Ecomagination é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a reduzir seus impactos ambientais, principalmente nas emissões de carbono” (pág. 30). “O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de “sustentabilidade”, garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em princípios de gestão [...]” (pág. 32). “Se essas empresas fossem capazes de mudar seus negócios, de modo a oferecer energia limpa e renovável (como energia solar ou eólica) ou a prestar serviços de conservação, ao mesmo tempo em que mantêm ou até aumentam a receita, tal escolha seria responsável e lucrativa” (pág. 33). “Assim, sustentabilidade passa a significar gestão esclarecida e disciplinada – que, a propósito,é o fator mais importante que os investidores levem em conta e devem ter em vista nas suas decisões de compra de ações” (pág. 38). “A proteção da empresa inclui a redução dos riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades; a identificação o mais cedo possível de risco iminentes e de falhas gerenciais pendentes [...]” (pág. 40).
Citações Indiretas:
A GE encontrou ideias que ajudassem tanto em seus negócios quanto ao meio ambiente, cabe as empresas (indústrias) preservar o meio ambiente e ter maior controle climático, mesmo que tenha restrições; como a diminuição de emissões de gases, e tenha que reduzir a produção. O objetivo do mapa da sustentabilidade era ampliar estratégias e alterações operacionais, como por exemplo, aplicar suas pesquisas em desenvolvimento de carvão, e fazer com que a energia venha de fontes renováveis para evitar a extinção do meio ambiente. Atualmente a questão ambiental é um tema novo que estádominando, nos livros, noticiários etc. Material reciclável, edifícios sustentáveis, alimentos orgânicos, roupas e cosméticos aliados à preservação do meio ambiente. As empresas estão aproveitando a oportunidade para expandir novos mercados e se preocupando com o planeta.
“Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de ‘externalidade’” (pág. 80). “Mesmo onde não existam mercados para os valores que estão sendo considerados, a ‘sombra do preço’ pode ao menos fornecer um direcionamento dos valores relativos” (Pág. 99). “Apesar de algumas partes do mundo desenvolvido estarem começando a virar a esquina em termos de recuperação ambiental, o planeta como um todo ainda parece estar em um caminho não-sustentável” (pág.74). “Os líderes empresariais e executivos que desejarem abraçar o desafio que defronta suas empresas e mercados, necessitarão empreender uma auditoria da sustentabilidade, diante das necessidades e expectativas emergentes guiadas pela linha dos três pilares da sustentabilidade” (pág.76). “Na maioria dos países, as empresas são obrigadas a fornecer um relatório de seu desempenho financeiro. No caso de empresas limitadas, os diretores apresentam esses resultados para os proprietários das ações.
Citações Indiretas:
O benchmarkingabrange a comparação de produtos e processos, observando sempre questões a serem modificadas, melhoradascom o intuito de alcançar seus objetivos. Para isso, é realizada uma pesquisa interna detalhada na empresa, sem levar em consideração somente os relatórios organizacionais. Um pilar econômico de uma empresa é o lucro, representado por ganhos de ações; para calcular o pilar de uma organização os contadores, registram, levantam e avaliam dados numéricos. Esse tipo de abordagem é dado como método para contabilidade ambiental e social, podendo ser um grande desafio para essa área da contabilidade. A importância sobre o pilar ambiental das organizações é como capacidade de auxílio da maioria dos ecossistemas, se difere em números e comportamento dos atuantes que operam neles. Como decorrência, esses tais pilares irão mudar de acordo com o tempo e espaço. A auditoria social possui um ponto de vista não financeiro das empresas. O seu objetivo é analisar o seu desempenho com relação às expectativas da sociedade. A auditoria se baseará na performance dos três pilares.
Citações diretas: “Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia.” (pág. 01)
“Estamos convencidos de que em um mundo mais globalizado, mais interconectado e mais competitivo, a maneira como se gerenciam as questões ambientais, sociais e de governança corporativa é parte da qualidade gerencial de que as empresas precisam para competir com sucesso.” (pág. 06)
Citações indiretas: O ponto doce da sustentabilidade é a área comum entre os interesses da empresa com o interesse do público, ou seja, o lugar em que a busca pelo lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum.
As empresas cada vez mais estão tentando alcançar esse ponto, pois é evidente que aquelas que alcançaram ou chegaram o mais próxima possível, conseguiram desenvolver vantagens duradouras com relação aos seus concorrentes. Um exemplo que o texto cita é o da GE, sendo que a princípio a mesma era contra as políticas de não poluição realizadas pelo governo, após a mudança de gerência, trabalhar de forma mais limpa passou a ser a nova regra que a organização segue, e com o passar do tempo, com a produção de produtos mais limpo percebeu-se economicamente que poderia ganhar muito direito sendo sustentável.
Outro exemplo citado foi o caso da PepsiCo, que com a intenção de diminuir a imagem de que produz apenas produtos açucarados e que fazem mal a saúde resolveu comprar a Tropicana e Quaker Oats, passando a produzir assim produtos mais saudáveis, e com isso aumentando sua receita em 13¢ no ano de 2005. Entre outros exemplos.
Para os gerentes que precisam de provas mais concretas, as ultimas comparações de crescimento entre as empresas que estão aderindo a medidas sustentáveis e aquelas que não estão, é nítido o aumento financeiro nas que programaram algo relacionando a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Por outro lado o texto diz que é difícil afirmar que são apenas as atitudes sustentáveis que garantiram o crescimento das organizações.
Contudo, é evidente que as empresas sempre estarão visando o lucro antes de atenderem a requisitos sustentáveis, mas, sempre procurando mudar a visão do seu consumidor a fim de que o mesmo procure mais os produtos sustentáveis, do que aqueles que por enquanto não tem como ser produzido de forma sustentável.
GILMARCOS JACQUES DE LIMA Administração – UFMS 6º semestre
SOBRE O ESTUDO SEGUE ABAIXO CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS: No Texto, O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE, pode-se extrair do texto que “o ponto doce da sustentabilidade” seria compartilhar interesses da empresa e pelo interesse do público, ou seja, a empresa buscando a lucratividade juntamente com o bem comum.
“As empresas mais bem gerenciadas em todo o mundo estão tentando localizar e atuar nessas regiões de interesses mútuos, desenvolvendo novas maneiras de fazer negócios, a fim de localizar essas áreas e nelas se estabelecer”. (pág.29)
Pode-se entender que a General Electric – GE excede a tempos a emissão de resíduos tóxicos, poluindo assim alguns rio. Surgiu a ecomagination a qual tem por objetivo promover tecnologia de forma limpa para ajudar a clientela GE a minimizar os impactos ambientais causado pela emissão de carbono. Com isso a GE observou algumas sobreposições entre a proteção do meio ambiente e seus interesses de negócios, logo a empresa começa a se preocupar com as mudanças climáticas.
“Grandes empresas precisam inserir as questões sociais em suas estratégias, de modo a refletir sua atual importância para os negócios” (pág.31)
“A PepsiCo transformou o ponto doce dos produtos saudáveis no segmento mais dinâmico de seu portfólio de produtos [...] Assim, a responsabilidade social contribuiu para que o lucro por ações da PepsiCo aumentasse 13% em 2004 e para que o valor de mercado da empresa ultrapassasse o da Coca-Cola pela primeira vez na história.” (pág.31)
Pode-se extrair do estudo, que a PepsiCo está buscando constantemente outros pontos doces: redução de custos com melhorias ambientais, reduzindo consumo de energia, a geração de efluentes e reduzindo resíduos das embalagens.
“Ao mesmo tempo em que aumenta o valor para os acionistas e criam condições mais saudáveis e sustentáveis para as operações da empresa, nas décadas vindouras.” (pág.32)
Há um trecho no texto, que faz com que o leitor imagine uma empresa a qual gera seus lucros através de recursos que acabam agredindo o meio ambiente, analisando esta empresa seria insustentável, logo, os recursos iriam diminuindo e os custos aumentando de forma de impostos. O autor propõe então a empresa a pensar em mudar seus negócios oferecendo energia limpa e renovável, ato este que daria a empresa a imagem de responsável e tornaria assim mais lucrativa.
“A sustentabilidade está se transformando rapidamente em tendência dominante.” (pág.39)
Neste capitulo, o autor destaca ainda 3 maneiras de como a sustentabilidade pode melhorar as empresas. São elas: Proteção da Empresa: Demonstra que a empresa busca a redução dos riscos de modo a não prejudicar seus clientes, empregados e comunidade. Gestão da Empresa: Busca a redução de custos, uma melhor produtividade e extinção de desperdício. Promoção do crescimento: Com essas práticas ajustadas possibilita a empresa, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, acelera o ritmo de inovação, a conquista de novos clientes, isto em harmonia aumenta o valor da marca e sua imagem no mercado.
