quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade

16/ago


Tema 2 -
 Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
Capítulo 2

(SOUZA, 2000).


- fazer os fichamentos clicando em "comentários" (lembrem-se da identificação) - 


16 comentários:

  1. O conceito de sustentabilidade com o decorrer dos anos vem sendo ligado a desenvolvimento econômico dentro das empresas e ao mesmo tempo á preservação ambiental.
    “atender às necessidades do
    presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas
    próprias necessidades (CMMAD,1988:46)”
    A série ISO consiste em estabelecer diretrizes de qualidade e eficácia, criando um compromisso de melhoria ambiental nas empresas.
    O capitulo presente trata-se de comparar empresas, que realmente adotaram as diretrizes corretas para caminha para o desenvolvimento sustentável, de empresas que apenas apresentam as mesmas mais não põe em prática.
    “Empresas de setores considerados
    poluentes, como os de mineração, siderurgia e petroquímica, estão obtendo o
    certificado da norma ISO 14001.” (Souza, Maria Tereza – pg 5 – 2000)
    Segundo RODRIGUES (1989:70-75), iniciou-se o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente a partir do momento em que a industria em começou a buscar abastecer –se com recursos não renováveis ao invés de dar preferência aos recursos renováveis.
    No estudo "Limites do Crescimento"
    Mostra-se que, se persistissem as taxas mundiais de
    crescimento demográfico e econômico, os limites de sustentação do planeta seriam
    atingidos em meados do próximo século, tendo, como consequências, a
    contaminação da atmosfera e das águas, a escassez de alimentos, bem como o
    colapso da produção agrícola e industrial, decorrentes do esgotamento dos recursos
    naturais não renováveis.
    De acordo com uma pesquisa realizada por PARIKH et alli (1994:2), os países desenvolvidos são os que mais apresentem níveis altos de insustentabilidade
    O objetivo das estratégias de transição, é tentar modificar os padrões do ciclo de produção, conscientizar, para boas escolhas de produção no quesito saudável e sustentável, usando tecnologias limpas. Porém para isso é necessário que as empresas adotem um sistema onde haja um compromisso ecológico onde proporcione um equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental.
    Isso tudo poderia ser feito através de políticas, adotando princípios que favoreçam o desenvolvimento sustentável adotando padrões, que possam ser cumpridos e que façam as empresas se unirem em torno de um objetivo base, para esta colaboração, beneficiando os dois lados; o ecológico e o econômico.
    Porém é necessário utilizar políticas e diretrizes corretas para não comprometer o desenvolvimento das empresas, e para não enfrentar escassez de recursos renováveis. Podendo-se adotar ainda, muitos programas de conscientização de funcionários para não enfrentar problemas dentro da empresa. Estas políticas ainda podem servir como uma ferramenta para se ganhar credibilidade populacional.
    Para mensurar o grau de sustentabilidade dentro das empresas podem ser usados , os termômetros de sustentabilidade, para analisar o grau de sustentabilidade e assim interpretar a sustentabilidade dentro de cada empresa .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Arthur Salvini

