segunda-feira, 2 de setembro de 2013

06 set 2013


Discussão do texto 

TEXTO 1 - ler somente o capítulo 2 

https://sites.google.com/site/geraldinoaraujo/2013b-gads

21 comentários:

  1. o impacto da ação do homem foi dividido em 4 fases: no momento da conquista do fogo; surgimento da agricultira; crescimento da urbanização; e a ultima fase iniciou a partir da revolução industrial. Os países periféricos não ficaram imunes ao surto de desenvolvimento acelerado. Foram inseridos no processo de crescimento como novos mercados e como fornecedores de insumo. Os governos perceberam que alguns países, ao emitirem gases na atmosfera, provocavam chuva ácida em outros países; além disso, percebeu-se também que o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio poderia atingir a todos.O programa A Comissão Brundtland abordou temas como desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico,As recomendações da Comissão Brudtland serviram de base para a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.O conceito de desenvolvimento sustentável, que já havia sido tratado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi reafirmado nas áreas-programas da Agenda 21. os objetivos da conservação mundial do meio ambiente eram os seguintes: manter os principais processos ecológicos e os sistemas naturais necessários à vida humana; preservar a diversidade genética; e assegurar a utilização sustentável das espécies e dos ecossistemas.
    A Agenda 21 propõe que Governos ajam em conjunto com o setor privado e a sociedade para reduzirem a geração de resíduos e de produtos descartados, por meio da reciclagem, nos processos industriais e no 20 consumo de produtos. A Agenda 21 propõe também a redução do desperdício na embalagem dos produtos e a introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis.As nações devem buscar substituir o processo de desenvolvimento convencional pelo desenvolvimento sustentável. As autoridades nacionais devem promover a internalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, considerando que o poluidor deve, em princípio, arcar com os custos da poluição, levando em conta o interesse público, sem distorcer o comércio e os investimentos internacionais." As necessidades básicas de grande número de pessoas - alimentos, roupas, habitação, emprego - não estão sendo atendidas, principalmente nos países em desenvolvimento. o desenvolvimento sustentável exige que as sociedades atendam às necessidades essenciais de todos. objetivo é construir uma sociedade em que haja maior eqüidade na distribuição da renda, para diminuir a distância entre os padrões de vida de abastados e pobres, dentro de um padrão sustentável de consumo.à sustentabilidade espacial, voltada para uma mais equilibrada distribuição territorial, urbana e rural, de assentamentos humanos e atividades econômicas, com prioridade nos seguintes temas: ênfase na industrialização e na urbanização descentralizada; promoção de projetos de agricultura e agroflorestamento regenerativos; abandono de processos de colonização descontrolados, que possam destruir ecossistemas frágeis; criação de uma rede de reservas naturais para proteger a biodiversidade, associada a tecnologias de nova geração.

    ResponderExcluir
  2. Carine Linauer

    A modificação do meio ambiente se deu pela atuação do homem, os governos viram que os gases na atmosfera os gases emitidos por alguns países podem provocar chuva acida em outros países. Sendo assim houve necessidade de se discutir a respeito do tema. E umas das tomadas de decisões dos governos foi a de cumprir a agenda 21 que propõe que os governantes ajam em conjunto com as empresas privadas e a sociedades para reduzir os resíduos, por meio de reciclagem e também fala sobre diminuir o desperdício na embalagem dos produtos e substituir por produtos ambientalmente saudáveis. Os governos devem cobrar das empresas que poluem e adquirir um crescimento sustentável. O desenvolvimento sustentável exige uma mudança para usar menos matérias primas e energia e as mudanças precisam ocorrer em todos os países. Os principais poluidores devem remunarar as sociedades que não poluem tanto. Segundo Rattner (1994), em nome do livre mercado é negado o direito a vida de milhões de crianças simplesmente por ter nascido no lugar errado sabe-se que também não terão educação adequada, ao invés de reduzir as desigualdades sociais, as praticas políticas e econômica aumentam as diferenças. “Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório; um sistema econômico capaz de gerar excedentes e knowhow técnico em bases confiáveis e constantes; um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não-equilibrado; um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento; um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções; um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento."(CMMDA, 1998, 70p.).