“A sustentabilidade gera benefícios intangíveis, em que se incluem a reputação da empresa, o moral dos empregados e a boa vontade dos clientes.” (pág.46)
PONTO DE VISTA DO ACADÊMICO: A ultimo parágrafo do capítulo “casou” com o trabalho ARAÚJO e MENDONÇA, 2009 - no que tange as dimensões da sustentabilidade empresarial; Ambiental; econômica e social.
GILMARCOS JACQUES DE LIMA Administração – UFMS 6º semestre
SOBRE O ESTUDO SEGUE ABAIXO CITAÇÕES DIRETAS e INDIRETAS: No Texto, A TEORIA DOS TRÊS PILARES, pode-se extrair do texto que esses três pilares são social; econômico e ambiental. Em 1987, CCI – Câmara de Comércio Internacional assinaram a carta do desenvolvimento sustentável, o qual buscava o “esverdeamento” no caminho de negócios eficientes e reduzir custos.
“O fato é que ao atendermos às nossas necessidades, estamos destruindo a capacidade das futuras gerações de atender as delas.” (pág.75).
“O lado positivo é ainda mais poderoso. Quanto mais aprendermos sobre os desafios da sustentabilidade, mas claro ficará que estamos no limite de um momento histórico no qual várias indústrias deverão ser transformadas.” (pág.75).
“Mas o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos também de definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial.” (pág.76).
“O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao número – e comportamento – dos atores econômicos que operem neles.” (pág.83).
“À medida que a globalização segue seu rumo, a interface entre os pilares econômico e social torna-se cada vez mais problemática.” (pág.90).
No texto, o autor conceituou a contabilidade social, como sendo a responsável para avaliar os impactos produzidos pela empresa sobre as pessoas (interna e externamente). Enquanto a auditoria social tem por objetivo avaliar o desempenho da empresa em relação à expectativa da sociedade.
PONTO DE VISTA DO ACADÊMICO: A leitura do texto foi de grande proveito, e em uma citação direta vou encerrar esta trabalho, citação que deve servir como inspiração para nós acadêmicos: “Por muitas vezes, não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou indústria é “sustentável”, mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não.” (pág.99).
O principal objetivo da Ecomagination é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a reduzir seus impactos ambientais, principalmente emissões de carbono.(pág 30)
O fato é que a GE encontrou sobreposições significantes entre seus interesses de negócios e a proteção do meio ambiente. A organização percebeu que chegou a hora de exercer maior controle sobre as mudanças climáticas, mesmo que seja necessário impor restrições ás emissões de carbono.(pág 31)
O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de “sustentabilidade”, garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em princípios de gestão que fortalecerão, em vez de solapar, as raízes da empresa no meio ambiente, no tecido social e na economia.(pág 32 )
Se as empresas fossem capazes de mudar seus negócios, de modo a oferecer energia limpa e renovável ou a prestar serviço de conservação, ao mesmo tempo em que mantêm ou até aumentam a receita, tal escolha seria responsável e lucrativa.
O mapa da sustentabilidade tem como objetivo desenvolver estratégias e mudanças operacionais para avançar em busca do quadrante nordeste do mapa.Isso serve para que as organizações que trabalham com algum produto que não seja sustentável, ir em busca de resultados que possa geral a sustentabilidade dentro da empresa.
A conscientização quanto a sustentabilidade também está ajudando as empresas a pensar de maneira criativa sobre como conquistar acesso a novos mercados com enorme potencial, que no passado foram descartados como não-lucrativos ou impossíveis.
A sustentabilidade é como um guia de orientação para fazer negócios num mundo interdependente, indicando novas maneiras de proteger a empresa contra riscos ambientais, financeiros e sociais, de dirigir a empresa com maior eficiência e produtividade e de promover seu crescimento, por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços.(pág. 46)
Texto 02
“aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo.
o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial.
Significado de “pilares” tradicional – Um pilar de uma empresa é o lucro, representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão. O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao numero e comportamento dos atores econômicos que operam nele.
A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização sobre as pessoas. As questões frequentemente consideradas são relações com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro e tempo e geração de emprego para grupos favorecidos(pág 92)
Auditoria em alguma organização tem como objetivo avaliar o desempenho em relação ás exigências e expectativas da sociedade,mas normalmente as auditorias é vista sob um ponto de vista de impactos não financeiros das empresas.
Por muitas , não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou industria é sustentável , mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não. O conceito dos três pilares claramente complica as situações. Um ponto a ser sugerido é que uma empresa sustentável é aquela que ao final do período contábil, foi capaz de manter a biosfera na mesma situação em que se encontrava no inicio.
Citações direta: “ Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas como os pilares econômico, social e ambiental.” (pág. 01) “ Um pilar de uma empresa é o lucro, representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão.” (pág. 06) “O nosso progresso na direção do pilar social será extremamente importante na determinação do sucesso ou do fracasso da transição para a sustentabilidade” (pág. 09)
Citações indiretas: O texto começa falando a respeito de como surgiu a idéia de “esverdear” as empresas brasileiras, sendo que a mesma surgiu através de um tratado assinado no ano de 1987.
A partir de então o autor começa a falar da importância dos três pilares para que esse processo de certo, em que os pilares são: econômico, social e ambiental.
No texto como um todo passa a analisar cada um desses pilares apontando seus pontos positivos e negativos.
Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia. Não há nada errado na prática de filantropia pelas organizações, mas a empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos seus skateholders, inclusive para empregados, para clientes, para parceiros de negócios, para as comunidades em que opera e, obviamente, para os acionistas (P.1)
Reflita sobre a sustentabilidade como território compartilhado pelos interesses da empresa (os dos skateholders financeiros) e pelos interesses do público (os dos skateholders não- financeiros). Essa área comum é o que chamamos de ponto doce* da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum. (P.1)
O texto apresentou como a GE e a PepsiCO trabalham para atingir o ponto doce da sustentabilidade, que significa trabalhar de forma sustentável e dessa forma conseguir beneficiar tanto a empresa quanto seus skateholders. A GE criou um programa denominado Ecomagination, que tem como principal objetivo auxiliar os clientes a reduzirem os impactos ambientais e para isso investiu na criação de novas tecnologias limpas. Já a PepsiCO, adquiriu duas empresas e tornou seus produtos saudáveis no segmento mais dinâmico do seu portfólio(P.31), tirando de si a imagem de organização que produz somente produtos não tão saudáveis. Além desse ponto doce atingido, a PepsiCO almeja outros pontos doce, como redução de energia, resíduos de embalagens e a preocupação com o meio em que suas fabricas estão instaladas. Ficou exposto que a sustentabilidade não é somente um ato social para as empresas, tomando como exemplo os casos apresentados durante a explanação, mas é também uma forma de gerar lucros que beneficiem tanto organização quanto as outras partes interessadas.
Citações diretas: "As empresas mais bem gerenciadas em todo mundo estão tentando localizar e atuar nessas regiões de interesses mútuos, desenvolvendo novas de maneiras de fazer negócios, a fim de localizar essas áreas e nelas se estabelecer" (pag. 29).
"O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de "sustentabilidade", garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em principios de gestão que fortalecerão, em vez de solapar, as raízes da empresa no meio ambiente, no tecido social e na economia"(pag 32).
"Todas as iniciativas em negócios têm dois componentes: impacto sobre o lucro e impacto sobre o mundo. Essa abordagem pode ser representada por uma matriz de quatro células, com dois eixos, que representam a lucratividade e os beneficios sociais" (pag. 35)
Citações Indiretas Muitos afirmaram que a Toyota perderia seus lucros e recursos produzindo carros hibridos, mas hoje o que acontece é o inverso, ela não esta conseguindo atender sua demanda de pedidos.
Algumas acionistas ainda estão desconfiados do desenvolvimento sustentável, exigem provas de que esse tipo de atitude gere lucros, mas testemunhos como a do Banco do Brasil afirmam que este tema esta gerando lucratividade para as empresas e também melhora a imagem da empresa, sua reputação, além da divulgação de sua marca.
Como uma das estratégias para negócios da empresa, não se pode afirmar que a sustentabilidade é certeza de retorno financeiros, se não for bem utilizada e pesquisada a fundo, é necessário uma boa reflexão se este é um bom caminho a ser utilizado.
O lado positivo é ainda mais poderoso. Quanto mais aprendermos sobre os desafios da sustentabilidade, mais claro ficará que estamos no limite de um momento histórico no qual várias indústrias deverão ser transformadas.(pág. 74). Na virada do século, os sistemas de administração dominantes eram então chamados sistemas tayloristas – formas de controlar nossos corpos a fim de maximizar eficiência, produtividade e lucro. Á medida que caminhamos para as décadas de 1960 e 1970, começamos a pensar em termos de sistemas de administração flexíveis, que utilizaram a imaginação e flexibilidade das mentes das pessoas para aumento da produtividade e do sucesso do negócio.(pág.92). Pilares de uma empresa significa o lucro, representado pelos ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão, é visto como um modelo para a contabilidade ambiental e social, onde a empresa necessita definir novas visões de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial, melhorar o capital social, humano e natural. O capital natural crítico é essencial para a manutenção da vida e da integridade do ecossistema, o capital natural renováveis pode ser renováveis (sementes), recuperado (alternativas ambientais) ou substituíveis (painéis solares), são afetadas pelas operações das empresas e o equilíbrio da natureza são ameaçados de forma significativa.
