sexta-feira, 9 de março de 2012

Sustentabilidade Empresarial

13/mar (03) 






Sustentabilidade Empresarial 








(Texto 2 - Sustentabilidade)

28 comentários:

  1. Patricia Queiroz
    SUSTENTABILIDADE

    Nos dias atuais, vem se tornando cada vez mais frequente o surgimento e crescimento de novas empresas. Diversas dessas empresas utilizam como forma de sobrevivência a extração e uso de insumos extraídos da natureza, onde esses fatores acarretam muita das vezes na poluição, escassez cada vez mais presente dos recursos naturais no mundo, pobreza e outros fatores.
    Segundo o documento nosso futuro comum, o desenvolvimento sustentável é um fator que atende as gerações presentes sem agredir as futuras.
    Sobre esses aspectos é possível verificar que sem o setor privado não existe grande êxito quanto ao uso do termo sustentabilidade, pois as empresas cada vez vêm adotando medidas que não degradam ao meio ambiente assim colocando em praticas ações desenvolvidas pelo governo.
    O setor privado desenvolve diversas ações relacionadas a sustentabilidades, assim promovendo ações voluntariam movidas por valores morais, onde a intenção é obter um retorno do capital investido no menor tempo possível e conseguir sair à frente de seus concorrentes. Para isso as empresas vêm adotando medidas que não prejudicam ao meio ambiente como a adaptação de novas máquinas e outros.
    As empresas vêm adaptando processos quanto à qualidade, saúde, segurança e outros fatores relacionados, desta forma adequando o seu processo produtivo a certificações como a ISO 9001, ISO 14001 gestão ambiental que promovem a qualidade das empresas, assim passando esses fatores ao publico externo como os consumidores. Como no caso do frigorifico estudado, onde o mesmo adequa-se a essas certificações e fica reconhecido quanto às outras organizações pela sua preocupação em relação a seus produtos.
    Essas empresas privadas como o frigorifico estudado compete por meio da responsabilidade social, assim promovendo ligações sólidas com seus funcionários e fazendo adaptações de maquinários novos quando necessário movido pela necessidade dos funcionários.

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  2. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL


    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios
    sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas.
    É preciso expor que há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento
    sustentável e sustentabilidade, apresentam-se a seguir as duas visões. A primeira
    refere-se ao fato de que o desenvolvimento sustentável é comumente associado
    à expectativa de um país que entra numa fase de crescimento que se mantém ao
    longo do tempo (FERREIRA, 1998; 1999; RATTNER, 1999; ALTENFELDER,
    2004). A segunda trata a sustentabilidade como a capacidade de autossustentarse,
    de automanter-se.
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003).
    A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresas. Nesse enredo, emerge o conceito de sustentabilidade empresarial, composta de ações que procuram visar à redução de impactos ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente viável no mercado.

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  3. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    Hoje em dia há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, onde:
    O desenvolvimento sustentável, segundo Altenfelder (2004) é o termo utilizado para designar a expectativa de que o país entre numa fase de crescimento que se mantenha ao longo do tempo, faz com que tal forma de desenvolvimento pressuponha a expansão econômica permanente,
    gerando melhoria nos indicadores sociais, além da preservação ambiental.
    Já sustentabilidade é a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não
    se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida depende (PHILIPPI, 2001).
    Altenfelder (2004), explica que na área empresarial a preocupação com a sustentabilidade tem se generalizado, e um grupo mais envolvido com esta inquietação criou uma entidade voltada a sustentabilidade empresarial, ligada ao movimento internacional de empresários com este foco.

