sexta-feira, 2 de março de 2012

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial

06/mar (02) - 




Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial 




(Texto 1 - Ler somente o capítulo 2)




O texto está disponível em: https://sites.google.com/site/geraldinoaraujo/2012a-gads
No fim da página, nos anexos.

28 comentários:

  1. As Dimensões da Sustentabilidade.

    Com o grande crecimento populacional, por descaso da humanidade e a demanda excessiva do consumo da população, o nosso planeta está sendo destruido com o lançamento de poluientes no ar e nos rios, jogando lixo em qualquer lugar, desmatando nossas florestas. Percebendo toda essa destruição várias ONGs foram criadas ao longo dos anos para combater a destruição do planeta, tentando mostar para a população que se não tomarmos uma atitude não teremos nada para oferecer para nossos descendentes, e que o futuro não existirá. As ONGs estão tentando fazer com que todos optem pela sustentbilidade, reciclando o lixo, evitando usar sacolas plásticas, diminuir o uso de veículos para os que poluem menos o ambiente. Mas os nossos governantes tem a obrigação de ajudar nessa luta, investindo mais em educação e saúde, fazendo com que as pessoas sejam mais produtivas e o crescimento economico aumente o desenvolvimento social. Com isso levar em conta a necessidade de dar informação ao público e de orientar as empresas para práticas sustentáveis.




    Andeiza Silva
    3º ano (6º período) de ADM

    ResponderExcluir
  2. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial.
    SOUZA, Maria Tereza Saraiva.


    O homem vem atuando sobre a natureza, e como consequência vem deteriorando todos os recursos naturais ainda existentes no planeta. Para o autor, a evolução humana junto à revolução industrial surgiu grandes problemas ao meio ambiente, aonde sobre esses aspectos vem o surgimento de novas maquinas utilizada para a exploração do solo, extração de minerais e outros. O solo antes utilizado para a agricultura passou a ser utilizado para a produção de matérias primas para a produção final de produtos em diversas fabricas, o que surgiu a necessidade de cada vez mais extrair matéria prima do solo.
    Essas atividades geram impactos irreversíveis para a natureza, onde uma vez que o solo é contaminado se torna difícil recupera-lo. Há alguns anos cientistas descobriram que essas atividades estavam degradando a camada de ozônio, onde passaram a controlar as empresas quando a seus processos e descartes de materiais no solo.
    O desenvolvimento sustentável possui dois conceitos: Das necessidades básicas que devem ser atendidas com prioridade máxima e as necessidades básicas que uma geração futura possa necessitar. É imprescindível não pensar em sustentabilidade e agregar o fim da pobreza e agregar cuidados aos recursos naturais e econômicos existentes no mundo.
    A partir do ano 2000 alguns países desenvolvidos trataram sobre a questão do meio ambiente, onde estudaram questões sobre o desmatamento, pobreza, extinção das espécies, mudanças climáticas e outros. Contudo, sobre esses aspectos surgiram diversas ONGS que desenvolvem projetos de sustentabilidade e erradicação da pobreza no mundo, onde essas informações são repassadas a diversas empresas e pessoas.
    Algumas comissões como a Bundtlant, afirmam que a sustentabilidade é realizada através dos cuidados com o meio ambiente, desta forma, seguindo as normas de preservação do solo, agua, recursos naturais e seres humanos.
    As empresas que vem expandindo cada vez mais seus negócios devem ver por meio social e ecológico uma maneira deste crescimento não agredir ao meio ambiente adotando medidas ecológicas na fabricação de seus produtos.

    Patrícia Queiroz Peli

    ResponderExcluir
  3. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial

    Historicamente as empresas são consideradas meios potencializadores e de elevado poder de modificação da civilização, visto que elas são as principais utilizadoras dos recursos naturais de maneira não-sutentável e ainda tem à elas atreladas a subsistência da maioria populacional. Desta maneira devido ao desenvolvimento de procedimentos perniciosos à natureza e uso indiscriminado dos recursos naturais o crescimento industrial causou modificações ambientais consideráveis, como a poluição.
    Em conformidade com RODRIGUES (1989:70-75 apud. Souza, 2000) a intervenção do homem no meio ambiente possui 4 estágios principais. O primeiro surge na conquista do fogo, resultado no aumento de retirada de matéria orgânica para queima. O segundo estagio iniciou-se com o nascimento do pastoreio e da agricultura de sustento, implicando no aumento de consumo de matéria orgânica utilizada para alimentar o rebanho, as colheitas e para a combustão.
    Com o crescimento da urbanização surge a terceira fase aliada aos impactos causados pelas oficinas, caldeiros, ferreiros e o consumo de recursos não renováveis das minas. O ultimo estágio se deu a partir da Revolução industrial, com o produção do ferro e do aço recursos renováveis começam a ser substituído por recursos não renováveis, caracterizando esta fase como a fase de maior impacto sobre a natureza dentre as 4 fases.
    Neste sentido LIMA (1984: 44-45 apud. Souza, 2000) afirma que quando a agricultura passou a atender as indústrias no sentido de fornecer matérias-primas somadas acrescente demanda por recursos naturais devido a urbanização, teve por resultado escassez e comprometimento do processo de industrialização de algumas regiões. Para poder manter a acumulação de riquezas, as nações industrializadas dão inicio a exploração dos recursos naturais existentes nos países com menor desenvolvimento. Desta forma tem inicio a deterioração ambiental em nível global.
    De acordo com SOUZA (2000) a atenção dos governantes globais somente foi despertada para os danos sofrido pelo meio ambiente e as implicações que isso causaria, por volta de 1960-1970.
    SOUZA (2000) afirma que o termo desenvolvimento sustentável nasceu em 1980, em um documento publicado pela União Internacional para a Conservação da Natureza, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo Fundo Mundial de Vida Selvagem. Neste documento estava os principais objetivos de preservação ambiental segundo as organizações. Tais objetivos consistiam em garantir a utilização sustentável dos ecossistemas e das espécies; manter os processos ecológicos fundamentais a sobrevivência humana; e preservar a diversidade genética.
    Em 1987 o termo desenvolvimento sustentável passou a ser entendido como um desenvolvimento que atenda as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras de modo que elas não possam atender suas necessidades.
    SACHS (1993, apud. Souza, 2000) Afirma que uma dimensão a se considerar para que o desenvolvimento sustentável ocorra é a ocorrência da transformação dos estilos de vida e padrões consumistas, também se fazendo necessária a modificação das funções de produção através da utilização de técnicas ambientalmente proveitosas; e conservação das espécies vegetais e animais.
    Em consonância com SOUZA (2000) conclui-se, portanto que as estratégias e os princípios baseados no conceito de desenvolvimento sustentável devem se basear na igualdade social, em possuir nível populacional e padrão consumista sustentável; assim como melhoria na qualidade de crescimento, fortalecimento e conservação dos recursos; adoção de tecnologias limpas e gerenciamento de riscos. Faz-se necessário também reformular as relações econômicas buscando por uma integração internacional onde meio ambiente, processos decisórios e economia estejam associados entre si; e distribuição territorial compensada. Contudo para alcançar tais metas devem-se procurar novos modelos de associação entre as autoridades públicas, a sociedade civil e a comunidade empresarial.

