domingo, 6 de março de 2011

02. Medir a sustentabilidade

Análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial: um estudo de caso em uma agroindústria frigorífica de bovinos


- Desenvolvimento sustentável
- Sustentabilidade empresarial
- Normas de sustentabilidade
- Sustentabilidade empresarial no frigorífico

21 comentários:

  1. ISADORA DE SOUZA LOPES

    Citações Diretas:

    “Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de fazer negócios que promove inclusão social, reduz e/ou otimiza o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.07).

    “A pecuária de corte é uma das explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAÚJO, 2006)” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.08).

    “[...] os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além
    disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 10).

    O SIG é uma estrutura disponível para implementação de ações relacionadas à gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde e da responsabilidade social, que inclui procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 13)

    “As melhorias contínuas citadas nas normas ISO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001 têm como objetivo aprimorar a eficácia da empresa por meio de políticas, objetivos, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica da direção” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 21).

    “A relevância de um SIG é destacada pela necessidade de responder aos atuais paradigmas da globalização e da crescente conscientização por produtos e processos que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida da sociedade, respeito aos direitos humanos de uma maneira geral e critérios ambientais direcionados à sustentabilidade” (TAVARES JÚNIOR, 2001; apud ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.22).

    Citações Indiretas

    De acordo com alguns autores a sustentabilidade é como a capacidade de automanter-se e ou mantida por um longo período, para não se esgotar nunca, embora os imprevistos que podem vir a acontecer. Para que as empresas possam colaborar para o movimento sustentável, necessitam alterar seus processos produtivos, isso implica em criar sistemas de produção que não ocasionem impactos negativos e que estejam cooperando para a recuperação de áreas danificadas ou ofertando produtos e serviços que colaborem para a mudança e melhoria de hábitos ambientais dos próprios consumidores.

    O frigorífico afirma que a ISSO 14001, foca a gestão ambiental sob as seguintes áreas: precaução e controle da poluição, uso racional dos recursos naturais, tendo consideração aos requisitos legislativos ambientais, comprometimento com a sustentabilidade. Há adequação das normas OHSAS 18001 e a AS 8000. Estas estão ligadas com controle de acidentes de trabalho, ações de segurança e saúde no trabalho, tudo que está relacionado com área social da empresa. Além disto, o frigorifico também possui controle da gestão da qualidade, com ferramenta, atendimento às exigências dos clientes e gerenciamento dos processos produtivos.

    O trabalho teve algumas limitações como o caso da febre aftosa no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2005/2006, pois não permitiu uma melhor análise em relação ao tamanho desenvolvimento econômico (aumento de exportação); sugeriu-se também futuros estudos que se aplique tanto trabalhos qualitativos quanto quantitativos, em questões envolvendo indicadores de sustentabilidade empresarial.

    É uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa, e o método realizado foi um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas e coleta de dados secundários; para o levantamento de dados empregaram-se práticas de documentação direta e indireta, e a coleta de dados foi realizada por meio de observação, utilizou-se análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com agentes previamente contatados.

    ResponderExcluir
  2. GILMARCOS JACQUES DE LIMA
    Administração – UFMS
    6º semestre


    SOBRE O ESTUDO:
    No Texto, MEDIR A SUSTENTABILIDADE, como dito pelos autores, trata de um tema muito complexo, a qual foi estudado sobre olhares de uma agroindústria, no ramo de produção de carne bovina e seus derivados no Estado de Mato Grosso do Sul,

    Pode-se entender que a Sustentabilidade é mais do que apenas a interligação da economia, a sociedade e o meio ambiente, é considerável algo mais grandioso e nobre, por este motivo surgiu à necessidade deste trabalho, para discutir e analisar o processo de adequação do frigorífico estudado em relação às normas de sustentabilidade por meio das dimensões ambiental, social e econômica; levando em consideração a implantação e a manutenção das normas e de suas conseqüências sustentáveis. Para a realização deste, fez-se uma pesquisa exploratória, estudo de caso, entrevista e discussão teórica (livros, artigos publicados e sites de esfera governamentais). Vale ressaltar que o estudo teve suas limitações, a febre aftosa no ano de 2005/2006, o qual foi considerado um limitador da pesquisa.

    Pode-se extrair do estudo, que o frigorífico possuir programas que são considerados sustentáveis, pois busca constantemente o equilíbrio entre o ambiental, social e da saúde econômica. A formalização dos processos, proporcionou uma gestão ambiental e ocupacional mais ajusta, com a implantação do SIG. Contudo, a conscientização os funcionários e toda a cúpula da organização para que houvesse o sucesso. Com a estruturação do SIG, e com a apuração dos dados, ficou claro que a empresa se preocupa com o meio ambiente, com a segurança e saúde de todos os membros da organização, tornando-se assim socialmente responsável, pois como visto cumpre os normativos básicos.

    PONTO DE VISTA DO ACADÊMICO:
    A leitura do texto foi de grande proveito, trata-se de Linguagem clara e direta, conteúdo exemplar e aplicativo, servindo de base para novos estudos.

    ResponderExcluir
  3. GILMARCOS JACQUES DE LIMA
    Administração – UFMS
    6º semestre


    CITAÇÕES DIRETAS:
    O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas, constituindo o tripé conhecido como Triple-Bottom Line (CARVALHO;VIANA, 1998; CORAL, 2002; OLIVEIRA FILHO, 2004)”. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.05).