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  5. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    A atividade produtiva das empresas capitalista, na tentativa de produzir bens de consumo e alimentos, tem por resultado a extração de insumos do meio ambiente e geração de poluentes, resíduos e escassez dos recursos naturais. Outro fato resultante deste desenvolvimento econômico despreocupado com o meio ambiente é a baixa qualidade de vida, apresentando elevado índice de miséria, exclusão social e fome.
    Embora o conceito de desenvolvimento sustentável seja uma responsabilidade atrelada ao governo, os recursos destinados a tal feito mostram-se limitados. Desta maneira se não houver participação da iniciativa privada fica inviável a utilização sustentável da biodiversidade; o que atinge diretamente a capacidade de abastecimento do processo produtivo.
    Em função deste fato e da pressão social, as empresas contemporâneas se vêem obrigadas a reduzir o impacto ambiental causado pelas mesmas e conseqüentemente desta forma promover sua imagem perante a sociedade.
    As normativas ISO (9001; 1400), OHSAS (18001) e SA (8000) vem contribuir com o processo de sustentabilidade organizacional, visto que acarretam mudanças na estrutura da empresa no sentido de equilibrar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Tais normas podem caracterizar um possível diferencial principalmente quando o mercado alvo de uma empresa está no âmbito internacional.
    É concordância generalizada que a sociedade atual tem de desenvolver meios que possibilitem produzir, reciclar, conscientizar e de certa forma consumir menos; contudo o que se nota é a ação consumista agressiva por parte da população, aumento da desigualdade e crescimento desordenado.
    O conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade se diferenciam em alguns aspectos; o primeiro trata da perspectiva de uma nação que ingressa em uma etapa de crescimento que se mantém por um longo período; já a ultima refere à habilidade de auto-sustentação, ou seja, uma atividade que pode ser cultivada por uma extensa temporada evitando assim que se esgote no decorrer do tempo. Desta forma é comum ocorrer a associação que atividades ligadas a sustentabilidade estejam relacionas com a iniciativa privada e o desenvolvimento sustentável fica a cargo da política publica.
    O investimento realizado pelo setor privado no anseio de superar o conflito da insustentabilidade, objetiva principalmente obter maior rentabilidade e liderança de mercado. Para tanto constroem sistemas produtivos menos impactantes e promovem a recuperação dos espaços degradados.
    Segundo Coral (2002), quando uma empresa atende à legislação ambiental, diminui seu impacto ambiental, produz produtos ecologicamente corretos, promove a reciclagem, emprega tecnologia limpa, controla a poluição envolvida em seu processo produtivo; indiretamente ela esta investido em uma estratégia de negocio na qual provavelmente agrega valor de qualidade ao produto e assim obtém vantagem competitiva perante as concorrentes. Contudo faz-se necessário investir na área social também, uma vez que futuramente poderá resultar no fortalecimento e reconhecimento da organização perante a sociedade.
    No Brasil a preocupação ambiental passou a ser enfrentada como imperativo para sobrevivência empresarial a partir da década de 80; surgem também nesta época as primeiras ações destinadas ao desenvolvimento social tanto interno quanto externo.

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  6. Desenvolvimento sustentável é trazido como um projeto econômico, político, social e ambiental, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem prejudicar as gerações futuras. Portanto, desenvolvimento sustentável é a compatibilidade do crescimento econômico, com o desenvolvimento humano junto com a qualidade ambiental. Sustentabilidade é habilidade de se auto-sustentar, uma atividade sustentável é capaz de manter-se para sempre, sem esgota e sem prejudicar o meio onde esta inserida. O desenvolvimento sustentável é de responsabilidade do governo, já a sustentabilidade cabe às empresas e demais ações. Algumas empresas têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente, basta ter recursos internos, conhecimentos e criatividade para que possa transformar resíduos em oportunidades de negócios. Para uma organização tornar sustentável é preciso que ela esteja baseada no tripé da sustentabilidade econômica, ambiental e social, mudar alguns processos produtivo se preciso for, para poluir o menos o meio ambiente ou implantar um programa de recuperação das áreas degradadas e oferecer produtos e serviços que melhorem a performance ambiental dos consumidores. Hoje a sustentabilidade pode ser vista como um diferencial entre as empresas e uma oportunidade de crescimento, já que se tornou necessária em todas as áreas de atuação no mercado.

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  7. Sustentabilidade Empresarial: um dever de todos do setor privado.

    A importância de ser sustentável nos dias atuais é de grande relevância no atual mundo globalizado; uma vez que a necessidade por adoções de programas; com medidas sócio ambientais que tornem possível a implantação de políticas voltadas a preocupação com o meio ambiente.

    O crescimento populacional exagerado faz com que a necessidade por alimento aumente; cabendo a grandes empresas privadas trabalharem com afinco para atender a demanda.

    Para que uma empresa seja sustentável; ela tem que ter ações e programas que envolvam as três dimensões consideradas o tripé do desenvolvimento sustentável: dimensão ambiental, dimensão social e dimensão econômica. Dessa forma se faz necessárias ações voltadas para as três dimensões para que possa acontecer a sustentabilidade empresarial.

    Portanto se faz necessário as adequações pertinentes para que a empresa seja totalmente sustentável, fazendo reformulações nos seus planos financeiros com o intuito de adotar as medidas necessárias para receber as certificações ISO (International Organization for Standardization) pertinente a categoria que se pretende enquadrar para receber o título e tornar-se uma empresa ambientalmente amiga do social.