    O inicio do impacto da ação do homem sobre o meio ambiente subdivido por RODRIGUES (1989:70-75) em 4 fases: sendo a primeira na conquista do fogo, a segunda com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio, a terceira caracteriza-se com o crescimento e a urbanização e por ultimo a quarta a partir da revolução industrial. Ocorrendo que a quantidade de biomassa retirado do meio ambiente sendo a ultima fase mil vezes a quantidade da primeira, para termos a noção do impacto da ação do homem sobre o meio ambiente.
    A discussão sobre sustentabilidade teve seu inicio na década de 60 que teve como marco inicial a Conferência sobre a Biosfera realizada em Paris 1968.
    Um grupo começou a criticar o modo de como vinha sendo o desenvolvimento das nações, onde as nações desenvolvidas enfrentavam a escassez de recursos não-renováveis e as nações sub-desenvolvidas enfrentavam questionamentos e criticas sobre o modo como estariam se industrializando e se desenvolvendo, ao passo do modo que tinham conhecimento, que ocasionaria também na escassez dos recursos não-renovaveis ou até a falta dos recursos renováveis mas pelo consumo desenfreado nos modelos atuais.
    Neste momento evidencia a preocupação das nações desenvolvidas com o aumento da poluição ambiental e o desenvolvimento insustentável e desenfreado para os modelos atuais até então e do outro lado as nações sub-desenvolvidas que defendem seus direitos de crescimento assim como tiveram as nações desenvolvidas, momento em que se popularizou entre os países em desenvolvimento a frase “A pobreza é a maior das poluições” pela ministra da Índia, INDIRA GANDHI, assim os países do hemisfério sul propuseram que não se barrasse o desenvolvimento mas que fossem dispostos padrões para orientá-los de maneira a se desenvolveram de forma ordenada e sustentável, preservando o meio ambiente e dos recursos não-renovaveis.
    A partir daí tivemos a construção do conceito de desenvolvimento sustentável, que tem por base 3 dimensões: a dimensão ambiental da sustentabilidade, a dimensão econômica da sustentabilidade e a dimensão social da sustentabilidade, há ainda pessoas que sistematizam outras dimensões para a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  4. SOUZA, Maria Tereza Saraiva de. Organização sustentável: Indicadores setoriais dominantes para avaliação da sustentabilidade – Análise de um segmento do setor de alimentação. Tese apresentada ao curso de Pós-graduação da EAESP/FGV. São Paulo, 2000.



    2.As dimensões da sustentabilidade



    O homem sempre extraiu da natureza seu sustento, todavia após a Revolução Industrial esta retirada de recursos naturais se intensificou muito.
    A crescente ocupação do espaço pela agricultura, que até então se limitava a produzir alimentos, agregou a produção de matéria-prima para as indústrias. Além disso, a urbanização provocou aumento de demanda dos recursos naturais, levando a um estado de escassez e comprometimento da continuidade de industrialização de alguns países e regiões. (LIMA, 1984, p. 44-45)

    Os países ricos encontraram como alternativa, para continuidade de sua industrialização a matéria-prima vinda de países subdesenvolvidos ou "pobres". Começa-se então a degradação ambiental em nível mundial.
    Para Souza (2000, p. 10) ao término da década de sessenta apareceram cientistas que censuraram as tendências da sociedade industrial. Essa censura volta-se para os efeitos contrários do impacto das atividades econômicas sobre o meio ambiente.
    Iniciou-se uma importante conscientização mundial, a respeito dos problemas ambientais e vários encontros, reuniões e conferências entre lideres mundiais vêm ocorrendo no intuito de diminuir ou amenizar os impactos ambietais.
    A partir destas reuniões houve uma grande mudança em ambito mundial no que diz respeito a degradação ambiental, tanto os empresários como a população como um todo começou a olhar o meio ambiente e os recursos naturais como sendo imprescindível a sobrevivência do homem na Terra.
    O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a pouco mais de trinta anos, é tema de estudos de vários pesquisadores, onde a idéia de um difere do outro.
    De acordo com a Comissão Brundtland (CMMAD,1998:47-48) para haver sustentabilidade é necessário garantir a todos o acesso aos recursos ameaçados de extinção e encontrar novas tecnologias para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, antes que se esgotem os limites dos recursos naturais.
    É necessário que os países revejam seu modelo de desenvolvimento e seus impactos sobre o meio ambiente.
    Segundo Souza (2000, p. 24) " para haver a sustentabilidade social é preciso haver uma ideia global das necessidades humanas, que agregam outras variáveis não econômicas, como saúde e educação".
    De acordo com o estudo várias soluções têm sido apontadas por diferentes setores da comunidade científica, fica a critério de cada empresa aplicar a sustentabilidade em seu segmento, objetivando o melhor resultado tanto para o meio ambiente como para seu empreendimento de forma harmoniosa para os dois lados.

    MARIA ROSA QUINTINO LINK – 3º SEM. ADM.