    ResponderExcluir
  4. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
    Ao longo da história, o homem vem atuando de forma irresponsável no meio ambiente, onde essas ações vêem causando impactos ambientais como poluição e desperdício de recursos naturais, alguns destes não renováveis.
    Os primeiros indícios de danos ambientais dão-se na descoberta do fogo, com a utilização de lenha para as fogueiras. Com o surgimento da agricultura e pastoreio, onde o meio ambiente é utilizado para as plantações, rebanhos e combustíveis para as olarias, contudo até esse período os recursos utilizados são renováveis. A partir do crescimento da urbanização, o impacto passa a ser com a extração dos recursos não renováveis das minas e jazidas. É na Revolução Industrial que os danos ficam mais alarmantes, onde para a utilização de carvão mineral e petróleo (não renováveis) substituem a lenha (renovável) nas forjas e fundições para a produção de lenha e aço. Nesse período o impacto ambiental desse desenvolvimento industrial é dez mil vezes maior que no início da era.
    No fim da década de sessenta, um grupo de cientista, alertaram sobre as conseqüências desse desenvolvimento, onde os danos ambientais causariam impactos em escala global. Em Paris em 1968 criaram um programa com medidas de conservação do meio ambiente para o desenvolvimento duradouro, “O Homem e a Biosfera”. Em 1970, o Clube de Roma publicou o informe “Limites do Crescimento” e recomendou a contenção do crescimento para o equilíbrio demográfico e padrões de produção sustentável.
    Essas medidas foram adotadas pelo simples fato de que não acreditava-se na no controle dos impactos ambientais e no desenvolvimento sustentável, assim pouco feito investido nessa época para tal. Já em 2000 a Comissão Brundtland propôs estratégias para obter esse desenvolvimento sustentável, onde os principais problemas abortados foram: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico.
    Para Sachs (1993) a sustentabilidade pode ser alcançada através da intensificação do uso dos recursos com o mínimo de danos possíveis, com a limitação do consumo de combustíveis fosséis e de outros recursos esgotáveis e substituição por recursos renováveis e ou abundantes e ambientalmente inofensivos.
    Para que essas dimensões sejam alcançadas é necessário que cada país tenha consciência do seu papel na preservação do meio ambiente global, através da orientação para práticas sustentáveis.

    ResponderExcluir
  5. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

    Conforme LIMA (1984), a evolutiva ocupação do espaço pela agricultura, que se limitava a produzir apenas alimentos, agregou a produção de matéria-prima para as indústrias. Além disso, a urbanização provocou uma crescente de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países. Para assegurar a continuidade da acumulação de riqueza, os países industrializados foram buscar o espaço e a matéria-prima de que necessitavam nas nações subdesenvolvidas, as quais viam a exploração de seus recursos naturais como alternativa de aumentar suas divisas e alcançar o desenvolvimento. Inicia-se, então, a degradação do meio ambiente em escala global.
    Meadows (1973), enfatiza que outro marco importante na conscientização mundial dos problemas ambientais foi a reunião do Clube de Roma, em 1970, que alarmou as autoridades para o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente. Em 1971, o Clube de Roma publicou um informe denominado "Limites do Crescimento". O programa O Homem e a Biosfera e o informe Limites do Crescimento fez com que a ONU a convocasse uma conferência mundial sobre os problemas ambientais. A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente foi realizada em Estocolmo, em junho de 1972, e colocou a questão ambiental nas agendas oficiais e das organizações internacionais.
    Para Barbieri (1997), o documento final da Conferência, Declaração sobre Meio Ambiente Humano, resultou numa declaração contendo 23 princípios, entre os quais algumas teses foram desenvolvidas pelos países periféricos. Esses princípios fazem parte da constituição das Nações Unidas, conjuntamente com a Declaração dos Direitos do Homem.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1980, no documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável. Esse documento foi publicado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pelo Fundo Mundial de Vida Selvagem (WWF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA. (STARKE, 1991:9).
    Segundo a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas. Nesse documento, conservação foi definida como: "a gestão da utilização humana da biosfera, de forma a proporcionar o maior benefício sustentável às gerações presentes, mantendo a sua capacidade de satisfação das necessidades e aspirações futuras."