    ResponderExcluir
  3. O homem gera impactos para o meio ambiente, e com a atuação crescendo sobre a natureza isso esta levando a serias conseqüências ao meio ambiente, como poluição e desperdício. Com as conquistas do homem o impacto sobre a natureza foi mil vezes maior, o crescimento de industrias, também gerou danos ao meio ambiente.
    O grande crescimento econômico ultrapassou fronteiras e globalizou a poluição, sendo assim agravando os problemas ambientais, alguns países perceberam que quando emitem gases na atmosfera provocam as chamada chuva ácida, já em outro s países perceberam-se que o efeito estufa poderia atingir todo o mundo.
    Depois de algumas reuniões e conferencias, países industrializados começaram a ter legislações e regulamentos ambientais, além dessas legislações criaram também ministérios que ficaram responsáveis pela parte do meio ambiente. Muitos empresários começaram a implantar gestão ambiental em suas organizações, o crescimento de conscientização por parte das sociedades aumentou, aumentando também discussões sobre o assunto. Alertando as autoridades a adotarem medidas no sentido de controlar efeitos da contaminação ambiental, com o crescimento da população.
    Em 1980 surgiu pela primeira vez o desenvolvimento sustentável. Para haver sustentabilidade ambiental é preciso colocar em risco elementos naturais que sustentam a integridade global e ecossistema, a qualidade do ar, do solo, das águas e seres vivos. Tem que ser garantido a todos o acesso a recursos ameaçados de extinção e encontrar novas tecnologias para que seja reduzida a pressão sobre o meio ambiente, antes mesmo que esgotem os limites dos recursos naturais, assim deve ser desenvolvidas novas tecnologias que minimizem o esgotamento e propiciem substitutos para esses recursos.
    Sustentabilidade esta ligado diretamente ao crescimento populacional, a pressão demográfica não é apenas no tamanho da população, mas também na distribuição dos recursos.

    ResponderExcluir
  4. As empresas são instituições sociais que exercem grandes influencias sobre seus colaboradores é ainda responsável por gerar muitos bens e serviços alem disso usa recursos não sustentáveis que são causadores de desastres ecológicos.
    Com a atuação do homem sobre a natureza, observam-se grandes mudanças no meio ambiente, RODRIGUES (1989:70-75) descreve que as ações do homem foram divididas em quatro fases. A primeira com a chegada do fogo, onde madeiras eram utilizadas para a combustão, a segunda fase com a agricultura de subsistência e pastoreio, a terceira fase foi a extração de recurso não renováveis e a quanta fase veio com a Revolução Industrial em que o uso de materiais não renováveis como o carvão mineral e o petróleo que causam muitos danos a natureza.
    Durante as décadas de 1970 cientistas alertaram que as indústrias eram responsáveis por muitos danos ao meio ambiente, como emitir gases do efeito estufa, as chuvas acidas e a destruição da camada de ozônio.
    Em 1972 houve a primeira Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente em Estocolmo nessa conferencia foi esclarecido que os países desenvolvidos eram grandes responsáveis por pela emissão de gases prejudiciais a natureza e também se preocupou em moldar os países em desenvolvimento de acordo com os padrões ambientais abordados nessa conferência. Após essa conferência foram criados leis e regulamentos ambientais e algumas ONGS foram responsáveis para conscientizar os cidadãos.
    Houve uma conferência no Rio como objetivo de avaliar como foram introduzidos os critérios ambientais e nas políticas e planejamento dos países desde a Conferência de Estocolmo. Durante a conferência no Rio foi idealizado a Agenda 21 que visava colocar em prática programas para reduzir o processo de degradação ambiental e transformar em realidade os princípios estabelecidos na conferência do Rio. A Agenda 21 propõe também a redução do desperdício nas embalagens dos produtos e o implemento de produtos saudáveis.
    O desenvolvimento sustentável deve estar baseado na igualdade social, com níveis populacionais e padrões de consumo sustentável, na conservação dos recursos, em tecnologias limpas, na reformulação de relações econômicas, que necessitam da cooperação de todos. Para isso devem-se encontrar novos meios de associação entre sociedade civil, as empresas e os entes públicos. Para alcançar o desenvolvimento sustentável dever haver a preservação de espécies vegetais e animais.