    ResponderExcluir
  5. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
    Capítulo 2 (SOUZA, 2000)

    A empresa possui grande influência, pois é uma instituição social com mais dinamismo e poder de transformação da sociedade. Sabendo que a maior parte da sociedade depende dos bens e serviços oferecidos pelas empresas, e sendo elas as principais responsáveis do uso não-sustentável dos recursos, pela utilização de tecnologias que provocam danos irreversíveis e ainda pelos desastres ambientais.
    Os problemas ambientais de desperdício e poluição começaram a torna-se visíveis a partir do crescimento na atuação humana sobre o meio ambiente e o desenvolvimento industrial. A utilização de tecnologias nocivas a natureza impulsionou o crescimento industrial.
    Com isso, surgiram na década de 60, cientistas que preocupados com o efeito prejudicial que o crescimento acelerado estava provocando ao meio ambiente, passaram a fazer criticas a essas tendências da sociedade industrial.
    Os governantes perceberam que as criticas tinham fundamento e que precisariam se unir, a fim de buscar soluções que não agredissem o meio ambiente e ao mesmo tempo sustentasse o crescimento dos países. Foram então, realizadas Conferências, reuniões e estudos que tiveram como principal objetivo estudar e abordar os principais problemas ambientais para que todos pudessem discutir a melhor maneira para utilizar os recursos sem afetar o meio ambiente.
    O termo desenvolvimento sustentável foi mencionado pela primeira vez em 1980 quando foi publicado na União
    Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), um documento Estratégia de conservação mundial: conservação dos recursos vivos para o desenvolvimento sustentável.
    O conceito de conservação definido nesse documento foi utilizado como base para que Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1987) elaborasse um novo significado para o termo. Então, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu o conceito de desenvolvimento sustentável como: aquele que é capaz de atender as necessidades presentes sem comprometer as necessidades das futuras gerações.
    A sustentabilidade no aspecto ambiental refere-se a utilização de recursos naturais de forma adequada, para manter a integridade global do ecossistema, por isso, são desenvolvidas tecnologias para minimizar o esgotamento desses recursos naturais e afim de encontrar formas substitutas para esses recursos. Tendo em vista que, também é preciso rever os padrões de consumos.
    Entretanto, no aspecto econômico faz-se necessário que o processo de desenvolvimento convencional que vem sendo utilizado seja substituído pelo processo sustentável, dessa forma é preciso que os países avaliem seu nível de desenvolvimento e estudem a melhor forma de atender suas necessidades de crescimento sem prejudicar os recursos ambientais.
    O desenvolvimento econômico caminha junto ao desenvolvimento social, com isso, temos que procurar a melhor forma de atender as necessidades básicas (alimentos, roupas, habitação, emprego, etc.) e ainda assegurar a qualidade de vida.
    O crescimento populacional também influência no desgaste ambiental, uma vez que os recursos não são bastante para atender ao grande crescimento.
    Portanto, o desenvolvimento sustentável precisa ser estudado, discutido e praticado; uma vez que, precisamos sim suprir nossas necessidades básicas, mas também precisamos pensar no futuro. Por isso, faz-se necessário que a indústria, a economia e a sociedade se unam e tomem a sustentabilidade como um meio eficaz de utilizar os recursos para suprir suas necessidades sem que as gerações futuras sejam prejudicadas.

    ResponderExcluir
  6. franciele silveira
    Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades
    O conceito de desenvolvimento sustentável é um conceito que abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento económico, equidade social e a protecção do ambiente
    O desenvolvimento sustentável é dito para definir limites para o mundo em desenvolvimento. Enquanto os actuais países de primeiro mundo, poluído significativamente durante o seu desenvolvimento, os mesmos países incentivam os países do terceiro mundo a reduzir a poluição, o que, por vezes, impede o crescimento. Alguns consideram que a implementação do desenvolvimento sustentável implica um retorno à estilos de vida pré-modernos
    As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental,[40] através de quatro objectivos principais:[41]

    - Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
    Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.
    - Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
    Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.
    Na prática, é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento sustentável reúne as aspirações e capacidades de governo, sociedade civil e do sector privado para criar uma visão para o futuro, e para trabalhar tacticamente e progressivamente para esses objectivos, identificando e construindo sobre "o que funciona", melhorando a integração entre as abordagens, fornecendo um quadro para fazer as escolhas que a integração não é possível. Estas estratégias incidem sobre o que é realmente praticável, pois com uma estratégia eficaz e abrangente poderá solucionar-se vários problemas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  7. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
    Capítulo 2 (SOUZA, 2000)