    ResponderExcluir
  6. Elizamara Garcia
    Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial

    Nos dias atuais as empresas vem se preocupando com sustentabilidade ambiental, e para isso as empresas vem fazendo melhoria no processo produtivo, substituição de produtos tóxicos e adoção de embalagens recicláveis.
    Os fóruns ambientais tem como estratégia de mudar as percepções das empresas devido a consciência ambiental que nada mais é pensar em atuações econômicas e empresariais que minimizam o uso de recursos não renováveis e utilizam novas tecnologias e novos padrões de consumo.
    Desenvolvimento Sustentável que se propõe a atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades (CMMAD,1988:46) apud Souza, se consolidará, entre outros aspectos,
    através da otimização dos recursos naturais, da utilização de tecnologias limpas e da redução dos impactos negativos, que produtos e atividades possam gerar. Assim, as empresas necessitam incluir a variável ambiental na formulação de suas políticas,bem como rever e reformular suas diretrizes e planos referentes ao meio ambiente.Em outras palavras, requer-se uma gestão responsável em relação à política ambiental, tanto nos aspectos técnicos, quanto nos aspectos financeiros, comerciais,
    de recursos humanos, administrativos e de pesquisa e de desenvolvimento, podendo em novas estruturas,processos e mudanças comportamentais.
    Para Souza, uma das razões que levou os empresários a adotarem medidas de proteção ao meio ambiente foi o passivo decorrente dos acidentes ambientais: indústrias paradas, recuperação de áreas contaminadas por vazamento, indenizações pagas às
    famílias das vítimas, danos reparados e programas de relações públicas para resgatar a imagem da empresa poluente.
    Mas é uma maneira viavel para as empresas pois logo vendo seus demonstrativos viram como fazem diferença nos gastos, alem de a empresa levar o titulo de empresa conciente e preocupada com o futuro e com a população,sem falar nas normas que surgiram como série ISO 14000,elaborada pela international Standardization for Organization - ISO - tratando questões ambientais de âmbito internacional, estabelecendo as diretrizes para avaliação da qualidade e da eficácia, no que concerne às relações entre empresa e meio ambiente. Para sua implementação, exige-se a criação de um sistema de gestão
    ambiental e o compromisso da empresa com a melhoria ambiental contínua.

    ResponderExcluir
  7. Desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade empresarial

    Ao se pensar em uma sociedade capitalista,a qual só visa a obtenção de lucros,o homem acabou por esquecendo das conseqüências advindas desse processo de industrialização,e prejudicando o meio ambiente,bem como trazendo para os dias atuais discussões de como minimizar os impactos causados,e como produzir sem tanto poluir.

    Para Rodrigues o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente é dividido em quatro etapas.A primeira delas se da início com a descoberta do fogo,processo pelo qual houve um aumento da biomassa retirada do ambiente.A segunda fase surge com o aparecimento da agricultura e o pastoreio.A terceira se da pela urbanização.E a quarta com a revolução industrial.Fica claro que desde o inicio das atividades do homem na terra já existem costumes que contribuem para a poluição.
    Com o rápido crescimento industrial após a segunda guerra mundial,juntamente com o crescimento tecnológico e cientifico,contribuíram para uma rápida contaminação ambiental a nível global.

    Ao se darem conta de que a poluição produzida em uma determinada região gerava danos para as demais,foi necessário buscar uma intervenção a nível internacional.A partir daí começaram a surgir conferências para se tratar de assuntos como este,a primeira foi a Conferência sobre a biosfera,realizada em Paris em 1968 a qual propunha medidas para se conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.Após essa,vieram varias conferências com a mesma finalidade.Porém quase todas as nações promulgaram legislações e regulamento.Dessa forma muitos empresários começaram a implantar a gestão ambiental em suas empresas,afim de crescer de forma sustentável.

    Contudo,a questão ambiental passou a ser discutida a nível mundial,e passou a ser um problema de todos,não somente de um grupo em específico de pesquisadores,mas da população como um todo.Pois a preocupação é de como será o futuro do nosso planeta?Para isso,temos que agir de forma sustentável.

    Vanila Garcia Belo.

    ResponderExcluir
  8. Nos dias atuais,todos ja sabem que prq salvar o planeta de toda essa agressividade,precisamos viver de uma forma sustentavel,mas como fazer isso? deve ser a pergunta de muitos,por isso ta sendo cobrado ese assunto e ensinado nas universides,e provado que da sim pra sermos mais e maiz sustentaveis.
    Varias empresas ja apostam na sustentabilidade de suas empresas,pra diminuir impostos,fidelizar clientes,etc..
    Vamos todos tentar e esforçar pra viver de uma forma maais sustentavel.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Desenvolvimento Sustentável

    A crescente atuação do homem sobre a natureza tem afetado o meio ambiente em escala global. Enquanto isso o crescimento industrial tem aumentado de forma espantos, causando danos ambientais devidos aos avanços com o uso e adoção de novas tecnologias nocivas à natureza e ao uso desproporcional dos recursos naturais esgotáveis.

    Rodrigues (1989: 70-75), subdividiu o inicio do impacto das ações do homem sobre o meio ambiente em quatro grandes fases. A primeira teve inicio quando a descoberta do fogo se intensificou, aumentando a biomassa retirada do ambiente, como a lenha utilizada para fazer fogueira. A segunda fase ocorre com o surgimento da agricultura de subsistência e com o pastoreio de grandes rebanhos de animais, aumentando ainda a devastação da natureza devido a necessidade para ampliação das pastagens para esses rebanhos. Na terceira fase se dá por meio da urbanização, aliando-se aos impactos dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidros e outras oficinas, com a extração de recursos minerais não-renováveis das minas e das jazidas. E por fim, na quarta fase, tendo início a partir da Revolução Industrial, as forjas e fundições passam a produzir o ferro e o aço. A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não-renováveis, como o carvão mineral e o petróleo. Nesse período, o impacto da ação do homem sobre a natureza é mais de mil vezes maior do que o da primeira fase.

