sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os três pilares da Sustentabilidade



06 de setembro


Os três pilares da sustentabilidade



9 comentários:

  1. franciele silveira

    os tres produto processo e pessoa servem para equilibrar os processos sustentaveis empresarias, produto toda e qualquer obra tangível ou intangível, produzida para venda ou comercialização, com o objetivo de gerar resultados para uma organização. pessoas e processos
    o processo em que queremos representar todas as rotinas, atribuições, tarefas, sistemas, diretrizes, tecnologias e processamentos indispensáveis para a produção, funcionamento e resultado de acordo com os objetivos e metas definidos pela alta gerência da empresa. Digamos que, porventura, esta mesma empresa tenha contratado uma consultoria que diagnosticou o problema do processo, propondo a padronização e "rotinização" de todas as atividades e atribuições, otimizando e informatizando as atividades manuais, através da implantação de um extraordinário sistema de gestão integrado, com uma base de dados única, com emissão de relatórios gerenciais eficientes e fidedignos, bem como, uma fantástica customização ao novo modelo de gestão, implantando também ferramentas e equipamentos altamente tecnológicos para a eficiência do processo administrativo e operacionalização dos produtos e serviços da empresa, pessoas todos os colaboradores diretos e indiretos que se envolvem interna ou externamente nos diferentes níveis para o funcionamento e desenvolvimento da organização. Este é o elemento chave que, conjugado com os outros pilares, propiciará a sustentabilidade do projeto. As pessoas são a alma da empresa e carregam em si conhecimento, habilidades e atitudes que proporcionam decisões. Toda decisão deve ser fruto das suas habilidades aplicadas às necessidades da empresa. Quando este aspecto está em equilíbrio, isto é, quando a empresa supre a sua necessidade com profissionais preparados, através de treinamento, desenvolvimento, valorização, bem como, um processo seletivo transparente, com uma política de carreira clara e com alocação correta dos talentos nas devidas posições para o enfrentamento dos desafios, isto aumenta o nível de expectativa do colaborador, motivando-o em busca do resultado.A harmonia destes aspectos, atrelada ao foco sistêmico dos três elementos que constituem este tripé, sem dúvida irão trazer para os gestores uma maior consistência em seu processo decisório e nas ações de inovação, propiciando uma espécie de equilíbrio que sustentará e fortalecerá as mudanças para empresa enfrentar os desafios internos e externos em buscar dos seus resultados.

    ResponderExcluir
  2. Maria Rosa Q. Link
    Orientar as organizações em direção a sustentabilidade demandará mudanças enérgicas no desempenho da linha dos três pilares. Atualmente se pensa em termos de um dos três pilares, com destaque para economia e qualidade ambiental e o elemento que as empresas preferem fazer vistas grossas é a justiça social.
    Os líderes empresariais que desejarem abraçar o desafio que defronta suas empresas e mercados, precisarão empreender uma auditoria de sustentabilidade. Diante das necessidades emergentes guiadas pela linha dos três pilares da sustentabilidade.
    Os três pilares não são estáveis, eles estão em um fluxo constante devido as pressões sociais, políticas, econômicas e ambientais, aos ciclos e conflitos. Portanto o desafio da sustentabilidade é mais difícil que qualquer outro tomado isoladamente.
    Um pilar de uma empresa é o lucro representando os ganhos por ação como parte da contabilidade padrão, e geralmente não tem havido nenhuma sobreposição por parte dos acionistas em termos de pilares social ou ambiental.
    No que se refere ao pilar ambiental, é provável que a agenda social tenha uma história mais longa para as empresas do que a agenda ambiental. Mas depois de uma série de interesses sobre a questão social a agenda ambiental esta mais propensa a atrair maior atenção.
    Já o pilar social conta com alguns envolvidos na comunidade do desenvolvimento sustentável que insistem no fato de que a sustentabilidade, não tem relação alguma com as questões sociais, éticas ou culturais.
    Por muitas vezes, não seremos capazes de afirmar se uma empresa é sustentável, mas poderemos nos desenvolver cada vez mais em termos de nossas habilidades em avaliar se ela esta se deslocando no sentido certo ou não. O conceito dos três pilares claramente complica as situações.
    Os líderes preparados com uma visão de futuro tomarão decisões assertivas, fazendo com que as estratégias dos três pilares sejam usadas de maneira que possa suprir as necessidades de todos os setores alcançando os objetivos esperados pelas organizações e sociedade.