    O Texto, esta trazendo informações do surgimento de ações que não agridem ao meio ambiente, pois antigamente só se pensava em desmatar, devido ao grande impacto que o homem causou ao meio ambiente, começaram a utilizar produtos não-renováveis no lugar dos renováveis, quando se deve trocar a lenha que é renovável pelo carvão mineral e o petróleo que é não-renovável.
    No final da década de sessenta, surgiu um grupo de cientistas que criticam o setor industrial. Os Governos Perceberam que o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio atingiriam a todos. A reunião feita em Paris em 1968 foi o inicio da conscientização sobre o meio ambiente, já em 1970, o clube de Roma alertou as autoridades sobre o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente, já em 1971, foi lançado o programa o homem e a biosfera, e o clube de Roma lançou um uniforme denominado Limites do Crescimento.
    Em Junho de 1992, foi realizado no Rio de Janeiro a conferencia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, devido ao 20º aniversario da conferencia de Estocolmo, onde o principal objetivo foi avaliar os critérios ambientais. Os documentos resultantes dessa conferencia foi, a Declaração do rio, a convenção da Biodiversidade, a Declaração das Florestas, a convenção da mudança clima e a Agenda 21. A Agenda 21 tem por finalidade apontar as mudanças necessárias para uma parceria global, visando o desenvolvimento sustentável.

    "Maicon Ruvonei" 3º Semestre ADM

    ResponderExcluir
  8. TEMA 2

    HUGO MANUEL BASTOS

    O processo de degradação do meio ambiente deu-se em quatro partes, que seriam a descoberta do fogo, o surgimento da agricultura, a urbanização e a revolução industrial. Essas quatro juntas aumentaram a crescente atuação do homem em relação ao meio ambiente, poluindo e destruindo em escala global.
    O desenvolvimento tecnológico também influenciou muito na destruição da natureza, com novas tecnologias, passou-se a usar materiais nocivos ao meio ambiente contaminado solo, rios, entre outros.
    Em 1968, a Conferência sobre a Biosfera, realizada em Paris, mostrou aos cientistas presentes a consciência ecológica que deveriam ter em relação ao meio ambiente, e essa conferencia resultou em 1971 o lançamento de um programa chamado “ O Homem e a Biosfera”. Segundo DROSTE (1987: 4-7) esse programa veio para mostrar um conceito novo, conservar. Ele propunha conciliar o desenvolvimento com a preservação.
    Em 1972, vendo que as proporções de destruição do meio ambiente avançavam a ONU resolver então promover uma conferencia, a Conferência das Nações Unidas sobre a Meio Ambiente realizada em Estocolmo. A partir dessa conferência, foram definidos 23 princípios, que fazem parte da constituição da ONU. As nações desenvolvidas começaram a impor leis e regulamentações ambientais, alem da criação de ministérios e órgãos encarregados do meio ambiente.
    Em 1992, devido ao 20º aniversario da Conferencia de Estocolmo, foi realizada a Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, que procurou avaliar como os critérios da Conferencia de Estocolmo estava sendo utilizado pelas nações. Nessa conferencia foi criada a Agenda 21, que visava o compromisso político objetivando o desenvolvimento e a proteção ambiental.
    Dentro de todas essas ações, os países desenvolvidos e os em desenvolvimentos começaram a promover ações que estão ajudando a melhorar o desenvolvimento sustentável e a proteger o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  9. Fernando M. F. Nishi16 de agosto de 2011 às 16:40

