terça-feira, 20 de março de 2012

Os três pilares da sustentabilidade

20/mar (04) 




Os Três Pilares






 (Texto 3)

22 comentários:

  1. Os Três Pilares da Sustentabilidade


    Segundo Vaz e Araújo Jr. (2011), o desenvolvimento sustentável é um objetivo global, que envolve organizações não governamentais, empresas privadas, governos e a sociedade em geral. Construir processos sustentáveis implica em realizar ações que visam não só a preservação dos ecossistemas e a biodiversidade, mas também a melhoraria das condições socioeconômicas das comunidades nas quais a organização está inserida. Um grande número de ferramentas está disponível para o gestor que deseja produzir de forma sustentável. No entanto, a sustentabilidade apoia-se sempre em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

    Economia - segundo o conceito mais amplo de sustentabilidade, não basta uma empresa buscar somente o lucro. Resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais. Isso leva as empresas a considerar, como parte integrante de um plano de negócios, a inclusão de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade. Ao mesmo tempo em que representa um desafio, a busca pela sustentabilidade pode aparecer como novas oportunidades de negócios. A tendência de os consumidores preferirem produtos e serviços sustentáveis é o exemplo mais evidente de vantagens competitivas que podem advir de práticas sustentáveis como estratégia de negócios.

    Responsabilidade social - nasce de um contexto internacional em que temas como direitos humanos, direitos do trabalhador, meio ambiente e desenvolvimento sustentável ganham vulto na discussão entre os países-membros das Nações Unidas, resultando em diretrizes que, de certa forma, orientam a formulação conceitual da RSE. Esse tema, bem como o da preservação ambiental, consagrou-se como preocupação das Nações Unidas a partir da Conferência Rio’92. Desde aquela época, intensificou-se a discussão internacional e aumentou o número de convenções sobre o meio ambiente, que se somaram a outros acordos já existentes. A partir disso, a ONU criou uma série de diretrizes sobre as questões de responsabilidade social, dando aos governos poderes para que estes possam exigir das organizações o respeito pelos direitos humanos, pela soberania e pelo desenvolvimento econômico local.

    Meio ambiente - a crescente preocupação com o meio ambiente tem levado empresas no mundo todo, inclusive o Brasil, a buscar alternativas de produção mais limpa e matérias-primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto de seus processos. Segmentos da sociedade, têm induzido essas empresas a buscar uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Aceita-se cada vez menos a exacerbação do lucro obtido à custa do comprometimento do meio ambiente. Diante disso, a indústria tem sido forçada a investir em modificações de processo, aperfeiçoamento de mão de obra, substituição de insumos, redução de resíduos e racionalização de consumo de recursos naturais (VAZ e ARAÚJO JR., 2011).

    ResponderExcluir
  2. Os três pilares
    Elizamara Garcia
    A teoria dos três pilares defende o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental ponto de vista socioeconômico da responsabilidade social, em que é necessário contribuirmos para o desenvolvimento do meio em que estamos inserido, pois é deste que retiramos insumos como matéria prima e mão de obra.
    Ao mesmo tempo em que as empresas são responsáveis pela crise socioeconômicas elas tem o poder de reverter a situação com recursos, tecnologia, e motivações para alcançar a sustentabilidade.
    Para Hart apud Elkington, p.75, 2001 será cada vez mais difícil para as empresas fazerem negócios, tendo em vista o empobrecimento dos cliente a degradação do meio ambiente a falência dos sistemas políticos e a dissoluções da sociedade.
    Hart ainda ressalta que o lado positivo é ainda mais poderoso. Quanto mais aprendemos sobre os desafios da sustentabilidade,mais claro ficara que estamos no limite de um momento histórico no qual varias industrias deverão ser transformadas.
    Uma empresa sustentável não devem ter o pensamento em que a sustentabilidade é somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro por completo. Objetivo do desenvolvimento sustentável seria a preservação da riqueza global que, no seu entendimento, refere-se aos ativos financeiros, recursos naturais e qualidade de vida da população. È visível que as empresas vem tomando consciência sobre os problemas do sistema econômico vigente.

