quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Ponto Doce da Sustentabilidade

23/ago


Tema 1 - O Ponto Doce da Sustentabilidade
(SAVITZ, 2003).


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12 comentários:

  1. O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE

    O texto mostra que sustentabilidade não é uma ação filantrópica – e não há mal nenhum nas empresas exercem a filantropia, somente estamos diferenciando-a do termo Sustentabilidade –, pois, a empresa sustentável procura se desenvolver de modo que seja gerado um fluxo natural de benefícios para todos.
    A sustentabilidade pode suprir tanto os interesses financeiros quanto os interesses da comunidade, isso se dá quando encontramos o “ponto doce” da sustentabilidade.
    Muitas empresas tem buscado desenvolver-se a partir do ponto doce da sustentabilidade, um exemplo, seria a empresa General Electric (GE) que após ser apontada como a responsável pela poluição dos rios Hudson e Housatonic; adotou um programa chamado Ecomagination afim de trabalhar o ponto doce com o intuito de desenvolver tecnologias limpas (energia eólica, turbinas a gás, motores híbridos para locomotivas e motores eficientes para jato) e reduzir os impactos ambientais.
    De fato, as empresas que procuram trabalhar o ponto doce da sustentabilidade têm aumento em suas receitas, enquanto empresas que não utilizam praticas sustentáveis que utilizam recursos não-renováveis terão aumento de custos, pois a matéria prima é limitada e com isso tende a encarecer à medida que for ficando escassa.
    Em suma o texto mostra exemplos de diversas empresas de segmentos diferentes (como: automobilístico, alimentício, etc.), que adotaram o ponto doce da sustentabilidade através de tecnologias limpas e obtiveram sucesso. É evidente que a sustentabilidade não é garantia sucesso lucrativo, porém, é ainda mais evidente o crescente número de empresas tem obtido êxito com a prática sustentável.
    Acredita-se também que as empresas que adotam a sustentabilidade conseguem sucesso lucrativo pelo fato de gerar benefícios intangíveis ( como boa reputação para a empresa, a boa vontade dos clientes, etc.)
    Portanto, além de ser uma maneira inteligente de produzir sem agredir o meio ambiente, proteger a empresa de riscos financeiros, ambientais e sociais, e direcionar seu desenvolvimento de forma eficiente e produtiva; a sustentabilidade é responsável por aumento significativo de lucratividade dessas empresas.

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  2. O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE

    Os administradores que não tem um conhecimento mais profundo sobre sustentabilidade, podem facilmente desviar-se de seu propósito, confundindo filantropia com sustentabilidade. Sendo as empresas verdadeiramente sustentávies as mesmas não precisariam efetuar doações para instituições de caridade.
    A visão de uma empresa que trabalha em parceria com a comunidade e a restaura, a medida que enriquece seus sócios talvez pareça imaginária ou fantasiosa, como de fato ocorre na maioria das organizações. No entanto propõe-se aqui uma forma de encarar as operações habituais da empresa, de maneira que talvez abra uma vantagem nessa direção.
    Pense na sustentabilidade como território compartilhado pelos interesses da empresa e pelos interesses do público, essa área comum é o que chamamos de ponto doce da sustentabilidade, o lugar em que a busca do lucro se mistura de forma inseparável com a busca do bem estar comum.
    As empresas mais bem lideradas em todo o mundo estão tentando localizar e atuar nessas regiões de interesses mútuos, desenvolvendo novas maneiras de fazer negócios, a fim de localizar essas áreas e nelas se estabelecer.
    A General Electric há muito tempo é considerada transgressora ambiental, no entanto em 2005 a empresa anunciou um programa chamado Ecomagination, que vai além do simples cumprimento das leis, o mesmo segue de encontro para beneficiar tanto a sociedade, quanto a solidez duradoura do empreendimento, sendo seu princípal objetivo desenvolver tecnologias limpas para ajudar os clientes da GE a reduzir seus impactos ambientais, principalmente a emissão de carbono.
    O fato é que a GE encontrou sobreposições significativas entre seus interesses de negócio e a proteção do meio ambiente. Contudo a GE gastou muito dinheiro com a divulgação da Ecomagination, criando a impressão de que a campanha será mais propaganda do que efetivamente ação, mas isto ainda precisa ser confirmado.
    Para a PepsiCo a ideia de produtos não prejudiciais ou até benéficos a saúde parece um desafio para uma empresa conhecida por suas bebidas açucarados e seus biscoitos e salgados. Ao adquirir a Tropicana e a Quaker Oats, a PepsiCo transformou o ponto doce dos produtos saudáveis no segmento mais dinâmico do seu portifólio de produtos, assim a responsabilidade social contribuiu para que o lucro por ação da PepsiCo aumentasse 13% em 2004 e para que o valor de mercado da empresa superasse o da Coca-Cola pela primeira vez na história.
    A PepsiCo não parou por ai, continuou buscando outros pontos doces, seu objetivo de redução de custos se sobrepõe com uma série de melhorias ambientais como: reduzir o consumo de energia, geração de efluentes e os resíduos de embalagens. Essas ações responsáveis beneficiam os vizinhos e os parceiros de negócio da PepsiCo, e aumenta o valor para os acionistas e cria condições mais saudáveis e sustentáveis para a empresa.
    Se as industrias fossem capazes de mudar seus negócios, de modo a proporcionar energia limpa e renovável, as mesmas cumpririam seus compromissos com a sustentabilidade e ainda teriam lucros. A British Petroleum adotou esta estratégia de longo prazo, reduziu as emissões de gases de efeito estufa em seus processos de produção e investiu intensamente em fontes de energia alternativa, inclusive solar. A BP, ainda não é sustentável, mas está agindo com responsabilidade, à medida que avança em busca de um ponto doce ainda mais amplo.