    Fernando M. F. Nishi
    As dimensões as sustentabilidade.
    Com o crescimento do desenvolvimento da economia e da industrialização notou-se um aumento dos problemas socioambientais, os quais geram prejuízos inestimáveis para o meio ambiente. Segundo RODRIGUES (1989:70-75) essa evolução foi caracterizada em quatro etapas, essas evolução inicia com a conquista do fogo, no qual começa a retirada de madeira da natureza, a segunda etapa consiste com o domínio da agricultura de subsistência e pastoreio, tal fator gera a degradação da natureza para a expansão do mesmo, o terceiro fator caracterizasse com o aumento da urbanização, no qual começa o crescimento dos ferreiros, caldeiros, sopradores de vidro e outras oficinas, com a extração de recursos não renováveis das minas e jazidas. Por fim, a quarta etapa, vem com o a industrialização, que com ela vem a busca desenfreada por recursos não renováveis, a fim de promover o desenvolvimento, cabe-se destacar que a cada dessas etapas a degradação da natureza na busca de recursos torna-se cada vez maior.
    Com toda está exploração começou a serem percebidos danos irreversíveis a natureza e á população, por tais fatores inicio a criação de congressos e normas que visam o controle da emissão de poluentes e degradação do meio ambiente uma vez que esses prejuízos causados geram danos em âmbito global.
    Construção do conceito de desenvolvimento sustentável.
    "A gestão da utilização humana da biosfera, de forma a proporcionar o maior benefício sustentável às gerações presentes, mantendo a sua capacidade de satisfação das necessidades e aspirações futuras" (FERRÃO, 1998:9).
    Para haver um desenvolvimento sustentável deve-se ser estudado a foram mais eficiente e de exploração e reutilização dos recursos não renováveis.

    As dimensões da sustentabilidade.

    A Comissão Brundtland (CMMAD, 1998:47-48) afirma que “para haver a sustentabilidade ambiental é preciso não pôr em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos”. Afirma também que todas as pessoas têm direito de utilizar esses recursos, porem e destaca a necessidade de um manuseio cauteloso desses recursos escassos, e a criação de tecnologias que minimizam sua utilização para que num futuro próximo eles não se extingam.
    Já em âmbito de sustentabilidade social é analisado a necessidade de desenvolvimento de igualdade, no qual todos possam desfrutar dos recursos naturais e tenham acesso ao conhecimento, a saúde e a igualdade social.

    ResponderExcluir
  10. Marcio Freitas de Moraes16 de agosto de 2011 às 17:54

    AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
    Marcio Freitas de Moraes

    “A degradação ambiental, o risco de colapso ecológico e o avanço da desigualdade e da pobreza são sinais eloqüentes da crise do mundo globalizado.A sustentabilidade é o significante de uma falha fundamental na história da humanidade”.(LEFF, Enrique.Saber ambiental:sustentabilidade,racionalidade,complexidade,poder. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009).O discurso sobre desenvolvimento sustentável originou, foi oficializado e difundido para todo o mundo na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, cuja celebração aconteceu no Rio de Janeiro em 1992. O sentimento de preservação e o consciência ambiental surgiu nos anos 60 com a Primavera silenciosa de Rachel Carson, e se expandiu nos anos 70, depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, celebrada em Estocolmo, em 1972.Nesta Conferência o foco foi a escassez um alicerce da teoria e prática econômica, e a necessidade de encontrar recursos para a substituição de recursos escassos por outros mais abundantes sem agredir tanto o meio ambiente.
    Portanto, a degradação ambiental se manifesta como sintoma de uma crise de civilização, que se originou desde o inicio dos tempos onde o ser humano começou o processo de extração de recursos naturais apenas para a sua subsistência, aos dias atuais onde o setor produtivo almeja apenas o fator econômico. A Agenda 21 refere uma atenção especial á demanda de recursos naturais gerada pelo consumismo assim como o uso eficiente e responsável desses recursos. Perseguir a implantação de padrões de consumo e de produção sustentável, eficiência no uso de energia para a redução a um grau mínimo as pressões ao meio ambiente o esgotamento aos recursos naturais e a poluição.
    As nações devem buscar substituir o desenvolvimento convencional pelo desenvolvimento sustentável que visa alcançar o crescimento econômico em países onde as necessidades essenciais não estão sendo atendidas. (SOUZA,2000)