Texto 01: O ponto doce da sustentabilidade
A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados, o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, a melhoria da satisfação e da lealdade dos clientes, a ampliação da fatia de mercado mediante a conquista de novos clientes para os quais a sustentabilidade seja valor pessoal ou empresarial importante, o desenvolvimento de novas alianças com parceiros de negócios e com outros stakeholders, além da melhoria da reputação e do valor da marca. (pág. 42). A proteção da empresa inclui a redução dos riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades; a identificação o mais cedo possível de riscos iminentes e de falhas gerenciais pendentes; a limitação de intervenções; regulatórias; e a prevenção da licença de operações implícita ou explicita, concedida pelo governo ou pela comunidade geral. (pág. 40). A sustentabilidade gera diversos benefícios para a empresa como, promover a lucratividade, sendo considerado como um guia de orientação negócios, indicando novas maneiras de proteger as empresas contra riscos ambientais, financeiros e sociais, dirigindo e promovendo a empresa com maior eficiência e produtividade, desenvolvendo novos produtos, serviços e abertura de novos mercados. Para a sustentabilidade, a ecoeficiencia é um componente básico, que se aplica a gestão da empresa, significa menor recurso utilizado para a produção de bens e serviços, gerando maior lucratividade para a empresa e ao mesmo tempo diminuindo os impactos ambientais, proporcionando assim redução dos custos, melhorias na produtividade e eliminação de desperdícios desnecessários.
"Essa área comum é o que chamamos de ponto doce da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum" (Pág. 1).
"O fato é que a GE encontrou sobreposições significativas entre seus interesses de negócios e a proteção do meio ambiente" (Pág. 2).
"Como a maioria das estratégias de negócios, sustentabilidade não é garantia de sucesso financeiro. sua adoção exige comprometimento, recursos e mudança de direção, acarretando custos e riscos" (Pág. 6).
CITAÇÕES INDIRETAS
O propósito da empresa sustentável é conduzir seus negócios de modo que gere um fluxo de benefícios para todos os envolvidos com a organização, inclusive empregados. As operações diárias dessas empresas enriquecem a comunidade ao invés de exaurir os seus recursos. O objetivo do texto é mostrar uma sustentabilidade com território compartilhado pelos interesses da empresa e pelos interesses do público. Essa área comum é conhecida como ponto doce da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de modo inseparável com a busca do bem comum. Isso é o que empresas bem gerenciadas, ao redor do mundo, estão tentando realizar. A GE é uma dessas empresas e tem programas de desenvolvimento tecnológicos limpos para ajudar a empresa a reduzir seus impactos ambientais, principalmente as emissões de carbono. Conquistar cada vez mais mercado e promover estilo de vida mais saudável é um ponto doce para a PepsiCo. Mesmo sendo uma empresa famosa por fabricar bebidas açucaradas e biscoitos salgados, ela adquiriu a Tropicana e a Quaker Oats, desta forma transformou o ponto doce dos produtos saudáveis no segmento mais dinâmico da sua linha de produtos. As ações responsáveis da empresa, como redução de energia e de resíduos, aumentam o valor para os acionistas além de criar condições saudáveis e sustentáveis para as operações da empresa. O conceito de ponto doce tem o mesmo significado de sustentabilidade, fortalecendo as raízes da organização no meio ambiente, no tecido social e na economia. As empresas que se situam nesse ponto tendem a desenvolver vantagens em relação as outras. As organizações que dão valor a sustentabilidade e promovem tais ações, tem melhores índices de mercado, exemplo disso é que de 1999 a 2003, o valor médio das ações das cem empresas “verdes” que compõem o Winslow Green Index, aumentou em mais de 73%, enquanto que para outras empresas este índice chegou apenas a 17%. Os princípios da sustentabilidade ajudam a melhorar a gestão da empresa de 3 maneiras, sendo elas: proteção, gerenciamento e promoção de seu crescimento. A proteção tem a ver com a redução dos riscos aos clientes, os empregados e as comunidades, identificando o mais rápido possível os riscos iminentes e as falhas gerenciais pendentes. A gestão da empresa envolve redução de custos, melhoria da produtividade, eliminação de desperdícios desnecessários e garantia de acesso a fontes de capital a custos mais baixos. Já a promoção do crescimento da empresa abrange a abertura de novos mercados, lançamento de novos produtos e serviços , melhoria de satisfação de clientes, conquista de novos clientes, entre outros. O ponto doce em sua forma mais pura tem o objetivo de gerar lucros e ao mesmo tempo oferecer bens de consumo necessários e acessíveis, dessa forma estimular o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida de todos os indivíduos.
"O diretor do Programa de Administração Ambiental da Universidade de Michigan, Stuart Hart, explicou que "aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo" (Pág. 2).
"O capital natural também pode ser visto de duas formas principais: 'capital natural crítico' e capital natural renovável ou substituível" (Pág. 6).
"Por muitas vezes, não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou indústria é sustentável, mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não" (Pág. 14).
CITAÇÕES INDIRETAS
Os três pilares mencionados no texto são os pilares econômico, social e ambiental. Para que as empresas caminhem na direção da sustentabilidade, serão necessárias mudanças drásticas entre as áreas envolvidas com estes pilares. As empresas que assinaram a Carta para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela Câmara de comércio Internacional (ICC), na Eco 92, não tinham noção da intensidade e dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Pois, este não se trata apenas de um “esverdeamento”, mas sim desenvolver uma economia global sustentável, ou seja, uma economia que possa ser sustentada pelo planeta. O texto deixa claro que as empresas devem calcular se suas operações são economicamente sustentáveis e devem questionar pontos como: custos competitivos, demanda sustentável ou não pelos produtos, taxa de inovação competitiva, capital humano e intelectual da empresa e margem de lucro sustentável. Outra questão discutida pelo texto é como uma empresa supostamente sustentável pode avaliar se ela é ambientalmente sustentável ou não, mas para isso deve-se entender o significado de capital natural. O capital natural é dividido em duas vertentes, o capital natural crítico e o capital natural renovável ou substituível. A primeira abrange o capital essencial para a manutenção da vida e do ecossistema e a segunda de capital natural que pode ser renovado, recuperado ou substituído. Os executivos devem se preocupar com que tipos de capital natural são afetados com as operações que a empresa realiza e tentar minimizar estas pressões. Para isso, as empresas devem ser acompanhadas por ambientalistas e estar ciente das normas ambientais. Como já foi mencionado anteriormente, a sustentabilidade tem a ver também com questões sociais, éticas e culturais. As empresas devem investir em seu capital social. Para entender melhor o significado de capital social, utiliza-se a visão de Fukuyama, ele diz que capital social é uma capacidade que surge da prevalência da confiança em uma sociedade ou parte dela. Além de ser uma medida da capacidade das pessoas trabalharem juntas para atingir um objetivo comum. Para acompanhar o desenvolvimento dos três pilares da sustentabilidade, as principais ferramentas são: contabilidade, auditoria e acompanhamento da sustentabilidade. Estas ferramentas serão utilizadas de acordo com o que cada pilar exige. Deve-se ressaltar que o acompanhamento da sustentabilidade deve consistir em argumentos sobre a redução ou aumento das opções disponíveis para as futuras gerações, ou melhor, qual é a intensidade de redução e o que fazer para diminuir estes impactos? Muitas vezes não será possível identificar se uma empresa é ou não sustentável, mas pode-se desenvolver cada vez mais condições para identificar se ao menos a organização está seguindo o caminho correto.
"Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia. Não há nada errado na prática de filantropia pelas organizações, mas a empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos seus skateholders, inclusive para empregados, para clientes, para parceiros de negócios, para as comunidades em que opera e, obviamente, para os acionistas" (Pág.1)
"Como a maioria das estratégias de negócios, sustentabilidade não é garantia de sucesso financeiro. sua adoção exige comprometimento, recursos e mudança de direção, acarretando custos e riscos" (Pág. 6).
"Todas as iniciativas em negócios têm dois componentes: impacto sobre o lucro e impacto sobre o mundo. Essa abordagem pode ser representada por uma matriz de quatro células, com dois eixos, que representam a lucratividade e os beneficios sociais" (Pág. 35)
"A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados, o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, a melhoria da satisfação e da lealdade dos clientes, a ampliação da fatia de mercado mediante a conquista de novos clientes para os quais a sustentabilidade seja valor pessoal ou empresarial importante, o desenvolvimento de novas alianças com parceiros de negócios e com outros stakeholders, além da melhoria da reputação e do valor da marca." (Pág. 42).
