sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Texto 4

23/ago (06) 

Texto 4 (Análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial: um estudo de caso em uma agroindústria frigorífica de bovinos acesse pelo link: http://www.scielo.br/pdf/ram/v10n2/03.pdf)

9 comentários:

  1. Alessandra F Araújo23 de agosto de 2014 às 00:11

    O desenvolvimento sustentável parece ser uma obrigação do governo, no
    entanto os recursos destinados a tal promoção são limitados.A sustentabilidade é um processo complexo. As empresas tem dificuldades para se adequarem as normas necessarias.
    A exportação de carnes bovinas é muito grande para o mercado externo, mas no Brasil tem uma concorrênria muito grande, pois a area de agropecuaria é vasta.
    Para consider a sustentabilidade empresarial,é importante que haja ações integração com as três dimensões básicas.

    DIMENSÃO AMBIENTAL
    Proteção e preservação do ambiente, cuidados com os recursos renováveis, gestão deresíduos e gestão dos riscos e impactos.

    DIMENSÃO ECONÔMICA
    Resultados econômicos, direitos dos acionistas, competitividade e relação entre clientes e fornecedores.

    DIMENSÃO SOCIAL
    Direitos humanos/trabalhadores,envolvimento com a comunidade, transparência e postura ética.
    (OLIVEIRA FILHO, 2004) (SEVERO; DELGADO; PEDROZO, 2006)
    O frigorífico estudado é um complexo alimentício estruturado para produção
    de carne bovina e seus derivados, desde o abate de animais até a comercialização
    de carnes resfriadas e congeladas e seus subprodutos.

    ResponderExcluir
  2. Estudo de caso de uma Agroindústria Frigorifica de bovinos a qual possui os seguintes conceitos:
    responsabilidade social, reciclagem, redução do consumo de recursos e emissões de efluentes, reaproveitamento, reutilização etc. As pressões sociais e restrições impostas para as exportações de produtos, obrigam as empresas encontrar formas de reduzir seu impacto ambiental e demonstrar sua responsabilidade social. Para adequar-se às normas faz-se necessários mudanças na estrutura organizacional com relação ao meio ambiente e a sociedade. Para a indústria frigorifica se adequar às normas de sustentabilidade é necessário construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas. A fim de suportar e suprimir o crescimento precisa-se criar uma estrutura capaz de produzir e reciclar mais, e consumir menos. Quando um país cresce descontrolado, as consequências são o aumento dos problemas sociais, políticos econômicos e ambientais, provocando a escassez dos recursos naturais.
    As organizações, consideradas sustentáveis, precisam ter ações e programas que permeiem as três dimensões: sustentabilidade econômica, ambiental, social e negócios que promovam a inclusão social, reduz o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa.
    A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência. Nesse enredo, emerge o conceito de sustentabilidade empresarial, composta de ações que procuram visar à redução de impactos ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente viável no mercado.
    A organização deixa claro que se preocupa com o meio ambiente, responsabilidade social e com os colaboradores para a sustentação do seu crescimento e sobrevivência no mercado, possui unidades fabris, curtume e fábrica de adubos que complementam a utilização da matéria-prima, aproveitando ao máximo todos os seus produtos e subprodutos

    ResponderExcluir
  3. O artigo traz todo um referencial teórico explicando todo o conceito de desenvolvimento sustentável que segundo o texto se encaixa como uma maneira de
    equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas. Sustentabilidade empresarial que traz um ganho importante para a organização na competitividade e na produtividade, por isso hoje várias organizações tem essa preocupação e tentam se adequar da melhor forma possível nesse quesito. Para Safatle (2006b, p. 20) “o setor privado é a única instituição forte, flexível e internacional que sobrou no mundo”.
    Mostra as normas de sustentabilidade que servem de base para a organização atingirem desempenhos mais sustentáveis.
    O caso que o artigo trouxe foi o de um frigorífico que implantou o SIG, com isso houve mudanças nas dimensões ambiental, econômica e social do mesmo, as quais resultaram numa vantagem competitiva e trouxe resultados satisfatórios, não se esquecendo dos padrões de qualidade os quais influenciaram nessas mudanças ocorridas, que teve toda uma conscientização primária de todos os envolvidos dentro da organização primeiramente.

    ResponderExcluir
  4. Através de estudo de caso em uma agroindústria frigorífica, o artigo analisa todo o processo de implantação de normas de sustentabilidade. Explicando como era a situação da empresa antes, durante e depois da implantação das normas, que apesar de genéricas se mostram complexas e extremamente importantes. Para adquirir as certificações o frigorifico se adequou aos requisitos por meio de três pilares fundamentais, chamados: dimensão ambiental, dimensão social e dimensão econômica. Após as adequações, o frigorifico mostrou ser uma empresa que realmente se preocupa com o meio ambiente, e com a sociedade ao seu redor, todo esse grandioso trabalho rendeu inúmeros benefícios, assim, penso que foi importantíssimo o empenho dos responsáveis pela administração da empresa, pois, mostraram estar preparados e conseguiram envolver todos os funcionários.