    “A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo
    a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega
    às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição
    mais responsável das empresas.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.07).

    “O abate e a produção referem-se especificamente à carne bovina e também demonstram índices elevados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2006) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) (2006).” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.08).

    “SIG é a estrutura organizacional, recursos e procedimentos utilizados para planejar, monitorar e controlar projetos nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e também responsabilidade social, uma vez que existe similaridade entre os elementos de gestão associados (Griffith, 2000)”. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.09).

    ”Esse sistema tem por objetivo retratar os princípios e valores, todos os seus pontos estão bastante claros e suportam todos os objetivos e metas da organização.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.13).

    No frigorífico, a norma ISO 14001 pressupõe o gerenciamento ambiental: atendimento aos requisitos legislativos, controle da poluição e racionalização dos recursos naturais para a promoção da sustentabilidade. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.16).

    A organização proporciona ações internas que visam ao bem-estar dos colaboradores, com o propósito de reduzir os riscos de acidentes e promover a saúde ocupacional, tal como a OHSAS 18001 propõe. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.18).

    “No contexto do frigorífico em relação à ISO 9001, a gestão da qualidade apresenta as seguintes categorias de análise: garantia da qualidade, ferramentas da qualidade, atendimento das exigências dos clientes, atendimento dos requisitos regulamentares, gerenciamento de processos e melhoria contínua”. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.19).

    “No entanto, é preciso observar que a certificação de sistemas de gestão não significa, necessariamente, que a organização seja sustentável, pois depende do nível e da abrangência dos indicadores produzidos (JAPPUR, 2004)”. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.22).

    ResponderExcluir
  4. Marcos Vinicius P. Mundim


    Citações diretas:

    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas “(ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.05)”


    “A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo
    a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega
    às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição
    mais responsável das empresas.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.07).

    “A pecuária de corte é uma das explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAÚJO, 2006)” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.08).

    A ISO 9001 (International Organization for Standardization) apresenta os requisitos da gestão da qualidade, a ISO 14001 da gestão ambiental, a OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessement Series) da gestão da saúde e segurança ocupacional e a SA 8000 (Social Accountability) da gestão da responsabilidade social. As normas podem ser implantadas de forma associada e simultânea em um único sistema, conhecido como sistema integrado de gestão (SIG). “(ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.09)”


    O SIG é uma estrutura disponível para implementação de ações relacionadas à gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde e da responsabilidade social, que inclui procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 13)


    No entanto, é preciso observar que a certificação de sistemas de gestão não significa, necessariamente, que a organização seja sustentável, pois depende do nível e da abrangência dos indicadores produzidos (JAPPUR, 2004).

    A relevância de um SIG é destacada pela necessidade de responder aos atuais
    paradigmas da globalização e da crescente conscientização por produtos e
    processos que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida da sociedade,
    respeito aos direitos humanos de uma maneira geral e critérios ambientais direcionados
    à sustentabilidade (TAVARES JÚNIOR, 2001).
    Citações Indiretas

    O artigo apresentou um pesquisa exploratória do tipo qualitativa, e o método realizado foi um estudo de caso., e a coleta de dados foi realizada por meio de observação, utilizou-se análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com agentes previamente contatados (acoordenadora do SIG, o responsável pela qualidade, o responsável pela produção e a responsável pelos recursos humanos). Para a escolha do caso estudado, selecionaram-se inicialmente os dez principais frigoríficos exportadores de carne bovina no Brasil, com base na sua participação nas exportações (LATTA, 2005), Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas e coleta de dados secundários; para o levantamento de dados empregaram-se práticas de documentação direta e indireta. Vale ressaltar que o estudo teve suas limitações, a febre aftosa no ano de 2005/2006, o qual foi considerado um limitador da pesquisa. Enfim podemos concluir que o artigo atingiu o seu foco principal e mostrou claramente como foi o processo de implantação das normas de sustentabilidade em um frigorífico do Mato Grosso do Sul e que atualmente é cada vez maior o número de empresas preocupadas em questão da Sustentabilidade; Qualidade; e na certificações das normas para que produzam produtos de qualidade e assim cada vez mais exportando e atendendo as normais internacionais

    ResponderExcluir
  5. Lucas Henrique Correia


    “Diante da afirmativa que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma
    estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar
    mais e consumir menos. A população deve agir menos agressivamente em
    relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Assim, alguns
    fatores devem ser mais disseminados e realizados, como produzir degradando
    menos de forma mais limpa e reduzindo o consumo. No entanto, há as desigualdades
    sociais. Mesmo sob essas condições, o país cresce sem controle, a população
    aumenta e conseqüentemente se avolumam os problemas sociais, políticos,
    econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os
    recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. O que afeta uma sociedade
    afeta todo o mundo.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.04).


    “O Brasil, atualmente, possui o maior rebanho comercial do mundo e assumiu
    a liderança mundial na quantidade exportada. A pecuária de corte é uma das
    explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas
    como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a
    produtividade (ARAÚJO, 2006).” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.08).