    ResponderExcluir
  5. Historicamente o homem contribuiu para a degradação do meio ambiente, alcançando na contemporaneidade números negativos que preocupam toda sociedade mundial. Junto com os danos causados pelo homem percebe-se que as empresas também contribuíram e continuam contribuindo de forma significativa para a degradação ambiental.
    O aumento da população mundial elevou a demanda por recursos naturais, ocasionando a escassez de grande parte destes recursos, despertando toda a sociedade para a conscientização a respeito dos impactos ambientais que são resultado da pressão exercida pela economia mundial sobre o ambiente natural.
    Em meio a todas estas questões relacionadas ao meio ambiente surge o termo desenvolvimento sustentável que ficou definido pela Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente "como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades".

    ResponderExcluir
  6. O crescimento industrial causou danos ambientais devido ao desenvolvimento de tecnologias nocivas à natureza e ao uso intensivo de recursos naturais. Com todo o crescimento mundial, percebeu-se que os problemas ambientais causados por nós cidadaos prejudicava a todos. Os países viram a necessidade de realizarem conferencias entre os mesmos onde seria possível sentir a realidade de cada um e poder desenvolver meios, ferramentas de sustentabilidade capazes de amenizar os problemas causados pela sociedade. Buscar a sustentabilidade para tentar reduzir a poluiçao ambiental, o desperdicio no uso dos recursos naturais.

    ResponderExcluir
  7. As dimensões da Sustentabilidade
    Alguns elementos históricos da mudança no paradigma de desenvolvimento
    Visando trazer-nos uma visão mais ampla sobre a problemática ambiental, a autora busca informações primárias sobre o assunto para nos mostrar e assim poder discutir o tema na atualidade.
    A modificação no meio ambiente como problemas de poluição climática e atmosférica, provém necessariamente do crescimento industrial. Rodrigues (1989), subdivide o impacto do meio ambiente em quatro fases. A primeira iniciada no momento da conquista do fogo; a segunda quando ocorre o surgimento da agricultura de subsistência; a terceira caracterizada pelo crescimento da urbanização; já a quarta a partir da Revolução Industrial.
    Diante a essas colocações, interpretasse também que a medida que o impacto ambiental vai crescendo, ele vai deixando de ser uma preocupação local, regional ou nacional e passa a ser uma questão global, visto ainda que os países mais afetados com problemas ambientais são os países em desenvolvimento e subdesenvolvido. Então surgem os primeiros encontros de vários países para tratar da questão ambiental. Exemplo disso é a Conferencia sobre a Biosfera realizada em Paris em 1968, também a reunião do Clube de Roma, em 1970. Esses marcos influenciaram a ONU a convocar uma conferencia mundial sobre os problemas ambientais, realizada em Estocolmo, em junho de 1972. Colocando questões ambientais nas agendas oficiais internacionais. Ferrão (1998:8), salienta que é a primeira vez que um numero significativo de países se juntam para discutir questões ambientais a partir desta conferencia varias nações industrializadas criaram legislações e regulamentos ambientais.
    Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferencia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que teve como base as recomendações da Comissão Brudtland.
    O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980 e idealiza um desenvolvimento que atenda a nação presente, porém que conserve recursos para as nações futuras.
    Para que haja sustentabilidade ambiental, é preciso não por em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema. Segundo BARBIERI (1997:75-76), a eficácia de uma política pública ambiental dependerá, entre outras coisas, de seus instrumentos. Aqueles que visam obter resultados nas organizações são os instrumentos econômicos, de comando e controle.
    Para que haja sustentabilidade social, precisa haver uma ideia global das necessidades humanas, porém não há como sanar problemas específicos tratando-os de forma generalizadas, logo tem que haver um tratamento cultural, ambiental e local.