    André Luiz

    ResponderExcluir
  5. O assunto tratado no artigo mostra o quanto é importante para certas organizações se adequarem a normas, como as ambientais, de controle de qualidade de seus produtos, e também terem uma preocupação com questão social.
    Essas são organizações que se diferenciam das comuns, buscando não só melhorar o seu fator financeiro, também buscam melhorias para as pessoas que estão ligadas diretamente a elas e a sociedade em geral.
    Como podemos ver no artigo as organizações que buscam essas certificações buscam o comprometimento em cumprirem todas as exigências que são propostas,e tornar em processos contínuos
    para alcançarem os resultados.
    Que se propuseram a cumprir a fim de melhorarem suas questões ambientais sociais e suas politicas internas.

    José marcos da silva filho


    ResponderExcluir
  6. Sintia Caroline de Souza Dutra23 de agosto de 2014 às 09:29

    O artigo traz a suma importância das normas de sustentabilidade, nos frigoríficos Brasileiros, mas com o foco em especial em um frigorifico do Mato Grosso do Sul, foram realizadas uma serie analise onde se verificou todas as adequações normativas dentro da organização. O frigorifico esta adequadamente apto ao seu ramo de atividade, tendo em vista o cumprimento de todas as normas exigidas, como: Gestão ambiental, gestão da qualidade, gestão
    da saúde, da segurança e da responsabilidade social. A adequação as essas normas foram realizada com sucesso. Em seguida houve a configuração do SIG que é uma estrutura para a implementação das gestões citadas anteriormente. Na analise da dimensão ambiental constatou também que o frigorifico desempenha seu papel, com medidas de prevenção e controle da poluição, reciclagem dos resíduos sólidos, adoção de tecnologia limpa entre outras.
    A organização também desempenha seu papel em outras dimensões como: dimensão social e na dimensão econômica. Foi demonstrado também que além de implantar todas as normal sustentáveis exigidas, a empresa possui muitas outras melhorias continuas e investem em programas sociais, ambientais e etc, que trazem melhorias tanto para empresa quanto para os colaboradores e para a sociedade. O objetivo do artigo foi atingido, apesar de algumas dificuldades pelo caminho proveniente de alguns imprevistos "febre aftosa", a pesquisa foi bastante complexa deixando um alastrador conhecimento para os leitores.

    ResponderExcluir
  7. O artigo fala sobre a importância dos frigoríficos se adequarem a algumas normas sobre desenvolvimento sustentável, o que traz uma boa contribuição social e auxilia em fatores de negociação com o exterior. A sustentabilidade é um processo ainda complexo, cuja reestruturação desse frigorífico se torna um processo que engloba uma relação entre meio ambiente e sociedade, mas que procura o desenvolvimento econômico. Quando se fala em sustentabilidade empresarial dentro do frigorifico, entra se em destaque três principais ações dentro das dimensões sustentáveis: a dimensão ambiental, a dimensão social e a dimensão econômica.

    Lethícia Zeoli,

    ResponderExcluir
  8. No artigo vemos o processo que passa um frigorífico para poder ser adaptar às normas ambientais e sustentáveis para continuar exportando para diversos países, provavelmente cada um com um tipo de exigência, daí tendo ele que se enquadrar nas normas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidas que são citadas no texto. Li e aprendi que basicamente essas normas estão ligadas aos três pés do Tripple Bottom Line, que prega a excelência em ações enquadradas em três dimensões: Dimensão ambiental, dimensão econômica, e dimensão social. Essas ações se passam desde cuidados com caldeiras, tipo de lenha usada em fornos, alimentação e condições sanitárias de animais a serem abatidos, passando por saúde ocupacional, e cumprimento de todos requisitos de segurança e direitos dos funcionários, até ações sociais para com a sociedade ao redor da organização. No texto percebe-se as vantagens obtidas com essa implantação desses programas, principalmente em viabilidade econômica, pois torna-a diferenciada entre seus concorrentes.

    Lázaro Júnior

    ResponderExcluir
  9. O artigo traz um estudo feito em uma agroindústria frigorifica. Através de um levantamento teórico relacionado à sustentabilidade, foi estabelecido um modelo empresarial seguido por sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade social. (CORAL, 2002)
    Esse estudo deixa claro a importância da implantação do SIG, ou seja, a implantação simultânea das normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Por ser uma empresa que exporta quase todos seus produtos, essas certificações tem um grande diferencial em relações a outros frigoríficos.
    A empresa se mostrou preparada para receber essa mudanças, observando-se ótimos resultados em todos os setores, tanto nos processos produtivos e administrativos.

    ResponderExcluir