    Maria Rosa Q. Link (3º sem. Adm)

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  3. O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE 2


    A Country Lanes é uma microempresa inglesa de turismo que oferece excursões de um dia e viagens de férias, em roteiros ciclisticos ou em caminhadas. Os clientes devem chegar aos pontos de encontro por meios próprios e recentemente a empresa reformulou suas estratégias de maneira que os clientes cheguem ao local combinado usando trens. O que aumentou ainda mais a receita da empresa pois os clientes têm mais facilidade de chegar ao ponto de encontro, e dessa forma eliminou-se milhões de quilometros em viagem de automóvel e cerca de 330 milhões de toneladas de dioxido de carbono deixaram de ser lançadas na atmosfera.
    Algumas empresas diferenciadas sempre buscaram comportar-se de forma responsável no que diz respeito ao seus recursos e impactos, mas as áreas que hoje caracterizam o movimento da sustentabilidade, meio ambiente, relação com a comunidade , práticas trabalhistas, responsabilidade social e outras, foram encaradas de maneira separada uma das outras, com as empresas tratando de questões específicas com base em suas circunstâncias especiais ou em consequência da personalidade ou cultura de seus gestores.
    Dessa forma ao tentar-se levantar a história das empresas sustentáveis, encontra-se casos esparsos e desencontrados, que descrevem os esforços pioneiros de algumas organizações em áreas restritas.
    O texto nos traz a ideia que tanto as empresas grandes como as pequenas precisam por uma questão de sobrevivência no mercado, de redirecionar seus negócios de maneira que seja lucrativo mas também sustentável. Precisam unir responsabilidade social, ambiental e econômica de maneira harmônica.


    Maria Rosa Q. Link (3º sem. Adm)

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  4. Sidney Cavoli 5 periodo Adm
    Fichamento Tema 3 – “ O ponto doce”
    Segundo o autor, uma empresa sustentável assegura na condução de seus negócios que a geração de benefícios flua para todos os seus stekeholders, tanto interno, quanto externo à organização, de modo a abranger desde os funcionários, fornecedores, clientes, até aos acionistas e a comunidade, porem não se trata de caridade ou filantropismo – “fazer o bem” – e sim conduzir de forma equânime, sempre com vistas aos interesses de todos – “fazer bem feito”- de forma a proporcionar desde o lucro aos acionistas, nos limiares de um “ponto doce”, tornando as praticas inseparáveis do bem comum. Nessa visão o ponto doce da sustentabilidade é uma intersecção dos conjuntos de interesse, formados pelos stekeholders e a empresa, cuja a inovação resulte em novos: produtos e serviços, modelos de negócios, mercados, informações, etc. Embora não seja o foco principal, e nem tão pouco garantida a lucraividade, as organizações que dimensionaram sua visão para a ecoeconomia, conseguiram através de seus processos dinâmicos, novas praticas e adoção de tecnologias limpas, crescerem em seus respectivo mercados e aumentaram suas receitas. Ao buscarem o ponto doce, os princípios da sustentabilidade ajudaram as empresas em três pontos: a proteje-las; na redução dos riscos que possam prejudicar funcionários, clientes e acionistas, a gerencia-las; com redução de custos, e eliminação de desperdícios, com tecnologias alternativas e sustentáveis, e por ultimo a promover seu crescimento; abrangendo novos mercados, fidelizando clientes com a melhoria da satisfação, lançamento de novos produtos e serviços e novas alianças com parceiros de negócios e outros stekeholders, e promovendo uma excelente reputação à sua marca.