    “Há destaque para a agroindústria, neste caso específico, o frigorífico de abate
    e processamento de bovinos, pois este é considerado o agente coordenador que,
    apesar da pouca estruturação, tem a finalidade de aprimorar a gestão na cadeia e
    garantir a qualidade do produto por meio do processo de transação de informações,
    o que contribui para a satisfação dos clientes e para a redução dos custos
    e das perdas em todas as etapas da cadeia. Tal coordenação em cadeias agroindustriais
    pode ser obtida pelo desenvolvimento e pela aplicação prática a montante
    (no sentido cliente-fornecedor) e a jusante (no sentido fornecedor-cliente)
    (NEVES et al., 2003; BORRÁS; TOLEDO, 2006; MARTINS, 2007).” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág.09).

    ResponderExcluir
  6. Manoel José Nunes Junior

    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 5).

    O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas, constituindo o tripé conhecido como Triple-Bottom Line (CARVALHO; VIANA, 1998; CORAL, 2002; OLIVEIRA FILHO, 2004).

    Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis. Isso implica construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas ou oferecendo produtos e serviços que contribuam para a melhoria da performance ambiental dos consumidores (CORAL, 2002). (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 6).

    A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresa. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 7).

    Segundo Martinhão Filho e Souza (2006) e Davenport (1998), os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 10).

    O SIG é uma estrutura disponível para implementação de ações relacionadas à gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde e da responsabilidade social, que inclui procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários. Esse sistema tem por objetivo retratar os princípios e valores, todos os seus pontos estão bastante claros e suportam todos os objetivos e metas da organização. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 13).

    A organização, paralelamente, para ser considerada socialmente responsável, precisa oferecer salários justos e manter um bom relacionamento com o governo no pagamento de impostos e tributos que estão relacionados na dimensão econômica. As melhorias contínuas citadas nas normas ISO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001 têm como objetivo aprimorar a eficácia da empresa por meio de políticas, objetivos, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica da direção. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág 21)



    O frigorífico estudado está ligado diretamente com a norma ISSO 14001 á dimensão da sustentabilidade ambiental. O frigorífico está sempre focado na gestão ambiental sob categorias: prevenção e controle da poluição, racionalidade dos recursos naturais, a industria faz um trabalho empenhado sempre com o meio ambiente, mas vale lembrar que a industria ainda não é capaz de eliminar todos os resíduos produzidos.
    O frigorífico há o relacionamento com o processo de adequação das normas OHSAS 18001 e a SA 8000. A OHSAS 18001, sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, está ligada às seguintes categorias: Controle de acidentes de trabalho, ambiente de trabalho, ações de saúde ocupacional, ações de segurança no trabalho e melhoria contínua. Com isso empresa mostra que ela está comprometida com o exercício da responsabilidade social e com o respeito ao ser Humano, assim a organização consegue ter um contato mais estreito com seus colaboradores, fazendo que a empresa consiga atingir seus objetivos.
    O trabalho apresentado demonstrou que a empresa oferece produtos de qualidade e que se preocupa com o meio ambiente, a saúde e segurança de seus colaboradores socialmente responsável, pois cumpre os requisitos normativos.

    ResponderExcluir
  7. Leandro Canton da Silva - ADM/UFMS

    CITAÇÕES DIRETAS:
    Young e Steffen (2006) salientam que a maior participação das organizações na sustentabilidade não pode substituir a ação pública e que as medidas voluntárias tornam-se mais comuns no setor privado.
    Layrargues (1998, p. 60) afirma que “[...] as empresas que procuraram se alinhar [à sustentabilidade], ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de produtividade e competitividade”.
    Para Safatle (2006b, p. 20) “o setor privado é a única instituição forte, flexível e internacional que sobrou no mundo”. São as organizações privadas as grandes operadoras desse modelo econômico.
    A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003).
    No atual mercado, novos conceitos e atitudes são incrementados às ações e políticas adotadas pelas empresas. Conceitos como responsabilidade social, reciclagem, redução do consumo de recursos e emissões de efluentes, reaproveitamento, reutilização etc. contribuem para uma nova postura da empresa perante a sociedade. (TAVARES JÚNIOR, 2001).
    As organizações perceberam a oportunidade de incorporar o desenvolvimento e a melhoria da performance econômica à ecoeficiência e à responsabilidade social. Assim, cada uma das empresas desenvolve seu programa de gestão de acordo com suas próprias características, e de acordo com a visão das partes interessadas, levando em conta novas oportunidades não consideradas no passado, e, por isso, encontram novas vantagens competitivas (MEDEIROS, 2003).

    CITAÇOES INDIRETAS:
    Na área empresarial a sustentabilidade é conceituada como uma nova maneira de se fazer negócios que realizam a inclusão social, minimiza a utilização de recursos naturais não renováveis e consequentemente os danos ao meio ambiente, porem, sem desfavorecer a renda econômico-financeira da organização. Essa abordagem gera valor para ao acionista, proporcionando aumento na probabilidade de continuidade do negocio e contribuição para a sociedade. (ATKINSON, 2000; HOFFMAN, 2000; BOVESPA, 2005).
    Foram escolhidos os dez principais frigoríficos que exportam carne bovina no Brasil. A coleta dos dados se deu por observação, analise documental e entrevistas semiestruturadas com agentes responsáveis pela produção, qualidade e recursos humanos. Araújo, Morais e Mendonça (2006) e Martinhão Filho e Souza (2006).
    O SIG é uma estrutura disponível para implementação de ações relacionadas à gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde e da responsabilidade social, que inclui procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários. Esse sistema tem por objetivo retratar os princípios e valores, todos os seus pontos estão bastante claros e suportam todos os objetivos e metas da organização. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009).