    ResponderExcluir
  11. Alzira Apa F de Almeida
    Aluna do 2° ano de ADM

    O texto trata o tema de SUSTENTABILIDADE, porém esse tema engloba vários fatores que são implicados de maneiras totalmente correta no sistema ambiental, toda empresa tem o dever de impor em seu corpo administrativos medidas que visam a diminuição dos impactos ambientais.
    Nesse caso o setor escolhido foi setor alimentício e sua analise foi apenas na questão ambiental. Tendo como arredadas algumas informações que nas quais foram que nem todas as empresas estão dentro das formas sustentáveis.
    No fim dos anos 70 a preocupação com meio ambiente começa a tomar rumo quanto sua relevância no país e no mundo, a partir daí surgiram varias formas de combate a esse fato degradante.
    As primeiras a sofrerem essas mudanças alem da população foram às indústrias devidas suas atividades pesadas, tiveram que mudar seus métodos produtivos e descobrir uma forma de produzir sem danificar o ambiente natural. Outro problema enxergado foi o alto nível de desenvolvimento populacional.
    Para tentar controlar esses e outros problemas ambientais, partes das empresas alem de cumprir o que a lei manda realiza medidas que visam à proteção ambiental como medidas de retroceder um pouco os impactos já causados na natureza.
    Com tantos investimentos na área ambiental as empresas notaram que podiam se mantiver no mercado competitivo com uma garantia de que o tema gestão ambiental os fariam lucrar ainda mais.
    O problema ambiental deixou de ser discutidos apenas em reuniões fechadas e passou a ser documentadas por todos criando uma chamada Consciência Ambiental trabalhando no psicológico das pessoas fazendo-os refletir cada vez mais sobre a temática ambiental.
    Apesar das maiorias dos empresários olharem apenas para dentro da sua empresa e se preocupar com seu processo produtivo a razão pela a qual eles optaram em estabelecer nas empresas medidas de proteção ao meio ambiente foi à vasta destruição que levou uma grande geração de conflitos para a natureza, que hoje controlá-las se torna cada vez mais impossíveis tornando a terra improdutiva.
    Com base nessas necessidades a criação de medidas de impactar a natureza foi exigida por todos, globalizando essa necessidade toda empresa tem que ter os certificados ambientais para que ela seja legal nesse fator e podendo transitar em todos os mercados.
    A população e de suma importância nesses sistemas pois são os consumidores que fazem as empresas a pensar em mudar seu padrão ambiental,porem nem todas realmente praticam o termo Sustentável e apenas usam esse meio para se passar por “ecologicamente corretas”.
    Com o alto desempenho das empresas em se tornarem corretas ambientalmente é chegada a vez de obterem os resultados de tantas pesquisas e esforços. Com isso os consumidores podem se utilizar de dados para estabelecer um critério sobre determinadas empresas.
    O objetivo pelo o qual se realizou essa tese foi uma proposta Sustentável e para que possa ser implantados no mesmo setor com o intuito de civilizar as dimensões dos setores indústrias alimentícios, também foi detectado um problema nas realizações de recebimentos de certificados como o da ISO 14001 nota-se que não é preciso que as empresas resolvam seus problemas de poluição para conseguir o certificado e sim apenas implantar medidas de prevenção e as cumprir.