"A sustentabilidade é como um guia de orientação para fazer negócios num mundo interdependente, indicando novas maneiras de proteger a empresa contra riscos ambientais, financeiros e sociais, de dirigir a empresa com maior eficiência e produtividade e de promover seu crescimento, por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços."(Pág. 46)
O Ecomagiantion procura desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a minimizar os impactos ambientais.
"Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas como os pilares econômico, social e ambiental." (Pág. 73)
"Mas o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos também de definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial." (Pág.76)
"Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de ‘externalidade’" (Pág. 80)
"O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao número – e comportamento – dos atores econômicos que operem neles." (Pág.83)
"Na virada do século, os sistemas de administração dominantes eram então chamados sistemas tayloristas – formas de controlar nossos corpos a fim de maximizar eficiência, produtividade e lucro. Á medida que caminhamos para as décadas de 1960 e 1970, começamos a pensar em termos de sistemas de administração flexíveis, que utilizaram a imaginação e flexibilidade das mentes das pessoas para aumento da produtividade e do sucesso do negócio."(Pág.92)
O ponto doce da sustentabilidade Quem compreende de maneira superficial a sustentabilidade, a encaram como algo que os desvia de seu principal propósito ou como tarefa secundaria de que devem desincumbir-se com rapidez e facilidade. A empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos os seus stakeholders. Essas empresas encontram áreas de interesses mútuos e desenvolvem maneiras de equiparar as expressões “fazer bem” e “fazer bem-feito”, evitando, assim, o conflito implícito entre comunidade e acionistas. O principal objetivo é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes a reduzir seus impactos ambientais, principalmente emissões de carbono. A sobreposição entre conquistas de mercado cada vez maiores promovem estilos de vida saudáveis é um ponto doce. Existem ter maneiras em que a sustentabilidade melhora a empresa protegê-la, gerenciá-la, e a promover seu crescimento. A proteção da empresa inclui a redução de riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades: a identificação o mais cedo possível de riscos iminentes e de falhas gerenciais pendentes; a limitação de intervenções regulatórias; e a preservação da licença de operação implícita ou explicita, concedida pelo governo ou pela comunidade. A gestão da empresa abrange redução custos, melhoria da produtividade eliminção de desperdícios desnecessários e garantia de acesso a fontes. A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, amelhoria de satisfação e da lealdade dos clientes.
“Stuart Hart, explicou que: aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo (pg. 74).”
“Mesmo que todas as empresas no mundo desenvolvido alcançassem níveis de emissão de poluição zero até o ano 2000, a Terra ainda estaria estressada além do que os biólogos se referem como capacidade de suporte. De forma crescente, os flagelos de final do século20 – terras assoladas, pesca predatória e florestas devastadas; poluição urbana; pobreza; doenças infecciosas e migração – estão indo além das fronteiras geopolíticas. O fato é que ao atendermos às nossas necessidades, estamos destruindo a capacidade das futuras gerações de atenderem as delas (pg. 75).”
“Para calcular o pilar convencional de uma empresa, os contadores levantam, registram e analisam uma grande gama de dados numéricos. Essa abordagem é vista como um modelo para contabilidade ambiental e social, mas o desafio pode ser ainda maior nessas novas áreas da contabilidade empresarial (pg. 77).”
“Os executivos precisam questionar o seguinte: Nossos custos são competitivos – tenderão a continuar assim? A demanda pelos nossos produtos e serviços é sustentável? A nossa taxa de inovação tende a ser competitiva a longo prazo? Como podemos nos certificar de que os capitais humano e intelectual não sairão da empresa? Nossas margens de lucro são sustentáveis? (pg. 78)”
“Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de externalidade. Esses custos econômicos, sociais ou ambientais não são registrados em contabilidade (pg. 80).”
“O capital natural também pode ser visto de duas formas principais: capital natural crítico e capital natural renovável ou substituível (pg. 83).”
Capital social [...], em parte considera-se o capital humano, na forma de saúde, habilidades e educação, mas também deve abranger medidas mais amplas de saúde da sociedade e do potencial de criação de riqueza (pg. 89).
“As seguintes questões estão entre as que os executivos deverão levantar. Quais são as formas de capital social cruciais em termos das nossas capacidades para nos tornarmos uma corporação sustentável? Quais são as tendências em termos de criação, manutenção ou destruição dessas formas de capital? Qual é o papel dos executivos para sustentar o capital humano e o capital social? (pg. 90)”
“Os líderes de negócios que compreendem apenas de maneira superficial a sustentabilidade, a encaram como algo que os desvia de seu principal propósito ou como tarefa secundária de que devem desincumbir-se com rapidez e facilidade (pg. 28).”
“Sustentabilidade não tem nada a ver com filantropia (pg. 28)”
“A visão de uma empresa que renova a comunidade à medida que enriquece seus acionistas talvez pareça utópica, como de fato ocorre com a maioria das organizações (pg. 29).”
“Grandes empresas precisam inserir as questões sociais em suas estratégias, de modo a refletir sua atual importância para os negócios (pg. 31)”
“Imagine uma empresa que, historicamente gere lucros a partir de recursos finitos, cuja extração e uso degradem o meio ambiente, produzindo petróleo ou carvão, por exemplo, cuja disponibilidade é limitada e que geram poluição danosa. Essa empresa não é sustentável em longo prazo, pois depende de recursos exauríveis e de tolerância social decrescente, que acabarão se esgotando. Os custos aumentarão e os recursos diminuirão. Além disso, as pressões sociais crescentes se manifestarão sob forma de impostos mais elevados, de custos de recuperação mais altos e de riscos mais elevados de indenizações por responsabilidade civil (pg. 33).”
“Quandoa Toyota revelou sua intenção de criar nova forma de carro híbrido movido a gasolina e a eletricidade, capaz de captar e usar energia de frenagem, a empresa foi ridicularizada como benemérita ambiental que decerto perderia dinheiro (pg. 37).”
“A Toyota apostou na tendência crescente tanto do preço da gasolina quanto da conscientização ambiental (pg. 37).”
“Mas será que a sustentabilidade como estratégia de negócios pode aumentar a lucratividade? É evidente que sim. No entanto, quando isso ocorre, o conceito geralmente migra, em nossos mapas mentais, do espaço hoje rotulado “sustentabilidade” para o espaço mais bem conhecido como “boas práticas de negócios” (pg. 40).”
Citações Indiretas
Ponto doce da PepsiCo em processos ambientais, fundamenta-se melhorias dos processos, tais: Menor consumo de água; Maior eficiência energética; Menor consumo de embalagem; Critérios ambientais para toda a empresa; Assistência técnica centralizada (pg. 34).
Ponto doce da PepsiCo em gestão de risco, envolve 3 fases: Avaliação do abastecimento e da qualidade da água da comunidade; Avaliação dos fornecedores de água; Programa para reduzir as necessidades de água de todas as partes afetadas (pg. 35).
texto: A teoria dos três Pilares Avaliadores da sustentabilidade Guiar as empresas na direção da sustentabilidade exigirá mudanças drásticas no desempenho da linha dos três pilares. Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas com os pilares econômico, social e ambiental.o capitalismo sustentável necessitara mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização.Na maioria dos países as empresas são obrigadas a fornecer um relatório de seu desempenho financeiro. No caso de empresas limitadas, os diretores apresentam esses resultados para os proprietários das ações. Essa responsabilidade é resultados para os proprietários das ações. A própria natureza de suas atividades e treinamento, a maioria dos contadores tradicionais tem uma visão de curto prazo. Normalmente, o período chamado contábil de 12 meses. De forma global, a pressão para a geração de informação em base trimestral está se intensificando um razão das abordagens anglo-saxônicas de gerenciamento de ações e spread de investimento bancários.Varios países exigem que suas empresas mantenham responsabilidade referente a política ambiental. Freqüentemente as empresas são controladas por ambientalistas e companhias de mídia, que podem ter apenas pequenas relações com os objetivos regulamente ou estabelecido voluntariamente.
ISADORA DE SOUZA LOPES
ResponderExcluirTexto 1
Citações Diretas:
“O principal objetivo da Ecomagination é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a reduzir seus impactos ambientais, principalmente nas emissões de carbono” (pág. 30).
“O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de “sustentabilidade”, garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em princípios de gestão [...]” (pág. 32).
“Se essas empresas fossem capazes de mudar seus negócios, de modo a oferecer energia limpa e renovável (como energia solar ou eólica) ou a prestar serviços de conservação, ao mesmo tempo em que mantêm ou até aumentam a receita, tal escolha seria responsável e lucrativa” (pág. 33).
“Assim, sustentabilidade passa a significar gestão esclarecida e disciplinada – que, a propósito,é o fator mais importante que os investidores levem em conta e devem ter em vista nas suas decisões de compra de ações” (pág. 38).
“A proteção da empresa inclui a redução dos riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades; a identificação o mais cedo possível de risco iminentes e de falhas gerenciais pendentes [...]” (pág. 40).
Citações Indiretas:
A GE encontrou ideias que ajudassem tanto em seus negócios quanto ao meio ambiente, cabe as empresas (indústrias) preservar o meio ambiente e ter maior controle climático, mesmo que tenha restrições; como a diminuição de emissões de gases, e tenha que reduzir a produção.