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  8. Sustentabilidade Empresarial

    O crescimento econômico vem gerando grandes conseqüências ao meio ambiente.Muitas empresas utilizam como recursos de produção a extração de insumos produzidos da natureza,e não sabendo utilizá-los acabam prejudicando o meio ambiente.Por outro lado,fica evidente a divisão no mundo,pois nunca existiu tanta riqueza e crescimento de um lado e tanta pobreza e miséria do outro.Neste contexto aparece de desenvolvimento sustentável,ou seja como manusear de forma correta as atividades essenciais à sobrevivência dando continuidade a elas.

    O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado no documento Nosso futuro comum(relatório de Brundland) o qual foi desenvolvido pela Comissão Mundial do Meio ambiente em 1991,afirmando que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações.

    Existe uma diferença entre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.Desenvolvimento sustentável se refere a um país que entra em uma fase de crescimento econômico e que se mantém ao longo dos tempos.Já a sustentabilidade diz respeito a capacidade de um recurso não se esgotar ao longo do tempo mesmo acontecendo imprevistos.

    O setor empresarial assume um papel importante do cenário de sustentabilidade,pois para se manterem a frente do mercado,elas precisam se adaptar as exigências e com isso estão revertendo o cenário e passando a assumir seu papel sustentável

    O artigo estudado relata como um frigorífico localizado no estado de Mato Grosso do Sul se adapta às normas internacionais,quanto as certificações exigidas,um ponto este visto como vantagem em relação aos seus concorrentes.São apresentados os procedimentos realizados desde o abate até a comercialização da carne bovina.Para tanto,o frigorífico decidiu implementar a SIG,que são as normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.O tempo de duração para implantação foi de 14 meses ,e ele se mostrou preparado e com poucas mudanças.

    Foi apresentado como característica após a implementação do SIG,a formalização dos processos,adequação para a melhor gestão ambiental e reestruturação física.Para tanto foi necessária a colaboração de todos os colaboradores.

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  9. Elizamara Garcia
    Sustentabilidade Empresarial.
    Não é raro as diversas discutições sobre sustentabilidade ainda mais com o crescimento demasiadamente grande das empresas que gera um grande desequilíbrio. Por um lado das industria grande prosperidade, riqueza crescimento; do outro lado os prejudicados com o crescimento descontrolado a fome miséria. Há duas versões sobre sustentabilidade a primeira no que se refere à expectativa de um país que entra numa fase de crescimento que se mantém ao
    longo do tempo, já a segunda é que a sustentabilidade tem como a capacidade de autossustentar- se,
    ou de automanter- se. A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresas. (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003). A preocupação com a sustentabilidade tem se generalizado, e um grupo mais envolvido com esta inquietação criou uma entidade voltada a sustentabilidade empresarial, vendo a tamanha importância para o futuro e a continuação de suas empresas e também para o futuro do meio ambiente a sociedade atual vem desenvolvendo meios que possibilitem produzir, reciclar, conscientizar e de certa forma consumir menos; contudo o que se nota é a ação consumista agressiva por parte da população, aumento da desigualdade e crescimento desordenado.

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  10. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    O setor empresarial assume um papel importante no cenário de sustentabilidade, pois para se manter a frente do mercado, as empresas precisam se adaptar as exigências e com isso estão revertendo o cenário e passando a assumir seu papel sustentável.
    A importância de ser sustentável seja no dia a dia ou em uma empresa, nos dias atuais, é de grande relevância no atual mundo globalizado, uma vez que a necessidade por adoções de programas, com medidas sócio ambientais que tornem possível a implantação de políticas voltadas a preocupação com o meio ambiente e todos os seus recursos naturais.
    O conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade se diferenciam em alguns aspectos; o primeiro trata da perspectiva de uma nação que ingressa em uma etapa de crescimento que se mantém por um longo período; já a ultima refere à habilidade de auto-sustentação, ou seja, uma atividade que pode ser cultivada por uma extensa temporada evitando assim que se esgote no decorrer do tempo. Mas o que cada vez mais se fortifica é a questão de que as empresas estão tomando para si todas essas formas de se proteger o meio ambientes e todos os recursos qua cada vez mais vem transfornmando em obra prima para as mais diversas empresas.