    ResponderExcluir
  8. Leandro Canton da Silva - Continuaçao...

    Segundo o frigorífico, ele foca a gestão ambiental sob as seguintes categorias: Controle das emissões de gases, Controle/tratamento de efluentes líquidos, Controle/reciclagem dos resíduos sólidos, Adoção de tecnologias limpas, Uso sustentável dos recursos não renováveis, Atendimento à legislação ambiental, Conservação/preservação da biodiversidade ambiental, Exigências de conformidades ambientais para os fornecedores. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009).
    Na dimensão social, o frigorífico possui programas internos que são voltados para os colaboradores e externos aqueles voltados para o desenvolvimento da comunidade. Alguns deles são: Promoção da responsabilidade social, Desenvolvimento dos recursos humanos, Saúde ocupacional e segurança no trabalho, Atendimento dos direitos humanos e das práticas trabalhistas, Ações sociais para o desenvolvimento da comunidade. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009).
    A dimensão econômica é apresentada no do frigorífico em relação à ISO 9001, a gestão da qualidade apresenta as seguintes categorias de análise: garantia da qualidade, ferramentas da qualidade, atendimento das exigências dos clientes, atendimento dos requisitos regulamentares, gerenciamento de processos e melhoria contínua. Contribuindo assim para aumento das exportações, crescimento dos resultados econômicos financeiros, pagamento de salários justos, estratégias organizacionais para o mercado oferta de produtos de qualidade a baixo custo (eficiência produtiva), pagamento de tributos e impostos ao governo. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009).
    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada no frigorífico concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009).

    ResponderExcluir
  9. Como foi mencionado pelos autores ( ARAUJO & MENDONÇA ,2.009) o desenvolvimento sustentável parece ser uma obrigação do governo, no entanto os recursos destinados a tal promoção são limitados, o setor privado assume um papel relevante nesse âmbito: sem a participação dos recursos privados. A sustentabilidade ainda é um processo complexo. Diante desse panorama, as empresas passam a se reestruturar para adequar-se a essa percepção. As pressões sociais e restrições impostas às exportações de produtos fazem que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem ante sua responsabilidade social. Nesse sentido, muito se tem procurado fazer para a sustentabilidade do setor produtivo.
    A seqüência de operações e transações organizacionais faz que os agentes
    econômicos interajam dentro do processo produtivo. Um dos fluxos produtivos
    que têm destaque no Brasil é o da carne bovina, por causa de sua capacidade
    produtiva.
    O processo de adequação às normas internacionalmente reconhecidas ocorreu visando à certificação da gestão da empresa, sendo vista como uma vantagem competitiva ante os concorrentes. O frigorífico decidiu por implantar o SIG, ou seja, a implantação simultânea das normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. O processo de adequação durou 14 meses, e o frigorífico se mostrou preparado para a implantação das normas com poucas mudanças na estrutura e nos processos administrativos e produtivos.
    Das principais adequações do frigorífico, destacam-se a formalização dos
    processos, adequações para uma melhor gestão ambiental e reestruturações físicas
    para uma melhor gestão ambiental e ocupacional.

    ResponderExcluir
  10. Jerusa J. Bezerra dos Santos
    Medir a Sustentabilidade
    O desenvolvimento sustentável parece ser uma obrigação do governo, no entanto os recursos destinados a tal promoção são limitados. Segundo Saflate (2006ª) o setor privado assume um papel relevante nesse âmbito: sem a participação dos recursos privados, passa a não existir o uso sustentável da biodiversidade, e, sem o uso sustentável que gera renda e emprego, não haverá mais biodiversidade para abastecer o processo produtivo.( ARAÚJO E MENDONÇA, 2009;p.03).
    Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis. Isso implica construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas ou oferecendo produtos e serviços que contribuam para a melhoria da performance ambiental dos consumidores (CORAL,2002) .Coral, (2002, p.129; ; ARAÚJO E MENDONÇA, 2009,p.06).

    O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas ,constituindo o tripé conhecido como Triple – Bottom Line (CARVALHO; VIANA, 1998; CORAL,2002 ;OLVEIRA FILHO, 2004; ARAÚJO E MENDONÇA, 2009,p.07).
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica,o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado ( LAYRARGUES ,1998; AMARAL,2003, ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; p.07).
    Segundo Griffth (2000), um SIG é a estrutura organizacional, recursos e procedimentos utilizados para planejar, monitorar e controlar projetos na área de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e também responsabilidade social, uma vez que existe similaridade entre os elementos de gestão associados .( ARAÚJO E MENDONÇA, 2009 ;p.09).
    A relevância do SIG é destacada pela necessidade de responder os atuais paradigmas da globalização e da crescente conscientização do produtos e processos que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida da sociedade, respeito aos direitos humanos de uma maneira geral e critérios ambientais direcionados à sustentabilidade (TAVARES JÚNIOR, 2001; ARAÚJO E MENDONÇA,2009; p.22 ).
    De acordo com os autores a sustentabilidade é responsabilidade do governo mas sem o setor privado para assumir seu papel não haverá biodiversidade que contribua para a geração d e emprego e renda no processo produtivo. A partir de 1980 a sustentabilidade se tornou realidade nas organizações contribuindo com a preocupação ambiental que encarou como sobrevivência para atuar o marketing e a competitividade no mercado. O Sig é um paradigma que atua para melhorar qualidade de vida da sociedade que respeita os direitos humanos e ambientais voltados para a sustentabilidade . O Sig foi implantado no frigorífico mas foi necessário conscientizar os funcionários para que houvesse sucesso nessa implantação para melhoria do processo produtivo.

