quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Consumo Sustentável



Consumo

Sustentável

13 de setembro



15 comentários:

  1. Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”

    Autoria: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias, Carla Moura

    O desenvolvimento sustentável, é um objetivo a ser alcançado a longo prazo e que depende das maneiras de produção e consumo dos bens por parte das empresas e dos consumidores.
    Hoje em dia os consumidores estão mais voltados para o consumo de produtos realmente sustentáveis.
    A cultura de consumo é fruto da necessidade de encontrar compradores para a
    capacidade de produção industrial alcançada no final da Primeira Guerra Mundial (GORZ,
    2005). Uma nação de pessoas trabalhadoras (produtores) foi convertida ao status de
    consumidor, cuja dinâmica de consumo beirava a luxúria. A fonte de status não residia mais
    na habilidade para fazer coisas, mas simplesmente na habilidade para comprá-las (RIFKIN,
    1995). Houve na verdade uma a metamorfose da cultura produtora para a cultura do consumo
    a partir dos anos 20, do século XX (RIFKIN, 2001).
    Assim, mudanças profundas nas atitudes e valores sociais são essenciais para uma
    transição bem sucedida. Reconhecidos os limites e armadilhas da estratégia de consumo
    “verde”, a proposta de consumo sustentável enfatiza cada vez mais ações coletivas, mudanças
    políticas e institucionais, mais do que tecnológicas, econômicas e comportamentais
    (PORTILHO, 2005).
    Para que haja um bom resultado, nao adianta uma ou duas pessoas terem medidas corretas de consumo e sim toda a população. O desenvolvimento sustentável é um objetivo a longo prazo mais é coletivo. É necessário grandes transformações estruturais em nossa sociedade.

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  2. O desenvolvimento sustentável depende em grande parte das formas de consumos, que devem ser conduzidas de forma correta , para ao longo prazo atingir o objetivo principal. Porém isto não é só responsabilidade dos produtores, mais sim também dos consumidores. A grande margem de consumo cresceu após a cultura sofrer uma grande mudança no quesito status, comprar e consumir passaram a ser praticamente lei na sociedade. A publicidade, a mudança do cenário agrícola para o industrial, transformações, nos valores da sociedade foram fatores relevantes para induzir a sociedade ao aumento de consumo.
    É necessário passar a se conscientizar tantos os produtores quanto aos consumidores , a passar a consumir produtos e bens sustentáveis , talvez o meio ambiente não queira limitar o consumo, porém se continuarmos a consumir como agora ele será naturalmente limitado a longo prazo. Pois já há vários casos de dificuldade para a recuperação do meio ambiente .
    Cooper (2002) explica o significado de consumo sustentável: “padrões de consumo
    através da compra e uso dos bens e serviços que atendam às necessidades básicas das pessoas em conjunto com a minimização da degradação ambiental”.
    O consumidor verde é definido como aquele que, além da variável qualidade/preço,
    inclui em seu “poder de escolha”, a variável ambiental, preferindo produtos que não agridam ou sejam percebidos como não-agressivos ao meio ambiente (MAKOWER, 1997;
    PORTILHO, 2005).
    O desenvolvimento sustentável só será possível quando os padrões tecnológicos, a cultura da sociedade mudarem pra isso.

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  3. GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; MOURA, Carla. Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. Rio de Janeiro: ENANPADE, 2007.
    Acadêmica: Maria Rosa Quintino