O objetivo do mapa da sustentabilidade era ampliar estratégias e alterações operacionais, como por exemplo, aplicar suas pesquisas em desenvolvimento de carvão, e fazer com que a energia venha de fontes renováveis para evitar a extinção do meio ambiente.
Atualmente a questão ambiental é um tema novo que estádominando, nos livros, noticiários etc. Material reciclável, edifícios sustentáveis, alimentos orgânicos, roupas e cosméticos aliados à preservação do meio ambiente. As empresas estão aproveitando a oportunidade para expandir novos mercados e se preocupando com o planeta.
ISADORA DE SOUZA LOPES
ResponderExcluirTexto 2
Citações Diretas:
“Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de ‘externalidade’” (pág. 80).
“Mesmo onde não existam mercados para os valores que estão sendo considerados, a ‘sombra do preço’ pode ao menos fornecer um direcionamento dos valores relativos” (Pág. 99).
“Apesar de algumas partes do mundo desenvolvido estarem começando a virar a esquina em termos de recuperação ambiental, o planeta como um todo ainda parece estar em um caminho não-sustentável” (pág.74).
“Os líderes empresariais e executivos que desejarem abraçar o desafio que defronta suas empresas e mercados, necessitarão empreender uma auditoria da sustentabilidade, diante das necessidades e expectativas emergentes guiadas pela linha dos três pilares da sustentabilidade” (pág.76).
“Na maioria dos países, as empresas são obrigadas a fornecer um relatório de seu desempenho financeiro. No caso de empresas limitadas, os diretores apresentam esses resultados para os proprietários das ações.
Citações Indiretas:
O benchmarkingabrange a comparação de produtos e processos, observando sempre questões a serem modificadas, melhoradascom o intuito de alcançar seus objetivos. Para isso, é realizada uma pesquisa interna detalhada na empresa, sem levar em consideração somente os relatórios organizacionais.
Um pilar econômico de uma empresa é o lucro, representado por ganhos de ações; para calcular o pilar de uma organização os contadores, registram, levantam e avaliam dados numéricos. Esse tipo de abordagem é dado como método para contabilidade ambiental e social, podendo ser um grande desafio para essa área da contabilidade.
A importância sobre o pilar ambiental das organizações é como capacidade de auxílio da maioria dos ecossistemas, se difere em números e comportamento dos atuantes que operam neles. Como decorrência, esses tais pilares irão mudar de acordo com o tempo e espaço.
A auditoria social possui um ponto de vista não financeiro das empresas. O seu objetivo é analisar o seu desempenho com relação às expectativas da sociedade. A auditoria se baseará na performance dos três pilares.
Beatriz da Silva Porto
ResponderExcluirTexto 1
Citações diretas: “Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia.” (pág. 01)
“Estamos convencidos de que em um mundo mais globalizado, mais interconectado e mais competitivo, a maneira como se gerenciam as questões ambientais, sociais e de governança corporativa é parte da qualidade gerencial de que as empresas precisam para competir com sucesso.” (pág. 06)
Citações indiretas: O ponto doce da sustentabilidade é a área comum entre os interesses da empresa com o interesse do público, ou seja, o lugar em que a busca pelo lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum.
As empresas cada vez mais estão tentando alcançar esse ponto, pois é evidente que aquelas que alcançaram ou chegaram o mais próxima possível, conseguiram desenvolver vantagens duradouras com relação aos seus concorrentes. Um exemplo que o texto cita é o da GE, sendo que a princípio a mesma era contra as políticas de não poluição realizadas pelo governo, após a mudança de gerência, trabalhar de forma mais limpa passou a ser a nova regra que a organização segue, e com o passar do tempo, com a produção de produtos mais limpo percebeu-se economicamente que poderia ganhar muito direito sendo sustentável.
Outro exemplo citado foi o caso da PepsiCo, que com a intenção de diminuir a imagem de que produz apenas produtos açucarados e que fazem mal a saúde resolveu comprar a Tropicana e Quaker Oats, passando a produzir assim produtos mais saudáveis, e com isso aumentando sua receita em 13¢ no ano de 2005. Entre outros exemplos.
Para os gerentes que precisam de provas mais concretas, as ultimas comparações de crescimento entre as empresas que estão aderindo a medidas sustentáveis e aquelas que não estão, é nítido o aumento financeiro nas que programaram algo relacionando a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Por outro lado o texto diz que é difícil afirmar que são apenas as atitudes sustentáveis que garantiram o crescimento das organizações.
Contudo, é evidente que as empresas sempre estarão visando o lucro antes de atenderem a requisitos sustentáveis, mas, sempre procurando mudar a visão do seu consumidor a fim de que o mesmo procure mais os produtos sustentáveis, do que aqueles que por enquanto não tem como ser produzido de forma sustentável.
GILMARCOS JACQUES DE LIMA
ResponderExcluirAdministração – UFMS
6º semestre
SOBRE O ESTUDO SEGUE ABAIXO CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS:
No Texto, O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE, pode-se extrair do texto que “o ponto doce da sustentabilidade” seria compartilhar interesses da empresa e pelo interesse do público, ou seja, a empresa buscando a lucratividade juntamente com o bem comum.
“As empresas mais bem gerenciadas em todo o mundo estão tentando localizar e atuar nessas regiões de interesses mútuos, desenvolvendo novas maneiras de fazer negócios, a fim de localizar essas áreas e nelas se estabelecer”. (pág.29)
Pode-se entender que a General Electric – GE excede a tempos a emissão de resíduos tóxicos, poluindo assim alguns rio. Surgiu a ecomagination a qual tem por objetivo promover tecnologia de forma limpa para ajudar a clientela GE a minimizar os impactos ambientais causado pela emissão de carbono. Com isso a GE observou algumas sobreposições entre a proteção do meio ambiente e seus interesses de negócios, logo a empresa começa a se preocupar com as mudanças climáticas.
“Grandes empresas precisam inserir as questões sociais em suas estratégias, de modo a refletir sua atual importância para os negócios” (pág.31)
“A PepsiCo transformou o ponto doce dos produtos saudáveis no segmento mais dinâmico de seu portfólio de produtos [...] Assim, a responsabilidade social contribuiu para que o lucro por ações da PepsiCo aumentasse 13% em 2004 e para que o valor de mercado da empresa ultrapassasse o da Coca-Cola pela primeira vez na história.” (pág.31)
Pode-se extrair do estudo, que a PepsiCo está buscando constantemente outros pontos doces: redução de custos com melhorias ambientais, reduzindo consumo de energia, a geração de efluentes e reduzindo resíduos das embalagens.
“Ao mesmo tempo em que aumenta o valor para os acionistas e criam condições mais saudáveis e sustentáveis para as operações da empresa, nas décadas vindouras.” (pág.32)
Há um trecho no texto, que faz com que o leitor imagine uma empresa a qual gera seus lucros através de recursos que acabam agredindo o meio ambiente, analisando esta empresa seria insustentável, logo, os recursos iriam diminuindo e os custos aumentando de forma de impostos. O autor propõe então a empresa a pensar em mudar seus negócios oferecendo energia limpa e renovável, ato este que daria a empresa a imagem de responsável e tornaria assim mais lucrativa.
“A sustentabilidade está se transformando rapidamente em tendência dominante.” (pág.39)
Neste capitulo, o autor destaca ainda 3 maneiras de como a sustentabilidade pode melhorar as empresas. São elas: Proteção da Empresa: Demonstra que a empresa busca a redução dos riscos de modo a não prejudicar seus clientes, empregados e comunidade.
Gestão da Empresa: Busca a redução de custos, uma melhor produtividade e extinção de desperdício. Promoção do crescimento: Com essas práticas ajustadas possibilita a empresa, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, acelera o ritmo de inovação, a conquista de novos clientes, isto em harmonia aumenta o valor da marca e sua imagem no mercado.
“A sustentabilidade gera benefícios intangíveis, em que se incluem a reputação da empresa, o moral dos empregados e a boa vontade dos clientes.” (pág.46)
PONTO DE VISTA DO ACADÊMICO:
A ultimo parágrafo do capítulo “casou” com o trabalho ARAÚJO e MENDONÇA, 2009 - no que tange as dimensões da sustentabilidade empresarial; Ambiental; econômica e social.
GILMARCOS JACQUES DE LIMA
ResponderExcluirAdministração – UFMS
6º semestre
SOBRE O ESTUDO SEGUE ABAIXO CITAÇÕES DIRETAS e INDIRETAS:
No Texto, A TEORIA DOS TRÊS PILARES, pode-se extrair do texto que esses três pilares são social; econômico e ambiental. Em 1987, CCI – Câmara de Comércio Internacional assinaram a carta do desenvolvimento sustentável, o qual buscava o “esverdeamento” no caminho de negócios eficientes e reduzir custos.
