domingo, 10 de agosto de 2014

Texto 1 - Capítulo 2 - Desenvolvimento Sustentável


Histórico do Pensamento Sustentável - Desenvolvimento Sustentável

Procedimentos:
- Acesse a página: https://sites.google.com/site/geraldinoaraujo/2014b-gads
- Faça o download do texto no final da página
- Leia o texto (apenas o Capítulo 2)
- Escreva os pontos mais relevantes nos comentários desta postagem
- Leve os pontos que destacou para serem discutidos na aula do dia 14/ago

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com a atuação do homem sobre a natureza, observam-se grandes mudanças no meio ambiente. Com a descoberta do fogo, onde madeiras eram utilizadas para a combustão, com a agricultura de subsistência e pastoreio, a extração de recursos não renováveis e a Revolução Industrial em que o uso de materiais não renováveis e o petróleo que causam muitos danos à natureza.
    O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas à natureza e ao uso intensivo de recursos naturais.
    Depois de algumas reuniões e conferências, países industrializados começaram a ter legislações e regulamentos ambientais, além dessas legislações criaram também ministérios que ficaram responsáveis pela parte do meio ambiente.

    Gabriela Maciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior destaque do texto é a mudança que ocorreu no decorrer dos séculos, a interferência do homem na natureza em escala global.
      Agravando gradativamente a poluição e o desperdicio de materias que poderiam ser reaproveitadas de forma que não atingissem o meio ambiente.

      Excluir
  3. Os princípios do conceito de desenvolvimento sustentável, como eqüidade social, níveis populacionais e padrões de consumo sustentáveis; mudança de qualidade do crescimento; conservação e fortalecimento da base dos recursos; tecnologias limpas e melhor administração dos riscos; e reformulação das relações econômicas que buscam a cooperação, são princípios interessantes, porém ainda no nosso pais difíceis de serem colocados em prática. A parte que mais me interessou do capítulo 2 foi a relação de falta de equidade social, mostrando a carência de recursos da parte de menor poder aquisitivo da população de países desenvolvidos, e o excesso de consumo, e consumo desenfreado e insustentável por parte mais rica dessas populações. Desenvolvimento sustentável, razoabilidade e proporcionalidade no consumo, e incentivos à industrias de reciclagem, fomentando o uso de matérias-primas e insumos provenientes de materiais recicláveis, são ideologias urgentes a serem implantadas em países como o nosso, onde a equidade social estpa longe de ser atingida e a desigualdade social é a origem de muitos males.

    Lázaro Júnior

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O maior destaque do texto é a mudança que ocorreu no decorrer dos séculos, a interferência do homem na natureza em escala global.
    Agravando gradativamente a poluição e o desperdicio de materias que poderiam ser reaproveitadas de forma que não atingissem o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Demonstra que desde os primórdios humanos, como a descoberta do fogo, da agricultura e subisidios e a criação de animais para o trabalho na agricultura e alimento até a revolução industrial, iniciou uma alteração na natureza que pode ser (ou já esta) irreversível.
    e com o crescimento populacional intenso e aumento do consumo de recursos renováveis e não renováveis criaram então leis nos países para tentar minimizar estes danos na natureza, criando também reuniões anuais e conferencias pelo mundo a dentro.

    ResponderExcluir
  7. É abordado a construção do desenvolvimento sustentável; quais os motivos e causas, e algumas conseqüências. O meio ambiente vem sofrendo com as grandes mudanças, e com o uso exagerado de recursos não renováveis em que há uma agressão muito maior do que se extraíssem recursos renováveis. O homem de uma forma devastadora utilizasse de meios sem se preocupar com as conseqüências. A industrialização é um dos pontos que ajuda na destruição do meio ambiente, pois eles necessitam de matéria-prima e desenvolvimento e vêem a exploração de recursos naturais como uma alternativa para seus objetivos, dando assim início há uma degradação em tamanho global.
    _Lethícia Zeoli

    ResponderExcluir
  8. Os padrões de consumo de muitas nações desenvolvidas e das camadas mais favorecidas dos países em desenvolvimento constituem um dos fatores responsáveis pelo impacto global no meio ambiente. Esses altos padrões de consumo insustentável estão levando ao comprometimento de muitos recursos naturais. Quando um sistema aproxima-se de seus limites ecológicos, as desigualdades acentuam-se, porque as nações mais ricas e as classes privilegiadas posicionam-se com vantagens para lidar com os efeitos das adversidades ambientais, do ponto de vista financeiro e tecnológico. Além disso, a pobreza reduz a possibilidade dos indivíduos usarem os recursos naturais de modo sustentável, levando-os a provocar maior pressão sobre o meio ambiente. Assim, as estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável, devem transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, modificar as funções de produção, com técnicas ambientalmente saudáveis e fazer escolhas corretas quanto à localização das atividades econômicas.

    Robert Alves

    ResponderExcluir