    Para o consumidor passou a ser uma norma, não declarada, mas resultado da formação de uma sociedade de consumo que gerou uma cultura de consumo específica. A criação das lojas de departamento, a redução de jornada de trabalho, a facilidade de crédito podem ser considerados como os maiores propulsores da urbanização e facilitador do crescimento do consumo.
    A cultura de consumo pode ser identificada a partir de três perspectivas: econômica, sociológica e psicológica. A característica central da cultura do consumo é que a prática de consumir vai além da mera utilidade do produto.
    Apesar do alto padrão individualista de consumo ser desejado por muitos povos, principalmente pelo mundo ocidental, condicionantes estruturais impedem sua concretização. O padrão de consumo dos países desenvolvidos não poderia ser estendido às demais sociedades pois o meio ambiente não conseguiria suportar os impactos desta adoção. A ameaça de extinção dos recursos naturais tem sido o tema de critica constante à sociedade de consumo por mais de três décadas. O meio ambiente e a economia estão ligados em uma rede inteiriça de causas e efeitos que só começaram a ser entendidos recentemente. Soluções isoladas são paliativas é necessário mudar o modo de vida para recuperar o meio ambiente.
    Já estão aparecendo sinais de que ocorre um tipo de mudança de consciência necessária à busca de outro padrão de consumo, a mais visível é a emergência do consumo “verde”. Porém por mais genuína que seja a preocupação com o meio ambiente, o consumo “verde” acaba sendo uma estratégia fechada em uma tendência ou modismo (COOPER, 200).
    A discussão relativa ao meio ambiente deve deixar de ser apenas uma questão de como são utilizados os recursos, para também estar vinculada à preocupação de quanto se utiliza, um problema de acesso, distribuição e justiça. Os padrões de consumo que várias sociedades desenvolveram, precisam de mudanças profundas, contudo isso leva tempo, é necessário conscientização tanto por parte de fabricantes, governo e sociedade.

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  4. CONSUMO SUSTENTÁVEL: MUITO ALÉM DO CONSUMO “VERDE”

    Sabe-se que o desenvolvimento sustentável é um objetivo que será atingido somente em longo prazo, pois depende da conscientização tanto das empresas produtoras quanto dos consumidores.
    Não é fácil separar a atividade de produção da atividade de consumo quando se fala de sustentabilidade, porém, no Brasil alguns estudos acadêmicos tem se dedicado a pesquisar sobre as empresas produtoras e o consumo.
    O papel do consumidor foi resultado de uma sociedade de consumo que formou uma cultura de consumo especifica, um exemplo dessa mudança na cultura foi a mudança na da sociedade agrícola para a uma sociedade urbana que está apta para o consumo em massa.
    O texto sugere a possibilidade de construir um novo conceito sobre o padrão de consumo de forma mais sustentável. Sabendo que nos dias atuais não há a abundância vista no passado, dessa forma podemos entender que os consumidores foram moldados para adquirir bens além de suprir suas necessidades e talvez por esse motivo as pessoas tenham dificuldade de abdicar da sua satisfação imediata em prol do consumo sustentável (talvez porque o consumo sustentável é uma ação que somente seria atingida em longo prazo).
    Para que o consumo sustentável seja eficaz precisa-se que os sistemas tecnológicos sejam sustentáveis, pois, não é somente com o consumo “verde” que os padrões de consumo sustentável serão atingidos, é preciso uma mudança no estilo de vida também.
    Além da mudança tecnológica e do estilo de vida, é preciso que a idéia de consumo sustentável chegue até as pessoas e passe a ter valor para essas pessoas. Isso pode ser feito através do aumento do nível de informação sobre o assunto, fazendo assim com que as pessoas se conscientizem e o mais importante conheçam o que realmente espera-se com essas ações.

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  5. franciele silveira
    CONSUMO SUSTENTAVEL: MUITO ALÉM DO CONSUMO "VERDE"
    O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs.
    muitas atitudes do nosso cotidiano podem influenciar para o consumo sustentável, ex. quanto de agua se gasta para escovar os dentes,apagar a luz quando sair de um cômodo para o outro, o tempo de banho, a preparação dos alimentos prepara só aquilo que for consumir,Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso? se passarmos a observar pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.
    Segundo o relatório, o Brasil ocupa o 58º lugar em termos de consumo entre os países com mais de um milhão de habitantes. Impedir o crescimento da Pegada Ecológica e principalmente estabelecer uma padrão consistente de redução dela é uma lição de casa para a sociedade brasileira.

    e sempre devemos nos lembrar que: O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Pense nisso

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  6. CONSUMO SUSTENTAVEL: MUITO ALÉM DO CONSUMO "VERDE"