    ResponderExcluir
  3. A TEORIA DOS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE

    É notória a necessidade de se criar ações de mudanças sustentáveis. Diante da afirmação, que cada vez fica mais evidente, que estamos no limite de utilização dos nossos recursos. Assim, as organizações devem se adequar ao alto nível de mudança imposto pela sustentabilidade.
    Nessas mudanças estão envolvidos os três pilares: econômico, social e ambiental.
    O pilar econômico serve para avaliar se uma empresa que adota operações sustentáveis, realmente é economicamente sustentável. Se os custos são atrativos e competitivos; se a inovação será competitiva em longo prazo; se as margens de lucro são sustentáveis. Nessa avaliação não estão contidos apenas os capitais financeiros e físicos, mas também os capitais humanos e intelectuais.
    O pilar ambiental avalia principalmente o capital natural, que consiste mensurar a riqueza natural dos recursos disponíveis. Citando o exemplo de uma floresta, o conceito de riqueza não consiste apenas de contar as arvores e estabelecer um valor para elas, mas sim tudo que ela fornece para o ecosistema como contribuições para a água, atmosfera, solo, superfície, gases, inclusive a madeira e outros produtos comerciais, sem deixar de mencionar os benefícios para a fauna e flora.
    O pilar social avalia como a empresa investe no capital social, considerando o capital humano na forma de saúde, habilidade e educação. Assim ela deve adotar práticas mais abrangentes, como investimento na saúde da sociedade e aprimoramento do potencial de criação de riqueza.
    Utilizando estes três pilares avaliadores da sustentabilidade, podemos apontar se a empresa está se direcionando para ser sustentável ou não. Podemos dizer que uma empresa sustentável é aquela que ao final do seu exercício, manteve a biosfera na mesma situação de antes.

    ResponderExcluir
  4. Jose Eduardo.

    Vaz e Araujo diz que os três pilares juntos tornam importantes,no equilíbrio o no desenvolvimento sustentável do pais ao mesmo tempo necessário,porque o maior objetivo e o desenvolvimento sustentável e a preservação da riqueza global. Muitas empresas vem tomando essa conciencia as empresas de todo mundo inclusive do brasil a buscar alternativas de sustentabilidade produtos orgânicos onde venha a agredir menos ao meio ambiente,tornando publico a população que venha a contribuir.A ONU criou diversas diretrizes de responsabilidade social exigindo dos poderes públicos e governos pela soberania dos direitos da sustentabilidade social..

    ResponderExcluir
  5. A busca pelo desenvolvimento sustentável mostra-se como um desígnio de nível mundial. A edificação de procedimentos sustentáveis envolve a realização de ações que tenham em vista não somente cuidados com a manutenção da biodiversidade e diminuição da poluição, mas do mesmo modo visem aperfeiçoar as condições econômicas e sociais da sociedade na qual a empresa esteja inserida.
    Em 1987 a Comissão Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, através do relatório Our Common Future, estabeleceu três pilares principais para o Desenvolvimento Sustentável Global, que as empresas deveriam adotar. Tais pilares consistiam em buscar pela prosperidade econômica, qualidade ambiental e integridade social. As empresas inicialmente não perceberem a amplitude e potencialidade da sugestão da Comissão, pois a visão que possuíam da proposta em questão limitava-se a expectativa de promover maior eficiência aos negócios e redução dos custos envolvidos. A compreensão das implicações se deu somente anos mais tarde, desta forma os gestores se viram diante do desafio de desenvolver uma economia sustentável em escala global.
    Em conformidade com Souza (2012) tal desafio é ampliado atualmente devido a nos encontrarmos no limiar da utilização dos recursos existentes. Obrigando as organizações a adaptarem-se as exigências oriundas do processo de sustentabilidade, tendo por base os três pilares supracitados.
    O pilar Ambiental tem o enfoque voltado para a redução da degradação e manutenção dos capitais naturais existentes. A sociedade de um modo geral tem pressionado as empresas atuais a adotarem tecnologia, processos de menor impacto ambiental e capacitação da mão - de - obra de modo que a empresa como um todo venha a se tornar mais politicamente correta. Podendo-se então, deste modo, extrair produtos comerciais do meio ambiente sem que haja uma devastação da fauna e da flora.
    O pilar Social dentre os três pilares é o que menos encontramos investimentos das empresas, este pilar é responsável por mensurar a quantidade e a qualidade investida por uma empresa no desenvolvimento da educação, saúde, habilidades práticas. Faz-se necessário que a empresa aprimore o seu capital humano, criando e propagando o conhecimento caso queira ser sustentada por este pilar.
    O pilar Econômico responsável por analisar o quão sustentável é as operações da organização; avaliar também se o lucro é sustentável, se as inovações adotadas pela empresa podem ser mantidas de forma competitiva por um longo prazo, se a empresa realmente mostra-se economicamente sustentável.
    Por meio destes pilares que avaliam a sustentabilidade empresarial, pode-se identificar o quão próximo ou não uma empresa está de ser sustentável. Assim sendo uma empresa sustentável é aquela que no final da sua avaliação manteve o seu nível anterior de desempenho ou promoveu atividades no sentido de melhoria do nível ocupado nas três áreas.