“O fato é que ao atendermos às nossas necessidades, estamos destruindo a capacidade das futuras gerações de atender as delas.” (pág.75).
“O lado positivo é ainda mais poderoso. Quanto mais aprendermos sobre os desafios da sustentabilidade, mas claro ficará que estamos no limite de um momento histórico no qual várias indústrias deverão ser transformadas.” (pág.75).
“Mas o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos também de definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial.” (pág.76).
“O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao número – e comportamento – dos atores econômicos que operem neles.” (pág.83).
“À medida que a globalização segue seu rumo, a interface entre os pilares econômico e social torna-se cada vez mais problemática.” (pág.90).
No texto, o autor conceituou a contabilidade social, como sendo a responsável para avaliar os impactos produzidos pela empresa sobre as pessoas (interna e externamente). Enquanto a auditoria social tem por objetivo avaliar o desempenho da empresa em relação à expectativa da sociedade.
PONTO DE VISTA DO ACADÊMICO:
A leitura do texto foi de grande proveito, e em uma citação direta vou encerrar esta trabalho, citação que deve servir como inspiração para nós acadêmicos:
“Por muitas vezes, não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou indústria é “sustentável”, mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não.” (pág.99).
Texto 01
ResponderExcluirO principal objetivo da Ecomagination é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a reduzir seus impactos ambientais, principalmente emissões de carbono.(pág 30)
O fato é que a GE encontrou sobreposições significantes entre seus interesses de negócios e a proteção do meio ambiente. A organização percebeu que chegou a hora de exercer maior controle sobre as mudanças climáticas, mesmo que seja necessário impor restrições ás emissões de carbono.(pág 31)
O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de “sustentabilidade”, garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em princípios de gestão que fortalecerão, em vez de solapar, as raízes da empresa no meio ambiente, no tecido social e na economia.(pág 32 )
Se as empresas fossem capazes de mudar seus negócios, de modo a oferecer energia limpa e renovável ou a prestar serviço de conservação, ao mesmo tempo em que mantêm ou até aumentam a receita, tal escolha seria responsável e lucrativa.
O mapa da sustentabilidade tem como objetivo desenvolver estratégias e mudanças operacionais para avançar em busca do quadrante nordeste do mapa.Isso serve para que as organizações que trabalham com algum produto que não seja sustentável, ir em busca de resultados que possa geral a sustentabilidade dentro da empresa.
A conscientização quanto a sustentabilidade também está ajudando as empresas a pensar de maneira criativa sobre como conquistar acesso a novos mercados com enorme potencial, que no passado foram descartados como não-lucrativos ou impossíveis.
A sustentabilidade é como um guia de orientação para fazer negócios num mundo interdependente, indicando novas maneiras de proteger a empresa contra riscos ambientais, financeiros e sociais, de dirigir a empresa com maior eficiência e produtividade e de promover seu crescimento, por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços.(pág. 46)
Texto 02
“aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo.
o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial.
Significado de “pilares” tradicional – Um pilar de uma empresa é o lucro, representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão.
O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao numero e comportamento dos atores econômicos que operam nele.
A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização sobre as pessoas. As questões frequentemente consideradas são relações com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro e tempo e geração de emprego para grupos favorecidos(pág 92)
Auditoria em alguma organização tem como objetivo avaliar o desempenho em relação ás exigências e expectativas da sociedade,mas normalmente as auditorias é vista sob um ponto de vista de impactos não financeiros das empresas.
Por muitas , não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou industria é sustentável , mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não. O conceito dos três pilares claramente complica as situações. Um ponto a ser sugerido é que uma empresa sustentável é aquela que ao final do período contábil, foi capaz de manter a biosfera na mesma situação em que se encontrava no inicio.
Beatriz da Silva Porto
ResponderExcluirTexto 2 - A Teoria dos Três Pilares
Citações direta: “ Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas como os pilares econômico, social e ambiental.” (pág. 01)
“ Um pilar de uma empresa é o lucro, representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão.” (pág. 06)
“O nosso progresso na direção do pilar social será extremamente importante na determinação do sucesso ou do fracasso da transição para a sustentabilidade” (pág. 09)
Citações indiretas: O texto começa falando a respeito de como surgiu a idéia de “esverdear” as empresas brasileiras, sendo que a mesma surgiu através de um tratado assinado no ano de 1987.
A partir de então o autor começa a falar da importância dos três pilares para que esse processo de certo, em que os pilares são: econômico, social e ambiental.
No texto como um todo passa a analisar cada um desses pilares apontando seus pontos positivos e negativos.
Bárbara Dalan Francisco
ResponderExcluirTexto 1
Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia. Não há nada errado na prática de filantropia pelas organizações, mas a empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos seus skateholders, inclusive para empregados, para clientes, para parceiros de negócios, para as comunidades em que opera e, obviamente, para os acionistas (P.1)
Reflita sobre a sustentabilidade como território compartilhado pelos interesses da empresa (os dos skateholders financeiros) e pelos interesses do público (os dos skateholders não- financeiros). Essa área comum é o que chamamos de ponto doce* da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum. (P.1)
O texto apresentou como a GE e a PepsiCO trabalham para atingir o ponto doce da sustentabilidade, que significa trabalhar de forma sustentável e dessa forma conseguir beneficiar tanto a empresa quanto seus skateholders.
A GE criou um programa denominado Ecomagination, que tem como principal objetivo auxiliar os clientes a reduzirem os impactos ambientais e para isso investiu na criação de novas tecnologias limpas.
Já a PepsiCO, adquiriu duas empresas e tornou seus produtos saudáveis no segmento mais dinâmico do seu portfólio(P.31), tirando de si a imagem de organização que produz somente produtos não tão saudáveis. Além desse ponto doce atingido, a PepsiCO almeja outros pontos doce, como redução de energia, resíduos de embalagens e a preocupação com o meio em que suas fabricas estão instaladas.
Ficou exposto que a sustentabilidade não é somente um ato social para as empresas, tomando como exemplo os casos apresentados durante a explanação, mas é também uma forma de gerar lucros que beneficiem tanto organização quanto as outras partes interessadas.
Victor Caio F. Pereira
ResponderExcluirTexto 1
Citações diretas:
"As empresas mais bem gerenciadas em todo mundo estão tentando localizar e atuar nessas regiões de interesses mútuos, desenvolvendo novas de maneiras de fazer negócios, a fim de localizar essas áreas e nelas se estabelecer" (pag. 29).
"O conceito de ponto doce corresponde ao significado literal de "sustentabilidade", garantindo a viabilidade da empresa em longo prazo, com base em principios de gestão que fortalecerão, em vez de solapar, as raízes da empresa no meio ambiente, no tecido social e na economia"(pag 32).
"Todas as iniciativas em negócios têm dois componentes: impacto sobre o lucro e impacto sobre o mundo. Essa abordagem pode ser representada por uma matriz de quatro células, com dois eixos, que representam a lucratividade e os beneficios sociais" (pag. 35)
Citações Indiretas
Muitos afirmaram que a Toyota perderia seus lucros e recursos produzindo carros hibridos, mas hoje o que acontece é o inverso, ela não esta conseguindo atender sua demanda de pedidos.
Algumas acionistas ainda estão desconfiados do desenvolvimento sustentável, exigem provas de que esse tipo de atitude gere lucros, mas testemunhos como a do Banco do Brasil afirmam que este tema esta gerando lucratividade para as empresas e também melhora a imagem da empresa, sua reputação, além da divulgação de sua marca.
Como uma das estratégias para negócios da empresa, não se pode afirmar que a sustentabilidade é certeza de retorno financeiros, se não for bem utilizada e pesquisada a fundo, é necessário uma boa reflexão se este é um bom caminho a ser utilizado.
Maria Aparecida Andrade Cruz
ResponderExcluirTexto 01: A teoria do três pilares
O lado positivo é ainda mais poderoso. Quanto mais aprendermos sobre os desafios da sustentabilidade, mais claro ficará que estamos no limite de um momento histórico no qual várias indústrias deverão ser transformadas.(pág. 74).
Na virada do século, os sistemas de administração dominantes eram então chamados sistemas tayloristas – formas de controlar nossos corpos a fim de maximizar eficiência, produtividade e lucro. Á medida que caminhamos para as décadas de 1960 e 1970, começamos a pensar em termos de sistemas de administração flexíveis, que utilizaram a imaginação e flexibilidade das mentes das pessoas para aumento da produtividade e do sucesso do negócio.(pág.92).
Pilares de uma empresa significa o lucro, representado pelos ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão, é visto como um modelo para a contabilidade ambiental e social, onde a empresa necessita definir novas visões de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial, melhorar o capital social, humano e natural.
O capital natural crítico é essencial para a manutenção da vida e da integridade do ecossistema, o capital natural renováveis pode ser renováveis (sementes), recuperado (alternativas ambientais) ou substituíveis (painéis solares), são afetadas pelas operações das empresas e o equilíbrio da natureza são ameaçados de forma significativa.