    ResponderExcluir
  8. Com o crescimento positivos das industrias, conseqüentemente houve uma grande crescimento negativo para a natureza, como problemas com poluição desperdícios e o intenso uso de recursos naturais prejudicando o meio ambiente e indiretamente o ser humano.
    E o aumento da degradação do meio ambienta em escala global iniciou quando os países desenvolvidos expandia suas empresas para aeras subdesenvolvidas como um recurso de aumentar a riqueza, se descreve 4 fases de desenvolvimento onde a primeira foi com a conquista do fogo, a segunda com o surgimento da agricultura, a terceira se caracteriza com o crescimento da população, sendo que com o crescimento se precisava de mais matéria prima, e a quarta e ultima com a industrialização onde foi a fase que a natureza sofreu mais, ao invés de utilizar recursos renováveis, começaram a utilizar intensamente recursos não renováveis como o petróleo e o carvão. Alguns cientistas criticarem esse grande abuso da natureza e varias pessoas começaram a perceber o problema, como pessoas doentes com a contaminação do rio, acontecimento de chuvas acidas, entre outros, aconteceu em paris uma conferencia que propunha conciliar o desenvolvimento com a preservação da natureza.
    Depois de algumas reuniões, foram estabelecidas um conceito sustentável para não agredir tanto a natureza, A Comissão afirma que para haver a sustentabilidade ambiental é preciso não pôr em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema: a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos. os princípios e as estratégias que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável devem estar baseados na eqüidade social, com níveis populacionais e padrões de consumo sustentáveis; na mudança de qualidade do crescimento; na conservação e no fortalecimento da base dos recursos.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo Ruza

    A consequência da atuação do homem vem desde a descoberta do fogo, mas se torna preocupante com o surgimento das indústrias, quando este impacto começa a se tornar "visível", mas estes impactos não ficaram restritos somente aos países que tiveram avanço industrial, pois o meio ambiente é um todo e não pode ser afetado e sofrer mudanças de forma isolada.
    É neste ponto que começa a surgir as indagações perante a atitude do ser humano perante a natureza, e este despertar teve início em 1968 quando ocorreu a Conferência sobre a Biosfera, logo no final da década de sessenta, os cientistas começaram a criticar o desenvolvimento industrial.
    A partir da Conferência de Estocolmo de 1972 as nações industrializadas criaram legislações e regulamentos ambientais e muitos empresários começaram a implantar a Gestão Ambiental em suas organizações.

    ResponderExcluir
  10. Gustavo Ruza

    A consequência da atuação do homem vem desde a descoberta do fogo, mas se torna preocupante com o surgimento das indústrias, quando este impacto começa a se tornar "visível", mas estes impactos não ficaram restritos somente aos países que tiveram avanço industrial, pois o meio ambiente é um todo e não pode ser afetado e sofrer mudanças de forma isolada.
    É neste ponto que começa a surgir as indagações perante a atitude do ser humano perante a natureza, e este despertar teve início em 1968 quando ocorreu a Conferência sobre a Biosfera, logo no final da década de sessenta, os cientistas começaram a criticar o desenvolvimento industrial.
    A partir da Conferência de Estocolmo de 1972 as nações industrializadas criaram legislações e regulamentos ambientais e muitos empresários começaram a implantar a Gestão Ambiental em suas organizações.