    ResponderExcluir
  6. A Teoria dos Três Pilares

    Para Vaz e Araújo os três pilares juntos tornam-se importantes no equilíbrio e no desenvolvimento sustentável do pais ao mesmo tempo que se é necessário, porque o maior objetivo do desenvolvimento sustentável é a preservação da riqueza global. As empresas de todo mundo inclusive do Brasil vem tomando essa consciência de buscar alternativas de sustentabilidade como produtos orgânicos procurando agredir menos o meio ambiente, tornando público para que a população também possa contribuir. A ONU criou diversas diretrizes de responsabilidade social exigindo dos poderes públicos e governos a soberania dos direitos da sustentabilidade social. O pilar Ambiental é voltado para a redução da degradação e manutenção dos capitais naturais existentes; O pilar Social entre os três pilares é o que menos se encontra com investimentos nas empresas, este pilar é responsável por mensurar a quantidade e a qualidade que uma empresa investe no desenvolvimento da educação, saúde e habilidades práticas. O pilar Econômico é responsável por analisar o quanto são sustentáveis as operações da organização; avalia-se também se o lucro é sustentável, se as inovações adotadas pela empresa podem ser mantidas de forma competitiva por um longo prazo, e se a empresa realmente mostra-se economicamente sustentável.

    Andeiza Silva
    6º período

    ResponderExcluir
  7. Décadas atrás se tinha o conceito dos Três Pilares onde cada um interligava ao outro. Mas essa relação não era estável, sempre em fluxo constante devido a grandes pressões, como social, ambiental, politico. Um conceito chave às três dimensões da sustentabilidade são as externalidades, que são os custos sociais e ambientais.
    No Pilar econômico, os riscos ambientais e sociais não são altos para muitas empresas, resultando no fato de ainda não existir um pequeno numero de relatórios anuais que contem uma seção sobre o desempenho social e ambiental.
    No Pilar ambiental muitos se sentem mais desafiados nas questões ambientais do que nas questões sociais. O interesse sobre o pilar ecológico das empresas é como a capacidade de suporte da maioria dos ecossistemas varia em relação ao numero e comportamento dos fatores econômicos que operam neles. Os grandes números de riscos ambientais incluem indicadores financeiros tais como, multas, seguros.
    No Pilar social o governo tenta regulamentar e controlar os impactos sociais associados à indústria e ao comercio, mas na historia esta repleta de acontecimento. O acompanhamento da sustentabilidade se baseará totalmente no desempenho dos três pilares.

    ResponderExcluir
  8. A TEORIA DOS TRÊS PILARES

    O texto aborda a questão da gestão de empresa de acordo com os tres pilares, social, economico e ambiental.
    O pilar social tem por base avaliar como a empresa investe no capital social, considerando o capital humano na forma de saúde, habilidade e educação. Assim ela deve adotar práticas mais abrangentes, como investimento na saúde da sociedade e aprimoramento do potencial de criação de riqueza.
    O pilar ambiental é como se a capacidade de suporte da maioria dos ecossitemas varia em relação ao número e comportamento dos atores economicos que operam nele. Como resultado, esses pilares vão variar com o tempo e o espaço.
    O pilar economico vai ser responsável por analisar o quão sustentável é as operações da organização; avaliar também se o lucro é sustentável, se as inovações adotadas pela empresa podem ser mantidas de forma competitiva por um longo prazo, se a empresa realmente mostra-se economicamente sustentável, pois não basta uma empresa buscar somente o lucro e ainda resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais o que leva as empresas a considerar, como parte integrante de um plano de negócios, a inclusão de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade. Ao mesmo tempo em que representa um desafio, a busca pela sustentabilidade pode aparecer como novas oportunidades de negócios. A tendência de os consumidores preferirem produtos e serviços sustentáveis é o exemplo mais evidente de vantagens competitivas que podem advir de práticas sustentáveis como estratégia de negócios.

    Cassia Leal
    Gestão Ambiental 4º semestre

    ResponderExcluir
  9. Henrique Souza Freitas, Administração, 6º período.

    A teoria dos Três Pilares.