    Cássia Leal
    Gestão Ambiental 4º semestre

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  11. Sustentabilidade Empresarial

    Como o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos. A população deve agir com menos agressividade em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados.
    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando grandes desequilíbrios sociais nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se entra o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas. E isso abrange ainda a satisfação das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e a manutenção da capacidade das gerações futuras em satisfazer suas necessidades, com os conceitos mais amplos de desenvolvimento sustentável que integram as questões sociais, ambientais e econômicos conhecidos como Triple-Bottom Line (tripé).
    O objetivo de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, gerar lucro e remunerar seus acionistas, utilizando ferramentas disponíveis para estar à frente dos concorrentes, obtendo maiores margens e fatias de mercado.
    Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de fazer negócios que promove inclusão social, reduz e/ou aperfeiçoa o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa, criando valor para o acionista, promovendo maior probabilidade de continuidade do negócio (perenidade) e proporciona significativa contribuição a toda a sociedade.
    A preocupação ambiental passou, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado, em decorrência do aumento da consciência ecológica. Muitas empresas estão se adequando às normas voluntárias internacionais de sistemas de gestão, como meio de administrar suas atividades em relação a essas demandas, servindo de base para as organizações atingirem desempenhos mais sustentáveis.
    Os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo.
    Para obter a certificação, é preciso estabelecer e manter procedimentos para identificar e avaliar os impactos e, existe uma série de necessidades pontuais que justificam o fato de os processos serem, conforme a necessidade, adequados, excluídos, criados ou melhorados.
    É perceptível o interesse das organizações pelo SIG e pela busca do desenvolvimento com responsabilidade por meio dos conceitos de sustentabilidade (MEDEIROS, 2003). Muitas organizações estão implantando normas voluntárias internacionais de sistemas de gestão, como meio de gerenciamento de suas atividades.
    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais.

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  12. Sustentabilidade Empresarial
    A grande aceleração do crescimento econômico fez as grandes indústrias aumentarem o ritmo de produção e agravar ainda mais os danos causados ao meio ambiente. Com essa produtividade o mundo começou a extrair do meio ambiente os insumos necessários para a produção garantindo a satisfação e as necessidades da sociedade. Esse determinado crescimento pode ser conhecido como crescimento sustentável ou sustentabilidade onde há uma diferença ente eles, o sustentável ao longo do tempo ele se mantem, e a sustentabilidade tem a capacidade de sempre auto sustentar-se .
    O ato de ser sustentável passou a ser uma realidade no meio das organizações. Tornando-se assim uma necessidade para cada empresa se regularizar e se manter legalizada nos parâmetros legais da sustentabilidade.
    Como no texto é citada a atividade da Pecuária que é uma das atividades mais significativas no Brasil, pois tem uma grande parcela no crescimento econômico brasileiro e nas grandes exportações. Um dos frigoríficos também citado teve que se adequar as normas exigidas para exercer a sustentabilidade, não somente para a questão ambiental, mas também econômica e social, pois cada um depende do outro para a realização da responsabilidade ambiental.

    Fernanda Mazini

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  13. Sustentabilidade Empresarial

    Como o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos. A população deve agir com menos agressividade em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados.
    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando grandes desequilíbrios sociais nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se entra o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas. E isso abrange ainda a satisfação das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e a manutenção da capacidade das gerações futuras em satisfazer suas necessidades, com os conceitos mais amplos de desenvolvimento sustentável que integram as questões sociais, ambientais e econômicos conhecidos como Triple-Bottom Line (tripé).
    O objetivo de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, gerar lucro e remunerar seus acionistas, utilizando ferramentas disponíveis para estar à frente dos concorrentes, obtendo maiores margens e fatias de mercado.
    Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de fazer negócios que promove inclusão social, reduz e/ou aperfeiçoa o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa, criando valor para o acionista, promovendo maior probabilidade de continuidade do negócio (perenidade) e proporciona significativa contribuição a toda a sociedade.
    A preocupação ambiental passou, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado, em decorrência do aumento da consciência ecológica. Muitas empresas estão se adequando às normas voluntárias internacionais de sistemas de gestão, como meio de administrar suas atividades em relação a essas demandas, servindo de base para as organizações atingirem desempenhos mais sustentáveis.
    Os benefícios mais importantes do processo de implantação do SIG são: melhoria da eficiência e eficácia dos processos, redução da burocracia sistêmica, eliminação de duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos. Além disso, o SIG é mecanismo que vende a si mesmo.
    Para obter a certificação, é preciso estabelecer e manter procedimentos para identificar e avaliar os impactos e, existe uma série de necessidades pontuais que justificam o fato de os processos serem, conforme a necessidade, adequados, excluídos, criados ou melhorados.
    É perceptível o interesse das organizações pelo SIG e pela busca do desenvolvimento com responsabilidade por meio dos conceitos de sustentabilidade (MEDEIROS, 2003). Muitas organizações estão implantando normas voluntárias internacionais de sistemas de gestão, como meio de gerenciamento de suas atividades.
    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores. Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais.