    Devido a grandes impactos ambientais, depois da primeira Conferência das Nações Unidas em Estolcomo em 1972 sobre meio ambiente passou a surgir inúmeras ONGs em todo o mundo, com o intuito de fiscalizar as principais fontes geradoras de devastação do meio ambiente. A partir daí muitos empresários passaram a adotar a gestão ambiental em suas empresas e muitos países passaram a exigir com uma dose maior de rigor medidas ambientais sustentáveis que levassem ao menor número possível de impacto ao ambiente.

    De acordo com Strong (1992: 12-15), alguns fatores contribuíram para que a deterioração ambiental chegasse a tal ponto, entre eles, destaca-se: o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.

    Para a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.

    De acordo com Sachs (1993:39), as estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável devem transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, modificar as funções de produção, com técnicas ambientalmente saudáveis e fazer escolhas corretas quanto à localização das atividades econômicas.Contudo para alcançar tais metas devem-se procurar novos modelos de associação entre as autoridades públicas, a sociedade civil e a comunidade empresarial.

    ResponderExcluir
  11. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial

    A busca pelo desenvolvimento é inerente ao ser humano e consequentemente a todas as nações. Com o notável crescimento não é esperado que toda uma nação conscientize-se de seu papel no quadro ambiental e social mundial, a grande urbanização provocou o aumento da demanda dos recursos naturais e trouxe tanto o progresso quanto a destruição em massa, e que os recursos naturais é insustentável, eles se esgotam e não tem a capacidade de se reproduzir.
    Devido a esse problema, grandes organizações surgiram em todo o mundo com a ideia de propor estratégias ambientais de longo prazo para melhor obter um desenvolvimento sustentável. Essas grandes reuniões tem por objetivo considerar vários fatores, como atender as gerações presentes e futuras.
    BARONI(1992)fez uma revisão crítica do termo desenvolvimento sustentável, apontando as contradições e inconsistências das definições adotadas por alguns autores e algumas organizações mundiais. De acordo com a autora, existe uma diversidade de ideias, que refletem a falta de precisão no conceito corrente do termo: diversidade de ideias, que refletem a falta de precisão no conceito corrente do termo:
    “Há autores que confundem desenvolvimento sustentável com sustentabilidade ecológica – que tem a ver somente com a capacidade dos recursos se reproduzirem ou não se esgotarem – outros reconhecem que deve haver limites para o crescimento econômico porque ele é insustentável do ponto de vista dos recursos; e outros substituem a ideia tradicional do desenvolvimento pelo do desenvolvimento sustentável, onde a incorporação do adjetivo sustentável à ideia tradicional do desenvolvimento reconhece implicitamente que este não foi capaz de aumentar o bem-estar e reduzir a pobreza, como é sua proposta”.
    FERNANDA MOREIRA MAZINI (ADM)

    ResponderExcluir
  12. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

    Como é de fato, concreto e notório que o meio ambiente está sofrendo com a interveção do homem, vimos ocorrer uma transformação contínua e prolongada de todas essas ações, estamos presenciando eventos que estão marcando profundamente o planeta e todos os seus habitantes. Tudo que estamos vivendo hoje é fruto de um longo processo de uso e abuso de todos os recursos naturais, podemos nos estender a uma época antiga desde a descoberta do fogo, o início da agricultura, o desenvolvimento até mesmo o surgimento do progresso com promessas de melhoria e um futuro próspero com a Revolução Industrial. E é nesse período que o impacto na natureza pelas ações do homem começa aparecer de forma mais brusca. Por causa da industrialização e a desenfreada busca pelo acúmulo de riquezas torna os países de primeiro mundo os grandes responsáveis por tudo que ocorre hoje.
    De acordo com BARBIERI (1997:16-17), os países periféricos não ficaram imunes ao surto de desenvolvimento acelerado. Foram inseridos no processo de crescimento como novos mercados e como fornecedores de insumos. Além disso, os sistemas econômicos dos países periféricos sofreram transformações em sua base produtiva, passando a redirecionar suas atividades da agricultura para a indústria. O Brasil é um bom exemplo dessa transformação. A partir da década de 30 seu processo de industrialização acelera-se e, nos anos 50, com a chegada da indústria automotiva, a estrutura econômica do país altera-se sensivelmente.
    O que se sabe é que todo o progresso e transformação para o homem criar e usufruir de conforto, tecnologia e bem estar o fez também um prisioneiro de todos os resultados dessas ações.
    Muitas são as tentativas para minimizar esses impactos já bastante avançados. Cria-se Conferencias, Tratados, Acordos...tudo para manter um bom relacionamneto entre nações afim de mostrar toda sua preocupação com o meio ambiente e seus recursos naturais. Embora não seja de total unanimidade, o esforço é grande para se tentar reverter todos esses processos naturais. Mas ainda alguns países pensam apenas em suas riquezas e seu poderio absoluto.
    Conceitos de Sustentabilidade, Sustentável, Selo Verde, Responsabilidade Amiental, são conceitos novos mas de grande expressão hoje e de extrema importância para algumas empresas.
    BARONI (1992) fez uma revisão crítica do termo desenvolvimento sustentável, apontando as contradições e inconsistências das definições adotadas por alguns autores e algumas organizações mundiais. De acordo com a autora, existe uma
    diversidade de idéias, que refletem a falta de precisão no conceito corrente do termo:
    "Há autores que confundem desenvolvimento sustentável com sustentabilidade ecológica - que tem a ver somente com a capacidade dos recursos se
    reproduzirem ou não se esgotarem -; outros reconhecem que deve haver limites para o crescimento econômico porque ele é insustentável do ponto de
    vista dos recursos; e outros substituem a idéia tradicional do desenvolvimento pelo do desenvolvimento sustentável, onde a incorporação do adjetivo sustentável à idéia tradicional do desenvolvimento reconhece implicitamente
    que este não foi capaz de aumentar o bem-estar e reduzir a pobreza, como é sua proposta." (BARONI, 1990:14-24).
    Para haver a sustentabilidade social é preciso haver uma idéia global das necessidades humanas, que agregam outras variáveis não econômicas, como saúde e
    educação. Assim, o desenvolvimento econômico e o social devem caminhar juntos. Os recursos aplicados em saúde e educação podem tornar os indivíduos mais
    produtivos e o crescimento econômico pode aumentar o desenvolvimento social, oferecendo oportunidades e educação a todos.