    O desenvolvimento sustentável é um objetivo geral de toda a população mundial, onde está envolvido governos, empresas privadas, ONG´S e a própria sociedade.
    Por isso podemos perceber que é de extrema importância a necessidade de se obter processos sustentáveis, pois estes, além de realizarem várias ações que previnem a degradação do meio ambiente, ajudam também na melhoria das condições sociais e economicas da população em geral. percebe-se então que o termo sustentabilidade está ligado a 3 fatores básicos: o fator ambiental, o fator econômico e o fator social.
    No fator ambiental é necessário que as organizações busquem outras alternativas de produção, como a substituição de alguns tipos de matérias-primas, redução nos resíduos da produção, menores quantidades de agrotóxicos utilizados nas lavouras, reciclagem, dentre outras.
    Já o fator econômico é utilizado para analisar se uma empresa é realmente sustentável no termo econômico, pois não basta a empresa visualisar apenas o lucro e esquecer o fator ambiental e social.
    O fator social analisa como a empresa trata seus colaboradores, pois é necessário que a mesma adote políticas de práticas mais humanas, como no investimento em saúde perante a sociedade, treinamentos, auxílios sociais, dentre outras melhorias.

    ResponderExcluir
  10. A TEORIA DOS TRÊS PILARES

    Hoje se pensa no termo dos três pilares como uma forma de prosperidade econômica, sobre os aspectos da qualidade ambiental, onde as empresas antes não enfatizavam esses processos e ainda faziam vista grossa sobre eles.
    Em 1987 foi publicado o relatório Our Common Future, pela comissão internacional para o meio ambiente e desenvolvimento que abordavam conceitos de igualdade entre as gerações sobre a sustentabilidade. Até então as empresas não tinham noção da importância dessa ordem, pensavam apenas em um reflorestamento, vindo a tornar seus processos mais eficientes e a menores custos.
    Em 1997 houve um novo enfoque para a sustentabilidade, que seria um desenvolvimento global sustentável; Contudo a destruição do planeta não se trata apenas de questões econômicas e ambientais, pois geram diferentes fatores como questões éticas, sociais e outros.
    Para que haja um planeta e capital mais sustentável não é necessário que haja apenas a promoção socioambiental, e sim que haja igualdade social, ambiental, humana e natural.
    A teoria dos pilares é constituída por: linha do pilar social, linha do pilar econômico e linha do pilar ambiental. Para o autor esses três pilares são estáveis, pois sofrem pressões sociais, politicas, econômicas e ambientais.
    A linha do pilar econômico: é representada por lucro e ganhos de ações por meio de uma contabilidade padrão. Esses fatores entram no capital físico como maquinários e sobre fatores financeiros que é o capital; desta forma o capital é o total do ativo menos as obrigações.
    A linha do pilar social: Se é preciso tratar de aspectos sociais, éticos e políticos, pois se esses fatores não forem tratados de forma sério pode gerar uma regressão sobre o projeto da área ambiental. Desta forma o capital social trata o capital humano na forma de saúde, educação, potencial sobre a criação da riqueza e outros.
    A linha do pilar ambiental: Com o aumento de produção das empresas, as mesmas estão procurando produzir de forma mais sustentável e limpo, como o uso de materiais menos tóxicos a fim de reduzir impactos negativos ao meio ambiente. Contudo surgiram leis que obrigam as empresas a produzirem de maneira mais limpa e com recursos que não degradam ao meio ambiente.

    PATRICIA QUEIROZ

    ResponderExcluir
  11. OS TRÊS PILARES

    O benchmarking abrange a comparação de produtos e processos, observando sempre questões a serem modificadas, melhoradas com o intuito de alcançar seus objetivos. Para isso, é realizada uma pesquisa interna detalhada na empresa, sem levar em consideração somente os relatórios organizacionais.
    Um pilar econômico de uma empresa é o lucro, representado por ganhos de ações; para calcular o pilar de uma organização os contadores, registram, levantam e avaliam dados numéricos. Esse tipo de abordagem é dado como método para contabilidade ambiental e social, podendo ser um grande desafio para essa área da contabilidade.
    A importância sobre o pilar ambiental das organizações é como capacidade de auxílio da maioria dos ecossistemas, se difere em números e comportamento dos atuantes que operam neles. Como decorrência, esses tais pilares irão mudar de acordo com o tempo e espaço.
    A auditoria social possui um ponto de vista não financeiro das empresas. O seu objetivo é analisar o seu desempenho com relação às expectativas da sociedade. A auditoria se baseará no desempenho dos três pilares.
    Deve-se ressaltar que o acompanhamento da sustentabilidade deve consistir em argumentos sobre a redução ou aumento das opções disponíveis para as futuras gerações, ou melhor, qual é a intensidade de redução e o que fazer para diminuir estes impactos?
    Muitas vezes não será possível identificar se uma empresa é ou não sustentável, mas podem-se desenvolver cada vez mais condições para identificar se ao menos a organização está seguindo o caminho correto.

