quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Responsabilidade Social em Micro e Pequenas Empresas

22/jan (10) 

Responsabilidade Social em Micro e Pequenas Empresas 

(http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204)

21 comentários:

  1. Flávia Martins

    Sobre a responsabilidade Social em micro e pequenas empresas, acredito ser muito importante, pois se pensarmos pelo lado do ambiente será uma ótima iniciativa, porém os empresários podem ficar atentos porque no mercado atual globalizado e competitivo isso também será um diferencial, pois são poucas as empresas que se focam nessa responsabilidade e se adéquam.
    A partir do momento em que a sociedade passar a exigir produtos com características sustentáveis, as empresas terão que correr em busca de se enquadrar, e quem já estiver enquadrado irá se sobressair.
    A responsabilidade Social trata-se de comprometimento permanente dos empresários de se enquadrarem nesse comportamento ético, e assim poder contribuir para o desenvolvimento econômico, e com isso ressaltamos a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e a promoção da redução das desigualdades sociais.
    O fato é que se todos agirem de maneira socialmente responsável acarretará uma sustentabilidade por longo prazo, evitando muitos problemas futuros que tem como causa as agressões ao ambiente. O caso é que é possível sim conseguir lucro andando ao lado da responsabilidade social.


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  2. O texto traz responsabilidade social visto pelas empresas como sobreviver, e não melhorar o mundo.
    As pequenas empresas são importantes, pois se inserida responsabilidade social enquanto pequena, ela vai crescer com esses valores, e conseguirá implantar esses valores nas comunidades onde se localizam.
    O artigo traz ainda a sugestão de responsabilidade social em cadeia, onde responsabilidade social passa a ser fator competitivo.
    O autor menciona ainda algumas diretrizes como fazer mais pelo meio ambiente, rever seus valores e transmitir isso a todos.
    NA pesquisa fica claro o distanciamento em dizer, e fazer responsabilidade social e que os gestores das pequenas empresas estão despreparados e mal informados sobre a questão, elas veem responsabilidade social como sendo filantropia.

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  3. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas
    Este artigo estuda as micro e pequenas empresas do município de Paranaíba-MS e comenta que empresas de pequeno porte possuem uma estrutura organizacional mais básica e que por ficarem perto da comunidade, acabam se envolvendo diretamente com ela, assim os problemas ligados com a região também afetam e influenciam estas atividades comerciais. A responsabilidade social faz com que nas micro e pequenas empresas tenham um diferencial competitivo para estarem preparados à exigência dos clientes que aumenta cada vez mais.
    A pesquisa é descritiva, uma abordagem científica que pretende descrever as características de um fenômeno. Coletou dados que sofreram um arranjo quantitativo e em segundo momento os dados foram analisados por meio do método qualitativo.
    Os resultados apresentados através da pesquisa mostra que as empresas ainda não estão conscientes dos benefícios que a responsabilidade social pode oferecer e cumprem apenas as obrigações legais, sem pensar na em melhorar a qualidade de vida da sociedade e quase não se preocupam com o meio ambiente.