    Cassia Leal
    Gestão Ambiental 4ºsemestre.

    ResponderExcluir
  13. Para despertar o nosso interesse enquanto consumidores, a industria foi se reinventando e inventando para suprir as nossas necessidades, com o aumento no numero de habitantes, com o crescimento do poder de aquisição de bens ao decorrer dos anos , aumentou se também a quantidade de industrias, empresas, e um grande problema acabou por surgir desse crescimento dessa evolução, essas industrias, cresceram sem ter a noção do prejuízo causado aos recursos que eram disponibilizados, ou melhor estavam disponíveis, com a poluição desregrada poluindo as fontes de recursos, os lixos resíduos industrias acabam por minar as águas, os poluentes lançados na camada de ozônio, o desmatamento desregrado fez com que chegássemos a níveis alarmantes.
    Vendo essa situação passou a ser criadas ONGs ,associações com o fator ou responsabilidade de analisar, cuidar, denunciar os abusos causados pelo consumo inconsciente dos recursos naturais.
    As instituições do governo passaram a criar leis, normas, que causam prejuízos multas as empresas por volta da década de 60.
    Só a partir daí com uma breve intervenção do governo, e da importância dessas ONGs e grupos ligados aos cuidados com a natureza, foi com que as empresas passaram a ter a noção da importância dos recursos, e da mesma forma que a natureza depende do homem o homem também depende dela, que se não houvesse um novo posicionamento, uma nova maneira de se pensar para produzir, tudo o que temos em aspectos naturais acabaria.
    E o que deixaríamos para nossos filhos, dependentes, uma sociedade sem futuro, então cabe ao governo ajudar, educar, ensinar as gerações o uso consciente formas mais inteligentes de desenvolvimento, para que possamos ter um futuro mais saudável em todos os aspectos.

    Sérgio Henrique Moreira 6° periodo

    ResponderExcluir
  14. Disciplina: Gestão Ambiental.
    Discente: Luciano Costa Maia

    Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial.

    Segundo a comissão BRUNDTLAND (CMMAD, 1998: 47- 48) apud SOUZA (2000), para que haja sustentabilidade ambiental faz se necessário não por em risco os recursos naturais que equilibra a integridade global do ecossistema.
    Utilizar os recursos naturais dentro dos limites de regeneração e crescimento natural, fazendo com que sejam desenvolvidas novas tecnologias que diminuam o esgotamento, e que se criem outros substitutos para esses recursos.
    Para SACHS (1993: 39) apud SOUZA (2000), as estratégias de desenvolvimento sustentável precisa transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, transformando os padrões de produção, com novas tecnologias ambientalmente saudáveis fazendo assim as escolhas corretas.
    De acordo com GUIMARÃES (1994: 6-13) apud SOUZA (2000), só será possível atender a todas as dimensões da sustentabilidade por meio de regimes democráticos e do aperfeiçoamento de suas instituições, que garantam a ampliação dos espaços da cidadania.
    Segundo BARBIERI (1997) apud SOUZA (2000), a eficácia dos instrumentos reguladores, as políticas governamentais devêm ser todos usados da melhor forma possíveis para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
    Portanto da situação vividas hoje, pelo ser humano nada mais é que o resultado se sua ambição e falta de consciência, o uso descontrolado dos recursos não renováveis levou a população a viver repressiva com medo de um dia vir a passar sede.
    O único método a ser seguido é a conscientização de todos usarem de forma correta os nossos recursos, preservar a fauna e flora, reciclar e preservar ensinar nossos filhos talvez seja a solução do futuro do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  15. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE - Laisa Alves Dias



    Para SACHS (1993: 39) apud SOUZA (2000), as estratégias de desenvolvimento sustentável precisa transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, transformando os padrões de produção, com novas tecnologias ambientalmente saudáveis fazendo assim as escolhas corretas.
    De acordo com SOUZA (2000) a atenção dos governantes globais somente foi despertada para os danos sofrido pelo meio ambiente e as implicações que isso causaria, por volta de 1960-1970.
    Para a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    Segundo BARBIERI (1997) apud SOUZA (2000), a eficácia dos instrumentos reguladores, as políticas governamentais devêm ser todos usados da melhor forma possíveis para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
    Há autores que confundem desenvolvimento sustentável com sustentabilidade ecológica – que tem a ver somente com a capacidade dos recursos se reproduzirem ou não se esgotarem – outros reconhecem que deve haver limites para o crescimento econômico porque ele é insustentável do ponto de vista dos recursos; e outros substituem a ideia tradicional do desenvolvimento pelo do desenvolvimento sustentável, onde a incorporação do adjetivo sustentável à ideia tradicional do desenvolvimento reconhece implicitamente que este não foi capaz de aumentar o bem-estar e reduzir a pobreza, como é sua proposta”