    ResponderExcluir
  12. Atualmente o desenvolvimento sustentável é uma preocupação global e envolvem empresas privadas, governos, organizações não governamentais, governos e a comunidade como um todo. Adotar processos sustentáveis resulta em ações orientadas tanto para a preservação da biodiversidade e ecossistemas quantas para melhoras condições socioeconômicas da sociedade em geral. Os gestores atualmente contam com um leque muito diversificado de ferramentas que possibilitam produzir de maneiro mais eficiente. Contudo a sustentabilidade se encontra alicerçada em três pilares: O econômico, social e ambiental.

    Social – Origina-se de conceitos internacionais em que temas como direitos humanos, direitos do trabalhador, meio ambiente e desenvolvimento sustentável são avaliados tendo por resultado diretrizes que norteiam a formulação conceitual da Responsabilidade Social Empresarial. Em 92 durante a Eco92, intensificou-se a discussão internacional sobre o meio ambiente. Com base nisso, a ONU criou diretrizes a respeito de questões de responsabilidade social, atribuindo ao governo poderes para exigir das organizações o respeito pelo desenvolvimento econômico local e direitos humanos.

    Econômico – Sob uma ótica mais ampla sustentabilidade, não limita-se a empresa procurar somente o lucrar financeiramente, mas alcançar ganhos ambientais e sociais. Isso induz as empresas a ponderar sobre a inclusão de metas organizacionais compatíveis com o desenvolvimento sustentável dela e da comunidade. A busca pela sustentabilidade mostra-se como uma mão de via dupla, tendo um lado de desafio para a empresa e ao mesmo tempo representa o surgimento de novas oportunidades de negócios. A preferência dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis é exemplo claro das vantagens competitivas que podem incidir de práticas sustentáveis como estratégia de negócios.

    Ambiental - A preocupação com a preservação do meio ambiente tem levado empresas a buscar meios produtivos menos poluentes e matérias-primas que agridam menos o meio ambiente, no intuito de reduzir o impacto de seus processos. Segmentos sociais têm pressionado as empresas a buscar relação mais sustentável com o meio ambiente. Cada vez menos a elevação do lucro obtido através do comprometimento do meio ambiente é menor aceitação pela sociedade. Por isso, o setor industrial tem sido forçado a investir em transformações de processuais, racionalização de consumo de recursos naturais, substituição de inputs e abatimento de resíduos.

    ResponderExcluir
  13. O desenvolvimento sustentável é um objetivo mundial, consiste em construir processos sustentáveis para a preservação dos ecossistemas, a biodiversidade e também a melhoraria das condições socioeconômicas das comunidades. A sustentabilidade se baseia em três termos básicos, o econômico, o social e o ambiental.
    O termo econômico analisa se as ações da empresa são sustentáveis, se as inovações podem ser mantidas por um longo período, se seu lucro é sustentável e se a empresa se mostra sustentavelmente econômica, pois segundo o conceito não basta apenas ela buscar os lucros, os resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais, aparecer com novos produtos, pois os consumidores podem adquirir praticas sustentáveis.
    O termo social avalia como a empresa investe no capital social, como ela lida com os direitos humanos, direitos do trabalhador, considerando saúde, habilidade e educação, e os investimentos da empresa para beneficio da sociedade e criação de riquezas. Com os poderes dos governos concedidos pela ONU, eles podem exigir das organizações o respeito pelos direitos humanos, e pelo desenvolvimento econômico.
    O ambiental consiste em buscas de matérias-primas menos tóxica, reduzindo seu impacto, buscando uma relação sustentável com o meio ambiente. As indústrias buscam pelo aperfeiçoamento da mão de obra, redução de resíduos e racionaliza o consumo de recursos naturais, conseguindo assim lucros sem comprometer o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  14. Hudson Schildt
    Os Três Pilares
    Este texto aborda sobre três pilares os quais são: Pilar Econômico, Pilar Ambiental e o Pilar Social. Para que uma empresa se torne sustentável ela precisa de mudanças drásticas nestes três pilares. Uma empresa que busca ser sustentável tenta harmonizar o pilar econômico e o pilar ambiental e isso se tornou muito complicado. Hoje se pensa em termos de um dos três pilares, com enfoque na prosperidade econômica, na qualidade ambiental e na justiça social.
    Um pilar de uma empresa é o lucro, representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão. Para calcular o pilar convencional de uma empresa, os contadores levantam, registram e analisam uma grande gama de dados numéricos. Essa abordagem é vista como um modelo para a contabilidade ambiental e social, mas o desafio pode ser ainda maior nessas novas áreas da contabilidade empresarial.
    O capital natural também pode ser visto de duas formas principais: capital natural crítico e capital natural renovável ou substituível. A primeira forma abrange o capital natural essencial para a manutenção da vida e da integridade do ecossistema; a segunda forma de capital natural, que pode ser renovado, recuperado ou substituído.
    A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização ou empresa sobre as pessoas. As questões frequentemente consideradas são relações com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro, tempo e geração de empregos para grupos menos favorecidos.
    Está claro que o processo pode ser medido por um amplo leque de indicadores associados a cada um dos três pilares da sustentabilidade. O próximo passo será discutir essa agenda de forma integrada. As ferramentas principais serão contabilidade, auditoria e acompanhamento da sustentabilidade. A partir de estudos que envolvem esses temas e a aplicação dos mesmos uma empresa se torna sustentável.