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  4. A responsabilidade social surge de um compromisso da organização com a sociedade, em que sua participação vai mais além do que apenas gerar empregos, impostos e lucros. A responsabilidade não é uma restrição à maximização de lucros, mas uma variável de valor estratégico empresarial. A responsabilidade social, então, abandona o debate ideológico tornando-se uma questão de sobrevivência da empresa.
    O grau de exigência e expectativas dos clientes em termos de qualidade tem crescido demasiadamente, criando assim à necessidade de manter um diferencial competitivo que, segundo Marques (2001), pode ser a prática do papel social da empresa. É, portanto, imprescindível a utilização de ações de responsabilidade social por estas empresas, torna-se um diferencial competitivo, para garantir a sustentabilidade num contexto mundial globalizado. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas; importância que representa a responsabilidade social praticada pelas micro e pequenas empresas, uma vez que representam a maioria das empresas, geradoras de emprego e renda para o país, também podem aumentar a qualidade de vida da sociedade e manterem-se desta forma sobreviventes no atual mercado global (MARINS, 2008).
    Para o SEBRAE (2003), ser mais responsável socialmente é fator e competitividade. O equilíbrio da empresa dentro do ecossistema social depende de uma atuação responsável e ética em todas as frentes, em harmonia com o equilíbrio ecológico, com o crescimento econômico e o desenvolvimento social tornando-se uma ferramenta para a sustentabilidade da sociedade e dos negócios. O movimento da responsabilidade social empresarial vem crescendo muito no Brasil, quem aposta em responsabilidade, tendo por premissas relações éticas e transparentes, vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade.
    O conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, estabelecendo que se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. A sustentabilidade no longo prazo depende da integração entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade, havendo equilíbrio entre eles. Portanto, entende-se por responsabilidade social ações que a empresa pratica além da sua obrigação legal. O consumidor torna-se extremamente importante, pois ele irá valorizar e adquirir produtos das empresas que se preocupam com o futuro da sociedade.
    Segundo o Instituto Ethos (2003), para uma empresa tornar-se socialmente responsável, ela deve agir de forma ética e ter atitudes que reservem insumos básicos para a produção: o homem e o meio ambiente. Os públicos-alvos das ações são: funcionário, meio ambiente, fornecedor, consumidor, comunidade em que a empresa se insere, governo e sociedade em geral. As empresa que adota a filosofia e práticas da responsabilidade social terá uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão. Melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento de seus funcionários, relações mais conscientes com seus fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade. As empresas que assumem esta postura socialmente responsável, tornam-se agentes de profunda mudança cultural, que contribui para construção de uma sociedade mais justa e solidária. A responsabilidade social empresarial pode seguir sete diretrizes, que se trata de uma série de ações concretas que contribuem para melhoria de qualidade na empresa:


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  6. Primeira: adotar valores e trabalhe com transparência, o passo inicial para se tornar uma empresa socialmente responsável é avaliarem seus valores éticos e transmitir isso ao público com o qual se relaciona através de um documento formal.
    Segunda: valorizar empregados e colaboradores, que é prioritário que a empresa cumpra as leis trabalhistas.
    Terceira: fazer sempre mais pelo meio ambiente, a empresa produtora deve se informar e cumprir toda a legislação ambiental, com destaque na questão do uso da água, na proteção de matas ciliares e na reserva legal.
    Quarta: envolver parceiros e fornecedores em todo empreendimento é importante incentivar os seus parceiros e fornecedores a se tornarem empresas socialmente responsáveis.
    Quinta: proteger clientes e consumidores é importante desenvolver produtos e serviços confiáveis em termos de qualidade e segurança.
    Sexta: promover a comunidade faz-se também importante à empresa identificar os problemas da comunidade e tentar solucioná-los em conjunto.
    Sétima: comprometer-se com o bem comum, nesse caso, ser ético significa cumprir as obrigações, alinhar os interesses da empresa com os da sociedade, comprometer-se contra corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais para aperfeiçoamento de políticas públicas.

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  7. Eu entendi que as micros e pequenas empresas que estão se iniciando agora no ramo e algumas que já atuam alguns anos, estão se preocupando mais com a sustentabilidade; pois se elas não se preocuparem e não correrem a traz, elas ficaram desnorteada. Pois até leis a favor da sustentabilidade social existem, para as empresas serem obrigadas a seguirem certos paradigmas. Está comprovado que, as empresas que se preocupam com sustentabilidade social, estão contribuindo tanto com o planeta quanto com as pessoas. Pois a maioria das empresas que seguem essa linha de raciocino, se dão bem no mercado globalizado.

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  8. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas
    A responsabilidade social não depende somente das empresas, mas da sociedade em geral. As microempresas desempenham um papel importante no crescimento da economia saudável. O estudo nos mostra que as teorias e a pratica não estão caminhando juntos, isso mostra que os gestores das empresas não estão preparados para desempenhar suas funções, ou seja, o que vale para eles são as práticas e não a teoria, a responsabilidade social e empreendedora deve ser mais bem estudada porque os clientes estão cada vez mais exigentes. E essa pratica faz com que a empresa seja mais competitiva e com isso ela consegue o retorno financeiro que ela tanto deseja. Na cidade de Paranaíba observou-se que existe muitas microempresas porem não existe uma preocupação com o meio ambiente, e não fazem nada pela melhoria da qualidade de vida.