Texto 01: O ponto doce da sustentabilidade
A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados, o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, a melhoria da satisfação e da lealdade dos clientes, a ampliação da fatia de mercado mediante a conquista de novos clientes para os quais a sustentabilidade seja valor pessoal ou empresarial importante, o desenvolvimento de novas alianças com parceiros de negócios e com outros stakeholders, além da melhoria da reputação e do valor da marca. (pág. 42).
A proteção da empresa inclui a redução dos riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades; a identificação o mais cedo possível de riscos iminentes e de falhas gerenciais pendentes; a limitação de intervenções; regulatórias; e a prevenção da licença de operações implícita ou explicita, concedida pelo governo ou pela comunidade geral. (pág. 40).
A sustentabilidade gera diversos benefícios para a empresa como, promover a lucratividade, sendo considerado como um guia de orientação negócios, indicando novas maneiras de proteger as empresas contra riscos ambientais, financeiros e sociais, dirigindo e promovendo a empresa com maior eficiência e produtividade, desenvolvendo novos produtos, serviços e abertura de novos mercados.
Para a sustentabilidade, a ecoeficiencia é um componente básico, que se aplica a gestão da empresa, significa menor recurso utilizado para a produção de bens e serviços, gerando maior lucratividade para a empresa e ao mesmo tempo diminuindo os impactos ambientais, proporcionando assim redução dos custos, melhorias na produtividade e eliminação de desperdícios desnecessários.
Maira Bomfim
ResponderExcluirO Ponto Doce Da Sustentabilidade.
CITAÇÕES DIRETAS
"Essa área comum é o que chamamos de ponto doce da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de maneira inseparável com a busca do bem comum" (Pág. 1).
"O fato é que a GE encontrou sobreposições significativas entre seus interesses de negócios e a proteção do meio ambiente" (Pág. 2).
"Como a maioria das estratégias de negócios, sustentabilidade não é garantia de sucesso financeiro. sua adoção exige comprometimento, recursos e mudança de direção, acarretando custos e riscos" (Pág. 6).
CITAÇÕES INDIRETAS
O propósito da empresa sustentável é conduzir seus negócios de modo que gere um fluxo de benefícios para todos os envolvidos com a organização, inclusive empregados. As operações diárias dessas empresas enriquecem a comunidade ao invés de exaurir os seus recursos.
O objetivo do texto é mostrar uma sustentabilidade com território compartilhado pelos interesses da empresa e pelos interesses do público. Essa área comum é conhecida como ponto doce da sustentabilidade: o lugar em que a busca do lucro se mistura de modo inseparável com a busca do bem comum. Isso é o que empresas bem gerenciadas, ao redor do mundo, estão tentando realizar.
A GE é uma dessas empresas e tem programas de desenvolvimento tecnológicos limpos para ajudar a empresa a reduzir seus impactos ambientais, principalmente as emissões de carbono.
Conquistar cada vez mais mercado e promover estilo de vida mais saudável é um ponto doce para a PepsiCo. Mesmo sendo uma empresa famosa por fabricar bebidas açucaradas e biscoitos salgados, ela adquiriu a Tropicana e a Quaker Oats, desta forma transformou o ponto doce dos produtos saudáveis no segmento mais dinâmico da sua linha de produtos. As ações responsáveis da empresa, como redução de energia e de resíduos, aumentam o valor para os acionistas além de criar condições saudáveis e sustentáveis para as operações da empresa.
O conceito de ponto doce tem o mesmo significado de sustentabilidade, fortalecendo as raízes da organização no meio ambiente, no tecido social e na economia. As empresas que se situam nesse ponto tendem a desenvolver vantagens em relação as outras.
As organizações que dão valor a sustentabilidade e promovem tais ações, tem melhores índices de mercado, exemplo disso é que de 1999 a 2003, o valor médio das ações das cem empresas “verdes” que compõem o Winslow Green Index, aumentou em mais de 73%, enquanto que para outras empresas este índice chegou apenas a 17%.
Os princípios da sustentabilidade ajudam a melhorar a gestão da empresa de 3 maneiras, sendo elas: proteção, gerenciamento e promoção de seu crescimento.
A proteção tem a ver com a redução dos riscos aos clientes, os empregados e as comunidades, identificando o mais rápido possível os riscos iminentes e as falhas gerenciais pendentes. A gestão da empresa envolve redução de custos, melhoria da produtividade, eliminação de desperdícios desnecessários e garantia de acesso a fontes de capital a custos mais baixos. Já a promoção do crescimento da empresa abrange a abertura de novos mercados, lançamento de novos produtos e serviços , melhoria de satisfação de clientes, conquista de novos clientes, entre outros.
O ponto doce em sua forma mais pura tem o objetivo de gerar lucros e ao mesmo tempo oferecer bens de consumo necessários e acessíveis, dessa forma estimular o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida de todos os indivíduos.
Maira Bomfim
ResponderExcluirA Teoria dos Três Pilares
CITAÇÕES DIRETAS
"O diretor do Programa de Administração Ambiental da Universidade de Michigan, Stuart Hart, explicou que "aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo" (Pág. 2).
"O capital natural também pode ser visto de duas formas principais: 'capital natural crítico' e capital natural renovável ou substituível" (Pág. 6).
"Por muitas vezes, não seremos capazes de afirmar se uma empresa ou indústria é sustentável, mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela está se deslocando no sentido certo ou não" (Pág. 14).
CITAÇÕES INDIRETAS
Os três pilares mencionados no texto são os pilares econômico, social e ambiental. Para que as empresas caminhem na direção da sustentabilidade, serão necessárias mudanças drásticas entre as áreas envolvidas com estes pilares.
As empresas que assinaram a Carta para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela Câmara de comércio Internacional (ICC), na Eco 92, não tinham noção da intensidade e dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Pois, este não se trata apenas de um “esverdeamento”, mas sim desenvolver uma economia global sustentável, ou seja, uma economia que possa ser sustentada pelo planeta.
O texto deixa claro que as empresas devem calcular se suas operações são economicamente sustentáveis e devem questionar pontos como: custos competitivos, demanda sustentável ou não pelos produtos, taxa de inovação competitiva, capital humano e intelectual da empresa e margem de lucro sustentável.
Outra questão discutida pelo texto é como uma empresa supostamente sustentável pode avaliar se ela é ambientalmente sustentável ou não, mas para isso deve-se entender o significado de capital natural. O capital natural é dividido em duas vertentes, o capital natural crítico e o capital natural renovável ou substituível. A primeira abrange o capital essencial para a manutenção da vida e do ecossistema e a segunda de capital natural que pode ser renovado, recuperado ou substituído.
Os executivos devem se preocupar com que tipos de capital natural são afetados com as operações que a empresa realiza e tentar minimizar estas pressões. Para isso, as empresas devem ser acompanhadas por ambientalistas e estar ciente das normas ambientais.
Como já foi mencionado anteriormente, a sustentabilidade tem a ver também com questões sociais, éticas e culturais. As empresas devem investir em seu capital social. Para entender melhor o significado de capital social, utiliza-se a visão de Fukuyama, ele diz que capital social é uma capacidade que surge da prevalência da confiança em uma sociedade ou parte dela. Além de ser uma medida da capacidade das pessoas trabalharem juntas para atingir um objetivo comum.
Para acompanhar o desenvolvimento dos três pilares da sustentabilidade, as principais ferramentas são: contabilidade, auditoria e acompanhamento da sustentabilidade. Estas ferramentas serão utilizadas de acordo com o que cada pilar exige.
Deve-se ressaltar que o acompanhamento da sustentabilidade deve consistir em argumentos sobre a redução ou aumento das opções disponíveis para as futuras gerações, ou melhor, qual é a intensidade de redução e o que fazer para diminuir estes impactos?
Muitas vezes não será possível identificar se uma empresa é ou não sustentável, mas pode-se desenvolver cada vez mais condições para identificar se ao menos a organização está seguindo o caminho correto.
VIVIANE DE ALMEIDA
ResponderExcluirTexto 1
"Sustentabilidade não tem nada haver com filantropia. Não há nada errado na prática de filantropia pelas organizações, mas a empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos seus skateholders, inclusive para empregados, para clientes, para parceiros de negócios, para as comunidades em que opera e, obviamente, para os acionistas" (Pág.1)
"Como a maioria das estratégias de negócios, sustentabilidade não é garantia de sucesso financeiro. sua adoção exige comprometimento, recursos e mudança de direção, acarretando custos e riscos" (Pág. 6).
"Todas as iniciativas em negócios têm dois componentes: impacto sobre o lucro e impacto sobre o mundo. Essa abordagem pode ser representada por uma matriz de quatro células, com dois eixos, que representam a lucratividade e os beneficios sociais" (Pág. 35)
"A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados, o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, a melhoria da satisfação e da lealdade dos clientes, a ampliação da fatia de mercado mediante a conquista de novos clientes para os quais a sustentabilidade seja valor pessoal ou empresarial importante, o desenvolvimento de novas alianças com parceiros de negócios e com outros stakeholders, além da melhoria da reputação e do valor da marca." (Pág. 42).