    Andeiza Silva

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  14. Disciplina: Gestão Ambiental.
    Discente: Luciano Costa Maia

    Desenvolvimento Sustentável

    No mundo atual globalizado em que vivemos, é necessário que as empresas não só discutam as questões de sustentabilidade, mas sim que as desenvolvam. Projetos existentes de sustentabilidade, para que possamos ter a capacidade de desenvolvimento e crescimento, sem deixar que as gerações futuras sofram a escassez dos recursos naturais não renováveis. Portanto o desenvolvimento sustentável é responsabilidade do governo, e sustentabilidade responsabilidade privada, porém, fazer com que estas questões se realizem é de responsabilidade de todo nós seres humanos.
    Começar a exercer o consumo sustentável talvez seja uma boa estratégia, para compartilharmos com estes projetos, olhar mais para as empresas que desenvolvem e investem no tri-pé estabelecido desta área como, questões ambientais, sociais e econômicas. Empresas com certificado como (ISO 9001, 14001 e SA 8000), e também comecemos a pensar mais em nossos recursos naturais não renováveis, para que consigamos a tão almejada sustentabilidade.

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  15. JULIANA NATALIA DE OLIVEIRA SILVA13 de março de 2012 às 18:15

    SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    O desenvolvimento sustentável parece ser uma obrigação do governo, no entanto os recursos destinados a tal promoção são limitados. Segundo Safatle (2006a), o setor privado assume um papel relevante nesse âmbito: sem a participação dos recursos privados, passa a não existir o uso sustentável da biodiversidade, e, sem o uso sustentável que gera renda e emprego, não haverá mais biodiversidade para abastecer o processo produtivo. A sustentabilidade ainda é um processo complexo.
    A exportação de carne bovina para o mercado externo é crescente, e a concorrência entre os frigoríficos brasileiros, acirrada. Diante do exposto, emerge o problema de pesquisa: Como é o processo de adequação às normas de sustentabilidade no contexto de um frigorífico de abate e processamento de bovinos?
    Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar, analisar e discutir o processo de adequação da indústria frigorífica às normas de sustentabilidade por meio das dimensões ambiental, social e econômica; dessa forma, consideram-se a implantação e a manutenção das normas e de suas conseqüências sustentáveis.
    Diante da afirmativa que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos. A população deve agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Assim, alguns fatores devem ser mais disseminados e realizados, como produzir degradando de forma mais limpa e reduzindo o consumo.
    O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e poluição, e é nesse cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar as atividades essenciais à qualidade de vida e dar continuidade a elas.
    É preciso expor que há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, apresentam-se a seguir as duas visões. A primeira refere-se ao fato de que o desenvolvimento sustentável é comumente associado à expectativa de um país que entra numa fase de crescimento que se mantém ao longo do tempo (FERREIRA, 1998; 1999;)
    Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis. Isso implica construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas ou oferecendo produtos e serviços que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental dos consumidores (CORAL, 2002).
    As organizações perceberam a oportunidade de incorporar o desenvolvimento e a melhoria do desempenho econômico a eco eficiência e à responsabilidade social. Dessa forma, cada uma das empresas desenvolve seu programa de gestão (total ou parcialmente integrada) de acordo com suas próprias características, conforme as características da indústria na qual elas estão inseridas e de acordo com a visão das partes interessadas, levando em conta novas oportunidades e não consideradas no passado, e, por isso, encontram novas vantagens competitivas (MEDEIROS, 2003).
    O processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado, além das ações normativas estabelecidas, com a conscientização dos colaboradores.
    Assim, culturalmente a sustentabilidade empresarial foi sendo implantada no frigorífico concomitantemente com os requisitos normativos exigidos e com o desenvolvimento de programas socioambientais.

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  16. Nunca foi tão claro o desequilíbrio que é causado com o crescimento e o desenvolver desregrado das industrias, são rios poluídos, o ar sendo contaminado, florestas e mais florestas sendo dizimadas levando consigo todo um ecossistema,como vivemos em uma crescente inevitável, deveríamos analisar a forma desse crescimento , e chegarmos a conclusão que devemos agir de maneira menos agressiva com o meio que esta a nossa volta.
    Para o setor empresarial sustentabilidade é um meio de melhorar não só a forma de conduzir a sua produção, trazendo novos meio de produzir sem desgastar e corroer o meio ambiente, uma nova forma de melhorar a cara da empresa perante a sociedade agrega valores para os acionistas, são formas de trabalhar de forma mais correta com os tempos de hoje sem perder o objetivo principal de uma empresa, que busca sempre lucro e mais espaço no mercado em que atua.
    melhorarda eficiência e eficácia dos processos, reduzir da burocracia sistêmica, eliminar a duplicidade e redundância de procedimentos e instruções, e redução de custos
    É perceptível o interesse das organizações pelo SIG e pela busca do desenvolvimento com responsabilidade por meio dos conceitos de sustentabilidade (MEDEIROS, 2003).