    ResponderExcluir
  16. Hudson Schildt
    6º Período
    AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
    O início do impacto da ação do homem sobre o meio ambiente foi subdividido por RODRIGUES (1989:70-75) em quatro fases. A primeira inicia-se no momento da conquista do fogo, aumentando a biomassa retirada do ambiente, como a lenha utilizada nas fogueiras. A segunda fase ocorre com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio, quando o meio ambiente passa a fornecer, também, a biomassa dos rebanhos, das colheitas e dos combustíveis para os fornos das olarias. Na terceira fase, caracterizada pelo crescimento da urbanização, aliam-se os impactos dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidro e outras oficinas, com a extração de recursos não renováveis das minas e jazidas. Por fim, na quarta fase, a partir da Revolução Industrial, as forjas e fundições passam a produzir o ferro e o aço. A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não renováveis, como o carvão mineral e o petróleo. Nesse período, o impacto da ação do homem sobre a natureza é mais de mil vezes maior do que o da primeira fase.
    Segundo LIMA (1984: 44-45) a crescente ocupação do espaço pela agricultura, que até então se limitava a produzir alimentos, agregou a produção de matéria-prima para as indústrias. Além disso, a urbanização provocou um aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões. Para assegurar a continuidade da acumulação de riqueza, os países industrializados foram buscar o espaço e a matéria-prima de que necessitavam nas nações subdesenvolvidas, as quais viam a exploração de seus recursos naturais como alternativa de aumentar suas divisas e alcançar o desenvolvimento. Inicia-se, assim, a degradação do meio ambiente em escala global.
    O rápido desenvolvimento industrial, após a Segunda Guerra Mundial, aliado ao grande desenvolvimento científico e tecnológico, trouxe como conseqüência a contaminação ambiental dentro de um cenário global. O crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais.
    Os governos perceberam que alguns países, ao emitirem gases na atmosfera, provocavam chuva ácida em outros países; além disso, percebeu-se também que o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio poderia atingir a todos. Notaram que se uma região ou um país lançava poluente tóxico no rio a população da região ou do país vizinho era contaminada. Problemas dessa magnitude não podiam mais ser tratados pelos governos locais, regionais ou nacionais. Dessa forma, tornou-se necessário buscar instrumentos internacionais de intervenção.
    O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável. Esse documento foi publicado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pelo Fundo Mundial de Vida Selvagem (WWF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA. (STARKE, 1991:9).
    Para haver a sustentabilidade social é preciso haver uma idéia global das necessidades humanas, que agregam outras variáveis não econômicas, como saúde e educação. Assim, o desenvolvimento econômico e o social devem caminhar juntos. Os recursos aplicados em saúde e educação podem tornar os indivíduos mais produtivos e o crescimento econômico pode aumentar o desenvolvimento social, oferecendo oportunidades e educação a todos.

    ResponderExcluir
  17. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

    Franciene Caires

    Para SACHS (1993: 39) apud SOUZA (2000), as estratégias de desenvolvimento sustentável precisa transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, transformando os padrões de produção, com novas tecnologias ambientalmente saudáveis fazendo assim as escolhas corretas.
    Segundo SOUZA (2000) a atenção dos governantes globais somente foi despertada para os danos sofrido pelo meio ambiente e as implicações que isso causaria, por volta de 1960-1970.
    De acordo com Strong (1992: 12-15), alguns fatores contribuíram para que a deterioração ambiental chegasse a tal ponto, entre eles, destaca-se: o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.
    De acordo com BARBIERI (1997) apud SOUZA (2000), a eficácia dos instrumentos reguladores, as políticas governamentais devêm ser todos usados da melhor forma possíveis para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
    Segundo a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos

    ResponderExcluir
  18. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

    Franciene Caires

    Para SACHS (1993: 39) apud SOUZA (2000), as estratégias de desenvolvimento sustentável precisa transformar os estilos de vida e os padrões de consumo, transformando os padrões de produção, com novas tecnologias ambientalmente saudáveis fazendo assim as escolhas corretas.
    Segundo SOUZA (2000) a atenção dos governantes globais somente foi despertada para os danos sofrido pelo meio ambiente e as implicações que isso causaria, por volta de 1960-1970.

    De acordo com Strong (1992: 12-15), alguns fatores contribuíram para que a deterioração ambiental chegasse a tal ponto, entre eles, destaca-se: o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.

    De acordo com BARBIERI (1997) apud SOUZA (2000), a eficácia dos instrumentos reguladores, as políticas governamentais devêm ser todos usados da melhor forma possíveis para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.

    Segundo a UICN (1980), os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.

    ResponderExcluir
  19. ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL: INDICADORES SETOREAIS DOMINANTES PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE – ANÁLISE DE UM SEGMENTO DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO


    Citações Diretas: O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável. A proteção ambiental não é mais um fator inibidor do crescimento, mas é o que garante o crescimento duradouro e sustentável.
    A problemática ambiental ultrapassou a discussão nos fóruns ambientalistas, e despertando o interesse de toda a sociedade e, por conseguinte, mudou as atitudes da comunidade empresarial e o rumo do comércio internacional. Consciência ambiental é pensar em atuações econômicas e empresariais que minimizam o uso de recursos não renováveis e utilizam novas tecnologias e novos padrões de consumo. Ainda para a Comissão (CMMAD, 1998:58), os padrões de consumo de muitas nações desenvolvidas e das camadas mais favorecidas dos países em desenvolvimento constituem um dos fatores responsáveis pelo impacto global no meio ambiente. Esses altos padrões de consumo insustentável estão levando ao comprometimento de muitos recursos naturais. "A necessidade de conter o consumo excessivo refere-se essencialmente aos países industriais e às minorias ricas das sociedades do Terceiro Mundo; dada a insustentabilidade a longo prazo dos atuais
    padrões de utilização de recursos, o desenvolvimento qualitativo dos ricos
    deve, com a maior urgência, liberar recursos para o crescimento dos pobres. A demanda excessiva e estilos de vida insustentáveis nos segmentos
    mais ricos, exercem imensas pressões sobre o meio ambiente. Enquanto isso,
    os segmentos mais pobres não têm condições de ser atendidos em suas necessidades de alimentação, saúde moradia e educação. O desenvolvimento sustentável exige uma mudança no teor do crescimento, a fim de torná-lo menos intensivo de matérias-primas e energia, e mais eqüitativo em seu impacto. Tais mudanças precisam ocorrer em todos
    os países, como parte de um pacote de medidas para manter a reserva de
    capital ecológico, melhorar a distribuição de renda e reduzir o grau de vulnerabilidade às crises econômicas. Para haver a sustentabilidade social é preciso haver uma idéia global das necessidades humanas, que agregam outras variáveis não econômicas, como saúde e educação. Assim, o desenvolvimento econômico e o social devem caminhar juntos.
    Os recursos aplicados em saúde e educação podem tornar os indivíduos mais
    produtivos e o crescimento econômico pode aumentar o desenvolvimento social,
    oferecendo oportunidades e educação a todos. As necessidades básicas de grande número de pessoas - alimentos, roupas.