    ResponderExcluir
  15. Disciplina: Gestão Ambiental.
    Discente: Luciano Costa Maia

    A TEORIA DOS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE

    Nos dias atuais está visível as necessidades de se criarem normas, ações humanitárias para que consigamos as desejadas mudanças sustentáveis. Com a confirmação de que estamos no limite de utilização de nossos recursos renováveis. Assim, as empresas precisam equiparar-se as necessidades urgentes de mudança pela sustentabilidade mundial.
    Estas mudanças envolvem os três pilares: econômico, social e ambiental.
    Econômico vem de forma a medir as operações sustentáveis adotadas pelas empresas, se estão trabalhando com ética, sendo competitiva legalmente, inovando para ter sempre margens de lucros sustentáveis.
    Ambiental vem medir a estrutura dos recursos naturais renováveis, que não apenas consiste em saber quantas árvores ainda existem de pé, mas sim estabelecer o valor que estas fornecem para ecossistema, como exemplo para a fauna e flora.
    Social vem medir o investimento das empresas no capital social de cada uma, conforme compromisso, na saúde, educação e segurança. Sendo a avaliação das práticas adotas utilizando-as como investimento e elevando a sustentabilidade à sociedade.
    De modo que estes três pilares forma o esteio de que a sociedade precisa para manter-se sustentável, sendo que se as empresas não mantiverem-se no acompanhamento desta linha de raciocínio, a tão almejada sustentabilidade pode estar anexada ao fracasso. Pois se não mantivermos a biosfera na mesma situação de antes o fracasso será inevitável.

    ResponderExcluir
  16. A teoria dos três Pilares
    Nos dias atuais os empresários que desejarem crescer de forma sustentável precisam realizar mudanças em relação aos conceitos dos três pilares,que são eles o econômico,social e ambiental.

    Ao se falar em capitalismo sustentável é necessário ir mais além do que a tecnologia e mercado.Para isso é preciso definir de forma radical a visão sobre igualdade social,justiça ambiental e ética empresarial,o que demanda além do conhecimento das formas financeiras e físicas do capital,um capital social,humano e natural.Os empresários que desejarem enfrentar desafios desafios que defrontam suas empresas,precisaram investir em uma auditoria de sustentabilidade.
    Os três pilares não são estáveis eles se movimentam devido a um constante fluxo das pressões sociais,políticas,econômicas e ambientais,por isso o desafio sustentável é mais difícil que qualquer outro.
    O pilar ambiental visa a redução da degradação do capital natural existente.Existe uma pressão sobre as empresas para que elas adotem tecnologias sustentáveis ,para que possam exercer suas funções,porém de forma sustentável.
    O pilar social é responsável pela parte social que cabe a empresa,ou seja o quanto ela investe em educação e saúde.Por outro lado,este é um pilar que as empresas menos investem.
    O pilar econômico busca avaliar o quanto a empresa é sustentável para com suas atividade,e se ela pode-se manter dessa forma ao longo do tempo.

    Para se manter diante da competitividade do mercado atual,as empresas precisam se adaptar as exigências impostas pela sociedade,realizando suas atividades de forma sustentável.

    ResponderExcluir
  17. Os três pilares

    O texto nos dá a idéia de que a sustentabilidade passou a desenvolver o conceito dos três pilares do desenvolvimento sustentável. Dessa forma ficou descrito que dentro da sustentabilidade; a sociedade depende da economia e a economia depende do ecossistema global, cuja saúde representa o pilar derradeiro; que por sua vez é formado pela “linha do pilar ambiental”.
    O
    s três pilares nunca estão de forma estável; uma vez que, estão sempre em fluxos constantes devidos às pressões sociais, políticas, econômicas e ambientais, aos ciclos e conflitos e conflitos. Portanto, o desafio da sustentabilidade é mais difícil que qualquer outro fator tomado de forma isolada.