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  17. Hudson Schildt

    O texto tratado neste artigo é um dos fluxos produtivos que têm destaque no Brasil, o da carne bovina, por causa de sua capacidade produtiva. As relações comerciais se dão em diferentes níveis (o produtor e o frigorífico, o frigorífico e o varejo, o varejo e o consumidor final, e as relações internacionais entre o frigorífico e o mercado externo). O aumento das exportações comprova o mérito das relações entre os frigoríficos brasileiros e os clientes externos. Perante essa contextualização, torna-se relevante destacar que o processo de adequação às normas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000) aparenta contribuir para a sustentabilidade empresarial, uma vez que envolve mudanças na estrutura organizacional em relação ao meio ambiente e à sociedade, procurando sempre retornos econômicos. Os países que demandam carne bovina brasileira exigem adequações nas estruturas e nos processos dos frigoríficos visando adquirir produtos padronizados, seguros e de qualidade, e mesmo elementar (observando que os frigoríficos a partir do ano 2000 começaram a se mover nesse sentido), a certificação é um item importante. Tais exigências precisam ser cumpridas para que haja negociação entre o frigorífico e o mercado organizacional (externo).
    Insurge o pressuposto de que o frigorífico, o qual atende ao mercado externo, ao cumprir os requisitos internacionais, concomitantemente promove a sustentabilidade, e torna-se, então, importante verificar esse processo de adequação.
    Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontos chave: o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes e futuras. Ou seja, se, por um lado, os mais pobres são prioridade, por outro, há limites ao que diz respeito ao meio ambiente, o que faz que as necessidades não sejam supridas.
    Isso abrange ainda a satisfação das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e a manutenção da capacidade das gerações futuras em satisfazer suas necessidades. O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável apoia-se na integração de questões sociais, ambientais e econômicas, constituindo o tripé conhecido como Triple-Bottom Line (CARVALHO; VIANA, 1998; CORAL, 2002; OLIVEIRA FILHO, 2004).
    A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado (LAYRARGUES, 1998; AMARAL, 2003). A partir de então, surgiram também ações voltadas para o desenvolvimento social – interno e externo. O novo contexto foi se afirmando com os anos.
    Das principais adequações do frigorífico, destacam-se a formalização dos processos, adequações para uma melhor gestão ambiental e reestruturações físicas para uma melhor gestão ambiental e ocupacional. A implantação do SIG, então, ocorreu com as devidas adequações do frigorífico, ressalta-se que foi preciso conscientizar todos os colaboradores envolvidos para que houvesse sucesso na implantação.

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  18. Jesus Amado

    O conceito do tripé da sustentabilidade tornou-se amplamente
    conhecido entre as empresas e os pesquisadores, o que faz dele
    uma ferramenta conceitual. As organizações, para serem consideradas sustentáveis,
    precisam ter ações e programas que permeiem as três dimensões. A sustentabilidade
    empresarial cabe às organizações, para Safatle “o setor privado é a única instituição forte, flexível e internacional que sobrou no mundo”. A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras.
    Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o
    setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável
    no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a
    ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações
    em termos de política de marketing e de competitividade no mercado. A partir de então, surgiram também ações voltadas para o desenvolvimento social – interno e externo. O novo contexto foi se afirmando com os anos.

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  19. As empresas de hoje,estão cada vez mais conscientes que precisam adotar a forma sustentavel,por ser falado muito sobre isso nas universidades e meios de comunicação,a propria sociedade ja ta cobrando,e tende a cobrar cada vez mais.
    Ja existeem varias residencias,formas sustentaveis de se viver,com preocupação mesmo com o meio ambiente,pessoas reciclam seu proprio lixo,ou doam pra coletas especificas etc.É necessario cobrarmos cada vez mais com campanhas mostrando o bom retorno futuro e ate presente ao vivermos de uma forma sustentavel.No frigorifico estudado vimos como ele se preocupavam com a sustentabilidade,deveria servir de exemplo pra outros.Mostra tambem que concientização dos funcionarios é de suma importancia,ja que muito vai depender da colaboração deles.

