quarta-feira, 14 de setembro de 2011

20/set - Tema 7 - Comportamento do consumidor consciente







20/set - 


Tema 7 - 


Comportamento do consumidor consciente





10 comentários:

  1. Comportamento do Consumidor Consciente

    A pesquisa teve por objetivo mensurar quanto a importância das ações socioambientais de uma empresa de acordo com o comportamento do consumidor, para isso, foram alvos dessa pesquisa os acadêmicos do dois últimos anos de administração; pois, estes serão futuros tomadores de decisão.
    Sabe-se que a inovação hoje é bem mais que trazer um produto novo ao mercado, é poder trazer um produto que atenda as necessidades do consumidor e ao mesmo tempo minimize os impactos socioambientais.
    A partir da década de 90, a gestão socioambiental passou a ser mais difundida uma vez que as empresas passaram a aderir certificações com o intuito de obter maior oportunidade de mercado. Nesse mesmo período as empresas constataram que haviam pessoas dispostas a pagar mais por produtos “verdes”.
    Em 1985, na Alemanha um pesquisa apontou que o Marketing Verde é um ótima estratégia publicitária. O marketing verde tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento sustentável, além de esclarecer que não há ameaças aos lucros empresariais, sendo assim, um um forma inteligente de gestão.
    Os consumidores possuem decisões que são marcadas por variáveis internas e externas, passando ainda por sete estágios, sendo eles: o reconhecimento das necessidades, a busca de informações, a avaliação de alternativas, pré-compra, compra, consumo e avaliação pós-consumo e descarte.
    Para avaliar o comportamento do consumidor é preciso levar em consideração variáveis como: valores, costumes, influencias pessoais, classe social, atitudes, recursos, personalidade, etc.
    A cultura é vista como uma das influencias socioambientais mais significativas, pois envolve tanto elementos abstratos quanto elementos materiais.
    Lembrando que a pesquisa foi realizada com jovens acadêmicos do terceiro e quarto ano de administração, podemos concluir que os jovens estão conscientizados e envolvidos diretamente com os problemas ambientais, com isso, supõe-se que esse comportamento deva permanecer até a vida adulta e/ou até se fortalecer. As empresas, então, se verão forçadas a se adequar quanto as exigências do consumidor e também pela questão da competitividade.

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  2. INOVAÇÃO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: RECOMPENSAS ÀS EMPRESAS SOCIOAMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS.

    Os estudos mostram que empresas que fabricam produtos ou prestam serviços que não degradam o meio ambiente, promovam a inclusão social, ou participam do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte tem um diferencial diante de seus consumidores, além de apresentarem melhor desemprenho financeiro.
    A partir da década de 90 que a questão socioambiental foi crescendo e ficando em evidência, pois a partir desse período as empresas passaram a aderir aos certificados a fim de ganhar destaque no mercado, e um grau competitivo em relação aos concorrentes.
    O marketing é uma importante ferramenta para influenciar os consumidores, estimulando-os a comprar produtos que julguem atender suas necessidades e desejos. Porém é julgado por muitos, como grande vilão que gera a degradação ambiental, pois a produção de novos produtos afeta direta ou indiretamente os ecossistemas.
    A partir dessa concepção se cria o “marketing verde”, que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento sustentável e não da “proteção ao meio ambiente” uma ameaça aos ganhos empresarias, tornando-se assim uma prática de gestão mais inteligente.
    Para Valle (2002) a qualidade socioambiental deve ser parte inseparável da estratégia empresarial das organizações que se pretendem manter competitivas e assegurar suas posições em mercados cada vez mais exigentes.
    O consumidor tem sua decisão de compra influenciada por aspectos tanto internos quanto externos, envolvendo normas, valores, costumes, padrões, influências pessoais, grupos de referências, classe social, personalidade, atitudes, recursos, conhecimento, motivações, etc.
    Outro ponto que influencia as atitudes dos consumidores é processo de aprendizagem, por esse motivo os profissionais de marketing persuadem os consumidores com propagandas, embalagens, panfletos, para assim conseguir uma resposta positiva com o consumidor.
    A cultura é outro ponto que influencia significativamente o comportamento do consumidor quando se fala de responsabilidade socioambiental, pois se refere a um conjunto de valores, ideias, e outros artefatos, que ajudam os indivíduos a se comunicar, a interpretar e avaliar como membros de uma sociedade.
    A preocupação do consumidor com as práticas de responsabilidade social empresarial influencia positivamente as atitudes das organizações. Os consumidores estão mais exigentes com as organizações, não só com a qualidade do produto ou o preço, mas também de que maneira a organização contribui com a comunidade na qual está inserida.