    ResponderExcluir
  20. Henrique Souza Freitas (Administração – 6º Período)

    Historicamente, foi em 1980 que começou-se a se usar o termo “desenvolvimento sustentável”. Isso ocorreu através do documento “estratégia de conservação mundial”, que foi publicado pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), WWF (Fundo Mundial de Vida Selvagem) e PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
    Os objetivos desse documento eram os seguintes:
    1º-Manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana;
    2º-Preservar a diversidade genética;
    3º-Assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    Esse conceito de desenvolvimento sustentável, apresentado pela UICN, serviu de referência para a comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, elaborar um novo significado para esse termo, em 1987, que ficou definido como: “é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades”.
    As recomendações da Comissão Brundtland e da Agenda 21 focam as dimensões ambientais, economicas e socias. A Comissão Brundtland afirma que para ocorrer a sustentabilidade ambienta, é preciso não colocar em risco os elemntos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos, além de se desenvolver novas tecnologias para que se minemizem o esgotamento e proporcionar substitutos para esses recursos.
    A Agenda 21 propõe que governos ajam em conjuntos com o setor privado e a sociedade, para reduzirem a f=geração de resíduos e de produtos descartados por meio da reciclagem, nos processos industriais. Segundo a Agenda 21, o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado com o uso de instrumentos do mercado, ou seja, os preços de mercadorias e serviços devem refletir os custos ambientais de seus insumos, processos produtivos, uso e reciclagem dos produtos.
    Para ocorrer a sustentabilidade social é necessário que ocorra uma idéia global das necessidades humanas, que agregem outras variáveis não economicas, como saúde e educação. Assim, o desenvolvento econômico e o social devem caminhar juntos.
    O objetivo é construir uma sociedade em que haja um maior equilibrio na distribuição da renda, para que se possa diminuir a distância entre os padrões de vida de ricos e pobres, dentro de um padrão sustentável de consumo.

    ResponderExcluir
  21. As dimensões da Sustentabilidade

    O crescimento industrial junto com o crescimento populacional causou danos ambientais devido à grande exploração dos recursos naturais para o desenvolvimento, como a ocupação do espaço pela agricultura, que se limitava a produzir alimentos, mas com a industrialização ela agregou a produção de matéria-prima que demanda dos recursos naturais, provocando a escassez destes.
    Os desenvolvimentos industriais, científicos e tecnológicos, causaram uma grande contaminação global, junto com o desenvolvimento vieram à poluição, chuvas ácidas, efeito estufa e a destruição da camada de ozônio, despertando a atenção dos governos, começando assim a busca internacional pela intervenção, para que fossem adotadas medidas que controlassem os problemas ambientais e alcançassem o desenvolvimento sustentável.
    Os problemas como o desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico poderiam apresentar uma melhora se conseguissem manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana, começando assim um sistema sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    É preciso manter a capacidade dos ecossistemas de atenderem às necessidades da população, conseguindo fazer com que ela se mantém para as próximas gerações, utilizando os recursos dentro dos limites e desenvolvendo tecnologias que utilizem cada vez menos destes recursos naturais, ou desenvolver substitutos para eles.
    Para melhorar deste modo a industrialização dos produtos seria necessário também uma mudança no estilo de vida e nos padrões de consumo nos países desenvolvidos, adotando meios saudáveis e atividades econômicas, é preciso que as nações avaliem o impacto de seu desenvolvimento no ambiente, e uma orientação com estratégias direcionadas para as atividades econômicas. Os países desenvolvidos desenvolveram uma taxa para a poluição, evitando descuido das empresas.
    Para haver a sustentabilidade social é necessária a conscientização global, agregadas as necessidades humanas como educação e saúde para o desenvolvimento econômico e social caminharem juntos, construindo uma sociedade com menor desigualdade e com as mesmas responsabilidades sociais, assim o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado, a população e o potencial produtivo dos ecossistemas estejam em harmonia.

    ResponderExcluir
  22. GESTÃO AMBIENTAL


    FICHAMENTO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL


    Um grande marco e de extrema importância na conscientização mundial dos problemas ambientais foi a reunião do Clube de Roma, em 1970, que teve como objetivo alertar as autoridades para o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente,onde varias pessoas se reuniam para discutir sobre os problemas que vinham afetando o meio ambiente.
    As nações devem buscar substituir o processo de desenvolvimento convencional pelo desenvolvimento sustentável, que visa alcançar o crescimento econômico em países onde as necessidades essenciais não estão sendo atendidas.
    Para a Comissão (CMMAD,1998:46), o termo desenvolvimento sustentável contém dois conceitos-chave: o conceito de necessidades básicas dos pobres de todo o mundo, que devem ser atendidas como prioridade máxima, e o conceito de limitação dos recursos naturais, que pode impedir às gerações presentes e futuras de atenderem às suas necessidades. Esses dois conceitos estão relacionados ao conceito de desenvolvimento econômico, que tem como principal objetivo atender às necessidades humanas.
    Para BARONI (1992) ao fazer uma revisão critica do termo desenvolvimento sustentável, aponta alguma contradições e inconsistências de definições adotadas por alguns atores e também por organizações mundiais.
    GUIMARÃES (1994:6-13) afirma que só é possível atender a todas as
    Dimensões da sustentabilidade por meio de regimes democráticos e do
    Aperfeiçoamento de suas instituições, que garantam a ampliação dos espaços da cidadania.