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  20. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI14 de março de 2012 às 09:30

    Sustentabilidade empresarial

    Diante do inevitável crescimento é preciso criar uma estrutura capaz de suportá-lo, sendo necessário produzir mais, reciclar mais, conscientizar a população a consumir menos, uma vez que os recursos naturais são esgotáveis. O desenvolvimento sustentável é associado a um país que entra numa fase de crescimento e se mantém ao longo do tempo, já a sustentabilidade é a capacidade do país se autossustentar e se manter. A atividade sustentável é aquela que não esgota nunca mesmo ocorrendo diversos imprevistos.
    O setor empresarial possui um papel fundamental na promoção de mudanças movidas por valores morais, contribui modificando seu processo de produção, não causando impactos negativos, recuperando áreas degradadas e oferecendo produtos e serviços que contribuem para a melhoria da performance ambiental dos consumidores.
    Para que a empresa seja considerada sustentável ela deve englobar as três ações de sustentabilidade sendo elas: ambiental, econômica e social. Essa preocupação ambiental passou a ser vista como um meio de sobrevivência no mercado e um diferencial entre organizações em termos de políticas.
    LUCIANA DOS SANTOS OMELLI

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  21. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    Diante da necessidade de um modelo de desenvolvimento econômico mais equilibrado, diante do fato que o crescimento é algo inevitável, é notória a necessidade de criar ações para fazê-lo de uma forma sustentável sem diminuir a capacidade de produção e sim realizar um consumo consciente dos recursos naturais.
    Atualmente existe uma pressão sustentável, onde tanto o governo impõe suas normas para promover um plano de ações sustentáveis, como também os consumidores que vão se conscientizando e buscando consumir produtos de empresas com práticas sustentáveis. Assim aquela empresa que não se adequar a este modelo pode ficar para trás, pois certamente seus concorrentes o farão, visando maximizar seus lucros.
    O estudo do trabalho foi realizado em uma empresa frigorífica de abate e processamento de bovinos. Pois este é considerado o agente coordenador e tem a finalidade de aprimoramento da cadeia produtiva, garantir a qualidade, propiciar satisfação aos clientes, redução de custos e perdas na cadeia.
    Para que a empresa conseguisse atender estes aprimoramentos ela teve que se adequar a várias normas, que são: ISSO 9001 Gestão da Qualidade; ISSO 14001 Gestão Ambiental; OHSAS 18001 Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional; AS 8000 Gestão Responsabilidade Social.
    Essa adoção de normas não é somente para que a empresa receba as certificações e sim propiciar uma melhoria no desempenho da produção (produto/serviço) para melhor atender os clientes e atender as exigências da sociedade nos aspectos ambientais e sociais.
    Conclui-se que a adequação as normas fez um paralelo com a sustentabilidade, entretanto a empresa possui outras ações de melhorias contínuas que ultrapassam os requisitos normativos, proporcionando sustentabilidade.

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  23. Sustentabilidade Empresarial

    Assustados com os sinais que o planeta vem emitindo de que não agüenta mais os altos índices de poluição, tendo em alguns países níveis elevados ao ponto de provocar problemas gravíssimos de saúde, as empresas começaram a adquirir praticas que demonstram interesses e preocupação com o meio ambiente, impulsionados por pressões da população e protestos. Para contribuir e dar apoio a essas empresas foram criadas ações de marketing para medir os níveis de sustentabilidade.
    Hoje em dia varias importadoras estão atentas a esses níveis e estes são um dos principais requisitos para escolher a melhor exportadora de seus produtos, como podemos ver no exemplo dado no artigo.
    Cada dia mais são lançadas novas técnicas a serem implantadas nas organizações com o intuito de colaborar com a sustentabilidade do planeta, diminuindo os índices de poluição e desequilíbrio. No artigo podemos identificar que a empresa descrita no estudo de caso tem como finalidade “garantir a qualidade do produto, contribuindo para a satisfação dos clientes, redução de custos e perdas em todas as áreas da cadeia de produção.” Para elevar seus empreendimentos esta se adequou as normas de sustentabilidade, a ISSO 9001 que preza pela qualidade, a ISSO140001 pela gestão ambiental, OHSAS 18001 saúde e segurança do trabalhador e a SA800 que dita as normas do que não pode ser feito. Adequando assim a essas normas este frigorífico ressaltado no artigo garantiu grandes índices de exportações.