    ResponderExcluir
  11. A atuação do homem sobre a natureza vem causando problemas ao meio ambiente, como poluição e desperdício. Rodrigues afirma que este impacto é dividido em quatro fases: a primeira fase é iniciada pelo fogo, causando a diminuição da biomassa ambiental com a utilização de lenhas em fogueiras; a segunda fase também exige o fornecimento do meio ambiente que é o caso da agricultura por subsistência; a terceira fase é caracterizada pelo crescimento urbano juntamente com os impactos causados pelas oficinas e extração em minas de recursos não renováveis. Já na quarta fase o impacto causado pelo homem na natureza é muito maior que a primeira fase, pois a partir dessa fase começaram a usar recursos não renováveis como carvão mineral e petróleo ao invés de lenhas.
    Lima diz que com o crescimento da agricultura associou a produção de matéria-prima para as indústrias. Á procura de recursos naturais aumentou com a urbanização causando a escassez e comprometendo a industrialização de alguns países, fazendo com que estes buscassem matéria-prima que necessitavam em países subdesenvolvidos.
    Os governos perceberam que as indústrias de alguns países eram responsáveis pela emissão de gases que provocam as chuvas ácidas, o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
    Em 1972, foi realizada a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, com o propósito de discutir o empreendimento de ações no controle dos fatores que causam a degradação ambiental. A partir dessa Conferência foram criados legislações e regulamentos ambientais.

    ResponderExcluir
  12. Com o surgimento da industrialização passou a serem as empresas as maiores responsáveis pelos danos causados ao meio ambiente, ocasionando a sociedade em si efeitos prejudiciais e nocivos a sua sobrevivência. As empresas em nossa atualidade são também responsáveis pela subsistência e pelo bem estar, oferecendo produtos e serviços para atender as necessidades fundamentais do homem. Sendo também responsáveis pela geração de recursos fiscais ao governo. E o governo atua como agente fiscalizador e regulador da atuação das empresas ao meio ambiente e dos recursos naturais. Desde a descoberta do uso do fogo para se aquecer e atender diversas necessidades, como da alimentação, o homem utilizou-se dos recursos naturais sem nenhuma cautela para com este, passa pelo desenvolvimento da agricultura e da inicio ao conglomerado urbano, até a revolução industrial. Com a revolução industrial houve maior demanda dos recursos naturais, utilizando-se grandes quantidades de matérias-primas para essas indústrias, devido a essa crescente utilização dos recursos naturais as empresas se expandem e ocupam outros mercados, como os países subdesenvolvidos, agravando muito os problemas já existentes dos recursos naturais. Surgem neste cenário os críticos que defendem uma melhor utilização dos recursos naturais, combatendo e buscando medidas de controle e fiscalização para os agentes causadores, no caso as empresas. Surgem então às leis de proteção ao meio ambiente, outras de conscientização e combate ao uso descontrolado dos recursos naturais, alertando não só uma parcela da população, mas sim em contexto mundial. Assim as empresas necessitam de uma implantação em sua política de crescimento uma sustentabilidade em seu processo de desenvolvimento, garantindo não só para o presente, mas para todas as gerações futuras. O desenvolvimento deve estar de acordo com os padrões de exigências, pois o uso insustentável dos recursos naturais não só afeta uma parcela dos envolvidos, todos estamos sujeitos, inclusive as pessoas menos favorecidas economicamente. A política pública deve estabelecer instrumentos e estratégias do uso insustentável dos recursos naturais, impedindo a destruição do meio ambiente, pois o uso descontrolado atua em nosso meio social, econômico, cultural, político e outros..., gerando desequilíbrio e desigualdades sociais entre as pessoas. Por isso, o poder público deve intervir, aplicando penalidades e sanções, restringindo o uso inadequado dos recursos naturais, assegurando a participação de todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Hiran

    O impacto do homem na natureza tem sua expansão na medida em que algo se conquista. Fogo, agricultura/pastoreio com a degradação e a exploração de riquezas naturais, urbanização e consequência dessa a revolução industrial, esta como sendo a principal causadora dos impactos que atingimos no planeta.
    O Brasil entra na aceleração na década de 30 com a economia expandindo, saindo da agricultura (ciclo cana-de-açúcar, café) e engloba junto aos desenvolvidos na década de 50, o processo de industrialização. Com o tempo o mundo começou a olhar que impactos poderiam causar danos no planeta, e por isso, em 1968 aconteceu em Paris, a Conferência sobre a biosfera, por grande impacto dela, em 1971 aconteceu o programa O Homem e a Biosfera que importava na vida duradoura juntando o avanço pela preservação do meio ambiente.
    Em 1972 as ONU convocou uma conferência mundial sobre os danos que países desenvolvidos e aqueles que estavam desenvolvendo, responsável por estes fortes impactos, o resultado desta conferência foram implantações de ministro para área do meio ambiente, leis que regem os danos naturais, isto vai gerar uma nova era, de pequena parte de empresários com visão ambiental e a risco de degradação em seu processo de produção.