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  9. ARAÚJO, Geraldino Carneiro de ; AZEVEDO, P. S. . Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP), v. 6, p. 3-19, 2012.

    O artigo nos traz a análise social das micro e pequenas empresas de Paranaíba, levando em conta, o que cada uma faz para trazer resultados além dos lucros, ou seja, o que cada uma faz para promover algo social no ambiente em que elas estão inseridas dentro da sociedade.
    As micro e pequenas empresas desempenham um fator de grande importância, no qual são responsáveis pela maturação de uma economia saudável. Assim desempenham um papel de gerarem oportunidades para o aproveitamento de uma grande parcela de mão de obra ao estimularem o desenvolvimento empresarial.
    A partir dos dados obtidos pela pesquisa de campo, os empresários pesquisados, visam promover algo sempre ao entorno de melhorias para a empresa, questionando-se sobre competências que tem que ter sobre confiança, lealdade, humildade, colaboração e ética. Com isso a pesquisa nos mostra que os empresários são um tanto quanto tradicionalista em relação às praticas de responsabilidade social, ou seja, deixando de lado as características como inovação, mudança e busca por oportunidades de lado, uma vez que com a globalização, o mercado tornou-se mais competitivo, em que as empresas precisavam sentir-se responsáveis socialmente por uma questão de sobrevivência no mercado saturado de boas práticas apenas internas na empresa.

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  10. ARAÚJO, G., AZEVEDO, P.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises. Revista da micro e pequena empresa, v. 6, p. 3-19, 6, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 Jan. 2013.

    A responsabilidade social é o resulto do compromisso da organização com a sociedade, desta forma, as contribuições devem estabelecer equilíbrio entre marketing, mercado, assim como questões de sobrevivência. Neste sentido, denota-se que as empresas não necessitam abandonar seu circuito de interesses que atrela-se diretamente aos objetivos econômicos.

    Esquecem-se debates ideológicos e visualiza-se a responsabilidade social como uma questão basilar na sobrevivência da empresa. Do mesmo modo, oferecer diferencial competitivo, em reflexo à elevação das exigências dos consumidores, pode ser considerado um exercício social.

    De maneira geral, as empresas são responsavelmente sociais quando contribuem com o estreitamento das relações empresariais, aprofundando caracteres valorativos e transparentes, sem desconsiderar as esferas ambientais, o público interno, fornecedores, clientes, consumidores, comunidade, sociedade e governo.

    Muitas empresas participam de projetos sociais a fim de envolver-se com práticas de responsabilidade e, por sua vez, elevar sua imagem e seus respectivos produtos de maneira positiva.

    Dentre as inúmeras ferramentas e contribuições deste ato social, as empresas, em especial micro e pequenas, têm acrescido o seu papel no cenário organizacional, considerando o vínculo de práticas sustentáveis e de elevado teor social, que transformam sua própria maneira de desenvolver os negócios.

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  11. A responsabilidade social das organizações deveria ir além de seus princípios básico, porém com a globalização e a competitividade que ela gerou não deixa isso acontecer. As empresas promovem um sistema de responsabilidade que elas sejam vistas com bons olhos, sendo usado somente par a uma forma de marketing e sobrevivência. As micro e pequenas empresas são as maiores gerados de emprego e renda por isso o texto vem para descrever as ações delas perante a responsabilidade social. No entanto a maioria dessas empresas não se mostraram transparentes, tendo uma visão limitada do ambiente de trabalho, além do gestor não estar preocupado em oferecer uma qualidade de vida melhor para os funcionários estão mais preocupados em transforma –lós em talentos pois assim acreditam que seus lucros aumentaram.Em relação ao desenvolvimento sustentável não demonstraram tanto preocupação devido ao pouco conhecimento.Sendo assim as empresas estavam mais ligadas em atender suas obrigações legais e do que com seus deveres com a sociedade.