    ResponderExcluir
  11. Maria Aparecida Andrade Cruz

    Medir a Sustentabilidade

    Segundo Rattner (1999), esse processo expõe o caráter frágil desse conceito de desenvolvimento sustentável, no qual parecem caber diversos significados, pois é tratado como sinônimo de sociedade racional, de indústrias limpas, de crescimento econômico, de utopias românticas; tudo nele parece pertencer. E isso abrange ainda a satisfação das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e a manutenção da capacidade das gerações futuras em satisfazer suas necessidades.
    Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período, para não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer (PHILIPPI, 2001; ALMEIDA, 2002; SAFATLE, 2006a).
    É preciso criar uma política estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos, a população deve ter mais conscientização e agir com menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados e pode ficar escassos, já que a população aumenta e consequentemente crescem os problemas sociais, políticos, econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente, o que afeta a sociedade e o mundo.
    Para que haja participação das organizações, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis, implica em construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas, podendo assim obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, até mesmo gerar lucro e remunerar seus acionistas.
    O crescimento econômicos, o avanço da industrial e o crescimento populacional levaram a uma demanda crescente por recursos naturais existentes, a crescente atuação do homem sobre a natureza teve como conseqüência a modificação do meio ambiente e sua destruição, o crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento acelerado de tecnologias. Fatores como a crescente ocupação do espaço pela agricultura, a urbanização provocou um aumento a demanda dos recursos naturais, levando assim a degradação do meio ambiente em escala global, o rápido desenvolvimento industrial aliado ao grande desenvolvimento científico e tecnológico, trouxe como conseqüência a contaminação ambiental, o crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  12. Maria Aparecida Andrade Cruz

    Medir a Sustentabilidade

    Segundo Rattner (1999), esse processo expõe o caráter frágil desse conceito de desenvolvimento sustentável, no qual parecem caber diversos significados, pois é tratado como sinônimo de sociedade racional, de indústrias limpas, de crescimento econômico, de utopias românticas; tudo nele parece pertencer. E isso abrange ainda a satisfação das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e a manutenção da capacidade das gerações futuras em satisfazer suas necessidades.
    Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período, para não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer (PHILIPPI, 2001; ALMEIDA, 2002; SAFATLE, 2006a).
    É preciso criar uma política estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos, a população deve ter mais conscientização e agir com menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados e pode ficar escassos, já que a população aumenta e consequentemente crescem os problemas sociais, políticos, econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente, o que afeta a sociedade e o mundo.
    Para que haja participação das organizações, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis, implica em construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas, podendo assim obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, até mesmo gerar lucro e remunerar seus acionistas.
    O crescimento econômicos, o avanço da industrial e o crescimento populacional levaram a uma demanda crescente por recursos naturais existentes, a crescente atuação do homem sobre a natureza teve como conseqüência a modificação do meio ambiente e sua destruição, o crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento acelerado de tecnologias. Fatores como a crescente ocupação do espaço pela agricultura, a urbanização provocou um aumento a demanda dos recursos naturais, levando assim a degradação do meio ambiente em escala global, o rápido desenvolvimento industrial aliado ao grande desenvolvimento científico e tecnológico, trouxe como conseqüência a contaminação ambiental, o crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  13. Lívia Fernanda Torres dos Santos ADM/UFMS

    O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas,constituindo o tripé conhecido como Triple-Bottom Line (CARVALHO;VIANA, 1998; CORAL, 2002; OLIVEIRA FILHO, 2004) (p.5)
    Layrargues (1998, p. 60) afirma que “[...] as empresas que procuraram se alinhar [à sustentabilidade], ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de produtividade e competitividade”.(p.6)
    A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003) (p.7).
    Segundo Griffith (2000), um SIG é a estrutura organizacional, recursos e procedimentos utilizados para planejar, monitorar e controlar projetos nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e também responsabilidade social, uma vez que existe similaridade entre os elementos de gestão associados (p.9).
    Segundo Martinhão Filho e Souza (2006) e Davenport (1998), os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade
    e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo (p.10).
    Com o sistema produtivo de nossa sociedade extrai-se muitos recursos naturais de nosso meio ambiente, com isso retorna resíduos e emite poluentes em grandes quantidades para a atmosfera. Então o desenvolvimento sustentável é de grande importância tanto para as empresas como para a sociedade. As empresas precisam se preocupar mais com essa alternativa, procurar desenvolver seus produtos, com uma preocupação com o meio ambiente.
    Muitas empresas do comércio exterior que compram de empresas brasileiras, possuem essa preocupação de comprarem somente de empresas que possui um processo de desenvolvimento sustentável. Então as empresas tem que se reestruturar para acompanhar todo esse processo de desenvolvimento e preocupação com meio ambiente.
    O frogorífico pesquisado buscou adequar-se as normas ambientais, além de se preocupar com a questão ambiental, muitos de seus clientes que são do exterior, exigem que essas normas seja implantadas.
    A empresa implantou as mudanças necessárias que as normas exigem, com mudanças na estrutura e nos processos administrativos e produtivos. Houve a conscientização de todos os colaboradores para que houvesse um sucesso na implantação. A empresa possui alguns programas para adequação dessas normas envolvendo as dimensões ambientais, sociais e econômicas. A empresa iveste também em ações de melhorias contínuas investindo em programas com requisitos normativos, ocosanionando assim a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  14. “o país cresce sem controle, a população
    aumenta e consequentemente se avolumam os problemas sociais, políticos,
    econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os
    recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. O que afeta uma sociedade
    afeta todo o mundo (ABRAMOVITZ, 1993; ARROW et al., 1995; FOLLADORI,
    1999).” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 35)
    “Segundo Rattner (1999), esse processo expõe o caráter frágil
    desse conceito de desenvolvimento sustentável, no qual parecem caber diversos
    significados, pois é tratado como sinônimo de sociedade racional, de indústrias
    limpas, de crescimento econômico, de utopias românticas; tudo nele parece pertencer.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 34)
    “Young e Steffen (2006) salientam que a maior participação das organizações
    na sustentabilidade não pode substituir a ação pública e que as medidas
    voluntárias tornam-se mais comuns no setor privado.” (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; pág. 36)
    “A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo
    a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega
    às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição
    mais responsável das empresas. Nesse enredo, emerge o conceito de sustentabilidade
    empresarial, composta de ações que procuram visar à redução de impactos
    ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente
    viável no mercado.” (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; pág. 37)
    “Os agentes econômicos do fluxo produtivo, no caso da carne bovina, são: produção de insumos, produtores de bovinos, abatedouros/frigoríficos (agroindústria) e rede de distribuição (atacado e varejo) (MICHELS; SPROESSER; MENDONÇA, 2001).” (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; pág. 38)