    ResponderExcluir
  14. O texto demonstra de forma histórica todos os efeitos que o homem causa no meio ambiente, começando desde a descoberta do fogo, passando pelo inicio da agricultura, com o aumento da urbanização, até a revolução industrial, o homem vem causando cada vez mais prejuízos ao seu meio ambiente. Trocando fontes renováveis como lenha por fontes não renováveis com carvão mineral e petróleo.

    Infelizmente as escolhas feitas no passado pensando em obter maior produção e maior lucro fez com que as indústrias se desenvolvessem e causando mais danos ao planeta. Na década de 60 surgiram cientistas contra a idéia de uma sociedade industrial como que temos hoje de forma a criticar e alertar os danos que causávamos e iríamos causar em nosso planeta.
    Os governos perceberam que alguns países, ao emitirem gases na atmosfera, provocavam chuva ácida em outros países; além disso, percebeu-se também que o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio poderiam atingir a todos. Notaram que este problema não poderia ser resolvido de forma local e sim internacional. Então foi convocada a Conferência sobre a Biosfera, realizada em Paris, em 1968, marcou o despertar de uma consciência ecológica internacional, mesmo sendo uma reunião de especialistas e cientistas. Baseava-se em um conceito inovador que propunha desenvolvimento sem causar danos ao meio ambiente.

    Outro marco importante na conscientização mundial dos problemas ambientais foi à reunião do Clube de Roma, em 1970, que alertou as autoridades para o impacto do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente. No próximo ano o clube de Roma lançou uma nota determinando o limite de crescimento, alegando que se continuasse a crescer deliberadamente, o planeta não suportaria tamanho impacto e deixaria de existir água potável para beber e conseqüentemente para as lavouras. O Clube de Roma recomendou, entre outras medidas, a contenção do crescimento através de uma política mundial, que permitisse o equilíbrio demográfico e padrões de produção sustentáveis.
    Após todo o alarde a UNO convocou a primeira reunião das nações unidas tendo na pauta o meio ambiente. Foi nesse evento que os países do Hemisfério Sul afirmaram que a solução da poluição não era impedir o desenvolvimento e sim orientá-lo para a preservação do meio ambiente e dos recursos não-renováveis. O documento final da Conferência, Declaração sobre Meio Ambiente Humano, resultou numa declaração contendo 23 princípios.
    A partir desta reunião internacional os países se alertaram e começaram a ver com olhos de importância os efeitos causados ao meio ambiente, criando formas para discutir e prevenir danos. Por outro lado nesta época entre 60 e 80 ouve pouco progresso em sustentabilidade Alguns fatores contribuíram com a deterioração ambiental, entre eles, destaca-se: o aumento da população mundial, a manutenção dos padrões de consumo dos países desenvolvidos e o aumento da pobreza dos países em desenvolvimento.
    A integração entre os conceitos de meio ambiente e de desenvolvimento recebe um novo impulso com o relatório da Comissão Brudtland, Essa comissão foi nomeada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para elaborar um relatório sobre os problemas ambientais. Este relatório tenha como objetivo propor estratégias para obter um desenvolvimento sustentável. Embora os temas discutidos pela Comissão abordassem primordialmente as questões ambientais, o relatório levantou questões relativas à desigualdade social e aos padrões de produção e consumo nos processos de desenvolvimento.
    As recomendações da Comissão Brudtland serviram de base para a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. O conceito de desenvolvimento sustentável, que já havia sido tratado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi reafirmado nas áreas-programas da Agenda 21. A Agenda 21 aponta as mudanças necessárias para uma parceria global, visando o desenvolvimento sustentável. Dividida em 40 capítulos, explicando suas prioridades.