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  5. marcos Domingos da silva


    Sustentabilidade não é necessariamente um trabalho voluntário, mas sim uma forma de despertar no homem anseios a cerca da sobrevivência deste no planeta.
    Este termo, pode não significar o fim dos desperdícios e destruições efetuadas pelas sociedades humanas no período compreendido entre as eras anteriores ao mercantilismo.Quando despertou no ser humano em geral a busca desenfreada por riquezas;riquezas estas que depois de serem analisadas pelas empresas modernas ,passaram a serem consideradas corriqueiras se comparadas com as mesmas proporcionadas pela conscientização de que no mundo nada se perde.
    A partir do momento em que esta conscientização passa a ser ferramenta primaz nas grandes empresas os métodos arcaicos utilizados por estas passam a serem reavaliados e aplicados de formas fugazes se comparados com uma era moderna que se fixa em limites de valores racionais e metódicos, desvinculando os dias atuais daquelas eras da imagética.
    O interesse do ser humano em alcançar objetivos cada vez mais ligado ao capitalismo,pode não ser representado como ganancioso se analisado pela ótica da sustentabilidade. Pois, esta e aquele se aliam de forma que a analogia existente entre as duas, nada mais é que o bem comum.
    É importante analisarmos mesmo que de forma efêmera, que se não existisse a questão do capitalismo no mundo atual seria impossível ao ser humano captarem recursos para a perpetuação de sua espécie. Visto que o sucesso de toda ferramenta utilizada nas empresas modernas requerem conhecimento,aprimoramento e economia.Para que estas consigam efetuar práticas cada vez mais modernas unindo qualidade de vida ao desenvolvimento humano.

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  6. O ponto doce da sustentabilidade consiste em algum ponto onde há a satisfação das necessidades comunitárias e ao mesmo tempo os interesse financeiros.
    Atualmente muitas empresas buscam se desenvolver através do ponto doce, visando assim restaurar e ao mesmo tempo crescer, temos como exemplo de empresas que adotaram essa medida. Como exemplo temos a empresa General Electric (GE), empresa que adotou um programa chamado Ecomagination que tem o intuito de desenvolver novas tecnologias limpas eu possam minimizar impactos ambientais. E esse programa trouxe a GE receitas positivas no mercado , enquanto que muitas empresas que continuam a utilizar fontes não renováveis só sofrem com aumento de custos, porém cabe ao texto também destacar que nem sempre há êxito .
    Temos como exemplo também de ponto doce de sustentabilidade a PepsiCo,
    Esta conseguiu unir dois objetivos importantes, o primeiro de redução de custos e a segunda a de preservação e melhora ambiental, e então visou em sua produção a redução de energia .
    Estes são exemplos de empresas que buscaram responsabilidade social, junto com melhorias ambientais , tornando-se adeptas de tecnologias limpas e assim desenvolvendo dentro de suas organizações um ponto doce de sustentabilidade.

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  7. O ponto doce da sustentabilidade.

    O artigo o ponto doce da sustentabilidade fala sobre a mistura de interesses da empresa e da comunidade.
    A sustentabilidade gera bastante lucratividade para empresa, e protege a empresa contra os riscos ambientais, financeiros e sociais, dirigindo a empresa com maior eficiência e produtividade, promovendo assim seu crescimento. As empresas de sustentáveis encontram áreas de interesse mútuo e desenvolvem maneiras de fazer o bem e fazer bem feito, evitando assim o conflito entre comunidade e acionistas.
    A empresa General Eletric é considerada transgressora ambiental, porém ela procurou desenvolver o ponto doce da sustentabilidade, em 2005 ela criou a Ecomagintion onde desenvolvem tecnologias limpas para ajudar seus clientes a reduzir os impactos ambientais.
    A PepsiCo adquiriu a Tropicana e a Quaker Oats, e ao adquiri-las fez com que seu lucro por ação aumentasse 13%, superando a Coca-Cola. A empresa busca outros pontos doces, como reduzir o consumo de energia e resíduos das embalagens.
    Aquelas empresas que visam o ponto doce da sustentabilidade obtém maior sucesso em relação as rivais, de forma que gere benefícios a reputação da empresa, o moral dos empregados e a boa vontade dos clientes.

    Tayná Nunes Cardoso.

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  8. Guilherme Tinoco, 3º semestre Adm.