    O desenvolvimento sustentável é um objetivo a ser alcançadoa longo prazo e que para ser alcançado depende de todos nós!
    Já existem muitos consumidores que ajudam a incentivar essa nova e inteligente idéia, comprando produtos realmente sustentáveis.
    E não é só esse o grande problema a ser resolvido para que comece a existir um verdadeiro desenvolvimento sustentável. Ainda existe a indagação de quanto devo comprar. O consumo excessivo de muitos produtos agride o meio ambiente, afastando esse objetivo de nossa realidade.
    Assim, mudanças profundas nas atitudes e valores sociais são essenciais para uma
    transição bem sucedida. Reconhecidos os limites e armadilhas da estratégia de consumo
    “verde”, a proposta de consumo sustentável enfatiza cada vez mais ações coletivas, mudanças
    políticas e institucionais, mais do que tecnológicas, econômicas e comportamentais
    (PORTILHO, 2005).
    Temos que parar e pensar em maneiras simples, do nosso dia a dia mesmo mais que podem transformar uma sociedade inteira e ajudar tambem a gerações futuras.

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  7. consumo sustentável

    Marcos Domingos da silva


    O mercantilismo foi o grande precursor do capitalismo, após este período as sociedades passaram a gastar além do limite. Estes gastos ocasionam prejuízos imensuráveis para todo o mundo. Tudo e toda defasagem atual está ligada ao consumo desenfreado do ser humano por bens e riquezas e a desinformação referente ao modo, tempo, e ocasião correta de utilização de todos os recursos ainda disponíveis no planeta. Tal ideologia se funda no contexto de dois pólos antagônicos onde o desperdício e o proveito ocasiona conflitos sociais que levam os interessados a um conceito utópico de melhorias.
    Uma nova forma de vida há de ser inserida na educação cotidiana de todos os cidadãos para alcançarmos um equilíbrio entre ética e sustentabilidade. Nos pressupostos da teoria individualista centrada no binômio utilidade e escassez, cada sujeito individual já tem o conjunto da sociedade em sua cabeça. A concepção de sujeito econômico é construída para tornar o mercado independente de toda determinação social. No entanto, nenhuma economia pode existir fora de um conjunto de instituições (Aglieta, 1984). Com isto se chega a conclusão de que a hegemonia capitalista há de ser totalmente reestruturada para que haja um novo perfil de adaptação do ser humano no planeta para que a utopia referida,se torne um fato concreto beneficiando assim tudo e todos.

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  8. CONSUMO SUSTENTÁVEL: MUITO ALÉM DO CONSUMO "VERDE"
    AUTORIA: SYLMARA FRANCELINO GONÇALVES-DIAS, CARLA MOURA

    Com o passar dos anos a sociedade consome cada vez mais, os indivíduos passaram de compradores para consumidores.
    Os consumidores buscam nos produtos um prazer, conforto, status, e não se preocupam com sua real necessidade de adquiri-lo, e consequentemente desperdiçando.
    O consumo sustentável e o consumo verde são opções para um consumo mais eficiente, no qual não prejudicará o meio ambiente, e os recursos necessários para a produção.
    Porém muitas pessoas confundem o conceito de consumo sustentável e consumo verde. O consumo sustentável preocupasse com a quantidade a ser consumida (quanto menos, melhor), sem desperdício; propõe também uma mudança no estilo de vida radicalmente.
    Por outro lado está o consumo verde, que se preocupa com o consumo dos “produtos verdes”, que são aqueles que no seu processo produtivo não agrediram de qualquer maneira o meio ambiente, a quantidade consumida também é levada em consideração (quanto mais, melhor), incentiva novas tecnologias capazes de melhorar o processo produtivo a fim de diminuir o impacto ambiental; a mudança no estilo de vida é gradual, afim de o crescimento “verde” tomar o lugar do crescimento econômico.
    O consumo sustentável só será possível quando os sistemas tecnológicos forem sustentáveis em suas raízes (BREZET, 1997), pois a presença massiva de “produtos verdes” não garante uma sociedade sustentável se os padrões de vida não mudarem.