    ResponderExcluir
  12. Sidney Cavoli 5 periodo Adm.
    Fichamento Tema 2: Desenvolvimento Sustentavel.
    Segundo SOUZA (2000) a ação do homem sobre o meio ambiente vem ocorrendo desde a descoberta do fogo, com as primeiras subtrações da natureza, para a queima, e conseqüente aumento da biomassa, e atingindo proporções insustentáveis com as transformações do sistema produtivo apartir da revolução industrial. A década de 60 marca o inicio das discussões sobre o meio ambiente, em 68 na França, em 70 na Italia e em 1972 em um amplo debate na Organizaçoes Unidas (ONU), onde participaram 119 paises e 400 organizações. Contribuiram para a evolução do conceito de sustentabilidade, empresas, acadêmicos, governos e organizações até se chegar ao de que “é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades”, definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para o significado de desenvolvimento sustentável. Comcomitante com a Agenda 21, a (CMMVD) Comissao Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, estão centradas nas dimensões ambientais, sociais e econômicas. A dimensão ambiental da sustentabilidade, apontada pela CMMVD, é necessário assegurar a integridade global dos ecossistemas, compreendendo a qualidade do ar, das águas, do solo e dos seres vivos, bem como corrigir as distorções dos padrões de consumo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. A dimensão econômica substitui o crescimento convencional pelo crescimento sustentável, ou seja, que deve ocorrer crscimento nas nações subdesenvolvidas, onde necessidades essenciais não estão sendo atendidas, pois nos países em desenvolvimento acentua-se a ligação entre crescimento, pobreza e condições ambientais, haja visto que os países desenvolvidos precisam estabelecer padrões adequados de consumo, pois são modelos de crescimento insustentável no que diz respeito aos recursos e como são consumidos, é necessária a redução na intensidade do consumo de matérias-prima e equidade na distribuição da renda para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e para tanto, os indicadores econômicos mais utilizados não alferem a realidade proporcionada pelo modelo de crescimento convenciional. A dimensão social da sustentabilidade diz respeito a uma idéia global das necessidades humanas, de modo a incluírem fatores como: saúde e educação, como variáveis econômicas, pois recursos aplicados em saúde e educação aumentaram a capacidade produtiva, e o crescimento econômico pode ampliar o desenvolvimento social, com mais oportunidades e educação para todos, para tanto programas econômicos e sociais devem integrar-se a políticas capazes de promover equidade, diminuindo diferenças entre pobres e ricos.

    ResponderExcluir
  13. JÉSSICA JESUS BORGES DUARTE

    Comentário Tema 2

    A adoção do desenvolvimento sustentável vem sendo ao longo dos anos discutido pelas autoridades políticas e particulares como um programa para amenizar os problemas relacionados com a distribuição e a utilização dos recursos naturais de forma errônea o que provoca um desequilíbrio ambiental.
    O desenvolvimento sustentável visa o uso dos recursos naturais, devendo ser feito dentro dos limites de regeneração e do crescimento da vegetação. Desenvolvendo tecnologias para diminuir o esgotamento desses recursos naturais.
    O alto nível de consumo dos países desenvolvidos e das classes mais favorecidas nos países em desenvolvimento leva a degradação do meio ambiente. Deve-se implantar o uso de recursos naturais como, por exemplo, o uso do combustível renovável que oferece a redução da emissão de gases poluentes o que diminui o efeito estufa. O etanol da cana-de-açúcar reduz até 90% da emissão de gases e efeito estufa do que o da gasolina fóssil (PAIVA, 2009).
    Deve-se implantar o uso de produtos orgânicos nas agriculturas com a preocupação de preservar a água, as plantas, animais, insetos e toda biodiversidade ao redor, melhorando as condições de saúde e trabalho (PAIVA, Luciana; BARBOSA, Ricardo, 2009).
    Os Governos devem atentar para conscientização da sociedade, em como diminuir a produção de produtos descartados incentivando a reciclagem de materiais que não devem ser lançados diretamente ao solo.
    Devem ser avaliados os processos utilizados para o desenvolvimento econômico dos países com o menor desgaste de matéria-prima possível.
    Os órgãos econômicos implantaram normas como medidas de conter a poluição por empresas, nos países desenvolvidos inserindo impostos sobre a geração de gases poluentes, impedindo que as empresas se apropriem dos recursos naturais.
    As práticas sustentáveis devem ser adotadas pelas empresas por meio de incentivos dos governos.
    Deve-se levar em consideração o uso de produtos e sua reciclagem como meio não poluente e sustentavelmente ecológico.
    A sustentabilidade depende da igualdade social, onde direitos e deveres andam de braços dados. Aplicando recursos como educação e saúde, dando direitos de igualdade como oportunidade e educação.
    O desenvolvimento sustentável tem como objetivo promover a igualdade social onde todos lutam por um mesmo ideal o de que o meio ambiente e o ser humano podem estar em harmonia com o ecossistema natural.
    Deve-se ter uma cultura e entendimento de que a sustentabilidade é possível através de resoluções de problemas discutidos por vários departamentos, econômico, político e particulares.