    ResponderExcluir
  15. O texto começa abordando um assunto que está sendo pauta de muitos assuntos, desde os primórdios o homem vem de alguma forma explorando os nossos recursos naturais em um primeiro momento apenas para sua sobrevivência, onde se descobre o fogo, surge se então a agricultara onde nessa fase apenas para seu próprio consumo e logo em seguida temos a Revolução Industrial, momento esse que de alguma forma nos beneficiou porem hoje tem nos dado problemas de forma significante e nos chamado atenção de que o mundo pede socorro.
    Essa busca incessante por acúmulos de riquezas tem provocado no ser humano de uma forma geral a exploração da natureza através dos recursos naturais sem se preocupar nas futuras consequências.
    Esse cenário então de lá para cá só vem sendo mais agravante,depois da Segunda Guerra Mundial percebemos ainda mais tal catástrofe da tamanha busca por riquezas, pois junto a tudo isso a tecnologia e modernidade exige cada vez mais sem a preocupação dos problemas gerados.
    A partir daí começa então a surgir programas e conferencias para por em destaque tais problemas e tamanho do impacto ambiental essa busca incontrolável tem gerado, algumas foram destaque sobre o assunto Conferência sobre a Biosfera, realizada em Paris, em 1968,essa conferencia resultou na criação do programa O Homem e a biosfera tendo como objetivo diminuir esses impactos. Outro marco importante na conscientização mundial dos problema ambientais foi a reunião do Clube de Roma, em 1970,esse conferencia teve por objetivo mostrar que alguns recursos já estariam escassos apos algum determinado tempo pela exploração mal feita.
    Em 1972 foi então feita a primeira conferencia sobre tais impactos e adotando algumas medidas para tal diminuição e maiores e melhores desenvolvimentos sustentáveis.

    ResponderExcluir
  16. Dimensões da Sustentabilidade
    O texto conta, como surgiu a preocupação com o meio ambiente, e sua evolução histórica.ainda de acordos com o texto estudos apontaram que a degradação do meio ambiente começou desde a descoberta do fogo até a revolução industrial.Mas houve de fato atenção a este fator da década de 70 e 80 quando houveram impactos ambientais que chamou a atenção do mundo e das autoridades.Nessa época órgãos internacionais criaram subdivisões que passaram a criar programas e eventos de discussões juntamente co os países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre essa preservação que teria que ser praticados em todos os países.Os países em desenvolvimentos, colocaram uma questão que mais tarde seria incorporado a essa questão, que o maior problemas desses países menos favorecidos ainda era a má distribuição de renda e a pobreza, que a maior poluição para eles era a pobreza.Criou se um novo conceito para essa questão que se chamou Desenvolvimento Sustentável, um país para crescer com sustentabilidade deve levar em consideração não somente o fator ambiental e econômico, mas o fator social. Um conceito muito interessante citado no texto sugere que desenvolvimento sustentável significa reduzir a pobreza, diminuir a poluição ambiental e o desperdício no uso dos recursos.

    ResponderExcluir
  17. No texto mostra o quanto o homem modificou o meio ambiente e o pior que foi pra pior, as ações do homem foi fundamental para o desequilíbrio ambiental, ele divide em quatro partes as ações do homem no meio ambiente.
    A crescente urbanização e a demanda dos recursos naturais contribuíram para as condições que temos hoje, houve também o desenvolvimento industrial e cientifico e isso ocasionou a contaminação do meio ambiente de uma forma gigantesca depois perceberam que a contaminação das industrias ocasionavam a chuva acida em outros países ou seja não prejudicava só onde eles viviam e sim todo o seu redor, apos o passar dos anos que começou surgir a conscientização dos problemas ambientais ai começaram a organizar eventos conferencias para que fosse analisado a questão ambiental do planeta nessas ocasiões eram discutido sobre desmatamento pobreza e mudanças climáticas.