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  9. O mundo hoje tem uma cultura de consumo contemporâneo, e o que se quer é que esse consumo passa para sustentável, porém não é possivel muda uma cultura de uma hora para outro, o consumo sustentável se dá ao longo prazer, algo para o futuro.
    Segundo Featherstone(1991), a cultura do consumo pode ser identificada em tres perspectivas: econômica, sociologica e psicológica.
    A perspectiva economica dá-se com a expansão da industria, produzindo em grande escala bens e abrindo varios locais para compras, incentivando pessoas a consumirem.
    Na perspectiva sociologia, as pessoas criam vínculos ou estabelecem disitinções sociais a partir de mercadorias.
    A psicologica trata das questoes dos prazeres que as pessoas sentem em comprar, os sonhos em comprar umas mercadoria.
    Esse consumo excessivo tem causado danos aos recursos naturais da terra e essa sociedade consumista tem sido alvo de criticas.
    Existem diferenças entra os conceitos de consumo sustentável e consumo verde. O consumo sustentável é aquele que representa o consumo de bens e serviços com respeito ao meio ambiente sem comprometer as gerações futuras. O consumidor verde é aquele que escolhe produtos ecologicamente corretos, que nao agridam o meio ambiente para ser produzido. No consumo verde o consumidor é o principal agente que pode fazer a diferença, pois se ele escolhe o produto verde, a demanda estimula as industrias a modernização ecológica.

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  10. Comentario acima TEMA 6 - Hugo Bastos

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  11. Márcio Freitas de Moraes13 de setembro de 2011 às 18:00

    Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”
    Autoria: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias, Carla Moura

    A produção e consumo sustentável é uma das peças essenciais para um desenvolvimento sustentável, este objetivo a longo prazo depende tanto dos produtores, como fornecedores e consumidores.Atualmente o consumidor possui uma consciência ecológica e procuram serviços e produtos ecologicamente corretos.
    O texto aborda que é necessário um consumo sustentável, projetos que abordem uma grande área da sustentabilidade, é não apenas um consumo verde, ou seja, ao nos submetermos a algum tipo de produto ou serviço, os mesmos devem ser produzidos de maneira que desde a sua extração, produção e venda, não agridam o meio ambiente.O consumidor também possui força para que seus produtos sejam alterados de forma ecológica, assim como o boicote Internacional contra a utilização de gases CFC que foram largamente utilizados na década de 60 na fabricação de Refrigeradores e sprays.E grande vilão para a destruição da Camada de Ozônio. A nova idéia de consumo verde é apenas a ponta do iceberg, é necessário um consumo sustentável, que procure uma grande escala de mudança no consumo humano, não apenas restringir o consumo, más projetos que garantam uma convivência mais harmoniosa entre homens e meio ambiente.

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  12. JÉSSICA JESUS BORGES DUARTE

    Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”
    Autoria: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias, Carla Moura

    Devido às conseqüências dos séculos passados o desenvolvimento sustentável tornou-se um processo em longo prazo. Naquela época a necessidade de consumir estava muito além dos interesses dos mercados. A cultura se desenvolveu atitudes e estratégias que transformaram o valor sustentável em caos de mudanças ambientais.
    Hoje, o impacto dos séculos passados interfere à busca de obter um equilíbrio entre o consumo sustentável e o consumo verde, acompanhados pela perspectiva econômica, sociológica e psicológica da cultura de hábitos consumista do ser humano.
    Entretanto, o autor deixa claro que apesar da inserção de novos produtos sustentáveis e a preocupação com o consumo eficiente, é necessário adequar à tecnologia industrial a modernização destas fontes ecológicas para darmos um avanço nos projetos sustentáveis eliminando um dos principais destruidores do meio ambiente.

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  13. GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; MOURA, Carla. Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. Rio de Janeiro: ENANPADE, 2007.
    O trabalho proposto fala sobre a importância do consumo consciente, pois ainda a principal fonte de matéria prima são os materiais não renováveis. Sabe –se que estes matérias estão ficando escassos e há uma previsão de em média 30 anos para ele se esgotar, por isto torna – se necessário a discussão das formas atuais de consumo.
    O artigo trabalha em cima de três questões: “Porque nós consumimos da maneira como consumimos?”
    “Será suficiente para nós consumirmos menos produtos prejudiciais ao meio ambiente ou se será necessário consumir muito menos produtos?”
    “Será possível um novo projeto de sociedade que seja socialmente construído e “puxado” pelo mercado?”
    O presente trabalho evidencia a importância de pensarmos como está sendo o nosso consumo, o consumo de nossa sociedade e como podemos tornar mais eficiente.