    “Segundo Martinhão Filho e Souza (2006) e Davenport (1998), os benefícios
    mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência
    e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade
    e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além
    disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo.” (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; pág. 40)
    “No frigorífico, a norma ISO 14001 pressupõe o gerenciamento ambiental:
    atendimento aos requisitos legislativos, controle da poluição e racionalização dos
    recursos naturais para a promoção da sustentabilidade. Assim, as subcategorias
    listadas no Quadro 6 são atendidas, uma vez que estão presentes na organização
    o controle das emissões de gases, o controle/tratamento de efluentes líquidos, o
    controle/reciclagem dos resíduos sólidos, a adoção de tecnologias limpas, o uso
    sustentável dos recursos não renováveis, o atendimento à legislação ambiental,
    a conservação/preservação da biodiversidade ambiental, além de exigências de
    conformidades ambientais para os fornecedores. Apesar do empenho da organização,
    cabe enfatizar que “A indústria ainda não é capaz de eliminar todo resíduo
    produzido, controlar todas as emissões produzidas e muito menos reciclar todo
    produto após o término de sua vida útil” (LAYRARGUES, 1998, p. 62).” (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; pág. 46
    “Na dimensão social, para o frigorífico, há o relacionamento com o processo
    de adequação das normas OHSAS 18001 e a SA 8000. A OHSAS 18001, sistema
    de gestão de saúde e segurança ocupacional, está ligada às seguintes categorias:
    controle de acidentes de trabalho, ambiente de trabalho, ações de saúde
    ocupacional, ações de segurança no trabalho e melhoria contínua. Por sua vez,
    a SA 8000, de responsabilidade social, está ligada às seguintes categorias:
    comprometimento com o desenvolvimento, comunicação às partes interessadas,
    atendimento à legislação trabalhista e melhoria contínua.” (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009; pág. 46)

    ResponderExcluir
  15. Viviane de Almeida - Continuação

    A empresa estudada é um frigorífico que possui as certificações ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade), a ISO 14001 (sistema de gestão do meio ambiente), a OHSAS 18001 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional) e a SA 8000
    (sistema de gestão de responsabilidade social). Comercializa, principalmente, com o mercado externo. Aproveita ao máximo seus produtos e subprodutos, pois trabalha ainda com curtume e fábrica de adubos.
    Para se adequar ao SIG o frigorífico precisou de 14 meses, sendo que a previsão era de 12 meses. O SIG é importante para implementação de ações relacionadas à gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde e da responsabilidade social, que inclui procedimentos, responsabilidades, processos e recursos específicos. Tal estrutura tem visa retratar os princípios e valores, seu conteúdo é bastante claro e abrange todos os objetivos e metas da organização.
    As empresas que fazem uso dos conceitos de sustentabilidade acabaram unindo produtividade e competitividade de um modo mais saudável para o meio ambiente. E, ainda, promove a inclusão social, reduz e/ou otimiza o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, ao passo que mantém a rentabilidade da empresa.

    Comentários:
    A responsabilidade social da empresa é um tema que está em voga atualmente, o que tem tudo a ver com a sustentabilidade. Cada dia que passa fala-se mais e mais em reciclagem, redução do consumo de recursos e emissões de efluentes, reaproveitamento, reutilização, consumo consciente. Trabalhar esses temas é para a empresa uma vantagem competitiva, afinal uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade em suas ações é uma empresa, no mínimo, bem vista. Além do mais as empresas que poluem muito, como é o caso do frigorífico estudado, devem prestar atenção especial à essas questões de sustentabilidade, pois, como todos já sabem, o meio ambiente está “pedindo socorro”, se não for bem cuidado no futuro ele estará completamente degradado e sem meio ambiente não há vida.