    ResponderExcluir
  3. TEMA 5
    Hugo Bastos

    O mundo empresarial hoje vem passando por uma mudança radical nos tres pilares. A adequação ao mercado requer uma estratégia para que os pilares nao sejam afetados, pois eles não sao estáveis.
    Porém, se esses empresários quiserem abraçar a essa causa deverão ter uma auditoria de sustentabilidade diante das necessidades guiadas pelas linhas dos tres pilares.
    O pilar de uma empresa é o lucro que ela obtem, e nesse capitulo existem tres pilares que sao: o pilar economico, o pilar ambiental e o pilar social.
    A contabilidade convencional serve de modelo para a contabilidade ambiental que visa reequilibrar o tratamento dos custos e benefícios ambientais, identificar separadamente as receitas e o custos relacionados ao meio ambiente, criar novas formas de avaliação que permitam melhoras nas decisoes gerenciais.
    Envolvidos na questao ambiental dizem que ela nao tem nada a ver com a questao sociais, éticas ou culturais. Uma empresa sustentável pensaria no capital social na forma de saude, habilidades e educação.

    ResponderExcluir
  4. Os três pilares da sustentabilidade

    Para que as empresas sejam guiadas na direção da sustentabilidade serão necessárias mudanças nos três pilares (econômico, social e ambiental).
    Stuart Hart, diretor do programa de Administração Ambiental da Universidade de Michigan, disse que as pessoas que pensam em sustentabilidade somente como um controle de poluição, não estão tendo uma visão geral do quadro.
    Tendo em vista que o lucro é o que move a empresa, precisa-se estudar formas eficientes de se adequar as normas de sustentabilidade sem que o lucro seja afetado, ou seja, é preciso fazer uso da sustentabilidade e também fazer com que ela se incorpore a sistema contábil da empresa.
    O texto diz que em vários países as empresas precisam apresentar relatórios sobre a questão ambiental, social e econômico. Com base nesses relatórios são analisadas as possíveis dificuldades que as empresas enfrentam e também formas eficazes de solucionar tais problemas.
    Com base nesse exemplo de empresas que relatam sua situação, podemos ver que, é uma forma eficiente para as empresas, para que elas possam se ajudar compartilhando suas experiências.
    É possível ainda notar que, não é possível que a empresa pense em ser somente sustentável no pilar ambiental, é preciso que ela pense nos pilares de modo conjunto.

    ResponderExcluir
  5. Os três pilares passam por uma mudança e servem para as empresas estabelecerem melhoras ambientais sustentáveis , os empresários tendem a usar esse modelo de sustentabilidade para equilibrar processos sustentáveis dentro das empresas.
    Os três pilares seriam voltados para a economia, melhora ambiental e justiça social.
    Conflitos políticos, sociais, econômicos, ambientais e sociais são necessidades urgentes para se ter um fluxo constante diante dos três pilares da sustentabilidade.
    Os três pilares acabam se tornando um fundamento da sustentabilidade , devido a escassez de recursos naturais renováveis, a falta de compromisso social que gera o desenvolvimento social, esses fatores contribuem para o crescimento da importância da sustentabilidade.
    Um gestor que procure produzir um desenvolvimento sustentável deve procurar ferramentas que se enquadrem dentro dos quesitos dos três pilares como: melhoria de desempenho , de relações entre fornecedores , procurar certificações como a
    ISO 14001 – Cria¬da em 1993, a norma da In¬ter¬na¬tio¬nal Or¬ga¬ni¬za¬tion for Stan¬dar¬di¬za¬tion estabelece requisitos de um sistema de gestão am¬bien¬tal com foco na melhoria contínua e prevenção da po¬lui¬ção.
    Cumprir as diretrizes com focos ambientais estabelecidas pelo governo, e no quesito econômico procurar formas de crescer economicamente juntamente com o crescimento e preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  6. Os três pilares de sustentabilidade


    Marcos Domingos da Silva


    Como associar ciência à consciência foi e continua sendo arquétipo de muita discussão no mundo sustentável. Segundo o autor, os desafios encontrados ao longo dos tempos para solucionar problemas éticos ligados a esse ramo, se devem ao fato de as sociedades emergentes, relacionarem a bandeira vermelha do comunismo com a ideologia déspota do capitalismo. Este preceito há de no mínimo ser amenizado, com o objetivo de as organizações alcançarem três dos principais escalões do sucesso empresarial, também chamados de teoria dos três pilares.
    Estas teorias se divergem dos conceitos primitivos e partem de uma conjectura que define sustentabilidade com sendo uma fusão entre finanças, desenvolvimento socioambiental e ética empresarial. Toda esta ferramenta mais a introdução de meios eficazes levam a organização a conceitos muito utilizados nos dias atuais chamados, indicadores. Os indicadores são os meios aos quais a organização utiliza para buscar nesta o conhecimento inerente aos lucros e prejuízos da empresa. Para posteriormente buscar o melhor meio de sanalas, buscando de inicio o método de auditorias. Estas nos dias atuais tomaram uma forma muito semelhante à pesquisa de clima organizacional efetuada em organizações públicas. A analogia existente entre as duas é a busca de falhas tanto físicas, quanto técnicas e operacionais e, efetuarem melhorias levando a organização a um melhor desenvolvimento. Estas melhorias levam o nome de benchmarking que nada mais é que uma filosofia do melhoramento retirado de estudos levantados através da própria auditoria. Intuitivamente benchmarking consiste em buscar as melhores práticas a partir de ideologias de inovações conceituais colhidas comparativamente de dados concretos. Todos os dados relatados anteriormente se cruzam no pilar social onde as técnicas de stakeholder constituem e globalizam toda a aplicação teórica em práticas empreendedoras. Estas técnicas tem o escopo de organizar as informações de acordo com o grau de satisfação de todas as partes integrantes do sistema,para posteriormente se chegarem a um consenso a cerca dos métodos a serem aplicados. É importante frisar, que no pilar social, existe uma integração mútua por parte dos interessados. Todo o andamento destes processos sinaliza gastos que são solucionados a partir do melhor meio tanto pela empresa quanto das partes integrantes.