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  3. GARCIA, Mauro Neves et al. INOVAÇÃO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: RECOMPENSA ÀS EMPRESAS SOCIOAMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS.
    Acadêmica: Maria Rosa Quintino Link

    O artigo busca verificar o comportamento dos acadêmicos de administração e das ações empresariais socioambientalmente corretas, ponderando se existe ou não recompensa pelo consumidor na decisão de compra. A rapidez com que as inovações ocorrem no momento está diminuindo o tempo de resposta dos consumidores e das empresas, tornando obrigatório o desenvolvimento de novas competências e habilidades do trabalhador e mudando o procedimento dos cidadãos.
    O meio ambiente tornou-se um tema relevante na gestão das organizações, pois esta diretamente relacionado à utilização de recursos naturais, que necessitam ser utilizados de forma racional, preservando suas caracteristicas para as futuras gerações.
    Pesquisas mostram que os consumidores, mais exigentes, passaram a demonstrar que valores humanos, bem-estar e preservação socioambiental estão sendo considerados no momento da aquisição de bens e serviços. Os consumidores passam por vários estágios antes de efetivamente concluirem suas compras, quando se trata de uma compra mais complexa há maior envolvimento por parte do mesmo no entanto quando se trata de uma compra rotineira não existe maior envolvimento do consumidor. A tomada de decisão do consumidor é influenciada e moldada por vários fatores que se inter-relacionam.
    As decisões dos consumidores de comprarem ou não esta sujeito as organizações e lideres socioambientalistas que conseguem influenciá-los de forma direta. Os consumidores têm mudado seus habitos e estão premiando as empresas que se preocupam com as questões ambientais. Ainda que de forma lenta e gradativa o consumidor esta mudando seus hábitos de consumo e as empresas têm observado este novo comportamento e esta buscando se adequar a este novo conceito de consumo consciente.

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  4. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis

    Foi feita uma pesquisa com acadêmicos do terceiro e quarto ano de administração, com o objetivo de mensurar quanto à importância das ações socioambientais de uma empresa de acordo com o comportamento do consumidor.
    Desde a década de 90, quando as empresas começaram a aderir certificações para ter mais oportunidade no mercado e se livrar da concorrência, os consumidores vêm se tornando exigentes quanto a produtos “verdes” e as empresas constataram que a maioria das pessoas preferiam pagar mais por esse tipo de produto.
    Então o marketing verde em 1985 na Alemanha foi apontado através de uma pesquisa como uma ótima estratégia de publicidade e foi se tornando essencial, pois tem como objetivo ajudar no desenvolvimento sustentável fazendo com que as empresas entendessem que não prejudicaria os lucros da empresa, se tornando a melhor forma de gestão.
    A decisão do consumidor por produtos verdes varia, pois depende de vários fatores externos como valores, costumes, classe social, personalidade, recursos, atitudes etc. E para atender a esses consumidores e os influenciar na decisão da compra, os profissionais do marketing persuadem os consumidores com panfletos, propaganda, embalagens, para que a resposta do consumidor seja positiva para a empresa.
    Podemos concluir com a pesquisa, que os jovens estão realmente envolvidos com os problemas ambientais e se tornarão bons tomadores de decisão.

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  5. franciele silveira



    Talvez o primeiro ponto que há de se entender em relação ao consumidor seja a motivação. Com raras exceções, um ser humano não consumirá nada se não estiver motivado a comprar.
    Muito já se falou sobre a geração Y. Agora chegou a vez da Z. Formado por crianças e adolescentes – futuros consumidores – esse grupo já desenha algumas tendências que devem despertar a atenção do mercado. Mantendo algumas características dos jovens da Y, a Z aparece cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e disposta a não pagar por produtos e serviços que podem ser encontrados gratuitamente na interne, Outra tendência que já se desenha entre os indivíduos da Y – e deve ficar ainda mais relevante na Z – é o apelo por produtos e serviços sustentáveis. Os jovens estão mais preocupados com o meio ambiente e com causas sociais, mais do que a geração anterior, que é muito consumista. Eles querem escolher melhor, saber que a marca contribui para a sustentabilidade e para buscar o consumo consciente,Entender as diferenças entre as gerações ajuda na construção da estratégia das empresas, mas não se pode deixar de lado o perfil de cada consumidor. “O mais importante é perceber que, independentemente de idade e geração, os consumidores são pessoas. As marcas se relacionam com seres humanos”,

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  6. o consumidor frente a celeridade tecnológica