    Neste texto podemos entender que a sustentabilidade pode ser vantajosa para os empresários. O ponto doce da sustentabilidade é quando uma empresa consegue unir ações sustentáveis e os interesses da empresa.
    Várias empresas foram citadas no texto, uma delas a PespiCo alcançou o ponto doce ao se preocupar mais com a saúde pública, dessa forma aumentando sua participação no mercado. Tendo em vista que a PepsiCo é conhecida por produzir bebidas altamente calóricas e biscoitos salgados, a empresa adquiriu duas novas marcas de produtos saudáveis, e com isso aumentou seus lucros, chegando a ultrapassar a principal concorrente.
    Mas a PespiCo não parou por aí. A empresa buscou novos pontos doces. Ao conservar recursos naturais a empresa reduziu seus gastos, para isso apenas foi necessário realizar melhorias nos processos de fabricação, como por exemplo menor consumo de água e maior eficiência energética.
    A proteção da empresa, a gestão da empresa e a promoção do crescimento da empresa são melhorias alcançadas na empresa quando se busca o ponto doce da sustentabilidade. A empresa passa a se preocupar mais com o bem-estar do cliente e da comunidade, protegendo-lhes de riscos causados por produtos transgênicos por exemplo; além disso a empresa passa a ser gerenciada de uma forma que reduza custos, elimine desperdícios e melhore a produtividade; a criação de novos produtos e a abertura de novos mercados promovem o nome da empresa.
    Embora ter ações sustentáveis seja lucrativo para as empresas, muitas delas não adotam essas medidas, pois para ter ações sustentáveis a empresa tem alguns custos extras, o que faz com que muitas empresas mudem de ideia.

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  9. O PONDO DOCE DA SUSTENTABILIDADE

    Julianne Maria Prata Castro
    3º semestre ADM

    Muitas vezes as pessoas confundem filantropia com sustentabilidade, porém filantropia não tem nada a ver com sustentabilidade. A sustentabilidade de uma empresa vai muito além que somente retribuir a comunidade com doações para a caridade, a empresa verdadeiramente sustentável abrange as três dimensões: econômica, social e ambiental. Já a filantropia abrange a dimensão social, ou seja,fazer algo pela comunidade.
    A General Eletronic (GE) é considerada a transgressora ambiental por poluir com quase quinhentas toneladas de materiais tóxicos os rios Hudson e Housatonic nos EUA. A partir disso ela vem tentando trabalhar no chamado ponto doce da sustentabilidade, que é onde lucratividade e a sustentabilidade se equilibram, tornando possível para a empresa manter ou até mesmo aumentar seus lucros sem agredir o meio ambiente.
    Dentro dessa perspectiva a GE criou o Ecomagination, que desenvolve tecnologias limpas para ajudar os clientes a reduzir os impactos ambientais, como a emissão de carbono na atmosfera. Com isso a empresa percebeu significativas mudanças nos resultados econômicos, a sustentabilidade serviu a favor da GE, assim ela decidiu cada vez mais agregar esse pensamento sustentável na empresa.
    A sustentabilidade não é garantia de sucesso financeiro, porém ela vem para agregar valor ao produto que a empresa oferece ao mercado, e é uma medida disciplinadora, fazendo com que a empresa cumpra normas para atingir um mercado consumidor cada vez mais exigente.
    O princípio da sustentabilidade pode melhorar de várias maneiras a gestão da empresa, como a proteção a seus funcionários e clientes, pois se identifica falhas o mais cedo possível antes que causem algum dano. Com a redução de custos, melhoria na produtividade, e eliminação de desperdícios desnecessários, garante a empresa acesso a fontes de capital e custos baixos.
    Redução da quantidade de recursos utilizados para a produção, aumentando os lucros e reduz o impacto ambiental, eliminando o desperdício faz com que a empresa não pague por aquilo que não vai utilizar. Abertura de novos mercados, lançamento de novos produtos, inovação, aumento da satisfação dos clientes, conquistas de novos clientes para os quais a sustentabilidade tenha valor pessoal e empresarial. Desenvolvimento de novas alianças com parceiros, além da melhoria da reputação da marca da empresa. Assim a sustentabilidade se torna uma máquina poderosa para promover o crescimento das empresas, influenciando a geração de novas tecnologias.