    ResponderExcluir
  16. Maira Bernardes Bomfim

    Citacões Diretas

    A finitude dos recursos naturais e os impactos
    negativos dos resíduos das fábricas, apontados por Severo, Delgado e Pedrozo(2006), resultaram em um processo de desenvolvimento econômico sem preocupação com a natureza e, assim sendo, com a qualidade de vida(ARAÚJO e MENDONÇA, 2009;P.3).
    Perante essa contextualização, torna-se relevante destacar que o processo de adequação às normas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000) aparenta contribuir para a sustentabilidade empresarial, uma vez que envolve mudanças na estrutura organizacional em relação ao meio ambiente e à sociedade, procurando sempre retornos econômicos(ARAÚJO e MENDONÇA,2009;P.3).
    Diante da afirmativa que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos (ARAÚJO e MENDONÇA,2009;P.4).
    A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado(LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003 apud ARAÚJO e MENDONÇA,2009;P.8).
    A pecuária de corte é uma das explorações agropecuárias mais significativas, tanto na geração de receitas internas como na pauta de exportação, e ainda incorpora tecnologias que aumentam a produtividade (ARAÚJO e MENDONÇA,2009;P.8).

    Citacões Indiretas

    Este trabalho teve como objetivo analisar como é realizado o processo de adequação da agroindústria às normas internacionais de sustentabilidade (ISO9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000).Neste caso, foi realizada uma pesquisa em um frigorifico do estado de Mato Grosso do Sul.
    Para tal, utilizou-se a pesquisa exploratória de carater qualitativo,além de ser realizado um estudo de caso. Os instrumentos da pesquisa foram entrevista em profundidade e coleta de dados secundárias, assim para o levantamento de dados e de informações relevantes à investigação utilizaram-se técnicas de documentação direta e indireta, e observação direta intensiva (COOPER; SCHINDLER, 2003).
    A coleta de dados foi através de observação,análise de documentos e entrevistas semiestruturadas.
    No referencial teorico foram expostos temas como o desenvolvimento sustentável, a sustentabilidade empresarial, algumas informacoes importantes sobre a agroindústria frigorifica e as normas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidas.
    Com o conhecimento da teoria sobre a sustentabilidade, foi possivel observar que uma empresa so pode ser considerada sustentável se ela se alinhar as tres dimensões da sustentabilidade, sendo estas: dimensão ambiental, economica e social.
    Neste estudo pode-se observar que o frigorifico possui caracteristicas sustentáveis, isso foi passivel de observacao atraves de algumas práticas da empresa que foram relatadas no texto.
    Essas práticas estão relacionadas a orientação da empresa à ISO14001, ISO9001, OHSAS18001 e SA8000. É importante destacar que para o frigorífico o processo de adequação às normas gera sustentabilidade empresarial.

    ResponderExcluir
  17. Bárbara Dalan Francisco

    A sustentabilidade ainda é um processo complexo. Diante desse panorama, as empresas passam a se reestruturar para adequar-se a essa percepção, ainda mais no que tange às relações com o comércio exterior. As pressões sociais e restrições impostas às exportações de produtos fazem que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem ante sua responsabilidade social. Nesse sentido, muito se tem procurado fazer para a sustentabilidade do setor produtivo (CORAL, 2002). (P.3)

    A exportação de carne bovina para o mercado externo é crescente, e a concorrência
    entre os frigoríficos brasileiros, acirrada. Diante do exposto, emerge o
    problema de pesquisa: Como é o processo de adequação às normas de sustentabilidade
    no contexto de um frigorífico de abate e processamento de bovinos? (P.4)

    Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontoschave:
    o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam
    prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social
    imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes
    e futuras. (P.5)

    Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem
    modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem
    sustentáveis. Isso implica construir sistemas de produção que não causem impactos
    negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas
    ou oferecendo produtos e serviços que contribuam para a melhoria da performance
    ambiental dos consumidores (CORAL, 2002). (P.6)

    ResponderExcluir
  18. Continuação...


    Segundo Martinhão Filho e Souza (2006) e Davenport (1998), os benefícios
    mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência
    e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade
    e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além
    disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo. (P.10)

    O trabalho teve como objetivo analisar como as agroindustrias se adequaram as normas de sustentabilidade. A pesquisa foi de âmbito exploratório de abordagem qualitativa e o método de procedimento foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de observação, analise de documentos e entrevistas semi estruturadas.
    Com a pesquisa, pode-se concluir que o frigorífico decidiu se adequar as normas de sustentabilidade visando a competitividade. Durante a implementação das normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000 pode-se destacaram-se a formalização formalização dos processos, adequações para uma melhor gestão ambiental e reestruturações físicas.Foi visto também que o frigorífico segue, além das normas já previstas, ações de melhorias contínuas. Essas normas foram implementadas com ajuda e conscientização dos colaboradores, e acabou virando algo da cultura da organização.

    ResponderExcluir
  19. Continuação...