    Marcos Domingos da Silva


    A celeridade de descobertas relacionadas à tecnologia, podem tanto beneficiar como prejudicar as empresas que atualmente concorrem no mercado mundial. Do ponto de vista benéfico, quanto mais às empresas aprimorarem suas técnicas com o intuito de produzir conscientemente seus produtos, mais renomadas ficam perante as adversidades existentes nas concorrentes que adquirem a eficácia como padrão de produtividade.
    A partir do eco 92, estes conceitos passaram por um processo de reestruturação empresarial enfatizada a partir de avaliações periódicas como as de ISO. Estas se baseiam primariamente em pesquisas qualitativas relacionadas ao grau de infusão socioambiental nas organizações e, de quebra certificam com um conceito elevado as que seguem a risca os padrões exigidos pela organização promotora da avaliação. Estas avaliações podem significar pouco para os leigos. Mas, as grandes e médias empresas que logram este feito passam ao cliente mais segurança além de um conceito amplo de eficiência.
    Porter (1999) indaga: dispor de recursos não garante competitividade à empresa. A forma como a mesma os utiliza irá refletir na produtividade seja eles recursos naturais, físicos, humanos ou de capital. Pode-se dizer, então, que se estabelece um novo paradigma que associa a melhoria socioambiental à competitividade. Esta teoria reflete no conceito das avaliações aplicadas nas empresas a realidade do que hoje é visto nas grandes organizações por seus clientes e reforça a tese de moura (2007) que tem como cerne a presença do consumidor:” Desempenhar o papel de consumidor, passa a ser a norma, não formalmente declarada, mas resultado da formação de uma sociedade de consumo que gerou uma cultura de consumo específica”. Com isto podemos concluir que o estudo de uma sociedade e seus recursos está longe de ser tarefa específica da engenharia organizacional. Se não a interação de organização e clientes.

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  7. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONSCIENTE
    O seguinte trabalho fala sobre uma pesquisa realizada com universitários de administração da cidade de São Paulo, que tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor diante de produtos verdes.
    A pesquisa mostrou que a preocupação do consumidor com o meio ambiente vem aumentando com o passar do tempo e que se tornando bastante viável investir em inovação nas empresas para se tornarem sustentável, pois tal investimento vem trazendo credibilidade e retorno financeiro. O trabalho mostra também que no Brasil esta preocupação não é tão grande quanto em alguns países desenvolvidos, mas as empresas já investem no marketing social, pois o consumo de bens e serviços sustentáveis são levados em consideração pelos stakeholders por vários motivos, seguem abaixo alguns deles:
    O consumidor tem suas decisões marcadas por processos de decisão que consideram tanto aspectos internos quanto externos, envolvendo: normas, valores, costumes, padrões, influências pessoais, grupos de referência, classe social, por um lado, e aspectos internos e individuais, ou seja: personalidade, atitudes, recursos, conhecimento e motivações, por outro. Tais aspectos são apontados pelos estudiosos do comportamento do consumidor (ENGEL; BLACKELL; MINIARD; 2000; KOTLER, 2000; MOWEN; MINOR, 2003; SOLOMON, 2002), que procuram demonstrar como eles influenciam no processo decisório do consumidor, orientando e afetando a escolha a ser feita.
    O trabalho teve como objetivo mostrar medir a relação entre a importância atribuída pelo comportamento do consumidor às ações empresariais socioambientalmente corretas.

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  8. JÉSSICA JESUS BORGES DUARTE

    Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis

    É importante ressaltar que este estudo mostra a preocupação com o processo de comportamento do consumidor em relação à alternativa das empresas em desenvolver ações socioambientais. De fato, as empresas estão adotando novas habilidades, sendo que as mudanças globais estão cada vez mais rápidas, tornando as práticas de gestão ambiental obrigatória na sociedade em que vivemos, em busca de reeducar os hábitos dos consumidores e preservar a vida futura.
    Muitos consumidores e fornecedores já pré-estabeleceram as mudanças nos hábitos rotineiros considerando o consumo de bens e serviços naturais de forma consciente e inteligente e que, ao mesmo tempo, trás influencia para toda a sociedade mostrando novos valores que este processo trás e visa à preservação do meio ambiente.
    Entretanto, apesar da imposição das práticas socioambientais sobre as empresas e sobre a busca de novos hábitos de consumo, a sociedade em geral deve agir imediatamente, pois, somente com a imposição social é que teremos uma sociedade mais limpa, impondo decisões socioambientais sobre as empresas e seus produtos e serviços moldando e influenciando seus clientes no ato da compra, e não só mostrando o marketing das embalagens e sim colocando estas práticas em ação para relacionar o movimento verde e a era do equilíbrio ambiental.