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  12. O artigo aborda o fato de que as empresas, mesmo orientadas pela Responsabilidade Social, não abandonam seus objetivos econômicos. Uma critica referente a esse modelo é que ele não visa melhorar o mundo, e sim, melhorar o ambiente de acordo com as mudanças ocorridas no mesmo. O Instituto Ethos, juntamente com o SEBRAE (2003), correlacionam sete diretrizes sobre a responsabilidade social empresarial, em que propõem que as micro e pequenas empresas possam ter um crescimento econômico de forma saudável. Para os autores do artigo, os benefícios imediatos, quando se trata de responsabilidade social e suas ações são “melhoria do ambiente de trabalho; proximidade com os empregados; preocupação com a comunidade; qualidade de seus produtos e atendimento; contribuição com o esporte, cultura, arte e recreação e, proteção ambiental”.
    Atuar de maneira responsável faz com que as empresas se preocupem mais com o desenvolvimento sustentável, e assim, possam evitar futuros problemas que podem ocorrer quando se trata de meio ambiente. Após uma coleta de dados sobre os micro e pequenos empresários de Paranaíba-MS, conclui-se que entre a teoria e a pratica da responsabilidade social, há uma grande distancia, e que por mais que esses empresários tenham vontade e capacidade empreendedora, não conhecem a ciência da Responsabilidade Social Empresarial.

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  13. No artigo trata se sobre a responsabilidade social sobre micro e pequenas empresas em Paranaiba. O responsabilidade social é o que a empresa deve fazer não só produtivamente e financeiramente ela deve se preocupar com os funcionários, família, comunidade e principalmente com o meio ambiente, por qual motivo é que o mundo passa por dificuldade enormes ainda trata de sete diretrizes ajudar a empresa a se encaixar no plano social e sustentável.
    O artigo faz uma pesquisa com empresa de Paranaiba onde foi levantado que a teoria esta muito longe da pratica feita pelos empresários, falta conhecimento teórico e treinamento adequado para o mesmo. Notei que em Paranaiba é voltado apenas para retorno financeiro, por falta de conhecimento, o retorno social junto o financeiro deve ser o melhor caminho para ter o mundo melhor para se viver assim começar mudando pelas cidades onde moramos.

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  14. ARAÚJO, G., AZEVEDO, P.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises. Revista da micro e pequena empresa, v. 6, p. 3-19, 6, dez. 2011. Acesso em: 22 Jan. 2013.
    O artigo teve como objetivo analisar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas no município de Paranaíba-MS.
    A responsabilidade da empresa vai além do que gerar emprego, impostos e lucros. Hoje elas também se preocupam muito no quesito, responsabilidade social. Fazem isso para a sua própria sobrevivência no mercado.
    Por serem empresas de pequeno porte, acabam se envolvendo com a comunidade ao redor. Sendo assim os problemas que afetam a comunidade, afetam também as empresas e os lucros envolvidos. Mas também proporciona a comunidade uma oportunidade de trabalho e crescimento pra os que estão a sua volta. Por fim essa ajuda a comunidade e auxilio em projetos sociais, visa a boa imagem da empresa diante do mercado e faz com que se destaque em meio a um vasto mercado.

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  15. ARAÚJO, G., AZEVEDO, P.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises. Revista da micro e pequena empresa, v. 6, p. 3-19, 6, dez. 2011. Acesso em: 22 Jan. 2013.
    O artigo discute o conceito das práticas relacionadas à responsabilidade social nas micro e pequenas empresas. Com isso a organização assume um compromisso com a sociedade preocupando-se com os funcionários, família, comunidade e meio ambiente. As empresas estão adotando praticas sustentáveis e dessa forma transformam ate a maneira de desenvolver seus negócios.
    O artigo analisou a responsabilidade social de micro e pequenas empresas na cidade de Paranaíba-MS, conclui-se que entre a teoria e a prática desse tipo ação dentro da empresa nota-se grande distância e por mais que os empresários reconheçam a importância de desenvolver esse tipo de atividade muitos não tem o conhecimento teórico ou conheçam a ciência da Responsabilidade Social Empresarial.