    A organização proporciona ações internas que visam ao bem-estar dos colaboradores,
    com o propósito de reduzir os riscos de acidentes e promover a saúde ocupacional, tal como a OHSAS 18001 propõe. Cumpre os requisitos da norma SA 8000 em termos de práticas trabalhistas e direitos humanos, e ainda favorece ações externas para o desenvolvimento da comunidade – social e educacional. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; p.18)

    No frigorífico, a norma ISO 9001 propõe a garantia da qualidade utilizando uma série de ferramentas para atender às exigências dos clientes e aos requisitos regulamentares. Essa norma gerencia os processos produtivos, o que atende à maioria das categorias da dimensão econômica sustentável (Quadro 8), como a oferta de produtos de qualidade, o atendimento aos requisitos entendido como uma estratégia organizacional para melhor atender os clientes – mercado externo. Dessa forma, espera-se que haja o aumento das exportações, o que certamente gerará melhores resultados econômico-financeiros para a organização. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; p. 21)

    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada no frigorífico concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais.. (ARAÚJO e MENDONÇA, 2009; p. 24)

    CITAÇÕES INDIRETAS

    As empresas têm produzido e exportado em maior quantidade devido o grande número de demanda. Isso mostra que, enquanto um lado a classe alta enriquece, a classe miserável enfrenta problemas maiores. A falta de econonomia dos consumidores acaba causando um desequilíbrio, não permitindo que todos tenham acesso à algumas mercadorias.
    As empresas pretendem adotar às normas da sustetabilidade, assim ela também gera uma vantagem competitiva atendendo da melhor forma aos pedidos de seus clientes.
    O estudo de caso apresenta como é possível adequar uma empresa, no caso um frigorífico de carne bovina, à essas normas. Foi observado que, esta empresa se preocupa com o meio ambiente, no entanto ela passou por uma avaliação onde identificou-se o que deveria ser melhorado, criado ou excluído. Com a conscientização dos colaboradores, o frigorífico tornou-se uma organização onde a sustentabilidade empresarial foi implantada e onde há o desenvolvimento de programas socioambientais.

    ResponderExcluir
  20. Nivaldo de Souza Chaves Jr

    CITAÇÕES DIRETAS

    “A finitude dos recursos naturais e os impactos negativos dos resíduos das fábricas, apontados por Severo, Delgado e Pedrozo (2006), resultaram em um processo de desenvolvimento econômico sem preocupação com a natureza e, assim sendo, com a qualidade de vida.” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 33)

    “Diante da afirmativa que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos.” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (P. 34).

    “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações.” (Relatório de Brundtland).

    “O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas, constituindo o tripé conhecido como Triple-Bottom Line” (CARVALHO; VIANA, 1998; CORAL, 2002; OLIVEIRA FILHO, 2004).

    Segundo Griffith (2000), um SIG é a estrutura organizacional, recursos e procedimentos utilizados para planejar, monitorar e controlar projetos nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e também responsabilidade social, uma vez que existe similaridade entre os elementos de gestão associados. (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 39).

    “A coleta de dados foi realizada por meio de observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com agentes previamente contatados (a coordenadora do SIG, o responsável pela qualidade, o responsável pela produção e a responsável pelos recursos humanos)” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 41).

    “A ISO 14001, segundo o frigorífico, foca a gestão ambiental sob as seguintes categorias: prevenção e controle da poluição, racionalidade dos recursos naturais, atendimento aos requisitos legislativos ambientais, promoção da sustentabilidade (comprometimento), gerenciamento ambiental e
    melhoria contínua” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 44).

    “O processo de adequação às normas internacionalmente reconhecidas ocorreu visando à certificação (leia-se reconhecimento) da gestão da empresa, sendo vista como uma vantagem competitiva ante os concorrentes” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 53).

    “Das principais adequações do frigorífico, destacam-se a formalização dos processos, adequações para uma melhor gestão ambiental e reestruturações físicas para uma melhor gestão ambiental e ocupacional. A implantação do SIG, então, ocorreu com as devidas adequações do frigorífico, ressalta-se que foi preciso conscientizar todos os colaboradores envolvidos para que houvesse sucesso na implantação” (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 53).

    ResponderExcluir
  21. Nivaldo de Souza Chaves Jr

    Continuação...

    CITAÇÕES INDIRETAS

    O objetivo do trabalho é apresentar, analisar e discutir o processo de adequação de um frigorífico às normas de sustentabilidade, tendo em vista as dimensões ambiental, social e econômica; considerando a implantação e a manutenção das normas e de suas conseqüências sustentáveis (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 34).

    Como o crescimento econômico em um ambiente capitalista é inevitável, o modelo atual desenvolvido vem gerando enormes desequilíbrios sociais, nunca houve tanta riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, poluição e degradação ambiental, e é nesse cenário que há a necessidade de enquadrar o desenvolvimento sustentável de maneira a equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e das continuidade a elas (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 35).

    Com o desenvolvimento do pensamento sustentável, muitas empresas estão se adequando às normas internacionais de sistemas de gestão sustentável voluntariamente, almejando um desempenho mais sustentável (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 39)

    No que tange o desenvolvimento social, no âmbito sustentável, na prática o frigorífico quatro iniciativas principais dão suporte à política social e educacional: Auxílio-educação; Combate ao analfabetismo; Educação pré-escolar; Atividades físicas e artísticas (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 48).

    A análise da sustentabilidade econômica baseia-se nas subcategorias expostas: Aumento das exportações; Crescimento dos resultados econômicos financeiros; Pagamento de salários justos; Estratégias organizacionais para o mercado; Oferta de produtos de qualidade a baixo custo (eficiência produtiva); e Pagamento de tributos e impostos ao governo. (ARAÚJO; MENDONÇA, 2009) (p. 50-51).

    ResponderExcluir