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  10. Thulio Leonel de Assis

    O Ponto Doce da Sustentabilidade

    O autor nos mostra que sustentabiladade é diferente de filantropia e que muitas pessoas confundem o significado das duas práticas, mas também cita que não há nada de errado por parte das empresas praticar a filantropia.
    Quando há algo que é de interesse publico e interesse da empresa podemos chamar de ponto doce da sustentabilidade, onde o interesse sobre a busca do lucro se mistura com a busca do bem de todos. As maiores empresas do mundo estão tentando achar uma forma de localizar e atuar nessa area de interesse mutuo, pois tendem a desenvolver vantagens reais e duradouras sobre as rivais.
    A idéia das empresas estão desenvolvendo tecnologias limpas (energia eólia, turbina a gás, motores híbridos para as locomotivas, motores eficientes para jatos) para poluir menos e influenciar também seus consumidores a reduzir seus impactos ambientais.
    Os princípios da sustentabilidade podem melhorar a gestão da empresa de três maneiras básicas: proteger, gerenciar e por fim crescer.

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  11. Jéssica Jesus Borges Duarte

    O PONTO DOCE DA SUSTENTABILIDADE

    Atualmente as empresas procuram exercer as práticas de sustentabilidade, mas de fato a imagem do sentimento de ajudar uns aos outros na sociedade atual faz com que a boa retribuição sustentável seja um conflito de interesses que as empresas procuram camuflar trazendo uma nova visão para a sociedade.
    O ponto doce da sustentabilidade encontra seu equilíbrio pelo fato de existir interesses da empresa e, ao mesmo tempo, do público, onde que a busca de como gerenciar estas duas áreas mútuas é a estratégia de um negócio bem-sucedido, ou seja, existe a permeabilidade da combinação dos fatores.
    Assim, muitas empresas aceitam e abraçam essa idéia de sustentabilidade, não só porque existem os interesses financeiros por trás das novas atitudes, mas também porque ser pró-ambiental é tornar suas atitudes inteligentes.
    Neste texto, o autor destaca como exemplo uma empresa de energia (GE), a onde que, a partir de então adotou um novo plano de negócio, adquirindo importância para as práticas sustentáveis, reduzindo os impactos ambientais e desenvolvendo tecnologias de energia limpa. A empresa descobriu um novo valor a partir dessa nova estratégia dando destaque na área ambiental.
    Diante disso, outras empresas se dispuseram a experimentar uma nova visão formulada em estratégias com valores sustentáveis, mesmo que essa tarefa fosse um desafio difícil. Como exemplo temos a empresa PepsiCo que gerou benefício em transformar a composição de seus produtos alimentícios em produtos mais saudáveis contribuindo para a responsabilidade social.
    Porém o objetivo principal destas empresas é buscar outros pontos doces, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade em longo prazo para a comunidade.
    As empresas que se encontram no ponto doce da sustentabilidade desenvolvem vantagens mais duradouras.
    De fato os interesses financeiros fazem parte dos recursos da sustentabilidade, pois a conservação dos meios naturais gera lucratividade.
    A esse nível do ponto do negócio existe o impacto sobre o lucro e sobre o mundo, o qual as empresas usam um mapa para mudarem seus negócios avançando na direção nordeste do mapa da sustentabilidade. As empresas se sobressaem porque possuem uma meta e apostam na tendência crescente do preço e conscientização ambiental.
    Existem três maneiras de como a sustentabilidade pode melhorar as empresas: ajudando a protegê-la, a gerenciá-la e a promover seu crescimento. Porém, existem situações difíceis. Empresas não superam a imposição dos custos e encontra-se em curto prazo entre os conflitos existentes e de interesses. Porém para que isto não aconteça à empresa deve adotar as maneiras de melhorar sustentavelmente e buscar encontrar o ponto doce, e não só os interesses financeiros. Pois o melhor de tudo é desfrutar dos benefícios, traçando um processo duradouro e desenvolvendo um ambiente agradável a todos.

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  12. Fernando M. F. Nishi23 de agosto de 2011 às 19:01

    O lado doce da sustentabilidade.
    O lado doce da sustentabilidade é o ponto em que o lucro converge com o bem comum. Muitos empresários acreditam que o termo sustentabilidade em uma empresa gera somente prejuízo, mas pelo contrario, o utilizando uma gestão sustentável pode-se conciliar lucro com desenvolvimento socioambiental.
    Utilizando esse tipo de gestão a empresa melhora sua imagem perante os consumidores e fornecedores, além de ao longo do tempo aumentar sua receita, enquanto os que não possuem este tipo de gestão vai tendo um aumento em seus custos pois com a escassez dos recursos não renováveis a tendência é aumentar os preços. Um exemplo do lado doce da sustentabilidade é a empresa General Electric (GE), além desta o texto nos mostra algumas outras empresa de diversas áreas que também conseguiram conciliar lucro com sustentabilidade.

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