    Cíntia Dalan

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  24. Devido à grande preocupação que a maioria da população e o governo vêm tendo a respeito da sustentabilidade vária empresas adotaram metas para se tornar sustentável, assim, conseguindo se manter a frente no mercado.
    O desenvolvimento sustentável se trata da perspectiva de uma nação que está em crescimento que se mantém por um longo período , e a sustentabilidade é a habilidade de se auto sustentar, evitando o esgotamento de matérias.
    A organização pode se basear no tripé da sustentabilidade, que é econômica, ambiental e social, assim ela pode executar mudanças em seus processos, diminuindo sua poluição, recuperar áreas degradadas e oferecer produtos e serviços que não atinjam tanto o meio ambiente. Assim as empresas conseguem se manter com as exigências que existem no mercado, ajudando o crescimento, com um diferencial necessário.

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  25. Ao passar do tempo as empresas foram se especializando e com isso adotando práticas cada vez mais profissionais, tudo isso para se obter no final de uma cadeia produtiva bens de consumo e alimentos em maiores quantidades e qualidades superiores, haja vista uma maior exigencia dos consumidores ao longo do tempo. Consequentemente os recursos naturais foram cada vez mais explorados e com isso vão ficando cada vez mais raros. Além disso, outro ponto muito importante vem a tona, "o enorme aumento da emissão de poluentes e desíduos". Hoje em dia os governos vem adotando algumas leis e normas que delimita como as empresas devem proceder. por outro lado tanto as empresas quanto os consumidores vem se conscientizando da importância de se possuir produtos ecologicamente corretos ou renováveis. Essas práticas são de grande importância para as empresas, pois elas podem ganhar mais notoriedade e consequentemente conquistar mais clientes, isto é, se a empresa adotar de fato, a responsabilidade social.

    Henrique Souza freitas, Administração, 6ºperiodo.

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  26. Laisa Dias 6º semestre14 de março de 2012 às 20:50

    Sustentabilidade Empresarial

    A finitude dos recursos naturais e os impactos negativos dos resíduos das fábricas, apontados por Severo, Delgado e Pedrozo (2006), resultaram em um processo de desenvolvimento econômico sem preocupação com a natureza e, assim sendo, com a qualidade de vida.
    Safatle (2006a) afirma que as empresas conquistaram status pós-geográficos, ou seja, além dos limites de seus países, em termos de filiais produtivas ou de relacionamento com fornecedores e clientes, são quase um novo Estado. O aumento das exportações comprova o mérito das relações entre os frigoríficos brasileiros e os clientes externos. Perante essa contextualização, torna-se relevante destacar que o processo de adequação às normas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000) aparenta contribuir para a sustentabilidade empresarial, uma vez que envolve mudanças na estrutura organizacional em relação ao meio ambiente e à sociedade, procurando sempre retornos econômicos.
    Para o desenvolvimento sustentável, Philippi (2001) aponta dois pontos-chave: o conceito das necessidades faz que as necessidades dos pobres recebam prioridade, e a noção dos limites oriundos da tecnologia e da organização social imposta ao meio ambiente impedem que este atenda às necessidades presentes e futuras.

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  27. Sustentabilidade empresarial
    È a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. (PHILIPPI, 2001).
    Tudo que envolve a palavra sustentabilidade logo sabe-se que se trata de algo privado que é desenvolvido por organizações a fim de obter lucros e também ficar com uma boa imagem perante a sociedade. A sustentabilidade é uma forma de vantagem competitiva entre as organizações que se consideram sustentável e desenvolvem seus produtos ecologicamente corretos.
    Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem ecologicamente sustentáveis. É importante salientar que dentro dos princípios de sustentabilidade, não se podem separar as questões sociais das questões ambientais. Por isso, quando uma organização é ecologicamente sustentável, ela também estará atuando de forma socialmente responsável, de forma a atender os interesses de todos os stakeholders que afetam ou são afetados por suas atividades.
    Jaqueline C. Gomes

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  28. Sustentabildade Empresarial.
    No setor empresarial,e muito difícil de se pensar em sustentabilidade sem afetar a produção,e baixos investimentos no setor da mesma onde se gasta milhões de dólares em algo tipo de sustentabilidade,tudo que se trata de sustentabilidade envolve empresas afim de obter lucros.Com isso grandes empresas absorve tudo que a matéria prima lhe oferece,um exemplo bom são as empresas de cana de açúcar tudo e aproveitado onde produz sua própria energia com bagaços de cana usamo uma parte na sua sustentabilidade. O setor empresarial possui um papel importante em divulgar a sustentabilidade onde podem produzir mas sem afetar sua própria produção através de estudos e pesquisas.
    Jose Eduardo....

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