    ResponderExcluir
  7. As empresas vem desenvolvendo uma programas para se tornarem sustentavel, mais para que a mesma se torne tem que se realizar um controle entre os pilares econômicos, social e ambiental.
    Para que uma empresa se torne sustentável, ao realizar atividades dentro do período contábil utilizando-se das fontes naturais e florestas é preciso que a mesma deixe as florestas do mesmo modo que estava antes do período contábil.
    Tendo assim não somente obrigação de realizar as atividades, para se considerar sustentavel, mais sim tem a responsabilidade dentro de cada individuo para se fazer, os pilares são um modo de ver como que esta sendo utilizada essa teoria, abrangendo assim pra se ter um controle no meio.

    ResponderExcluir
  8. JÉSSICA JESUS BORGES DUARTE

    A TEORIA DOS TRÊS PILARES

    Em meados do século 20 as preocupações aumentaram com o fato de as empresas terem que desempenhar os três pilares da sustentabilidade. Assim a agenda da sustentabilidade tende harmonizar o estado financeiro aliados ao ambiental, envolvendo área econômica e social como os fundamentais pilares para a construção de um negócio mais eficiente. Tais problemas como a emissão da poluição de gases na atmosfera fizeram com que diretores de programas ambientais, atendessem estas preocupantes necessidades que não só incluem-se nos pilares, assim como abrange a ética e a política global. Porém, o pilar de uma empresa é o lucro. Assim este torna as práticas sustentáveis mais difíceis, sendo que a partir destas complicações existe uma relação objetiva em que é possível avaliarmos as habilidades de uma empresa tomando decisões certas, focando a estratégia e os objetivos ressarcidos pelos três pilares: social, econômico e ambiental.

    ResponderExcluir
  9. Sidney Cavoli 5 periodo Adm
    Fichamento GADS Tema 5 Os três pilares da sustentabilidade
    No texto o autor aborda a questão da sustentabilidade sob a ótica da Teoria dos Tres Pilares, com referencia às três dimensões da sustentabilidade; econômica, ambiental e social. A sustentabilidade, que no inicio foi vista por alguns como um comunismo disfarsado, ou que posteriormente pensaram milhares de empresas se tratar de um esverdeamento, diminuindo custos e desenvolvendo os negoncios de forma eficiente, na verdade trata-se de um grande desafio para essa e as próximas gerações, a começar por desenvolver uma economia global sustentável, uma economia que possa ter uma sustentação indefinida, pelo planeta. Na economia tradicional o pilar de uma empresa é o lucro, auferio pela contabilidade padrão, porem será um grande desafio contabilizar também as dimensões ambiental e social, na nova contabilidade desenvolvida pelas empresas. O capital econômico tradicional terá que incorpor outros aspectos como capital natural e capital social, e levar em consideração os custos da externalidade, impactos econômicos e sociais causados pelas empresas com relação às suas manobras nos negócios. Ainda em fase embrionária, a contabilidade ambiental, entre outros objetivos, deve reequilibrar a abordagem dos custos benefícios ambientais, na pratica da contabilidade convencional, criar novas formas de avaliação que permitam melhores avaliações, desenvolver novos indicadores de desempenho que acompanhem o progresso, testar maneiras para incorporar considerações ambientais na contabilidade convencional. O pilar social considera o capital humano, na forma de saúde, educação, habilidades, devendo abranger também medidas mais amplas de saúde da sociedade e do pontencial de criação de riquezas, consistndo assim em um capital social. A auditoria social deve ser vista em seu objetivo, que é fazer com que as empresas avaliem seu desempenho em relação às expectativas e exigências da sociedade.

    ResponderExcluir