    Juliana Natália
    6º Período

    ResponderExcluir
  23. FICHAMENTO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    Com a atuação do homem cada vez maior sobre a natureza fez com que gerasse conseqüências a modificação do meio ambiente em termos globais.O impacto iniciou com a descoberta do fogo,seguida da agricultura,o crescimento da urbanização e por fim a Revolução Industrial.
    O governo notando que países eram responsáveis por contaminar vizinhos,foi em busca de intervenções.Realizou-se a Conferência sobre a Biosfera que propunha medidas que conciliasse o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente;outro marco importante a reunião do Clube de Roma alertando as autoridades para o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente.Houve também a Conferência de Estocolmo onde gerou conflitos entre países desenvolvidos e não desenvolvidos,já que os primeiros se preocupavam com a poluição industrial e os não desenvolvidos com a pobreza.
    É importante dizer que o desenvolvimento sustentável é aquele que atendem as necessidades do presente de modo que não comprometa as gerações futuras e atender as suas próprias necessidades.
    Dentre as dimensões de sustentabilidade há várias ações que devem e podem ser feitas,tais como ambientais,economizando recursos naturais,reduzindo o uso de matérias – primas,gases poluentes,possuindo um consumo consciente e social.Para haver sustentabilidade social é preciso ter uma idéia global das necessidades humanas,agregando saúde e educação.

    Luciana Omelli
    6º Período

    ResponderExcluir
  24. Clube de Roma foi um grupo de pessoas que se reuniram para ver o que poderia ser feito para salvar o meio ambiente, mas como era lá em Roma, um grupo pequeno e fechado eles não tinham visibilidade do restante do mundo. A conferencia de Estocolmo (1972) foi o marco que conseguiu reunir um grande numero de países para discutir o que fazer para parar o crescimento e diminuir a poluição, porque eles chegam para esta conferencia com este pensamento, de que o crescimento era a causa da poluição, ou seja, para um e automaticamente o outro. Quando daí perceberam que já havia tecnologias suficientes para ajudar no processo. Porém a ministra da Índia Indira Gandhi chegou a uma conclusão: “A pobreza é a maior das poluições”. Partindo deste ponto foi criado a Secretaria do Meio Ambiente para atuar na área de degradação de meio ambiente. E os países participantes marcaram de se encontrar depois de 20 anos para ver o que foi feito de melhoria. Em Junho de 1992 na Conferencia do Rio, o objetivo era verificar se os critérios ambientais haviam sido incorporados nas políticas e no planejamento dos países, desde a Conferência de Estocolmo. Os documentos resultantes da Conferência do Rio foram a Declaração 15 do Rio, a Convenção da Biodiversidade, a Declaração das Florestas, a Convenção da Mudança Climática e a Agenda 21. Para o êxito da implementação desse documento, ficou acordado que seria de responsabilidade de cada governo preparar estratégias e mudanças na legislação, com base nas áreas-programas.O jeito de pensar das empresas mudou muito desde a década de 60, não é mais bonito arrancar arvores, matar animais para conseguir riquezas, mas sim reservar e reflorestar as áreas destruídas.

    ResponderExcluir
  25. FICHAMENTO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    Jesus Amado Ferreira

    Na quarta fase a partir da revolução industrial, as forjas e fundições passam a produzir o ferro e o aço. A lenha, um recurso renovável, começa a ser substituída por recursos não – renováveis, como o carvão mineral e o petróleo. Nesse período o impacto da ação do homem sobre a natureza é mais de mil vezes maior do que o da primeira fase.
    O rápido desenvolvimento industrial, após a segunda guerra mundial, aliada ao grande desenvolvimento cientifico e tecnológico. Trouxe como conseqüência a contaminação ambiental dentro de um cenário global. O crescimento econômico ultrapassou as fronteiras nacionais e globalizou a poluição, agravando os problemas ambientais. “A pobreza é a maior das poluições”. Foi nesse contexto que os países do Hemisfério Sul afirmaram que a solução da poluição não era impedir o desenvolvimento e sim orientá-lo para preservação do meio ambiente e dos recursos não renováveis.

    ResponderExcluir
  26. desenvolvimento sustentavel.jose eduardo
    bom desde a cilvilizaçao humanavem se falano no desenvolvimento sustentavel,mas na decada de 80 onde teve uam grande expansao de empresas em todo planeta,vem se a discuçao como adaptar empresas ao meio ambiente sem prejudicalo,com energia sustentavel,produtos organicos,sem falar com o marketing que gera tudo isso p algumas empresas,fala se em riquezas naturais mais nada se faz contra as grandes empresas de petroleo que despejam milhares de litros de oleo nos mares,a de se pensar os governos e politicos desse pais..

    ResponderExcluir
  27. Pessoal, tal como combinamos em sala, as postagens são válidas se postadas antes da aula.
    Excepcionalmente, nesta primeira semana combinamos um dia a mais para os comentários (que se encerrou dia 07).

    ResponderExcluir
  28. Desenvolvimento sustentável
    O desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento que seja capaz de suprir da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
    O desenvolvimento sustentável para ser alcançado, depende de planejamento de partes interessadas, que somos todos nós e que reconhecemos que os recursos naturais são finitos. O desenvolvimento sustentável é um conceito que leva em consideração o meio ambiente, mas também pode ser confundido com desenvolvimento econômico.
    Tudo o que envolve a economia de empresas já não e desenvolvimento sustentável, pois ele depende de ações do governo ou de ONGs destinadas a proteger e ajudar o meio ambiente com intuito de conscientizar a população.
    Jaqueline C. Gomes

    ResponderExcluir