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  16. ARAÚJO, G., AZEVEDO, P.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises. Revista da micro e pequena empresa, v. 6, p. 3-19, 6, dez. 2011. Acesso em: 22 Jan. 2013.

    Hoje em dia a responsabilidade social é um grande enfoque para as empresas sendo fundamental não só para geração de empregos, com a globalização, atualmente é uma questão de sobrevivência no mercado de marketing, tornando-se mais uma forma de estratégia de mercado.

    O SEBRAE é um órgão que fornece apoio às micro e pequenas empresas e também ajuda essas empresas a ter certa vantagem competitiva. O SEBRAE define sete diretrizes que ajudam as empresas a seguirem um caminho de responsabilidade social, e ainda transmitir isso ao público. Sendo eles: Adotar valores e trabalhar com transparência; Valorizar empregados e colaboradores; fazer sempre mais pelo meio ambiente; envolver parceiros e fornecedores em todo empreendimento; Proteger clientes e consumidores; Promover a comunidade e solucionar seus problemas em conjunto; e Comprometer-se com o bem comum.

    Após a realização do estudo foi constatado uma grande distanciação da teoria e da prática exercida pelas empresas quanto a prática de responsabilidade social, a falta de preparo e esclarecimento dos empresários faz os sentir inseguros para estudar como melhor gerenciar, e essa mesma dificuldade é encontrada na hora de definir as ações sociais que praticam em suas empresas.

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  17. Responsabilidade Social em micro e pequenas empresas
    A responsabilidade social vai além dos custeios da organização, busca também todos os reflexos que a empresa passa para a sociedade.
    Segundo o Instituto Ethos e SEBRAE(2003) sete diretrizes norteiam a responsabilidade social empresarial,de acordo também com uma pesquisa do SEBRAE(2007) o comércio ajuda significante para a contrução do PIB brasileiro.
    Na visão do SEBRAE ter responsabilidade social é um fator alto de competitividade.
    Considerando as sete diretrizes do Instituto Ehos e SEBRAE:
    1º adotar valores e trabalhe com transparencia
    2º valorizar empregados e colaboradores
    3° fazer mais pelo meio ambiente
    4° enssentizar parceiros e colaboradores a tornar a empresa reponsavelmente socialmente
    5º proteger clientes e consumidores
    6º promover a comunidade verificando seus problemas e realizando soluções
    7º comprometer pelo um bem em comum
    São alguns passos importantes para uma organização ser responsavel socialmente .
    Destacou-se a importancia a responsabilidade social como uma estrategica empreendedorista e há uma grande diferença entre teoria e prática .

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  18. Pelo retorno obtido em termos de imagem e melhores condições de competir no mercado, além de contribuir significativamente para o futuro do país, o movimento da RSE vem crescendo muito no Brasil. Com base numa pesquisa feita pelo IBGE em 2007, nota-se que a atividade comercial é significativa fonte geradora de valor, emprego e renda na economia contribuindo, assim, na composição do PIB. É considerado que o negócio do tipo varejo é mais comum e é composto de vários estabelecimentos tendo como maioria as empresas de pequeno porte, com menor número de empregados, o que as tornam menos complexas e mais ágeis e flexíveis. A importância que representa a Responsabilidade Social praticada pelas micro e pequenas empresas, uma vez que representam a maioria das empresas, geradoras de empregos e renda para o país, também pode aumentar a qualidade de vida da sociedade e manterem-se desta forma, sobreviventes no atual mercado global. “Muitas micro e pequenas empresas já contribuem para a melhoria das comunidades nas quais estão inseridas, mas esta deve ter postura em prol de enraizar valores como a solidariedade em nosso meio social e conquistar vantagem competitiva” (SEBRAE, 2003). Entende-se por Responsabilidade Social ações que a empresa pratica além da sua obrigação legal. Segundo o Instituto Ethos (2003) para uma empresa se tornar socialmente responsável ela deve agir de forma ética e ter atitudes que reservem os insumos básicos para a produção: o homem e meio ambiente. Os públicos-alvos das ações são: funcionário, meio ambiente, fornecedor, consumidor, comunidade em que a empresa está inserida, governo e sociedade em geral.
    A autora ressalta também que uma pequena empresa que adota a filosofia e as práticas da responsabilidade social terá uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão. Além de melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento de seus funcionários, relações mais conscientes com seus fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade a qual contribui para sua permanência e crescimento diminuindo o risco da mortalidade. Nos resultados obtidas da entrevista ficou claro que existe uma distância significativa entre a teoria e a prática de responsabilidade social. Ao analisar, seguindo as diretrizes contida no manual Ethos de Responsabilidade Social pôde-se observar que as empresas pouco realizam ações integradas, e a maioria dessas ações não buscam objetivos de resultados sociais, demonstrando pouca preocupação com o meio ambiente que é um dos indicadores mais críticos. Foi observado também a dificuldade dos empresários pesquisados em definir as ações de RSE que praticam em suas empresas, como ações concretas. Poucas são as ações e na maioria das vezes classificam-nas como prática individual aleatórias como doações para melhoria da relação com seus empregados e comunidade onde atuam, com visão voltada para a empresa e lucro imediato, o que se caracteriza como filantropia e não responsabilidade social.