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  14. Sem dúvidas o consumo de bens é crescente, e a expectativa é que continue assim alguns aspectos que justificam a cultura de consumo está enraizado na população a décadas, podem ser entendidos como o fruto da necessidade de encontrar compradores para a capacidade de produção industrial alcançada no final da Primeira Guerra Mundial (GORZ,2005). Uma nação de pessoas trabalhadoras (produtores) foi convertida ao status de consumidor, cuja dinâmica de consumo beirava a luxúria. A fonte de status não residia mais na habilidade para fazer coisas, mas simplesmente na habilidade para comprá-las (RIFKIN,1995).
    Featherstone (1991) indica que a cultura de consumo pode ser identificada a partir detrês perspectivas fundamentais: econômica, sociológica e psicológica, que se convergiram:
    (1) Concepção econômica: a expansão da produção capitalista de mercadorias, que deu
    origem a uma vasta acumulação de cultura material, na forma de bens e locais de
    compra e consumo. Isso resultou na proeminência cada vez maior do lazer e das
    atividades de consumo nas sociedades ocidentais contemporâneas;
    (2) Concepção sociológica: as pessoas usam as mercadorias de forma a criar vínculos
    ou estabelecer distinções sociais;
    (3) Concepção psicológica: a questão dos prazeres emocionais do consumo, os sonhos
    e desejos celebrados no imaginário cultural consumista que produzem excitações
    físicas e prazeres estéticos.
    Paavola (2001), por exemplo, alerta para o fato de que a estratégia de consumo
    “verde” enfatiza produtos “elitizados”, destinados a uma parcela da sociedade, enquanto os pobres ficariam relegados ao consumo de produtos inferiores e/ou em um nível abaixo do atendimento das necessidades básicas.
    O onsumo sustentável só será possível quando os sistemas tecnológicos que nos
    envolvem forem sustentáveis em suas raízes (BREZET, 1997). Assim, a presença massiva de produtos verdes não é garantia de uma sociedade sustentável se os padrões de consumo e estilo de vida não mudarem.

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  15. Sidney Cavoli
    Fichamento GADS Tema 6 Consumo sustentável
    Lopes et AL (2007) enfatizam a necessidade de equacionar a questão do consumo, como via obrigatória no caminho de transição para a sustentabilidade, discutem a possibilidade de mudanças nos padrões de consumo atuais, trazendo referencias desde sua formação, e incluindo novas formas e praticas, como a do consumo “verde”. Para tanto, fazem uma distinção entre consumo “verde” e consumo sustentável, sendo o primeiro caracterizado pelo consumo de alguns produtos cuja produção seja feita de maneira ecológica, ou substituem marcas que ao serem produzidas agridam o meio ambiente, porem ressalta que ao praticarem o consumo “verde” não é levado em consideração o consumo efetivo do dia-a-dia, ao passo que o consumo sustentável é uma mudança, porque não dizer radical, no paradigma do consumo, tendo-se por principio a satisfação das necessidades individuais, em consonância e parametrizada pelo coletivo, eliminando desperdício e reduzindo o consumo, para níveis de sustentabilidade planetária. De 1880, com o êxodo do campo, migrando paras as cidades nos EUA, e a expansão da industria americana, o consumo e o comercio passaram a ser protagonistas, e as mudanças culturais nos padrões de valores transformou a sociedade americana de compradores a consumidores, na década de 20 surge a publicidade, que colaborou na mudança do “ser” para o “ter”. Nos dias atuais não existe mais o cenario de abundancia do passado, em que foi forjada a cultura do consumo, que conferiu às mercadorias meio de expressão pessoal, e de criação de vínculos sociais, para alcançar o consumo sustentável será necessário grandes mudanças estruturais, e no longo prazo, com tecnologias sustentáveis, informações à população e principalmente mudanças significativas na cultura.

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