"A sustentabilidade é como um guia de orientação para fazer negócios num mundo interdependente, indicando novas maneiras de proteger a empresa contra riscos ambientais, financeiros e sociais, de dirigir a empresa com maior eficiência e produtividade e de promover seu crescimento, por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços."(Pág. 46)
O Ecomagiantion procura desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a minimizar os impactos ambientais.
VIVIANE DE ALMEIDA
ResponderExcluirTexto 2
"Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas como os pilares econômico, social e ambiental." (Pág. 73)
"Mas o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos também de definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental e ética empresarial." (Pág.76)
"Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de ‘externalidade’" (Pág. 80)
"O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao número – e comportamento – dos atores econômicos que operem neles." (Pág.83)
"Na virada do século, os sistemas de administração dominantes eram então chamados sistemas tayloristas – formas de controlar nossos corpos a fim de maximizar eficiência, produtividade e lucro. Á medida que caminhamos para as décadas de 1960 e 1970, começamos a pensar em termos de sistemas de administração flexíveis, que utilizaram a imaginação e flexibilidade das mentes das pessoas para aumento da produtividade e do sucesso do negócio."(Pág.92)
Jane
ResponderExcluirtexto:
O ponto doce da sustentabilidade
Quem compreende de maneira superficial a sustentabilidade, a encaram como algo que os desvia de seu principal propósito ou como tarefa secundaria de que devem desincumbir-se com rapidez e facilidade.
A empresa sustentável conduz seus negócios, de modo a gerar naturalmente um fluxo de benefícios para todos os seus stakeholders. Essas empresas encontram áreas de interesses mútuos e desenvolvem maneiras de equiparar as expressões “fazer bem” e “fazer bem-feito”, evitando, assim, o conflito implícito entre comunidade e acionistas.
O principal objetivo é desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes a reduzir seus impactos ambientais, principalmente emissões de carbono. A sobreposição entre conquistas de mercado cada vez maiores promovem estilos de vida saudáveis é um ponto doce.
Existem ter maneiras em que a sustentabilidade melhora a empresa protegê-la, gerenciá-la, e a promover seu crescimento.
A proteção da empresa inclui a redução de riscos de prejudicar os clientes, os empregados e as comunidades: a identificação o mais cedo possível de riscos iminentes e de falhas gerenciais pendentes; a limitação de intervenções regulatórias; e a preservação da licença de operação implícita ou explicita, concedida pelo governo ou pela comunidade. A gestão da empresa abrange redução custos, melhoria da produtividade eliminção de desperdícios desnecessários e garantia de acesso a fontes. A promoção do crescimento da empresa inclui a abertura de novos mercados o lançamento de novos produtos e serviços, a aceleração do ritmo de inovação, amelhoria de satisfação e da lealdade dos clientes.
Nivaldo de Souza Chaves Jr – 6° Semestre
ResponderExcluirA TEORIA DOS TRÊS PILARES
“Stuart Hart, explicou que: aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo (pg. 74).”
“Mesmo que todas as empresas no mundo desenvolvido alcançassem níveis de emissão de poluição zero até o ano 2000, a Terra ainda estaria estressada além do que os biólogos se referem como capacidade de suporte. De forma crescente, os flagelos de final do século20 – terras assoladas, pesca predatória e florestas devastadas; poluição urbana; pobreza; doenças infecciosas e migração – estão indo além das fronteiras geopolíticas. O fato é que ao atendermos às nossas necessidades, estamos destruindo a capacidade das futuras gerações de atenderem as delas (pg. 75).”
“Para calcular o pilar convencional de uma empresa, os contadores levantam, registram e analisam uma grande gama de dados numéricos. Essa abordagem é vista como um modelo para contabilidade ambiental e social, mas o desafio pode ser ainda maior nessas novas áreas da contabilidade empresarial (pg. 77).”
“Os executivos precisam questionar o seguinte: Nossos custos são competitivos – tenderão a continuar assim? A demanda pelos nossos produtos e serviços é sustentável? A nossa taxa de inovação tende a ser competitiva a longo prazo? Como podemos nos certificar de que os capitais humano e intelectual não sairão da empresa? Nossas margens de lucro são sustentáveis? (pg. 78)”
“Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade – mas especialmente relevante em relação aos custos ambientais e sociais – é o de externalidade. Esses custos econômicos, sociais ou ambientais não são registrados em contabilidade (pg. 80).”
“O capital natural também pode ser visto de duas formas principais: capital natural crítico e capital natural renovável ou substituível (pg. 83).”
Capital social [...], em parte considera-se o capital humano, na forma de saúde, habilidades e educação, mas também deve abranger medidas mais amplas de saúde da sociedade e do potencial de criação de riqueza (pg. 89).
“As seguintes questões estão entre as que os executivos deverão levantar. Quais são as formas de capital social cruciais em termos das nossas capacidades para nos tornarmos uma corporação sustentável? Quais são as tendências em termos de criação, manutenção ou destruição dessas formas de capital? Qual é o papel dos executivos para sustentar o capital humano e o capital social? (pg. 90)”
Nivaldo de Souza Chaves Jr – 6° Semestre
ResponderExcluirO PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE
Citações Diretas
“Os líderes de negócios que compreendem apenas de maneira superficial a sustentabilidade, a encaram como algo que os desvia de seu principal propósito ou como tarefa secundária de que devem desincumbir-se com rapidez e facilidade (pg. 28).”
“Sustentabilidade não tem nada a ver com filantropia (pg. 28)”
“A visão de uma empresa que renova a comunidade à medida que enriquece seus acionistas talvez pareça utópica, como de fato ocorre com a maioria das organizações (pg. 29).”
“Grandes empresas precisam inserir as questões sociais em suas estratégias, de modo a refletir sua atual importância para os negócios (pg. 31)”
“Imagine uma empresa que, historicamente gere lucros a partir de recursos finitos, cuja extração e uso degradem o meio ambiente, produzindo petróleo ou carvão, por exemplo, cuja disponibilidade é limitada e que geram poluição danosa. Essa empresa não é sustentável em longo prazo, pois depende de recursos exauríveis e de tolerância social decrescente, que acabarão se esgotando. Os custos aumentarão e os recursos diminuirão. Além disso, as pressões sociais crescentes se manifestarão sob forma de impostos mais elevados, de custos de recuperação mais altos e de riscos mais elevados de indenizações por responsabilidade civil (pg. 33).”
“Quandoa Toyota revelou sua intenção de criar nova forma de carro híbrido movido a gasolina e a eletricidade, capaz de captar e usar energia de frenagem, a empresa foi ridicularizada como benemérita ambiental que decerto perderia dinheiro (pg. 37).”
“A Toyota apostou na tendência crescente tanto do preço da gasolina quanto da conscientização ambiental (pg. 37).”
“Mas será que a sustentabilidade como estratégia de negócios pode aumentar a lucratividade? É evidente que sim. No entanto, quando isso ocorre, o conceito geralmente migra, em nossos mapas mentais, do espaço hoje rotulado “sustentabilidade” para o espaço mais bem conhecido como “boas práticas de negócios” (pg. 40).”
Citações Indiretas
Ponto doce da PepsiCo em processos ambientais, fundamenta-se melhorias dos processos, tais: Menor consumo de água; Maior eficiência energética; Menor consumo de embalagem; Critérios ambientais para toda a empresa; Assistência técnica centralizada (pg. 34).
Ponto doce da PepsiCo em gestão de risco, envolve 3 fases: Avaliação do abastecimento e da qualidade da água da comunidade; Avaliação dos fornecedores de água; Programa para reduzir as necessidades de água de todas as partes afetadas (pg. 35).
texto: A teoria dos três Pilares
ResponderExcluirAvaliadores da sustentabilidade
Guiar as empresas na direção da sustentabilidade exigirá mudanças drásticas no desempenho da linha dos três pilares. Alguns dos desafios mais interessantes não são encontrados no interior, mas entre as áreas envolvidas com os pilares econômico, social e ambiental.o capitalismo sustentável necessitara mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização.Na maioria dos países as empresas são obrigadas a fornecer um relatório de seu desempenho financeiro. No caso de empresas limitadas, os diretores apresentam esses resultados para os proprietários das ações. Essa responsabilidade é resultados para os proprietários das ações.
A própria natureza de suas atividades e treinamento, a maioria dos contadores tradicionais tem uma visão de curto prazo. Normalmente, o período chamado contábil de 12 meses. De forma global, a pressão para a geração de informação em base trimestral está se intensificando um razão das abordagens anglo-saxônicas de gerenciamento de ações e spread de investimento bancários.Varios países exigem que suas empresas mantenham responsabilidade referente a política ambiental. Freqüentemente as empresas são controladas por ambientalistas e companhias de mídia, que podem ter apenas pequenas relações com os objetivos regulamente ou estabelecido voluntariamente.