    ResponderExcluir
  18. O texto é destaca a forma como o homem altera e degrada o meio ambiente. No princípio era somente a utilização do solo, mas agora temos poluição e muita extração de recursos não renováveis. Muitos países transformaram seu principal ramo de produção da agricultura para a indústria.
    Depois da Conferência de Estocolmo de 1972 a maior parte dos países com estrutura industrial começou a formular leis e medidas governamentais na tentativa de coibir e controlar os efeitos e impactos da contaminação ambiental. Muitas empresas nessa mesma época começaram a desenvolver o que hoje chamamos de gestão ambiental.
    Entre outros problemas, os mais agravantes são miséria, destruição da camada de ozônio, mudanças bruscas de clima, extinção de espécies e crescimento exagerado da população.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A tese apresenta a crescente atuação do homem sobre a natureza e como consquência a modificação do meio ambiente global.No período da Revolução Industrial o homem substitui a lenha, um recurso renovável, por carvão mineral e petróleo. Houve uma mudança radical na produção de alimentos antes era somente em pequenos quantidades só para subsitência. Com este processo aconteceu discussões sobre a proposta de discussão em conferências mundiais.
    A primeira foi a conferência sobre a Bioesfera essa conferência resultou no programa O Homem e a Bioesfera esse programa segundo DROSTE (1987:4-7), baseava - se em conceito novo.Conservação para um desenvolvimento duradouro que propunha medidas para conciliar o desenvolvimento com à preservação do meio ambiente.Outra concissão de destaque foi a Comissão Brundtland (CMMAD, 1988:XI), tenha como objetivo propor estratégias ambientais de longo prazo para obter um desenvolvimento sustentável, a partir do ano 2000.
    Os documentos resultantes da Conferência do Rio foram a Declaração Rio, a Convenção da Biodiversidade, a Declaração das Florestas, a Convenção de Mudanças Climáticas e a Agenda 21. De acordo com a UICN, o desenvolvimento precisa considerar os fatores sociais, econômicos, e ecológicos, mantendo a capacidade dos ecossistemas de atenderem às necessidades das geração presentes e futuras. A Agenda 21 propõe a redução do desperdício de embalagens dos produtos e a introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis. E resultados positivos só vamos encontrar com atitudes pró - ativas pois cada lixo que descartamos no correto destino para reciclagem se torna menos um lixo exposto no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  21. PABLO RODRIGUES DE ALMEIDA

    O presente texto apresenta de uma forma geral como o homem vêm degradando o meio ambiente com suas ações, sendo que tais ações estão causando um desequilíbrio ambiental de grande proporção. De modo geral, os problemas ecológicos são mais intensos nas grandes cidades que nas pequenas ou no meio rural. Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas graves, como por exemplo, carência de áreas verdes (parques, reservas florestais, áreas de lazer e recreação, etc.), desmatamentos, dentre outros. Na realidade, é nos grandes centros urbanos que o espaço construído pelo homem, a segunda natureza, alcança seu grau máximo. Podemos falar numa consciência ecológica da humanidade em geral, embora com diferentes ritmos - mais avançada no Norte e mais tardia nos países subdesenvolvidos, que se iniciou por volta da década de 70 e cresce a cada ano. Trata-se da consciência de estarmos todos numa mesma “nave espacial”, o planeta Terra, o único que conhecemos que possibilitou a existência de uma biosfera. Trata-se ainda da consciência de que é imperativo para a própria sobrevivência da humanidade modificar o nosso relacionamento com a natureza. A natureza deixa aos poucos de ser vista como mero recurso inerte e passa a ser encarada como um conjunto vivo do qual fazemos parte e com o qual temos que procurar viver em harmonia. Traz ainda o texto que os principais problemas abordados foram, dentre outros: desmatamento, pobreza, mudança climática, extinção de espécies, crise energética, destruição da camada de ozônio e crescimento demográfico.

    ResponderExcluir