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  9. Marcio Freitas de Moraes20 de setembro de 2011 às 19:47

    ARTIGOS – Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis.

    O artigo teve como objetivo a avaliação causal entre dois constructos a importância e o reconhecimento dos consumidores de produtos ou serviços de empresas sócioambientalmente corretas, foram realizadas pesquisas sendo utilizados 462 alunos de graduação em Administração, pois teriam a capacidade de um pensamento inovador ao consumo de bens produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente.
    Os estudos demonstraram que existe uma relação de recompensa entre as empresas que procuram investir em sanar os problemas da falta de matéria prima, água e ao descarte dos resíduos gerados tanto na fabricação, como o pós-consumo dos bens ou serviços adquiridos.
    A preocupação com a gestão sócio ambiental surgia na década de 90 onde as empresas viram essa preocupação com a questão ambiental como uma oportunidade de crescimento, e a competitividade de seus produtos, o mercado estava passando por mudanças o consumidor estava muito mais informado sobre o que estava consumindo e antes com a chegada de novos produtos no mercado, novas marcas, deu o ao consumidor o poder de escolha, o consumidor estava mais consciente com os problemas que o Planeta Terra enfrentava e já não se importava em pagar um pouco mais por produtos mais saudáveis e que não poluíssem tanto o nosso meio.Estava implantado na mente dos consumidores o consumo verde, uma preocupação com as futuras gerações, e as empresas no início se aproveitaram dessa idéia, gestores mais visionários utilizaram de uma gestão sócio ambiental como forma de Marketing para a promoção de suas marcas, o Marketing Social era a nova alternativa para o mercado .
    A orientação de marketing societal questiona se a orientação de marketing pura é adequada a uma época de problemas ambientais,escassez de recursos, rápido crescimento populacional, problemas econômicos mundiais e serviços sociais negligenciados, se as empresas que entendem,atendem e satisfazem os desejos individuais sempre fazem o que é melhor a longo prazo para os consumidores e a sociedade (KOTLER, p.14,2003).

    A pesquisa indicou duas problemáticas de ter sido realizada com futuros administradores, que alem de possuir uma idade relativamente nova,tinham uma idéia de consumo mais orientada em relação a população, deveriam abordar outros consumidores que refletiriam melhor o padrão populacional.

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  10. Sidney Cavoli 5 periodo Adm
    Fichamento GADS Tema 7 Comportamento do consumidor consciente
    A pesquisa objetivou analisar a importância dada pelos consumidores às empresas sociambientalmente corretas, e verificar a relação entre essa importancia dada pelos consumidores e a recompensa atribuída ás empresas socioambientalmente corretas. Apartir de um levante bibliográfico temático e um grupo focal, elaborou-se uma pesquisa quantitativa apoiada no fato de que o sucesso organizacional não delimita-se apenas pelos resultados econômicos, determinado apenas pelo aspecto financeiro, em face a novas dimenssões de competitividade concernentes à sustentabilidade, e que a inovação entendida de maneira ampla, desde novas praticas de produção e comercialização de bens e serviços e novas formas de relacionar-se com seus stakeholders. Tambem as empresas perceberam apartir da década de 90 que já havia um publico disposto a pagar mais por produtos verdes, principalmente na Europa e EUA, favorecidos pela economia. Analisando-se o processo decisório de compra do consumidor, verifica-se a questão da aprendizagem, cujo foco é o processo mental de como ocorre tal aprendizado, destaca-se também a importancia do marketing e as influencias que afetam as escolhas dos consumidores quando na busca de informações.
    Apartir de uma escala proposta, adaptou-se e criou-se uma nova escala por meio de um grupo focal, com procedimento semiestruturado pesquisou-se uma amostra com 462 respondentes escolhidos por conveniência alunos cursando o 3 e 4 ano de administração de duas faculdades de São Paulo, sendo uma população de homens e mulheres com características homogêneas com relação aos fatores sócio-economico, faixa etária e estado civil. Com o objetivo de testar uma escala para analisar a importancia da relação causal atribuídas pelo consumidor às ações empresariais socioambientalmente corretas e a recompensa dos consumidores na hora da compra, ao final, constatou-se que cada vez mais o consumidor vem mudando seu comportamento e passando a recompensar as empresas éticas em relação ao meio ambiente, e em face a amostra conter uma população de jovens da grande São Paulo, salentam a importancia de novos estudos em outras populações com faixa etária e demográficas distintas.

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