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  19. ARAÚJO, G. C. de ; AZEVEDO, P. S. . Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP), v. 6, p. 3-19, 2012.
    O artigo trás a analise sobre a responsabilidade social das micro e pequenas empresas de Paranaíba- MS.
    Essa responsabilidade surge quando passa a existir um compromisso da empresa com a sociedade, em que sua colaboração vai alem de gerar empregos, impostos e lucros.
    Passando a importar com o desenvolvimento sustentável, buscando uma melhor maneira de se adequar e praticar a responsabilidade.
    A maioria das empresas não se vêem tão preocupadas em atender as exigências ligadas ao desenvolvimento sustentável e social, e sim em cuprir apenas com as exigências das leis

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  20. ARAÚJO, G. C. de ; AZEVEDO, P. S. . Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP), v. 6, p. 3-19, 2012.

    Nesse artigo trata- se de responsabilidade social que abandona o debate ideológico tornando-se uma questão de sobrevivência da empresa, ao invés de ter a finalidade de melhorar o mundo.
    A importância que representa a Responsabilidade Social praticada pelas micro e pequenas empresas, uma vez que representam a maioria das empresas, geradoras de empregos e renda para o país, também pode aumentar a qualidade de vida da sociedade e manterem-se desta forma,sobreviventes no atual mercado global. Existe uma distância significativa entre a teoria e a prática de responsabilidade social. Ao analisar, seguindo as diretrizes contida no manual Ethos de Responsabilidade Social pôde-se observar que as empresas pouco realizam ações integradas, e a maioria dessas ações não buscam objetivos de resultados sociais, demonstrando pouca preocupação com o meio ambiente que é um dos indicadores mais críticos.

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  21. Responsabilidade Social de Micro e Pequena Empresa, de certa forma tá ligada em responsabilidade com o meio ambiente, visto que, todas as formas de organizações, seja pública ou privada, têm que prestar contas de seus atos, principalmente as entidades que usam muito os recursos naturais não renováveis. Atualmente, as Micro e Pequenas empresas empregam cerca de 80% (oitenta por cento) da mão de obra ativa no mercado de trabalho brasileiro, portanto é necessário o apoio a essas organizações, porém a necessidade de tê-las em nosso meio social não torna-as isentas da sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente, pois no momento em que o homem tem necessidade de fazer o religare com a natureza, excluindo a forma de pensar como ser antropocêntrico que não é mais, aliás ele nunca foi isso, pois chegou-se a conclusão de que a natureza tem de ser levada em consideração, inclusive no bojo do projeto de implementação dos objetivos e metas de uma organização, já deverá estar incluído minucioso estudo da importância do meio ambiente limpo. O meio natural, passa a ser o centro de tudo e não somente o homem, o homem tem que refazer seu modo de pensar sobre como pode contribuir para um meio ambiente limpo para as presentes gerações e para as futuras.

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