    Dessa forma, os três pilares estão sempre se chocando entre si e seus efeitos dependem do fator relevante ao qual está sendo interferido, ou seja, se dentro da esfera econômica ocorrem intervenções drásticas por parte das empresas para se aumentar a geração de recitas e, por conseguinte gerar maior e lucro e mais acumulo de riquezas, com certeza no que se diz respeito aos fatores sociais e ambientais estão sofrendo fortes influências para que a determinada empresa possa atingir seu objetivo central.

    Um conceito-chave em relação às três dimensões da sustentabilidade, de forma mais específica em relação aos custos ambientais e sociais; é o de externalidade, ou seja, os custos econômicos, sociais ou ambientais não são registrados em contabilidade.

    ResponderExcluir
  18. Os três pilares da sustentabilidade.

    Na teoria dos três pilares fala que o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental ponto de vista socioeconômico da responsabilidade social, em que é necessário contribuirmos para o desenvolvimento do meio em que estamos inseridos, pois é deste que retiramos insumos como matéria prima e mão de obra.
    É notória a necessidade de se criar ações de mudanças sustentáveis. Diante da afirmação, que cada vez fica mais evidente, que estamos no limite de utilização dos nossos recursos.
    Assim, as organizações devem se adequar ao alto nível de mudança imposto pela sustentabilidade. Nessas mudanças estão envolvidos os três pilares: econômico, social e ambiental.
    O pilar Ambiental tem o enfoque voltado para a redução da degradação e manutenção dos capitais naturais existentes. A sociedade de um modo geral tem pressionado as empresas atuais a adotarem tecnologia, processos de menor impacto ambiental e capacitação da mão - de - obra de modo que a empresa como um todo venha a se tornar mais politicamente correta. Podendo-se então, deste modo, extrair produtos comerciais do meio ambiente sem que haja uma devastação da fauna e da flora.
    Muitas vezes não será possível identificar se uma empresa é ou não sustentável, mas podem-se desenvolver cada vez mais condições para identificar se ao menos a organização está seguindo o caminho correto.
    A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização ou empresa sobre as pessoas. As questões freqüentemente consideradas são relações com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro, tempo e geração de empregos para grupos menos favorecidos.
    O pilar ambiental ira visar a redução da degradação do capital natural existente. Existe uma pressão sobre as empresas para que elas adotem tecnologias sustentáveis, para que possam exercer suas funções, porém de forma sustentável.
    Já o pilar social é responsável pela grande parte social que cabe a empresa, ou seja, o quanto ela investe em educação e saúde.
    O pilar econômico avalia o quanto a empresa é sustentável para com suas atividades, e se ela pode-se manter dessa forma ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  19. Jesus Amando Ferreira

    Mas o capitalismo sustentável necessitará mais do que apenas tecnologia e mercados que promovam ativamente a desmaterialização. Necessitaremos também definir radicalmente as novas visões do significado de igualdade social, justiça ambiental é ética empresarial. Isso exigira um melhor entendimento não somente das formas financeira e física do capital, mas também do capital social, humano e natural.
    O diretor do programa de administração ambiental da Universidade de Michigan, Stuart Hart, explicou que “aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo”.
    “Mesmo que todas as empresas no mundo desenvolvido alcançassem níveis de emissão de poluição zero até o ano 2000, a terra ainda estaria além do que os biólogos se referem como capacidade de suporte. De forma crescente, os flagelos do final do século 20 – terras assoladas, pesca predatória e florestas devastadas; poluição urbana; pobreza; doenças infecciosas e migração – estão indo além das fronteiras geopolíticas. O fato é que ao atendermos às nossas necessidades, estamos destruindo a capacidade das futuras gerações de atenderem as delas.”
    Um dos benefícios centrais é a diminuição do atrito social. Por exemplo, Fukuyama observa que:
    Se as pessoas que trabalham juntas em um empreendimento confiam umas nas outras porque elas estão operando de acordo com um conjunto comum de normas éticas,
    Os negócios custarão menos. Tal sociedade será mais capaz de inovar organizacional mente, já que o alto grau de confiança permitirá o surgimento de uma maior variedade de relacionamento

    ResponderExcluir
  20. Os três pilares da sustentabilidade
    Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, assim como foi definido em 2002, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.
    A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interargir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. Ainda são discutidos novos pilares, como a questão cultural, tecnológica, para complementar a sustentação da questão como um todo.