    Referência
    PAIVA, Luciana; BARBOSA, Ricardo. Mercado em ascensão. São Paulo, 2009. p.3-43

    ResponderExcluir
  14. Thulio Leonel de Assis

    Tema 2

    No artigo apresentado pelo autor nos mostra alguns elementos históricos que ajudaram na modificação do meio ambiente em todo o mundo como o crescimento industrial que devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas e ao uso intensivo de recursos naturais.
    O inicio é divido em quatro etapas, a primeira começa com o surgimento do fogo que com isso começou as queimadas, a segunda etapa se caracteriza com o surgimento da agricultura de subsistência e o pastoreio que é quando começa a fornecer também outros tipos de biomassa e não somente de lenhas, a terceira fase ocorre pelo crescimento da urbanização que além dos impactos anteriores também tem os recursos não renováveis das minas e jazidas, e a ultima fase, por fim, é a revolução industrial que é quando a lenha começa a ser substituída por recursos não renováveis como o petróleo e o carvão mineral e nesse período o impacto do homem sobre a ação da natureza é mil vezes maior do que a primeira fase.
    Com esse desenvolvimento e a degradação ao meio ambiente alguns governos começou a perceber que outro país poluía e ocorria chuva acida em seu país e perceberam também que a destruição da camada de ozônio poderia prejudicar todos. Com isso, buscaram instrumentos internacionais de intervenção e, em 1968, teve a Conferência sobre a Biosfera em Paris e essa conferência resultou, em 1971, o lançamento do programa “O Homem e a Biosfera”, esse programa baseava – se no conceito de conservação para um desenvolvimento duradouro.
    Outra reunião importante para tratar da conscientização mundial foi a do Clube de Roma, em 1971, que avisou os governos sobre os danos do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente. Em 1971, o Clube de Roma publicou um informe chamado “Limites do Crescimento”, esse estudo mostrou que se continuasse com o crescimento do mesmo modo iria ter como conseqüências a contaminação da atmosfera e das águas, e escassez de alimentos como por exemplo.
    Os programas “O Homem e a Biosfera” e o “Limites do Crescimento” influenciaram a ONU convocar a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em Estalcomo, 1972, para tratar sobre os problemas ambientais mundiais e no final dessa conferência foi feito um documento com o nome de “Declaração sobre o Meio Ambiente Humano”.
    Os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    Desenvolvimento sustentável foi definido como "é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades."
    Para haver a sustentabilidade ambiental é preciso não colocar em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. marcos domingos da silva

    tema 2


    A sustentabilidade é requisito fundamental para a inserção e sincronismo de várias empresas no atual mercado mundial. Esta tem como escopo a aplicação de práticas que requerem da organização uma concientização a cerca do que pode ou não ser prejudicial para seu bom desenvilvimento.
    A junção entre sustentabilidade e produtividade deixaram de ser conceitos antagônicos nas últimas décadas.Porque o despertar das inovações tecnológicas proporcionaram ao homem um entendimento mais racional,dinâmico e moderno referente ao que realmente é descartado em uma empresa.
    A partir da década de noventa,quando o brasil sediou a eco 92,na cidade do Rio de Janeiro.Autoridades do mundo inteiro se despertaram para o quão importante é a preservação ambiental para os dias vindouros.Pois,os efeitos ocasionados pela degradação dos recursos naturais são feitos nocivos ao ser humano e passaram a ser reconhecidos pelas diversas classes sociais e empresariais. Nos dias atuais presenciamos o envolvimento desde instituições religiosas até organizações não governamentais,com o intuito de concientizarem as sociedades a cerca do que é desenvolvimento sustentável.
    A conciência sustentável é uma ferramenta primordial para a efetivação de normas mais severas destinadas a prevenir males que estigmatizam nosso planeta,diminuindo a espectativa de vida e ocasionando efeitos prejudiciais não só a fauna,como também a flora e vários outros recursos naturais considerados primazes para a existência de vida em nosso planeta. Por isto a implantação de leis pode ser visto,como critério para amenizar os males ocasionados nos dias atuais pelo desconhecimento e a deficiência educacional relacionado aos recursos naturais.

    ResponderExcluir