    É importante verificar que esses conceitos podem ser aplicados tanto de maneira macro, para um país ou próprio planeta, como micro, sua casa ou uma pequena vila agrária.

    Social – Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, propiciando, por exemplo, um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde do trabalhador e da sua família. Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor. Nesse item, está contido também problemas gerais da sociedade como educação, violência e o lazer. Nesse sentido é importante salienatr que o existem também os impactos sociais de investimento, que agem diretamente nos lucros de uma organização que espera obter resultados imediatos destes investimentos.
    Ambiental – Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. É a perna ambiental do tripé. Aqui assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar. Assim uma empresa que usa determinada matéria-prima deve planejar formas de repor os recursos ou, se não é possível, diminuir o máximo possível o uso desse material, assim como saber medir a pegada de carbono do seu processo produtivo, que, em outras palavras, quer dizer a quantidade de CO2 emitido pelas suas ações. Além disso, obviamente, deve ser levado em conta a adequação à legislação ambiental e a vários princípios discutidos atualmente como o Protocolo de Kyoto. Para uma determinada região geográfica, o conceito é o mesmo e pode ser adequado, por exemplo, com um sério zoneamento econômico da região.
    Economica – A palavra economia, no dicionário, é definida como Organização de uma casa, financeira e materialmente. Com o passar dos anos, séculos, a palavra economia foi direcionada apenas à vertente dos negócios ou no sentido da poupança, economizer. Este pilar traz o retorno do significado de cuidar da casa, afincado pelos gregosna Antiguidade. São analisados os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve-se levar em conta os outros dois aspectos.
    Jaqueline c. Gomes

    ResponderExcluir
  21. A TEORIA DOS TRÊS PILARES.

    O pilar de uma empresa é o lucro representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão. No pilar econômico as empresas precisam certificarem que seus custos são competitivos, se a demanda pelos serviços é sustentável, se os capitais humanos e intelectuais não sairão da empresa. Dentre a linha do pilar econômico deve-se atentar ao capital econômico, responsabilidade compromissada, contabilidade, questões e indicadores, auditoria e relatórios de riscos.
    Para uma empresa avaliar se ela é ambientalmente sustentável, ela deve saber o que é capital natural, já que este conceito é bem complexo. Essa perspectiva varia de uma empresa para outra. Há países que são controlados e fiscalizados por ambientalistas através de campanhas da mídia. Quando se refere à contabilidade o objetivo é requilibrar o tratamento dos custos e benefícios ambientais ás práticas da contabilidade convencional, criando novas fontes de avaliação que permitam melhores decisões gerenciais e aumento de investimento na proteção e aprimoramento ambientais.
    Uma empresa supostamente sustentável considera o capital humano, na forma de saúde, habilidades e educação, abrangendo medidas mais amplas de saúde na sociedade e do potencial da criação de riquezas. A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização ou empresa sobre as pessoas, considerando questões com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro e tempo e geração de empregos para os menos favorecidos.

    LUCIANA DOS SANTOS OMELLI

    ResponderExcluir
  22. A TEORIA DOS TRÊS PILARES.

    O pilar de uma empresa é o lucro representando os ganhos por ação, como parte da contabilidade padrão. No pilar econômico as empresas precisam certificarem que seus custos são competitivos, se a demanda pelos serviços é sustentável, se os capitais humanos e intelectuais não sairão da empresa. Dentre a linha do pilar econômico deve-se atentar ao capital econômico, responsabilidade compromissada, contabilidade, questões e indicadores, auditoria e relatórios de riscos.
    Para uma empresa avaliar se ela é ambientalmente sustentável, ela deve saber o que é capital natural, já que este conceito é bem complexo. Essa perspectiva varia de uma empresa para outra. Há países que são controlados e fiscalizados por ambientalistas através de campanhas da mídia. Quando se refere à contabilidade o objetivo é requilibrar o tratamento dos custos e benefícios ambientais ás práticas da contabilidade convencional, criando novas fontes de avaliação que permitam melhores decisões gerenciais e aumento de investimento na proteção e aprimoramento ambientais.
    Uma empresa supostamente sustentável considera o capital humano, na forma de saúde, habilidades e educação, abrangendo medidas mais amplas de saúde na sociedade e do potencial da criação de riquezas. A contabilidade social tem o objetivo de avaliar os impactos de uma organização ou empresa sobre as pessoas, considerando questões com a comunidade, segurança do produto, iniciativas de treinamento e educação, suporte financeiro, donativos em forma de dinheiro e tempo e geração de empregos para os menos favorecidos.

    LUCIANA DOS SANTOS OMELLI

    ResponderExcluir